O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade

por Daniel A. Helminiak *

As pessoas discutem apaixonadamente acerca do que a Bíblia realmente ensina. Como é possível? Quem está com a razão?

Depende de como se lê a Bíblia!

Como é possível? São diferentes formas de se ler a Bíblia!

A forma pela qual se lê a Bíblia, o modo de interpretar os textos, eis aí a questão central. Não se trata de perguntar: “Quais são os textos da Bíblia sobre a homossexualidade?” Qualquer um pode fazer uma lista e citá-los. O que devemos nos perguntar é: “Como interpretar estes textos?” “Como determinar aquilo que estes textos realmente querem dizer?”

Há quem afirme que a Bíblia deva ser entendida literalmente, sem “interpretações”. Mas interpretar significa apenas extrair o sentido de um texto. Desta maneira, não pode haver leitura da Bíblia ou de qualquer outra obra sem interpretação. Sem o leitor, um texto é apenas um monte de palavras – sinais em uma página. Em si estes sinais não têm significado algum. Para significarem algo, eles precisam passar pela mente de alguém. A compreensão das palavras, que determina o sentido do texto, é interpretação.

É importante prestar atenção às diversas formas de se ler um texto, especialmente quando lidamos com textos antigos como a Bíblia. As palavras podem ter um determinado significado para nós hoje e, na época das pessoas que as escreveram, seu significado ter sido totalmente diferente.

Os ensinamentos de Jesus sobre a simplicidade
Tomemos um exemplo da Bíblia. Em três dos Evangelhos – Mateus 19:24, Marcos 10:25 e Lucas 18:25 – Jesus diz: “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.” Parece que ninguém com muito dinheiro jamais poderá entrar no paraíso, posto que nenhum camelo jamais passará através do buraco de uma agulha. Pelo menos é isso o que a passagem nos indica.

Mas alguns estudiosos afirmam que em Jerusalém havia um portão muito baixo e estreito nas paredes da cidade. Quando uma caravana entrava por aquele portão, os camelos tinham de ser descarregados e passar pelo portão de joelhos, para serem novamente carregados do lado de dentro. Aquele portão chamava-se “o buraco da agulha”.

Logo, o que Jesus estava dizendo? Ao compreendermos melhor o mundo em que ele viveu, o significado de suas palavras passa a ser óbvio. Jesus dizia simplesmente que seria difícil para os ricos entrarem no paraíso. Primeiro eles teriam de se livrar de suas preocupações materiais. Novamente, Jesus estava pregando a mensagem sobre simplicidade, sinceridade e dedicação contida em seu Sermão da Montanha.

E se considerações desta mesma ordem se aplicarem também aos textos bíblicos sobre a homossexualidade? Talvez eles não signifiquem aquilo que temos pensado até agora.

A interpretação literal e a leitura histórico-crítica
A interpretação literal afirma entender o texto unicamente conforme o que ele diz. Esta é a bordagem fundamentalista. Ela afirma não interpretar o texto, mas simplesmente lê-lo como ele é. Entretanto, é claro que até mesmo o fundamentalismo segue uma regra de interpretação. Esta regra, simples e fácil, diz que a significação do texto é dada no presente por quem o lê.

Façamos a comparação com a outra abordagem, a da leitura histórico-crítica. A regra aqui diz que a significação do texto é dada por aquele que o escreveu no passado. Para afirmar qual é o ensinamento dado pelo texto bíblico hoje, primeiro é preciso compreendê-lo em sua situação original e então transportar seu significado para o presente. Um bom exemplo disso é o ensinamento de Jesus, na abordagem realista, utilizando a figura do camelo e da agulha.

Apesar de ouvirmos com mais frequência no rádio e na TV apenas a abordagem fundamentalista, todas as principais igrejas cristãs apóiam o método histórico-crítico. Portanto, o argumento apresentado aqui não é novidade: ao contrário, ele é absolutamente padronizado, sendo sustentado por quase dois séculos de estudos. De fato, ele já existia antes mesmo do fundamentalismo, que surgiu em parte como uma oposição a ele.

É evidente que algumas igrejas rejeitam o método histórico-crítico quando tratam dos textos bíblicos sobre a homossexualidade e algumas outra questões, tais como o divórcio, a posição da mulher na sociedade e na igreja, a compreensão que Jesus tinha dele mesmo, a organização da igreja primitiva, ou a origem de rituais cristãos como o batismo e a eucaristia. As igrejas têm receio das conclusões sugeridas pelos próprios métodos de interpretação que elas aprovam.

O estudo histórico-crítico da Bíblia geralmente coloca por terra algumas interpretações tradicionais e levanta questões muito sérias sobre a religião e a sociedade. Não é de surpreender que as igrejas hesitem em usá-lo. Em certos casos, elas ficam a se perguntar o que devem ensinar. Também não é de surpreender que o fundamentalismo tenha adotado uma linha mais dura. Os novos dados históricos podem fazer com que a compreensão tradicional da religião se dissolva ante nossos próprios olhos. É importante avaliarmos quão delicada é esta questão da interpretação da Bíblia.

Mas também é importante não ignorarmos fatos tais como eles agora são conhecidos. Fazê-lo seria violar um dos valores básicos da tradição judaico-cristã. Fazê-lo seria ignorar um valor pelo qual Jesus viveu e morreu – conforme João 8:32, Jesus diz: “A verdade vos livrará”.

Desvantagens da abordagem literal
Um dos problemas da abordagem literal é a utilização seletiva da Bíblia. Isto é, esta abordagem tende a enfatizar um texto e relegar outro. Os pregadores condenam as lésbicas e gays porque a Bíblia menciona de passagem atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo.

No entanto, esses mesmo pregadores não advogam a escravidão, embora a epístola a Filemon inteira, e muitas outras passagens extensas, a defendam (Efésios 6:5-9; Colossenses 3:22-4:1; 1 Timóteo 6:1-2; 1 Pedro 2:18). Eles não encorajam as pessoas a furar-lhes os olhos ou a cortar-lhes as mãos, embora as palavras literais de Jesus sugiram este remédio para a tentação (Mateus 5:22-30). Estes pregadores geralmente admitem o divórcio, embora os ensinamentos de Jesus, tomados literalmente, o condenem (Mateus 5-32; Marcos 10:1-2; Lucas 16:18). Eles permitem que mulheres ensinem nas escolas dominicais, embora 1 Timóteo 2:11-14 o proíba de maneira clara. Eles permitem que as mulheres frequentem a igreja usando roupas claras e jóias de ouro e pérolas, ou mesmo sem chapéus, embora longas passagens se oponham a isto (1 Timóteo 2:9-10; 1 Coríntios 11:1-16). A abordagem literal é praticamente forçada a ser seletiva em sua aplicação dos ensinamentos da Bíblia, para evitar algumas situações inaceitáveis.

O que há na Bíblia sobre homossexualidade?
O estudo científico da sexualidade teve início a cerca de um século. Hoje sabemos que a homossexualidade é um dos aspectos básicos da personalidade, provavelmente fixado na primeira infância, tem base biológica e afeta uma parcela significativa da população em praticamente todas as culturas conhecidas. Não há evidências convincentes de que a orientação sexual possa ser mudada, e não há prova sequer de que a homossexualidade seja um fenômeno patológico em qualquer das suas formas. Desde a Segunda Guerra Mundial, uma comunidade gay vem se formando e ganhando voz em âmbito mundial. Dentro desta comunidade, e especialmente entre os gays e lésbicas que são religiosos, relacionamentos homossexuais amorosos e adultos têm se tornado uma preocupação importante.

Tudo isso é recente. Alguns destes fatos são absolutamente novos para a história da humanidade. Eles fazem parte de uma situação nunca imaginada pelos autores bíblicos, portanto não devemos esperar que a Bíblia expresse uma opinião sobre eles. O que pode ser esperado é o seguinte: quando a Bíblia menciona comportamentos sexuais entre pessoas do mesmo sexo, ela o faz tal como estes comportamentos eram compreendidos naquela época. Os ensinamentos da Bíblia só podem ser aplicados hoje na medida em que a antiga compreensão destes mesmos comportamentos for válida.

Mais especificamente, na época bíblica não havia uma compreensão muito elaborada da homossexualidade como orientação sexual. Havia apenas uma consciência genérica de atos ou contatos entre pessoas do mesmo sexo, o que poderia ser chamado de homogenitalidade ou atos homogenitais. A questão atualmente gira em torno das pessoas e seus relacionamentos, e não simplesmente de seus atos sexuais. O que se discute hoje é a homossexualidade, e não mais a mera homogenitalidade, e o afeto espontâneo por pessoas do mesmo sexo e a possibilidade ética de expressar este afeto em relacionamentos sexuais e amorosos. Como esta não era uma questão que os autores bíblicos tinham em mente, não podemos esperar que a Bíblia nos dê uma resposta.

Por que não? Se a Bíblia condena um determinado ato por qualquer que seja o motivo, este ano não deveria ser evitado sem mais discussões? Se a palavra de Deus diz que ele é errado, o assunto não se encerra aí?

Uma atitude é julgada errada por algum motivo. Se o motivo não mais existe e nenhum outro é fornecido, como esta atitude pode continuar sendo considerada errada? A simples afirmação de que “Deus disse que isto é errado” não é uma resposta boa o suficiente, pois o princípio é válido mesmo em se tratando de Deus: também Deus deve fornecer o motivo pelo qual algo é errado. Isto significa dizer que há bom-senso, que há sabedoria na moralidade exigida por Deus. Se não houver, então toda moralidade será arbitrária e Deus considerará as coisas como certas ou erradas segundo um capricho divino. Neste caso, toda a reflexão sobre a ética deixaria de existir, pois não haveria um princípio racional por trás da moralidade e as exigências Deus não seriam razoáveis. Tal conclusão, porém, é um absurdo. É completamente ridícula. Logo, é preciso que haja um motivo pelo qual algo seja considerado errado, e deve ser por este mesmo motivo que Deus o proíba.

Bem, mas Deus não poderia ter razões que escapem à nossa compreensão? Claro que sim. Mas se fosse este o caso, nunca poderíamos conhecer a vontade de Deus – a menos que Deus a revelasse. E onde Deus a revelaria? Uma resposta óbvia é: “Na Bíblia, claro!”

Esta resposta é perfeitamente válida. Mas ela nos traz de volta exatamente ao ponto de partida: como podemos determinar o que Deus quis dizer na Bíblia? As opções ainda são as mesmas: as abordagens literal e histórico-crítica.

Defendo a abordagem histórico-crítica da Bíblia. Espera-se que Deus afirme que algo é errado por um determinado motivo. O Criador teceu este motivo na estrutura do universo. A inteligência humana é capaz de discernir este motivo. Por conseguinte, quando não há nenhuma nova razão para que algo seja considerado errado e o motivo antigo não mais se aplica, não há base para se afirmar que aquilo seja errado. O motivo – o próprio motivo de Deus! – simplesmente não mais existe.

A palavra de Deus na Bíblia condena aquilo que hoje conhecemos por homossexualidade? Considere todas as passagens bíblicas que se referem a este tema. Compreenda-as em seu contexto histórico original. Avalie as provas com uma mentalidade aberta e honesta.

O pecado de Sodoma: a falta de hospitalidade
A história de Sodoma é provavelmente a mais famosa passagem bíblica que trata da homossexualidade, ou pelo menos é considerada como tal. Ela está no livro do Gênesis, capítulo 19, versículos de 1 a 11.

Nela, por que Lot desejaria expor suas filhas ao estupro? Por que Lot se oporia ao interrogatório e abuso de seus visitantes por parte dos habitantes da cidade? Lot era apenas um homem, ou, conforme as Escrituras, um homem de bem. Ele fez o que era certo e da melhor forma possível. Entre todas as pessoas de Sodoma, apenas ele teve a delicadeza de convidar os visitantes para passar a noite em sua casa.

Nas regiões desérticas como a de Sodoma, permanecer ao relento exposto ao frio da noite podia ser fatal. Logo, uma regra básica da sociedade de Lot era oferecer hospitalidade aos viajantes. Essa mesma regra faz parte da tradição das culturas semitas e árabes. Esta regra é tão estrita que proibia o ataque até mesmo a inimigos que tivessem recebido oferta de abrigo para passar a noite. Assim, fazendo o que era certo, seguindo as leis de Deus conforme ele a entendia, Lot recusou-se a expor seus convidados ao abuso pelo homens de Sodoma. Fazê-lo significaria violar a lei da sagrada hospitalidade.

Até mesmo Jesus entendia o pecado de Sodoma como o da falta de hospitalidade (Mateus 10:5-15). Outras passagens da Bíblia afirmam a mesma coisa de maneira bastante clara. Há outras referências bíblicas menos diretas a Sodoma: Isaías 1:10-17 e 3:9, Jeremias 23:14 e Sofonias 2:8-11. Os pecados listados nestas citações são a injustiça, a opressão, a parcialidade, o adultério, as mentiras e o encorajamento dos pecadores. Ainda assim, as pessoas continuam a citar a história de Sodoma para condenar aqueles que são gays e lésbicas.

Há uma triste ironia acerca da história de Sodoma quando compreendida à luz de seu próprio contexto histórico. As pessoas atacam homens e mulheres homossexuais porque eles são diferentes, esquisitos, estranhos. Lésbicas e gays não se encaixam em nossa sociedade, fazendo-se com que eles permaneçam estranhos, estrangeiros. São deserdados por suas próprias famílias, separados de seus filhos, despedidos de seus empregos, despejados de imóveis e expulsos de bairros, insultados por personalidades públicas, espancados e assassinados nas ruas. Tudo isto é feito em nome da religião e da suposta moralidade judaico-cristã.

Esta opressão é o próprio pecado do qual o povo de Sodoma foi culpado. É exatamente este o comportamento que a Bíblia condena repetidas vezes. Portanto, aqueles que oprimem os homossexuais devido ao suposto “pecado de Sodoma” podem ser eles próprios os verdadeiros “sodomitas” tal como a Bíblia os entende.

* Daniel A. Helminiak foi padre por 28 anos. Ph.D. em teologia sistemática pelo Boston College e em psicologia educacional pela Universidade do Texas, atualmente leciona no estado da Geórgia. Este post contém trechos dos capítulos 2 e 3 do seu livro O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade (Summus/Edições GLS, 1998) – trechos que o Amálgama reproduz com expressa autorização da editora, a quem somos gratos.

— adquira o livro e tire suas próprias conclusões


  • http://www.driaguida.blogspot.com Adriana

    Gostei desse texto. Esclarecedor em muitos aspectos e pode ser uma luz para aqueles que insistem em certos conceitos radicalizados a respeito do que é o correto ou não, aos olhos da Bíblia. É um ponto de vista, no mínimo, com bom senso e deveria ser levado em consideração.

  • Cristiane

    “Ainda bem que nem todos os católicos são como você, sem espírito :-p”

    Sinto em lhe informar, mas o ex-Padre autor do livro NÃO responde pela igreja Católica, onde há somente UM chefe visível. Desconheço tal livro, e para nós Católcos NÃO tem valia alguma o que um e outro defendem que seja contrários a Doutrina Católica.

    Oras, oras caríssimo Daniel, nós Católicos praticantes, seguimos o que a IGREJA nos ensina de acordo com as Sagradas Escrituras, e não o que um ou outro publicam e pensam, a igreja de Cristo UNA, SANTA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, NÃO é feita de opiniões.

    É extremamente divertido ler posts de leigos no assunto da Doutrina Católica dando suas opiniões como se fossem doutores especialistas dos ensinamentos Católicos e Bíblicos. rs

    Há outro livro melhor que as Sagradas Escrituras para refutar todo esse pensamento infundado sobre a defesa do homossexualismo? há sim, obviamente, certos grupos que omitem por conta própria alguns trechos que digamos não ser tão desejáveis para suas condutas e desejos. Daí amigo, não ser mais problema nosso. E outra, a sua opinião sobre eu ser “sem espírito”, sim, sou realmente totalmente “sem espírito” de ser a favor de erros e heresias defendidas por homens.

    Melhor seria se retirasse tais partes da sua Bíblia, da mesma forma que fez Lutero por não aceitar alguns deles.

    “Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação”. (Lv 18,22)

    “Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometerão uma coisa abominável. Serão punidos de morte e levarão a sua culpa”. (Lv 20,13)

    Se quiser eu posso postar outros. :p

    Pax et Bonum

    • Mauro

      POis é Cristiane… assim também como na biblia diz que é pecado adorar a imagens e fazer santos no altar. Assim como a bíblia revela não adorarás a outro deus. Não existe pecadinho e pecadão. Todos pecaram e estão restiutidos da Glória de Deus. É muito fácil julgar, culpar… è muito fácil ser pedra, o complicado é ser vidraça!

      Acho melhor rever seus conceitos e ler mais a bíblia antes de expor uma opnião radical sem fundamento!

      Abraços.

      • andré

        Ora, ora, ora, mas aqui está: O sujo falando do mal lavado. rsrsrsrsrsrsrs.
        Fazer, adorar, comercializar e carregar imagens em procissão é PECADO.
        Ter relações, dizer que ama alguém do mesmo sexo é PECADO.
        Condenar alguém por ser homossexual é PECADO.
        condenar alguém por ser católico, judeu, espírita ou evangelico é PECADO.
        Nenhum de nós tem autoridade para julgar, condenar ou absolver ninguém.
        TODOS PECARAM.
        Somo salvo pela graça de Deus, pelo sacrifício de Jesus. O sálario do pecado é a morte e Jesus morreu para pagar nossos pecados.
        A mesma graça que alcançou a mim, está disponivel para judeus, gays, católicos, ladrões, etc. Basta querer alcança-la, estar disposto a se arrepender, aceitar o sacrificio de Jesus, admitir o erro e mudar de vida.

        • JULIO

          Carissimo André
          ler a biblia e dar sua propria interpretação é tão facil que te torna cego a verdade.
          somos salvos pela GRAÇA e vivemos pela MISERICORDIA do DEUS altissimo
          sejamos tudo o que vc falou aí porem vc está esquecendo de uma coisa imensa e que lhe parece pequena diante do paleativo que usa para não renunciar o mundo e seus prazeres ilusórios
          VC TEM QUE da continuidade a sua vida buscando a mudança que agrada somente aquele ao qual se refere como salvador e não como é.
          tem a chance clara de mudar a sua vida o ladrão e não roubar mais, a prostituta de não se prostituir assim como o HOMEM,e assim como o homosexual de refletir sobre como DEUS lhe fez fisicamente dentro do mais perfeito encaixe com o seu verdadeiro parceiro ou seja: HOMEM + MULHER = vontade de DEUS.
          POR ISSO E PARA ISSO OS FEZ ,não adianta buscar meios que justifiquem tal anormalidade.

          • http://fcdelciorotta.blogspot.com/ Eddy Ferrero

            E Beijar, só beijar , nada de sexo, ainda é pecado ?

          • MARIA

            A Biblia nao e um livro para ser interpretado de forma a justificar erros para aliviar consciencia de ninguem ela e bem clara quando diz o que e errado o que os seguidores do Deus altissimo deve fazer para alcancar a vida eterna Julio esta certo Deus fez tudo com perfeicao e se Ele diz que o homssexualismo e pecado e que pessoas que praticam tais atos nao entraram no reino dos ceus nao vao entrar mesmo

          • http://amalgama adilson

            Carissimo Julio
            o Andre não negou que devemos renunciar o mundo caso voce nao tenha percebido ele disse ja no final de sua colocação ” admitir o erro e MUDAR DE VIDA” mais o que falou esta certo “VC TEM QUE da continuidade a sua vida buscando a mudança que agrada somente aquele ao qual se refere como salvador e não como é”.
            meus parabens pois vcs estao em uma linha de raciocinio muito boa e lógica

        • João

          Só contradições …
          antes ficarem calados.
          “Ter relações, dizer que ama alguém do mesmo sexo é PECADO.
          Condenar alguém por ser homossexual é PECADO.”
          o André condena os homossexuais e logo em seguida diz que é pecado condenar alguem por ser homossexual.
          quem aguenta? !
          ainda falam cheios de razão ¬¬

      • Cesar

        Mauro,

        Os Argumentos da Cristiane, assim como os seus não são infundados! estão na Biblia… A homossexualidade é condenada por Deus, pois fere os principios básicos da Criação… Deus ama o pecador, mais se aborrece do pecado seja ele qual for;

      • Marco

        Bem Mauro, pelo que vejo voce é leigo quando se diz Igreja Catolica. Quem disse que adoramos imagens, ou melhor, quem disse que fazemos delas nosso Deus? Antes de criticar a igreja primordial, voce olhe para a sua religião que rouba de pessoas doentes e faz até lavagens celebrais para arrancar de trabalhadores um dito Dizimo que enrriquece pastores. Nunca vi um pastor pobre, pelo contrario, ja ví homem pobre que virou pastor e ficou com a maior grana. Repense sobre os seus conceitos pois o que a Cristiane falou está realmente escrito na Bíblia. Ah, e não se esqueça… as igrejas protestantes só existem porque existe a Católica, e ja que voce tocou no assunto dos santos… Se DEUS é um só, a igreja consequentemente tem de ser UNA, e como a Igreja Católica Apostólica Romana veio primeiro então…nem preciso continuar neh

        • Bruna scaranz

          É sim idolatrioa sair atras de andores, fazer sinais sagrados como sinal da cruz em frente a uma imagem. Nos livrinhos de catecismos não esta escrito o primeiro mandamento como deveria esta ” Não faras para te imagem…” Mas para as crianças não ficarem perguntando e achando uma confusão mudaram a letra a virgula o que é um pecadoooooo…. Que hipocrisia da Igreja Católica cheia de pedófilos e crimes de assassinatos da “SANTA INQUISIÇãO kkkkkk”, mas que trave tem no olho dela, mas pra rever e interpreta de maneira que o outro não sofra mais não se faz esforço…Na verdade so pensa em Status o qual ta perdendo a cada dia mais….

        • laiane

          ei meu caro mauro, não se esqueça de que a igreja somos nós e não um templo ou uma placa de igreja, nda disso salva.
          jesus sim salva, olhemos para ele, e não para congregações das quais fazemos partes, e nem tão pouco para os homens pois somos todos pecadores.

        • Eliane

          Marcos
          Dou graças a Deus que a igreja de Jesus é unica, e não é visível… E segundo, antes da igreja católica existir já havia outras igreja, que se você prestar atenção, a bíblia fala sobre elas…

      • Tiago

        Tanta conversa. Uma unica questao: Em qual passagem Jesus Cristo fala/condena/ cita o homossexualismo? Nenhuma! Ache esta passagem Cristiane! Nao existe! Se o Filho de Deus nao fala sobre esse assunto; quem e voce para falar?

    • Mônica

      Bem Cristiane acho que você leva bem ao pé da letra as “palavras de Deus”.. logo lhe digo que falta carater no lugar de tanta palavra .. quantos deliquentes, bandidos , traficantes saão declaradamente catolicos?
      Há pessoas boas e ruins naum importa sexo, ideologia, religião, partido politico entre tantas outras coisas .
      Muitos ateus são pessoas de boa índole e vice-versa..
      Não me interessa com quem a pessoa tem suas relações sexuais, além do que vai muito além disso, trata-se de amor, companheirismo, a pessoa não escolhe por quem sente o coração bater mais forte … aliás você já amou alguma vez?
      A única barreira, que não importa o que se faça as pessoas de opção homossexual é a biologica, digo BIOLOGICA, por questões cientificas, do organismo, incontestaveis não importa em qual lugar do mundo esteja e não de doutrinas, religião, porque essas são contestáveis, interpretadas a gosto de qual doutrinas segues e o nível de fanatismo que você possui.
      Mesmo com a barreira biologica, entre mulheres ela não existe maais, já tornou-se possivel inseminação com os genes de duas mulheres.
      Se é pecado ser homossexual, não é pecado rejeitar o irmão, julgar, discriminar? Fora tantas outras coisas em outros ambitos socias.
      Seu “Deus” é assim ? foi ele que deu essas ordens? foi ele que mandou queimar jovens por serem homossexuais como vemos em jornais ? Não coloque culpa na biblia nem no seu Deus para defender seu preconceito, alienação, fundamentalismo e ignorância.
      Eu defendo a teoria de que se cada pessoa não olhasse pro modo de viver do outro e se preocupasse em “seguir e respeitar” as palavras de tanto defendes (apesar que pra mim elas pouco importam) o mundo estaria melhor.

      • andré

        É aí que esta o ponto, Monica, concordo plenamente contigo. As pessoas, e principalmente os fanáticos, tem que entender que odiar alguém por ser gay ou qualquer outra coisa que ela considere errado também é pecado, pois Deus abomina o PECADO e não o pecador. Pois se Deus odiasse o pecador, não teria enviado Jesus para nos salvar, pois ele nos odiaria a todos, todos pecamos.
        Eu sou cristão evangélico, acredito que a homossexualidade é pecado, mas jamais despreso alguém por ser gay. A biblia está cheia de situações onde pessoas eram despresadas por seus pecados mas Jesus as acolhia e estendia a mão (a mulher adultera que seria apedrejada, a outra que lavou os pés de Jesus). O fato de Cristo não as condenar trouxe a ela a salvação, o amor e a condecendencia dele as fez mudar.
        Como alguém que é odiado pelos fanaticos vai dar ouvidos ao que eles falam?
        Como você pode querer fazer alguem reconhecer o seu erro e tentar mudar, se você odeia a essa pessoa?

        • Mônica

          Concordo com você tambem André, antes de falar dos erros dos demais tem-se que reconhecer seus proprios erros. Admitir que todos pecamos e buscarmos a redenção é o melhor caminho. Em vez de julgar os os outros
          E quem somos nós, humanos, para dizer o que é pecado?Só quem possui esse poder é Deus. Pessoas como Cristiane deveria olhar mais sua propria vida e se fazer um julgamento.

        • Mônica

          Concordo com você tambem Andre, deveriamos olhar menos para o erros dos demais e reconhecer nossos proprios erros. Adimitir que todos pecamos eh o melhor caminho e disso buscarmos a redenção.
          E quem somos nós para dizer o que é pecado ? Só quem possui esse poder é Deus. Pessoas como Cristiane deveria tentar cuidar da sua propria vida e se auto julgar.

        • JULIO

          RSRSRSRS tudo é pecado sim vivemos nele,porem queridos A GRANDEZA DO SER HUMANO justifica-se en lutar contra os seus pecados e não viver se assujeitando a eles.
          vcs debatem muito mais não se perguntam quem são realmente quando estão a sóis com os seus travesseiros e com DEUS o qual nada pode esconder
          eu tambem ja definí a vida assim,achando que tem que seguir e pronto mais creiam , não é assim,isso não é um julgo de minha parte e sim um alerta meus amados, a unica coisa mais certa que a morte é a RESSUREIÇÃO,todos seremos julgados isso é fato mas damos atenção aos prazeres e tesouros da terra unicamente sem lembrar que a vida é muito mais que isso porem só a terá aquele que crer e pelomenos tenta seguir a vontade do criador, não são definições minhas e sim do proprio.

        • Osmar

          Poucas vezes li, em âmbito de debate sobre religiosidade e costumes, uma opinião tão lúcida, enriquecedora e pró-ativa no sentido de harmonizar a convivência entre as pessoas de boa vontade nesta terra!!!
          Deus, com certeza, só deseja uma coisa: Paz e harmonia na terra. Esta é a Sua sagrada vontade. Para isto Seu filho deu a vida!
          A Frase: Deus abomina o PECADO e NÃO O PECADOR, é uma pérola!!! Pois se abominasse o pecador, nós não teríamos mais direito ao amor divino. Excelente!!!!

      • Domingos

        Olha, eu concordo com todos os comentários deixado aqui, mas uma coisa é bem certo, a Bíblia condena a pratica do Homossexual, viva o homem como ele quer, mas consciente de que seus atos errôneos é quem vai levá-lo a perdição, querendo ele ou não.

        Se a palavra de Deus me condena por eu praticar o ato sexual com pessoa do mesmo sexo, o que devo fazer, é, tomar a minha decisão, de sim, ou, não, fazer o que eu quero ou não, pois cabe eu escolher o meu caminho. Se o meu pai disser: filho, não roube, e eu roubar, estou sujeito o meu castigo.

        a Bíblia é muito claro no que diz respeito a homossexualidade, é condenação.
        o homossexual, não vai a perdição por ele ser, mas por ele praticar o ato. é como se eu tenho a vontade de roubar, mas controlar o meu ser e não roubar, para eu não me sujeitar a condenação de um ladrão, e cair nas mãos da policia.

        Agora, uma coisa existe. MUITOS querem ser salvos, mas não querem se converter de seus maus caminhos, querem colocar Deus em seus caminhos, mas não querem entrar no caminho de Deus.

        Cabe eu escolher, mas não cabe eu impor minhas condições. praticar o erro, e querer ficar impune, sou o que sou! Cabe a mim escolher o meu caminho, mas consciente daquilo que escolhir.

        “Há caminhos que parece ser bom, mas o fim deles é caminho de morte”
        Ser homossexual não é bom, pois se fosse bom, muitos não charavam para sair da vida, e, não estão conseguindo. Muitos dizem que é uma opção, mas não é, seja lá o que for, mas uma opção confirmo, não é!

        • Breno

          O paragráfo abaixo foi transcrito por você Domingos !

          ((((Ser homossexual não é bom, pois se fosse bom, muitos não choravam para sair da vida, e, não estão conseguindo. Muitos dizem que é uma opção, mas não é, seja lá o que for, mas uma opção confirmo, não é!))))

          Muitos choravam sim, mas não é para “sair da vida” de homossexual, pois não tem como isso acontecer, o individuo pode sim deixar de praticar o ato de se relacionar com outro homem, porém deixar de ser homosseuxal não, pois está na sua essência é nato, íntriseco da pessoa. Eles choram, sofrem, muitos são infelizes, mas isso acontece não pelo fato de ser homossexual, mas sim em razão do molde social, quem está fora do padrão imposto pela sociedade desde os primórdios é visto como o anormal, o louco, doente, todo um preconceito que ja vem de longa data, discriminação entre outras tantas formas de julgar e de excluir da sociedade, ela (sociedade) tem esse poder, é somente por isso que eles choram e sofrem tanto, te garanto que não é nada mais que isso. PRECONCEITO jogue FORASE LIVRE DELE.

          • João

            Pois é .
            Sou homossexual, e já chorei, não pela minha homossexualidade.
            Chorei porque a minha mãe não me apoiou, consequencia da sociedade em que vivemos, e a imposição da “vontade de Deus” que tem destruído tantas familias.
            Esse foi o meu motivo, poderia ter chorado pela descriminação, que sofri, mas não me importo com o que dizem, a minha consciência fica responsável por isso.
            Então menos ai, porque só quem vive pode falar.
            Você não fez opção de ser heterossexual – suponho – assim como eu não fiz opção de ser gay .
            Claro que há a ‘opção’ de renunciar, tentar viver “NORMALMENTE” [o que já dá pra fazer uma reflexão do que é , e do que não é normal]. Mas a única opção que os gays fazem é : Ser Feliz ou Ser oprimido.
            Escolhi a minha felicidade, e sou feliz \o/

          • juliane

            so me expliquem algo se fosse certo se relacionar com pessoas do mesmo sexo o homem assim como a mulher poderia engravidar certo?mas a ciencia e não só a biblia diz que para haver a fecundação é necessario haver um espermatozoide(homem) e um ovulo(mulher) certo?então se só houvessem homosexuais no mundo quer dizer o mundo de pessoas não existiriam, porque como um mundo de um só sexo gerariam descendentes pois apenas dois homens não faraim filhos assim como duas mulheres naõ gerariam um ser.ou seja independente de qualquer opinião voces não estariam aqui estou erada ou não.

            • Daniel

              Mas, Juliane, envolvimento amoroso não se resume a sexo e reprodução. Quando um homem ama um outro homem e uma mulher ama outra mulher, eles podem fazer sexo diariamente, mas a relação não se resume a isso. Casais homossexuais, se quiserem filhos, podem adotar um dos muitos largados pelos “perfeitos” casais hetero, não? Mas, claro, eu respeito a opinião dos pervertidos morais que acham que uma relação amorosa se resuma a sexo e reprodução — paciência, a natureza humana é bem diversa.

              • juliane

                Daneil vc colocou simplismente aquilo q lhe enteresou ser entendido o q eu quis dizer é que se todos resolvesem seguir essa opção nem vc e nem eu estariamos aqui não estou falando de amor mas da realidade me desculpe ser dura mas o q os homossesuais procuram é respeito a suas escolhas assim como aqueles que não concordam tb querem suas opiniões respeitadas,ninguem pode obriga-los a serem contrarios a suas escolhas assim como eles não podem obrigar alguem a concordar com elas

                • Gustavo

                  Os erros ortográficos e o raciocínio torto dessa Juliane falam por si só. Falta educação de verdade no Brasil! Países de altíssimo IDH já possuem a maioria da população livre das religiões.

                  • http://www.jairo.com jairo

                    Caro Gustavo, foca-te apenas nas mensagens

            • Eterno

              Minha cara, respeito seu ponto de vista, mas o sexo não serve só pra pocriação. Vamos deixar de hipocrisias! Até parece que você só transa quando quer ter filhos! Se for assim nenhum ESTÉRIL deve transar!

      • Adriano

        Deus não deu a ninguem o poder de julgar,mas deixou claro que muitos erram por não examinar as escrituras,a qual aqueles que não crerem não alcançaram a vida eterna, disse jesus e não o homem,e a palavra de Deus tem que ser pregada para o arrependimento daqueles que a escultam,e não por desejo de julgar ninguem,pois nosso desejo é que nos encontremos um dia nos céus,pois Deus ama a todos e aquele que vem do seu espirito tem que ter um sentimento semelhante,mas tambem ele aborrece o pecado (não o pecador),e aqueles que estão em cristo também aborreceram, e esta disfunçao genética mencionada nada mais é do que obra de algum espirito imundo,que se a pessoa crer e clamar ao criador com certeza sera liberto,e o seu nome se encontrara no livro da vida.Que Deus abençoe a todos.

      • edson

        Mônica vc esta certa em defender o respeito e amor entre duas pessoas, até então; a propria biblia nos da este direito, por termos livre arbitero e escolher o caminho que queremos andar, mas nós não podemos acomodar com esta vida aqui, pois temos que renunciar os desejos da carne se queremos alcansar a salvação, Deus ama o pecador mas abomina o pecado, e homem com homem é pecado, mulher com mulher é pecado, se não quiserem alcansar a salvação, continuam com o nosso respeito, mas quanto a salvação, esta eu posso garantir! quando o senhor Jesus vier sobre as nuvens buscar a sua Igreja, que é vc, que somos nós, a Igreja do Senhor, na pratica do pecado, não vai alcansar a salvação, respeito teu comentario, mas deixo aqui esta resposta, Jesus vém buscar e savar um povo lavado e redimido dos seos pecados e ELE ainda Não veio por causa de muitas pessoas 2º pedro 3 verc 9 ele esta dando oportunidade para o pecador se arrepender.

    • MaxMilliano

      Cristiane, nessas horas a melhor coisa a se fazer e ficar calada para nao dizer tantas besteiras. Diz o ditado que quem tem boca fala o que quer, mas sinceramente minha querida, voce perdeu uma otima oportunidade de ficar calada.

    • marcelo

      Tu crês tanto em tudo o que está na Bíblia que podias ficar com a outra tradução, que era ditada pela Igreja, antes desta, em que a mulher era indivíduo de segunda categoria, que ficaria atrás do homem sempre, assim você não estaria falando asneiras agora.
      Bom também seria lembrar, que, a escravidão já teve base nos escritos bíblicos, a matança dos incas, maias e astecas era plenamente aceito desde que os espanhóis dessem o devido quinhão no ouro e na prata destes à Santa Madre Igreja.
      Como vê querida, a única coisa que se deve levar em conta, e que nunca teve contestação ou alteração ao longo do tempo, é o AMOR, isso sim é a única coisa que quer Deus de nós. Quanto ao resto é puro julgamento e leviandade do ser humano, e Deus não deu a qualquer pessoa, nem mesmo ao Filho, Procuração lavrada em cartório para julgar ninguém.

    • willian

      Olá Cristiane !
      Voce fala tanto do Martinho Lutero.
      Voce já foi atrás de comentários sobre a inquisição?
      Como a igreja catolica, matavam os crentes que realmente criam na totalidade da Bíblia, e as indugencias vendidas como um documento que absolvia os pecados dos vilões. Com esse documento em mãos estes ai, poderiam fazer barbaidades,porque seu cantinho lá no céu estava garantido pelo papa.
      E o dia de São bartolomeu em Paris, ja ouviu a hístoria do que a igreja romana fez?
      Onde na Bíblia se diz para adorar Maria?
      Martinho Lutero ficou enojado pela indugencia papal, que enganava mais que o diabo as tão pobres pessoas devota a igreja catolica.
      Pra quem quer saber mais é só pesquisar sobre inquisição da igreja catolica, voces vão ficar enojado dessa religião, que tanto a Cristiane defende.
      Estude sobre o caso, ai voce vai ver que até a respeito da lei ante semitismo, que os nacistas fizeram, tinha um dedinho sujo da igreja católica por tras disso tudo, bela religião.
      Ai voce diz que isso faz parte do Cristo misericordioso, que disse aos seus, Examinais as Escritura, pois pensais ter nela a vida eterna?
      Ai vem os catolicos , sobre a inquiseção , e queima muitas Bíblias na fogueira juntamente com os leais e verdadeiros fies de Cristo…. Estude mais minha amigaaaaaaaaaaa

    • virtualmate

      realmente não consiguo entender porque homossexualismo preocupa tanto a igreja católica romanam, onde é sabido se concentra uma legião de homossexuais, ironico?! essa igreja que não permite o uso de preservativos poque prefere ver crianças abandonadas, sem lar, amor, carinho,… será que por serem feitas por hetorossexuais?! A igreja sileinciou-se durante o holocausto, e assim caminha a igreja. Mas afinal que igreja é essa que sempre esteve ao lado dos poderosos, que matou milhares de pessoas na santa inquisição, e assim caminha a SANTA MADRE IGREJA
      Ah, se homossexualismo é pecado, quem vai pagar por esse pecado? atacar, matar, rejeitar, humilhar, condenar, homossexuais, lembra bem o que fizeram com JESUS CRISTO! Fica aqui a pergunta: Voce segue a risca a Biblia sagrada? Vc não comete pecados? È dificil pra mim entender por que pessoas se preocupam tanto com as atitudes e a vida das outras, não seria mais fácil viver a propria vida, seguir a biblía para si e não ficar cobrando dos outros? eu faço o que é bom pra mim, não tenho tempo de me preocupar se alguém esta fazendo algo que a biblia condena, mesmo porque estaria julgando alguém e a Biblia condena isso Não estou escrevendo isso p fazer debate, apenas espondo meu ponto de vista, não se de o trabalho de responder que não irei ler. Que Deus e o bom senso enteja contigo

    • http://www.familia7.org.br Raphael Lira

      Outro texto largamente utilizado para condenar os homossexuais é Levítico 18.22 e 20.13:

      “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é”. (18.22 ARA)

      “Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles.”. (20.13 ARA)

      Existem vários pontos a se considerar sobre esses versículos, entre eles: se existe condenação à homoafetividade, por que o sexo entre mulheres não foi mencionado? Por que as igrejas cristãs tradicionais não defendem a morte para os homossexuais? O texto é bem claro ao impor a morte àqueles homens que praticassem atos homogenitais (20.13b). Não o fazem porque interpretam alguns textos de forma seletiva, utilizando versículos e trechos isolados, violando a regra da contextualização. Nos textos em questão, o descumprimento das leis da Hermenêutica pela maioria dos cristãos é incontestável, pois desconsideram grande parte dos mandamentos ali contidos, como, por exemplo, a proibição de comer gordura (7.23), mariscos (11.12) ou de usar roupas de diferentes tecidos (19.19). É muito fácil defender um dogma considerando-se apenas uma parte isolada de um texto.

      O texto original diz, literalmente, “com outro homem não te deitarás como o deitar de uma mulher”. Fica claro, na forma como o texto original foi escrito, tanto em 18.22 como em 20.13, que, embora o pecado seja cometido por duas pessoas, tal condenação está centrada no papel passivo da relação homogenital. Como exposto no estudo anterior, tal papel era sinônimo de submissão e ultraje para qualquer homem, pois o tornava semelhante a uma mulher. Era assim que os prostitutos cultuais dos templos pagãos se submetiam às relações sexuais de seus rituais. Israel fora chamado para ter supremacia sobre os outros povos (Deuteronômio 28.1 e 13). Qualquer ato que significasse subserviência ou humilhação não seria tolerado. Vejamos alguns pontos importantes do texto em questão:

      1) “Não imiteis as práticas do Egito onde moraste. Não imiteis as ações que se praticam em Canaã, aonde vos estou levando; não sigais os seus costumes. 21) Não darás nenhum de teus filhos para os fazeres passar pelo fogo a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus; eu sou Jeová. 22) Não te deitarás com homem, como se fosse mulher; é uma abominação. 23) Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão. 24) Não vos contamineis com nenhuma dessas coisas, porque é assim que se contaminaram as nações que vou expulsar diante de vós. 27) Porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada. 29)Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo.”(Levítico 18 ARA)

      O texto bíblico (v.1) refere-se a todos esses atos como práticas e costumes cananeus, indicando algo que vai além de condutas esporádicas, de uma pequena parcela da comunidade, como as relações homoafetivas. Segundo as pesquisas, os homossexuais estão estimados entre 5% a 10% da população e apenas uma parcela desse percentual encontra-se em situação de união monogâmica estável. As práticas relatadas em Levítico 18 eram costumeiras naqueles povos e algumas delas estavam associadas a ritos religiosos. Algumas expressões do texto em estudo revelam que todas essas práticas faziam parte do cotidiano dos povos cananeus, não eram condutas isoladas, mas algo generalizado como indica a sentença “a terra foi contaminada” (v.27b).

      • Paco Sobral

        O mais engraçado é como podemos enxergar a ignorância clara nos outros comentários, e também o fato de não dizerem nada a respeito do comentário mais coerente deste post.

        Parabéns Raphael, sua abordagem sobre a questão da homossexualidade é exatamente o que faltava por aqui.

    • Luis

      Cristiane boa tarde,

      Li o seu comentário e também tenho a minha opnião a respeito.
      Hoje não sou mais católico pois entendi lendo, o que é certo e errado.

      Como o nosso Deus fala, pregai o evengélio a toda criatura, você deveria fazer o mesmo, dar a sua opnião e julgar são 2 coisas destintas.

      Também não concordo com o autor deste livro.

      O próprio Deus diz:
      Que neste mundo sofreresmos tentações, acabe a nós nos aproximar de Deus para que nada disso nos afete.

      A nossa fraquesa é apontar para os outros e colocar nossos desejos acima de tudo, mas temos que fazer o que Deus manda.
      Então te digo minha amiga, re-leia tudo que você disse, depois pegue a palavra de Deus e peça para o espirito santo te falar qual é a vontade de Deus.

      Eu acredito porque hoje eu vivo isso, que Deus vai falar contigo.

      Lembre-se da diferença entre julgar e dar a sua opnião.

      Que Deus te abençoe.

    • Danilo

      Pois é Cristiane, concordo com o que o Mauro disse aqui.

      Primeiro: como ele disse, não se deve adorar outros santos e imagens, pois somente Deus é digno de toda adoração. E quantos santos a igreja católica tem? 200? 300? Uma imagem de gesso que se cai no chão se espatifa em mil pedaços. Onde está o poder de realizar milagres numa imagem dessa? Na Bíblia diz que somente Jesus é unico e suficiente salvador. Então, para que pedir para santo tal ou santo num sei o que, para interceder, sendo que podemos ir direto ao pai? Pense nisso.
      E só por questão de informação, não use o termo “homossexualismo”, pois tudo que termina com ISMO signigica “doença”, e sabemos que a homossexualidade não é uma doença, pois, se fosse, bastaria uma caixa de comprimidos para que fosse curada.
      Também acho que você deve rever seus conceitos de religiosidade fervorosa, ler mais a Bíblia e aceitá-la por inteiro, e não somente as partes que lhe convém. Eu sou evangélico, e uso a mesma Bíblia que você…

      Não se ofenda com nada disso, só pense. POis um dia, esse tipo de coisa pode acontecer dentro de sua própria casa.

      Abraços

    • laiane

      parabens a vc. defendeu muito bem a palavra de DEUS, e bom ver que existem pessoas catolicas que seguem diretamente o ensinamento.

  • Daniel

    É claro que você “desconhece tal livro”, Cristiane. Senão já saberia que todos esses trechos que citou foram abordados nele (e provavelmente os outros que você estava pensando em citar).

    Não me meto a dizer o que um católico deve ou não seguir. Não sou católico. O que digo é que Daniel Helminiak não fala só por ele, e o livro gerou muita discussão. O objetivo principal dele deve ter sido levantar o debate, e não mudar o pensamento da cúpula da igreja Católica — que, a propósito, é o fardo do homem civilizado, desde sempre.

    Eu só pediria um pouco de coerência de sua parte. Ou você leva TODA a Bíblia ao pé da letra ou deixa a mente aberta para interpretar QUALQUER passagem histórica, e não doutrinariamente. Se você defende a punição (terrena, divina ou sei lá) aos homossexuais, estou esperando sua defesa da escravidão (Efésios 6:5-9; Colossenses 3:22-4:1; 1 Timóteo 6:1-2; 1 Pedro 2:18; Levítico 25, 44-46), da mutilação (Mateus 5:22-30), do sexismo (1 Timóteo 2:11-14; 1 Timóteo 2:9-10; 1 Coríntios 11:1-16) e do espancamento de crianças (Provérbios 13,24; 20,30; e 23, 13 e 14; Êxodo 21, 15, Levítico 20, 9, Deuteronômio 21, 18-21, Marcos 7, 9-13, Mateus 15, 4-7).

    Se você defender TODOS esses pontos, podemos continuar discutindo. Se não, vou te deixar sendo feliz com a tua incoerência e o teu “sodomismo” (veja aí o último parágrafo do post).

    Abs.

  • Cristiane

    “É claro que você “desconhece tal livro”, Cristiane. Senão já saberia que todos esses trechos que citou foram abordados nele (e provavelmente os outros que você estava pensando em citar).”

    Obviamente é mais cômodo seguir todo aquele que lhe é mais apropriado, porém, felizmente NÃO é isso que a igreja nem mesmo os mandamentos de Cristo pregam. Mas cada qual lhe é mais conveniente.
    Como você mesmo citou: “O objetivo principal dele deve ter sido levantar o debate, e não mudar o pensamento da cúpula da igreja Católica “. Deve ter sido exatamente esse mesmo, porém repito que a igreja Católica NÃO é formada de achismos e opiniões, se fosse assim meu caro não teria sobrevivido por mais de DOIS MIL ANOS!

    Ser um seguidor de Daniel Helminiak, é meramente mais um seguidor de contradições, pois não tem cabimento algum, alguem em sã consciência defender por meio Bíblico o homossexualismo. Lutero também teve diversos seguidores, Hitler também e diversos outros nomes conhecidos, aqueles que eram favoráveis aos seus ideais os seguiam. Então, vamos ter um longo debate, pois Lutero também disse que a seríamos salvos somente pela fé, porém o livro de São Tiago contrariava sua teoria. E então, estaria o Daniel Helminiak indo contra a própria Bíblia já que nos lembra São Pedro: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.” Pedro 1:20-21

    Se a igreja Católica que reuniu, copilou, guardou todo o Cânon com seus 73 livros e foi a mesma igreja com um grupo de estudiosos, Padres, Teólogos que interpretaram TODA a Bíblia. Então quase 2000 após tudo isso, aparece o “saudoso” Daniel Helminiak, e com toda sua “inspiração divina”, a mesma “inspiração” que permitiu que tivéssemos hoje mais de 50 mil seitas, cada qual defendendo uma Teologia, e coloca os pontos que ele supõe estarem corretos, então um grupo que se interessa pelo assunto julga serem corretos. Oras, quanta ingenuidade!

    Caríssimo, deixo claro que tenho vários conhecidos e amigos homossexuais, e nem por isso os discrimino, mas sei bem que vai contra os preceitos Bíblicos e doutrinais da igreja Católica.

    “Não me meto a dizer o que um católico deve ou não seguir. Não sou católico. O que digo é que Daniel Helminiak não fala só por ele, e o livro gerou muita discussão.“

    É notório que não é Católico, nem mesmo sua opinião sobre o que devemos ou não seguir é relevante para nós. Os Católicos praticantes, tem conhecimento do que devem ou não seguir sem haver necessidade de um e outro comentar. Temos uma igreja com mais de 2000 anos de existência, a primeira igreja Cristã existente, a ÚNICA fundada por Cristo sobre a rocha que é Pedro, nosso primeiro Papa. As demais denominações religiosas ditas Cristãs, surgiram após 1517 com a Reforma feita por Lutero. Caso queira posso postar algumas “pérolas” do pai do protestantismo, pai da divisão.

    Sobre o autor Daniel Helminiak, confesso que não tenho o mínimo interesse em ler sua “obra”, pois as chaves não lhe foram conferidas, quem é esse homem para contestar algo dentro da igreja ou de sua Doutrina? Seria um outro Lutero? Sejamos inteligentes, críticos e conhecedores de determinado assunto para defender sobre o mesmo, pois certamente poderá cair no mesmo erro do relativismo e pensar que tudo está correto, depende do ponto de vista.

    “Igreja Católica — que, a propósito, é o fardo do homem civilizado, desde sempre.”

    Evidente que é um fardo para todo aquele que é a favor do homossexualismo, a favor do aborto, a favor da pena de morte, Eutanásia, Casamento de pessoas divorciadas. Óbvio não mesmo meu amigo? Quem vai querer se sujeitar a isso? Pouquíssimos, raros, mas a porta é realmente estreita! E “muitos não suportariam a sã doutrina e resistiriam à verdade.” (II Tm 4:3 e 3:8)

    É tão simples isso, ver esse “fardo”, um usuário de drogas por exemplo vai gostar de um livro que é contrário ao seu uso? Irônico

    Você quer mesmo saber o que penso disso: “Eu só pediria um pouco de coerência de sua parte. Ou você leva TODA a Bíblia ao pé da letra ou deixa a mente aberta para interpretar QUALQUER passagem histórica, e não doutrinariamente.”

    Eis o fundamentalismo Bíblico: http://www.veritatis.com.br/article/1397

    Daniel, quem pune NÃO ou eu, mas confesso que tive curiosidade de ler a interpretação do
    Daniel Helminiak, sobre os versículos que postei, por gentileza, poderia disponibilizar essa parte.
    “Se você defende a punição (terrena, divina ou sei lá) aos homossexuais, estou esperando sua defesa da escravidão (Efésios 6:5-9; Colossenses 3:22-4:1; 1 Timóteo 6:1-2; 1 Pedro 2:18; Levítico 25, 44-46)”

    Defesa da escravidão? Isso que se chama leitura fundamentalista, então hoje se você é empregador deixa que seu empregado faça o que quiser? Ou se é empregado seu empregador permite fazer o que bem entender?

    O mais divertido é que só separam as partes que lhes interessam. Sugiro que leita TODO o Capítulo de Efésios. Cuidado com a LIVRE INTERPRETAÇÃO!

    Colossenses 3:22-4:1; 1
    22.Servos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, servindo não por motivo de que estais sendo vistos, como quem busca agradar a homens, mas com sinceridade de coração, por temor a Deus.
    23.Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, 24.certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor.
    25.Quem cometer injustiça, pagará pelo que fez injustamente; e não haverá distinção de pessoas.

    1.Senhores, tratai vossos servos com justiça e igualdade. Sabeis perfeitamente que também vós tendes um Senhor no céu.

    Já fiz observação sobre o que diz respeito Servo-Senhor, agora o contrário que é o que está dito em Colossenses 4:1,
    Pagamento de um salário justo, e por incrível que pareça é que o “fardo” da igreja Católica vem lutando por vários anos, o interessante é que essa parte todos pulam. :d

    1 Timóteo 6:1-2;

    Por gentileza leia TODO o capítulo.

    1 Pedro 2:18;

    18.Servos, sede obedientes aos senhores com todo o respeito, não só aos bons e moderados, mas também aos de caráter difícil.

    Experimenta contrariar seu patrão, ou se for empregador, como se sente quando é contrariado por um dos seus empregados?

    Entenda, a Bíblia apesar de ter sido escrita a séculos atrás não perde seu valor.

    Isso NÃO é de forma alguma defender a escravidão, não sei de onde tirou isso, isso é questão de obediência!

    Levítico 25, 44-46

    Penso que ainda NÃO tem noção de qual época foi escrito esse livro, talvez não tenha idéia de qual eram as normas daquele tempo. Caríssimo, observe também o tempo histórico.
    Outra vez: LEIA TODO O CAPÍTULO (Texto fora do contexto vira PRETESTO!).

    da mutilação (Mateus 5:22-30)

    Ótimo ter sugerido esse versículo, pois sua tese “mutilação” é grotesca!

    Caríssimo, o texto é bastante claro!
    Faz as pazes com seu adversário enquanto é tempo, quando ainda está em VIDA terrena, pois irá passar pela prova do fogo APÓS A MORTE, e a prisão que aí é dita é simplesmente o PURGATÓRIO! Ou seja, isso se dará após sua morte!

    Entendeu?

    do sexismo (1 Timóteo 2:11-14; 1)

    11.A mulher ouça a instrução em silêncio, com espírito de submissão.
    12.Não permito à mulher que ensine nem que se arrogue autoridade sobre o homem, mas permaneça em silêncio.
    13.Pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva.
    14.E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão.

    Opa! Já que disse para eu ler TODA a Bíblia, obviamente com TODOS os seus 73 livros, deve conhecer também o livro de Gênesis, portanto, não será necessário eu lhe explicar o pq desses versículos. :d

    Caso ainda tenha dúvidas, favor comunicar, que com muito prazer lhe explicarei o sentido desses e outros versículos parecidos.

    (Timóteo 2:9-10; 1)
    Por gentileza qual dos livros de Timóteo I ou II?

    (Coríntios 11:1-16)
    Por gentileza qual dos livros de Coríntios I ou II?

    espancamento de crianças (Provérbios 13,24;) 20,30; e 23, 13 e 14;

    “24.Quem poupa a vara odeia seu filho; quem o ama, castiga-o na hora precisa. “

    Sinceramente!
    Caríssimo, o versículo é bastante nítido, onde só mesmo a leitura fundamentalista e equivocada como a sua e dos demais que o fazem “interpretam” isso.

    O Versículo quer dizer o seguinte:

    O PAI e/ou mãe que não EDUCA seus filhos corretamente, quer dizer que não ama seu filho de verdade, pois que o faz o ama de verdade. Se tiver filhos deve compreender melhor o que digo.

    “espancamento de crianças (Provérbios 20,30;)“

    “30.A ferida sangrenta cura o mal; também os golpes, no mais íntimo do corpo.”

    Em qual parte do texto fala de crianças aí, desculpe, mas NÃO encontrei.

    “espancamento de crianças (Provérbios 23, 13 e 14) “

    “13.Não poupes ao menino a correção: se tu o castigares com a vara, ele não morrerá, 14.castigando-o com a vara, salvarás sua vida da morada dos mortos.”

    Segue o mesmo raciocínio de Provérbios 13,24. Somente completando, ele não morrerá para o mundo por exemplo das drogas, roubos, prostituição. A “vara” nesse caso não é necessariamente um pedaço de pau para “bater” na criança, podendo ser até mesmo um diálogo, ou até mesmo um olhar de seus pais. A morada dos mortos é o inferno.

    “espancamento de crianças Êxodo 21, 15”

    15.Aquele que ferir seu pai ou sua mãe, será morto.

    Oras, se leu a Bíblia TODA deve ser lembrar de um dos 10 Mandamentos. :d

    “espancamento de crianças Levítico 20, 9,”
    “9.Quem amaldiçoar o pai ou a mãe será punido de morte. Amaldiçoou o seu pai ou a sua mãe: levará a sua culpa.”
    Oras, se leu a Bíblia TODA deve ser lembrar de um dos 10 Mandamentos. [2]
    Que tipo de morte você pensa ser essa? Certamente NÃO se trata de morte física simplesmente. [:d]

    “espancamento de crianças Deuteronômio 21, 18-21”
    “18.Se um homem tiver um filho indócil e rebelde, que não atenda às ordens de seu pai nem de sua mãe, permanecendo insensível às suas correções,
    19.seu pai e sua mãe tomá-lo-ão e o levarão aos anciães da cidade à porta da localidade onde habitam,
    20.e lhes dirão: este nosso filho é indócil e rebelde; não nos ouve, e vive na embriaguez e na dissolução.
    21.Então, todos os homens da cidade o apedrejarão até que ele morra. Assim, tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel, ao sabê-lo, será possuído de temor.
    22.Quando um homem tiver cometido um crime que deve ser punido com a morte, e for executado por enforcamento numa árvore, “

    Só lembrando que NÃO se trata de CRIANÇAS! Mas sim de pessoas adultas que tem dicernimento de saber do que é certo ou errado.

    Amigo, se lembre de um dos DEZ MANDAMENTOS! Vou te ajudar:

    HONRAR PAI E MÃE.

    “espancamento de crianças Marcos 7, 9-13,”

    “9.E Jesus acrescentou: Na realidade, invalidais o mandamento de Deus para estabelecer a vossa tradição.
    10.Pois Moisés disse: Honra teu pai e tua mãe; e: Todo aquele que amaldiçoar pai ou mãe seja morto.
    11.Vós, porém, dizeis: Se alguém disser ao pai ou à mãe: Qualquer coisa que de minha parte te pudesse ser útil é corban, isto é, oferta,
    12.e já não lhe deixais fazer coisa alguma a favor de seu pai ou de sua mãe,
    13.anulando a palavra de Deus por vossa tradição que vós vos transmitistes. E fazeis ainda muitas coisas semelhantes.”

    Precisa dizer mais alguma coisa? Ainda tens dúvida? :d

    “espancamento de crianças Mateus 15, 4-7). Porém vou extender para melhor compreensão até o versículo 9.
    “4.Deus disse: Honra teu pai e tua mãe; aquele que amaldiçoar seu pai ou sua mãe será castigado de morte (Ex 20,12; 21,17).
    5.Mas vós dizeis: Aquele que disser a seu pai ou a sua mãe: aquilo com que eu vos poderia assistir, já ofereci a Deus,
    6.esse já não é obrigado a socorrer de outro modo a seus pais. Assim, por causa de vossa tradição, anulais a palavra de Deus.
    7.Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías:
    8.Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim.
    9.Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens (Is 29,13).”

    Novamente amigo, HORAR PAI E MÃE (obediência, respeito, AMOR, carinho, gratidão, honra, etc…)

    “Se você defender TODOS esses pontos, podemos continuar discutindo. Se não, vou te deixar sendo feliz com a tua incoerência e o teu “sodomismo” (veja aí o último parágrafo do post).”

    Com todo prazer continuarei nesse debate, confesso que não sou muito fã de debater sobre a “interpretação” da palavra de Deus, mas certamente o farei, pois a equivocada “intepretação” que tens é lastimável! Se o autor da suposta obra fez “interpretações” parecidas com essas, com toda sinceridade amigo, pegue esse livro e faça uma boa fogueira dele, pois gastou seu dinheiro atoa. Sendo que você é capaz de compreender bem melhor as Sagradas Escrituras.

    Continuaremos o debate.

    Abraços fraternos

    • Rodolfo

      Mas me diga uma coisa, esclareça-me cara Cristiane para que eu entenda:

      Todo gay então vai queimar no inferno?
      Qual a vantagem para você, enquanto pessoa condenar o homossexualismo? O homossexualismo te afeta em algo? Lhe incomoda em algum momento em sua existência na Terra?

      Faço estas perguntas pois não entendo determinadas “defesas acirradas” pelos que se diz “bons costumes, bons valores”.

      Não sou católico, creio em um Deus, Senhor de todas as religiões. Acredito que ele seja o próprio amor em sua forma plena.
      Crendo nisto, sei que ele é o Senhor da compreensão e aquele cujo comando do Universo está em Suas Santíssimas mãos.

      Sendo assim, se houver condenação ou não, se houver caminho para o Paraíso ou para o Inferno cabe a Ele, em sua infinita sabedoria direcionar o merecimento de c-a-d-a um de nós, simples mortais.

      Quem sabe devemos ter em mente – e no coração – que não nos cabe julgar, usar a Bíblia de argumentação de condenação ou qualquer outro subterfúgio como apoio para execrar a vida de cada um. Digo vida no sentido amplo da idéia, vida a mesma que te fez heterossexual, que fez os homossexuais, que fez o assexuados, que fez os castos, que fez os puros, que fez os impuros e todo gênero vivente que podemos encontrar.

      Talvez por termos um mundo cheio de cores, sabores e diferenças, ainda seja possível habitar a Terra em meio ao caos que vemos todo dia na TV (e sobre a guerra? Você não tem nada a declarar?).

      Sodomismo, sexismo, fetiches, desejos, tesão são temas por demais pesados – e não são exclusividade do universo gay.
      Da mesma forma que ser gay não significa a prática de tudo isso. Gays tem o que você chamaria de “vida normal” e não são apenas ferramentas do sexo livre e descompromissado. É hollywoodiano demais – e até “mundo cão” pensar que as ações e atitudes homossexuais se resumem a isso: deitar-se com alguém do mesmo sexo. Ninguém vive 24 horas de sexo e/ou pecado, nem heteressexuais – ou vivem?

      Fica a última pergunta:

      Para que se importar com quem o seu próximo leva para a cama? Para que se incomodar com quem ou o que ele ama? Qual o sentido disso, quando não nos diz respeito, quando não estamos inseridos no contexto desta história?

      • Maiara

        Caro Rodolfo:

        Cada ser humano é livre para fazer o que bem entende. A pratica homossexual é condenada por Deus sim, mas ele dá ao ser humano direito para fazer suas própriasescolhas. A biblia diz que todas as coisas são lícitas mas nem todas convém, todas são lícitas mas nem todas edificam. Quanto à condenação ou não no inferno, não depende de Deus, e não é por merecimento de c-a-d-a um, e sim pela ESCOLHA que cada um fizer. Se fosse por merecimento ninguém iria para o céu. Deus oferece a salvação de graça, basta querer. Se fosse por merecimento de cada um, o sacrifício de seu filho na cruz não teria adiantado de nada! Mas lembre-se….Deus não é injusto! Ele estipulou ao homem o certo e o errado. Cabe a cada um definir o que quer pra si. Isso se chama lívre arbítrio!

        • G. Iuri

          “Deus não é injusto”???
          Deus é o ser mais injusto que se tem noticia. E de gloria a Ele por ele ser injusto. O AMOR É INJUSTO.

    • andré

      Esse é o problema da Igreja Católica, os seus seguidores dão mais importancia a igreja em si do que a Deus ou a Jesus. o deus dos católicos é a própria igreja, eles enchem a boca pra falar em UNA SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA assim como os escribas e farizeus enchiam a boca pra falar em LEI DE MOISÉS.
      Se o papa disser que não se pode adorar em liguas estranhas eles dizem que realmente adorar em liguas estranhas é errado, se outro papa vem e diz que é lindo adorar em linguas estranhas, eles choram e se emocioanm adorando em liguas estranhas. (e isso é sério, pois foi o que aconteceu já nessa igreja.).
      LUTERO foi o cara que viu a podridão e a hipocrisia da UN BANDA IGREJA APOSTÁTICA ROMANA, e teve a força para denunciar e livrar os povos do seu dominio autoritario e opressor e da sua soberba.

  • Daniel

    É, irmã. Acho que eu preciso dizer logo que sou ateu, antes que você pense que sou um herege evangélico e queira me converter citando a Bíblia na íntegra. Desculpa ter feito você citar looongos trechos bíblicos. Quero dizer, a Bíblia, para mim, não tem valor ALGUM. Indiquei os trechos que justificam atos bárbaros apenas para você ver como o livro é pau pra toda obra (e, acredite, suas explanações sobre cada um deles apenas deixa essa idéia mais forte).

    Quando eu encontrar algum evangélico disposto a perder tempo, jogo ele pra ti, pra vocês praticarem a mútua misericórdia cristã.

    *

    Mas fico feliz em podermos encerrar nosso papo. Já que você admite a inutilidade de citações isoladas (como aquelas que usou no comentário anterior) e AGORA reconheceu o valor da contextualização, pode seguir os capítulos e versículos apontados pelo Helminiak no tópico “O pecado de Sodoma: a falta de hospitalidade”.

    Eu sei que você quer ter o monopólio da verdade, mas aceite que fez apenas uma leitura, como o Helminiak fez a dele, como o Lutero fez a dele, como o Ratzinger fez a dele, o Frei Betto, o Reinaldo Azevedo, o Edir Macedo…

    A Bíblia, pega por trechos ou por capítulos inteiros, tem servido ao longo da história para justificar praticamente tudo que se consiga imaginar. Por isso, por exemplo, nos EUA citava-se a Bíblia para justificar a escravidão e para combatê-la.

    Quando você tenta refutar os trechos que citei, você me diverte muito. Sua interpretação, por exemplo, da passagem que prega vara no filho é muito divertida. Mas tudo bem, respeito a sua leitura que é só sua. Não, novamente, que eu veja qualquer utilidade nessa ou em outras linhas — quando eu tiver um filho, não vou perder tempo com essas baboseiras, sendo que há literatura muito mais rica nas prateleiras de auto-ajuda com livros a 9,99.

    Quanto a pegar o livro citado e fazer uma fogueira, só o que tenho a dizer é: larga esse vício, católica… Mas prometo procurar em breve nos livros de história um capítulo sobre a Inquisição protestante, como você sugeriu.

    Aliás, depois dessa sugestão-argumento (na verdade, a única aproveitável em seu comentário), você ainda se acha no direito de “debater”? Mas com quem?

  • Cristiane

    “É, irmã. Acho que eu preciso dizer logo que sou ateu”

    Fim de papo, bastou sua confirmação e nem foi preciso ler o restante.

    Ahh só a título de correção NÃO somos irmãos, pois vc é ATEU. rs

    Eita contradição!

    :d

  • Rodrigo

    “Ahh só a título de correção NÃO somos irmãos, pois vc é ATEU. rs ”

    Bem típico de religiosos enxergar como irmãos apenas os que compartilham suas seitas! kkkk. Daí a lógica da guerra santa! Não podes fazer mal ao ter semelhante… mas o semelhante é só quem é da mesma religião! Eita!!! Esses religiosos parecem mais devotos do diabo! Qui meda!

  • Cristiane

    “Bem típico de religiosos enxergar como irmãos apenas os que compartilham suas seitas! kkkk. Daí a lógica da guerra santa! Não podes fazer mal ao ter semelhante… mas o semelhante é só quem é da mesma religião! Eita!!! Esses religiosos parecem mais devotos do diabo! Qui meda!”

    Oras Rodrigo, seja realista, e honesto, se todo ateu NÃO crê na existência de Deus, como pode me considerar uma irmã? Me diga?

    Não é discriminação minha, mas sim deles mesmos, nós obviamente consideramos TODOS irmãos, mesmo que o indivíduo não compartilhe da mesma fé. Só que o contrário NÃO é verdadeiro, a não ser que a pessoa deixe ser ateu.

    Pax

    • Weverson Calvinvs

      Apesar de não ter certeza se você é minha irmã pq não te conheço – a recíproca é verdadeira – fico mto feliz de ver suas argumentações até certo ponto, demonstrando uma ortodoxia católica inegociável !
      Espero um dia vê-la defendendo com tanta propriedade a FIDES REFORMATA, será difícil, mas quem sabe!?
      Dentro das doutrinas comuns defendidas tanto por católicoa e evangélicos confessionais, apoio incondicional e irrevogavelmente as opiniões expressas por vossa pessoa; infelizmentem, existem aqueles que se deixam enredar por contos da carochinha para dar base ao desejo de seus corações e se esquecem que a vontade q devemos cumprir não é a nossa, e sim a de “Deus Pai Todo-Poderoso Criador do céu e da terra”, que Ele mesmo a revelou nas Sagradas Letras. Q o Espírito Santo converta e traga para a Luz de Cristo, muitos destes que, têm barateado o Evangelho e se esquecido da Bíblia…

    • G. Iuri

      “Amaras ao próximo como a ti mesmo”.

  • http://caducando.wordpress.com McFly

    “Oras Rodrigo, seja realista, e honesto, se todo ateu NÃO crê na existência de Deus, como pode me considerar uma irmã? Me diga?”

    Não sei o que o Rodrigo responderá, mas se fosse eu a responder, diria que somos todos – todas as criaturas que vivem sobre a Terra – filhos de uma estrela há muito morta. Modelos cosmológicos indicam isso.

    Quanto à teoria de Darwin ser apenas uma teoria, aponto que não existe verdade absoluta, para o cientista. A verdade científica muda, ante à novas descobertas; claro, você pode pensar que essa mudança é simplesmente uma forma de acobertar erros. E é. Uma boa teoria científica pode ser descartada (o que acontece quando ela está incorreta). Diferente das religiões, que, em sua esmagadora maioria, vivem de dogmas e verdades eternas, a ciência tem um mecanismo de auto-correção.

    A discussão pode ser infindável, mas acho que você pode aprender um tanto sobre ciência, pra depois criticar as TEORIAS (como você escreveu, antes).

  • http://caducando.wordpress.com McFly

    Daniel,

    ao menos as fogueiras agora são de livros. Já imaginou se começam uma nova Inquisição?

  • Cristiane

    McFly

    “mas se fosse eu a responder, diria que somos todos – todas as criaturas que vivem sobre a Terra – filhos de uma estrela há muito morta. Modelos cosmológicos indicam isso.

    Uma boa teoria científica pode ser descartada (o que acontece quando ela está incorreta). Diferente das religiões, que, em sua esmagadora maioria, vivem de dogmas e verdades eternas, a ciência tem um mecanismo de auto-correção.

    A discussão pode ser infindável, mas acho que você pode aprender um tanto sobre ciência, pra depois criticar as TEORIAS (como você escreveu, antes).”

    Então McFly, apesar de não concordar com sua crença sobre sermos filhos de uma estrela, nem por isso tenho o direito de desmerecer seus pensamentos, e nem mesmo generalizar todos aqueles que pensam dessa forma, como foi feito no texto sobre Católicos não praticantes. Respeito seu modo de pensamento e não tenho direito algum de ofernder você, ou qualquer outro que pensem dessa forma. O modo de agir, pensar, são únicos de cada ser humano, e não é pq um tem determinada atitude, ou um grande número de pessoas de determinado grupo tem certas atitudes que posso afirmar que todos são iguais. Conheço vários Católicos não praticantes que são muito mais corretos que muita gente anda de terno e gravata e uma bíblia debaixo do braço, quiçá até mesmo muitos Católicos praticantes. Como posso afirmar que é fácil viver de determinada forma, como foi dito pela autora do texto, como por exemplo “tudo é permitido”, se não sei o que se passa na vida dessas pessoas, cada um sabe a dor que carrega, o sofrimento que é por ele vivido e tudo mais, quem sou eu pra dizer que fulano está errado, apenas observando de longe seu modo de viver?

    Sim, claro, se caso não for corroborada uma teoria científica, esta não tem validade alguma, até que alguém o faça.

    Obviamente, tanto é verdade, que fé e ciência caminham juntas, pois todos os milagres que aconteceram e acontecem na igreja Católica, só foram tido como fidedígnos após estudos científicos para comprovação dos mesmos. Se acaso a Igreja Católica fosse contrária a ciência, jamais teríamos qualquer participação nesse ramo, porém você deve saber que é exatamente o contrário.

    Em TODAS as religiões que conheço McFly são formadas por pessoas, e infelizmente somos falhos, pecadores, e nada perfeitos. O grande problema é que há muitos erros cometidos por pessoas dentro da igreja, e o problema maior é que muitas mentiras são ditas sobre muitos assuntos, várias delas já foram refutadas através de provas documentais.

    O pior que acobertar erros McFly, é dizer algo do que não se tem provas contra algo (Igreja) ou alguém. Acreditar em qualquer coisa que é lida, sem antes buscar a veracidade do que é dito.

    Paz e Bem

    • julio cavalcante

      Gente eu so tenho uma coisa a dizer e é muito seria , eu so tenho medo desse Pais se tornar um Pais governados de loucos,fanaticos religiosos que ao inves de procurarem curar as suas neuroses com um psicanista , vão buscar uma pseudo cura através da religião .. outra coisa , como dizia um grande sabio as duas grandes desgraças da humaninade são a religião e o sexo ,religião porque , porque em nome dela se cometeram os maiores assasinatos ,as maiores atrocidades na humanidade e as maiores covardias . o sexo , porque ele não estando em equilibrio com a propria sexualidade da pessoa seja ela qual for , vai gerar graves problemas … RELIGIÃO É PARA CADA QUAL TER A SUA CASO QUEIRE, MAS QUE A MESMA NÃO VENHA DE FORMA AUTORITARIA QUERER INTERFERIR NA VIDA DOS CIDADÃOS , QUE AQUI NO BRASIL SÃO PROTEGIDOS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART 5 , PORTANTO SE A RELIGIÃO , DOUTRINA RELIGIOSA , OU SEJA LÁ O QUE O INDIVIDUO TIVER AGREDIR , OU TENTAR COSNTRANGER DE ALGUMA FORMA AS PESSOAS , ESTA ERRADO .. PORTANTO SE ALGUNS RELIGIOSOS SÃO CONTRA OS GAYS , QUE ELES FIQUEM COM ESSES PENSAMENTOS E CONCEITOS PARA ELES E NAS SUAS RESPECTIVAS INSTIUIÇÕES RELIGIOSAS E NÃO VENHAM IMPUTAR COISAS BARBARAS AOS GAYS , SIMPLESMENTE PORQUE ELES NÃO GOSTAM DOS GAYS , NÃO VOU ENTRAR NO MERITO DA QUESTÃO EU SO ACHO QUE , VIVEMOS AQUI MAL OU BEM NUM ESTADO DE DIREITO , E QUE TODOS DEVEM SER RESPEUTADOS SIM . OUTRA COISA , PORQUE AO INVÉS DE FALAREM TANTA COISA SOBRE O QUE É O BEM E O MAL , FALAREM EM TANTAS REGRAS , NÃO APLICAM UMA REGRA BEM SIMPLES E SABIA SOBRE COMO SABER O QUE REALMENTE É O MAL …..

      (((( O MAL É TUDO AQUILO QUE PREJUDICA VOCE E AO PROXIMO ))))

      EXEMPLO FUMAR É UM MAL PORQUE ALÉM DE PREJUDICAR A SUA SAUDE , QUE É UM MAL A SI PROPRIO , PREJUDICA OUTROS COM O FUMO PASSIVO , CASO A PESSOA ESTEJA EXPOSTA A FUMAÇA DE UM CIGARRO DE UM FUMANTE …

      AMAR UMA PESSOA DO MESMO SEXO , QUE TAMBÉM TE AMA É UM MAL ???

      NÃO , PORQUE ESSE AMOR ESTA FAZENDO BEM AS DUAS PESSOAS E ESSE AMOR NÃO ESTA PREJUDICANDO TERCEIROS , OS TERCEIROS QUE SE SENTEM PREJUDICADOS É PORQUE ESTÃO ENCOMODADOS COM A VIDA ALHEIA . OS TERCEIROS QUE ESTÃO INCOMODADOS , SÃO GERALMENTE OU NA SUA TOTALIDADE PESSOAS INFELIZES , QUE USAM A RELIGIÃO PARA ATACAR QUEM ESTA FELIZ EM SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL , GENTE E OUTRA COISA ALGUMAS RELIGIÕES COMO A CATOLICAS , PROTESTANTE E OUTRAS DA RAMIFICAÇÃO JUDAICO CRISTA , ESTÃO RICAS AS CUSTA DO TAL DIABO QUE ELAS ENFEITARAM … LEMBREM-SE A (((( A VERDADE VOS LIBERTARA )))) ESSA VERDADE É DEUS EM ESPIRITO E VERDADE , NÃO UM DEUS PRESO A DOGMAS NEFASTOS E ASSASSINOS , SO QUE SE OS FIEIS DA IGREJA COMPREENDEREM ESSA VERDADE QUE JESUS ENSINOU , AS IGREJAS PERDERAM O SEU RICO DINHEIRINHO , O PASTOS SILAS NÃO COMPRARA OUTRO AVIÃO , E ASSIM SUCESSIVAMENTE … CUIDADO , CUIDADO ,, CHEGA DE TANTAS MORTES DE TANTAS BARBARIDADES QUE O HOMEM FEZ EM NOME DE DEUS , OLHEM PARA AS CRUZADAS , OLHEM PARA A INQUISIÇÃO ((( QYE ALIÁS TINHA UMA FORTE HIPOCRISIA NISSO, SO ERA QUEIMADO O GAY, O NEGRO QUE ELES QUERIAM , OU SEJA ELES CONDENAVAM QUEM ELES QUERIAM SEJA GAY , BRUXA, ETC )))) VEJAM OS HOMENS BOMBAS OS FUNDAMENTALISTAS LOUCOS INSANOS E PERNICIOSOS PARA UMA TODA SOCIEDADE QUE SÃO OS MULÇUMANOS
      RADICAIS , aqui graças a deus estamos no brasil e não podemos deixar que a nossa paz , a nossa harmonia da sociedade seja ameaça por qualquer religião que queira implantar odio, a qualquer grupo da sociedade , seja esse grupo os gays , ou qualquer grupo que seja … outra coisinha … na humanidade de um modo geral , que compreende individuos de varios continentes , se voce juntar o numero de gays e de bissexuais , ele é enorme podendo até ultrapassar o numero de heterossexuais, portanto deixemos de ser hipocritas , existem uma grande qantidade de individuos homossexuais e bissexuais no mundo , sempre existiu e sempre existira , queira alguns ou não …. PORTANTO DEIXEM DE CONVERSA FIADA E VÃO CUIDAR DE SUAS VIDAS NA PAZ DE DEUS .. E QUE A PURA LUZ DE DEUS DE A TODOS SABEDORIA E AMOR NO CORAÇÃO , POIS É DISSO QUE A HUMANIDADE PRECISA

  • http://caducando.wordpress.com McFly

    “Obviamente, tanto é verdade, que fé e ciência caminham juntas, pois todos os milagres que aconteceram e acontecem na igreja Católica, só foram tido como fidedígnos após estudos científicos para comprovação dos mesmos. Se acaso a Igreja Católica fosse contrária a ciência, jamais teríamos qualquer participação nesse ramo, porém você deve saber que é exatamente o contrário.”

    Desculpa, Cristiane, mas não sei não. As poucas participações que me vêem rapidamente à cabeça, da igreja católica em assuntos científicos, são a prisão domiciliar de Galileo e a história de Giordano Bruno. Isso pra não falar das toneladas de provas obtidas pela igreja católica durante a caça às bruxas.

  • carlos anselmo-eng°-fort

    meus caros,

    a única imagem que me vem a memória quando se discute religião, qualquer que seja ela, é a cobra engolindo o próprio rabo.

    é um tal de jogo de palavras, egoísmo exarcebado de cada crença como única verdade que fico besta com tanta perda de tempo.
    e ainda querem fazer crer que a moral ou a ética é produto divino, quando na verdade é , simplesmente, criação humana.

    por último, parabéns ao amálgama pela beleza de texto.

    abçs

    • Alan Souza

      Carlos, você escreveu pouco, mas disse tudo!

      O grande mal, o mal absoluto que corrompe a todas as religiões: achar-se a detentora da exclusividade da verdade e do monopólio da vontade de Deus…

      Em nome disso católicos, protestantes e muçulmanos já queimaram, torturaram e mataram pessoas.

      Não mudaram uma única linha de suas dogmáticas desde então.

      E agora se dizem Igrejas de amor…

  • Eneraldo Carneiro

    Cristiane

    Me parece que você perdeu o ponto. Não há no texto de Helminiak, pelo menos nesse trecho que o Daniel publicou, defesa do homossexualismo. Aliás não sei bem o que seria uma defesa do homosexualismo. Seria fazer campanha para todo mundo virar gay? Nunca ouvi ninguém, nem mesmo militantes gays, falarem nada semelhante. E certamentre Helminiak não faz isso.
    Ele também não se apresenta como porta-voz católico. Contudo, ele defende uma leitura não literalista da Bíblia, do mesmo modo que o Sr. Fitzmeyer que você citou lá em cima, e inteiramente dentro da tradição católica, até onde a conheço.
    Então, considerando que na opinião dele, e também da sua me parece, a Bíblia deve ser lida levando em conta o “contexto histórico”, o que ele defende, aqui diferente de você, é que a proibição bíblica ao homossexualismo (inclusive com pena de morte) é, ela também, históricamente datada, portanto caduca.
    A pergunta que fica para mim, e que faço a você, assim como a Helminiak e Fitzmeyer, é qual o critério à partir do qual é possivel estabelecer que tal passagem é historicamente datada, e outra não é?
    Porque apredejar adúlteros era razoável há 2 mil anos e não é hoje?
    Porque, para você (ou para os católicos) Levítico 25, 44-46 é historicamente datado (você mesma fala das “normas daquele tempo” e para observar o “tempo histórico”), e Levítico 20,13 não é? Repito QUAL É O CRITÉRIO?
    E, por favor, quando pergunto qual o critério, espero que você responda com argumentos. A maioria dos religiosos que tem aparecido por aqui parece achar que a citação de passagens bíblicas é um substituto para a argumentação. Não é.

  • Eneraldo Carneiro

    Daniel

    Se você quer se divertir, compre uma Bíblia Pastoral Católica, dessas que as crianças usam para a Primeira Comunhão. Ela á cheia de comentários, e os comentários são qualquer coisa.
    Por exemplo, no capítulo que fala em apedrejar filhos insolentes, o comentarista diz que se trata de uma lei “teórica” que nunca foi aplicada na prática.
    Em outra passagem são dadas instruções detalhadas para o adorador de Javé que quiser desposar uma “mulher” “prisioneira de guerra”. O detalhe é que conforme as práticas guerreiras da turma, essa “mulher” era na verdade uma jovem que ainda não tinha conhecido homem, pois essas eram as únicas poupadas. Todo o resto: homens, mulheres, crianças do sexo masculino, idosos, e até os animais, eram passados no fio da espada por ordem do próprio Moisés. Então essa “mulher”, de quem o fiel havia se “enamorado”, era de fato uma presa de guerra, que havia visto todos os parentes do sexo masculino e de boa parte do feminino serem mortos. Bom, o divertido é que o comentarista chama esse trecho de “Proteção à mulher”.
    A boa notícia é que provavelmente é tudo ficção, mas dá uma boa noção do nível de denial da rapaziada atual, não é?

  • Cristiane

    McFly

    “Desculpa, Cristiane, mas não sei não. As poucas participações que me vêem rapidamente à cabeça, da igreja católica em assuntos científicos, são a prisão domiciliar de Galileo e a história de Giordano Bruno. Isso pra não falar das toneladas de provas obtidas pela igreja católica durante a caça às bruxas.”

    Obviamente já está desculpado McFly, como havia dito muito são os distorcidos contos relacionados à igreja Católica, ainda mais hoje, pois existe uma infinidade de bibliografias e autores que se propõem a realizar tal trabalho. Mas felizmente e para infelicidade de muitos, também existem vários Apologistas Católicos, e por incrível que possa parecer os mais brilhantes e estudiosos são aqueles que nem mesmo Católicos eram, foi através de estudos da verdadeira história que puderam constatar a veracidade dos fatos, um bom exemplo são os criadores desse site http://www.veritatis.com.br/article/420. E muitos outros Apologistas Católicos que antes eram Ateus, agnósticos, espíritas, etc, etc…

    Disse John Henry Newman:

    “Aprofundar o conhecimento acerca da história é abdicar ao protestantismo”.
    (John Henry Newman, ministro ex-protestante convertido ao catolicismo.)

    Pax

  • Cristiane

    Eneraldo Carneiro

    “Então, considerando que na opinião dele, e também da sua me parece, a Bíblia deve ser lida levando em conta o “contexto histórico”, o que ele defende, aqui diferente de você, é que a proibição bíblica ao homossexualismo (inclusive com pena de morte) é, ela também, históricamente datada, portanto caduca.”

    Bom, como sou Católica, vou responder segundo o entendimento Católico. A própria Bíblia nos ensina que NÃO é de interpretação particular.

    “ Porque primeiramente isto, que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.” II Pedro 1:20-21 20

    Se você se propuser a anteceder e estudar alguns anos e voltar pouco antes de 1517, irá compreender bem mais sobre isso.

    Outro ponto, Jesus Cristo deixou apenas UMA igreja quando disse ao Apóstolo Pedro:

    “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Mateus 16,18

    E essa ÚNICA igreja “A Igreja do Deus vivo é a coluna e o sustentáculo da verdade´ (1 Tm 3,15)

    Portanto, a interpretação das Sagradas Escrituras é conferida apenas a igreja.
    Todos as interpretações que fiz a pedido do dono desse blog foram feitas pela igreja e NÃO por mim.

    Sobre o livro de Èxodo quando o autor diz que não deveríamos comer carne de diversos tipos pois seríamos condenados, ele se esqueceu de ir ao NOVO TESTAMENTO que é a BOA NOVA de CRISTO e ler o que é ali dito à respeito disso.

    Mas para desmascarar o embuste do autor do livro, já lhe adianto o versículo:

    “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.” Mateus 15: 11

    Resumindo: Jesus trouxe a BOA NOVA, O NOVO MANDAMENTO, e muitos dos Antigos Mandamentos perderam seu valor pelos ensinamentos de Cristo, e esse da proibição das carnes foi UM deles, o mesmo não ocorreu com o versículo que proíbe o homem de se deitar com outro homem como se fosse mulher. Que forçosamente o autor coloca em seu embuste, que em breve será também todo refutado. Note que há um intuito em “defender” a conduta homossexual, foi nesse sentido que quis dizer.

    Outro ponto é que Deus não é favorável ao casamento de divorciados. E o autor novamente erradamente quer dizer que o versículo está inválidado, mas não foi encontrado isso em lugar algum no NOVO TESTAMENTO.

    Outro ponto que você mesmo citou em seu post foi a sobre a lei de Moisés, e novamente, talvez por esquecimento o autor do livro, ele se esqueceu de citar a BOA NOVA de CRISTO, enquanto mais no EVANGELHO DE SÃO JOÃO que diz:

    “Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire a pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão àqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor.
    E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” (João 8:7-11)

    Repetindo “E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”

    Bom, mas para aqueles que não acreditam na existência Divina pouco importa tais versículos, o que não entendo é por que prezam tanto pelo livro do Helminiak que logo adianto é de um ex padre e também homossexual, e somente complementando o tal Reverendo John S. Spong, bispo da diocese de Newark, que comenta em seu livro, é de uma igreja EPISCOPAL que NADA tem a ver com a igreja Católica Apostólica Romana. E essa igreja Episcopal é defensora do homossexualismo. Ou seja bem proposital os comentaristas não? :d

    “Repito QUAL É O CRITÉRIO?
    E, por favor, quando pergunto qual o critério, espero que você responda com argumentos. A maioria dos religiosos que tem aparecido por aqui parece achar que a citação de passagens bíblicas é um substituto para a argumentação. Não é.”

    O critério?

    Espero que tenha respondido qual é o critério, respondo pela igreja Católica, as demais denominações religiosas (50 mil), defendem a livre interpretação, onde cada um tem “inspiração divina” para “interpretar a Bíblia, daí cada qual deve responder a você essa pergunta de uma forma, do mesmo modo que “interpretam” as Sagradas Escrituras. Caso ainda não tenha compreendido volto a explicar.

    Pax

  • Daniel

    Eneraldo, McFly, entendam: a moça é uma Cruzada.

  • Eneraldo Carneiro

    Cristiane

    Você, como é comum entre religiosos, confunde apoplogia com argumentação.
    Já está claro que o seu verdareiro critério, como boa católica que é (você é carismática? Canção Nova?), é a definição da sua igreja. O que significa que, quando daqui a, digamos uns 50 ou 100 anos, o Papa e seus teólogos chegarem finalmente à conclusão de que Lv 20, 13 é tão datado quanto Lv 25, 44-46, vocês crentes poderão comemorar mais um grande avanço da fé. Só que ainda não chegamos lá, então a questão permanece.
    Eu perguntei objetivamente: porque Levítico 25, 44-46 é historicamente datado, conforme você mesma diz com outras palavras, enquanto Levítico 20,13 não é? Nenhuma das passagens que você citou até aqui revogou o mandato para a escravidão conferido em Lv 25, 44-46, revogou? Sabemos, por exemplo que o divorcio, permitido no VT, foi revogado no NT por Jesus, mas Lv 25, 44-46, assim como Lv 20, 13 não o foram. No entanto, você claramente descarta Lv 25, 44-46, o qual não foi explicitamente revogado, com a justificativa de que ele é históricamente datado, pois eram “normas daquele tempo”, mas sustenta Lv 20, 13.
    Veja bem, estamos no mesmo livro, Levítico, temos 2 normas nenhuma das quais foi revogada, mas uma você descarta como costume antigo, a outra não, e eu pergunto qual o critério que estabelece essa distinção. Você até agora não respondeu.
    Mas tem um problema maior, mais grave e anterior com esse seu argumento Cristiane. Pois que histórica é essa de “normas daquele tempo”? Não era “Deus” quem fazia, ou mudava, as “normas” e ai de quem não as seguisse? Ele por acaso estava limitado às “normas daquele tempo”, ou ao “tempo histórico”? Se estava, então Javé é detentor de uma onipotenciazinha bem da sem vergonha. Caso contrário, isso significa que, para Javé sair por aí dando a b***a, era mais abominável do que escravizar pessoas (todas igualmente filha(o)s Dele supõe-se). Aliás, continua sendo, pelo visto.
    A boa notíca é que não temos que nos preocupar com a opinião de Javé mais do que com a opinião da fadinha do dente.

    []’s

  • Eneraldo Carneiro

    Ah Cristiane

    Só uma coisinha. É que segundo oBible Research, há praticamente um consenso entre os estudiosos da Bíblia, de que essa História da adúltera, em João 8, 7-11, ainda que muito edificante, é um acrescimo posterior. Ela não consta dos manuscritos gregos mais antigos, “originais” (se é que essa palavra tem algum significado no que diz respeito à Biblia).

    Boa Quaresma!

  • Cristiane

    Eneraldo Carneiro

    “Eu perguntei objetivamente: porque Levítico 25, 44-46 é historicamente datado, conforme você mesma diz com outras palavras, enquanto Levítico 20,13 não é? Nenhuma das passagens que você citou até aqui revogou o mandato para a escravidão conferido em Lv 25, 44-46, revogou? Sabemos, por exemplo que o divorcio, permitido no VT, foi revogado no NT por Jesus, mas Lv 25, 44-46, assim como Lv 20, 13 não o foram.”

    Quando você diz datado Lv 20,13 quanto Lv 25,44 por acaso quer dizer que tem o mesmo valor? MESMO existindo o NOVO TESTAMENTO?

    Penso que ainda não compreendeu o que quis dizer no post anterior, e a propósito não sou judia, mas sim Cristã. Então cabe salientar que o Novo Testamento testifica o Antigo Testamento.

    O que você NÃO quer compreender é do pq um versículo ser invalidado e o outro não ser, pois não condiz com o embuste escrito no livro do Helminiak, é simples meu caro, JESUS CRISTO no NOVO TESTAMENTO, mas o “brilhante” Helminiak se esqueceu que existe o Novo Testamento, e para aqueles que também não conhecem ou fingem não conhecer caem nas falácias do embusteiro. Simples assim!

    Divórcio revogado no Novo Testamento? Onde?

    Alguns espertinhos, para ludibriar e dizer que o divórcio é “liberado”, usam malandramente esse:

    “Se, porém, ela vier a separar-se, que não se case, ou que se reconcilie com seu marido” 1 Coríntios 7:11
    Porém, tem um grande problema com o livro de Lucas ao tentarem sustentar sua crença:

    “Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério.” Lucas 16:18

    Caríssimo, conheço vários que vivem nessa situação (divórcio), MAS nem por isso tenho o direito de CONDENÁ-LOS, do mesmo modo os que são homossexuais, nós pecadores, mortais, não temos o direito de condenar qualquer pessoa por sua conduta, como foi feito no texto sobre Católicos não praticantes, somos livres para nossas escolhas, porém alguns querem ser seguidores de Cristo, seguir os mandamentos de Deus Pai e Deus filho, outros não, isso cabe a cada um decidir, e ninguém tem nada a ver com sua decisão. O que falta muito é sim respeito de muitos, mas isso creio que vem de educação de berço, e sei bem que quando há esse tipo de deficiência, não se pode esperar muita coisa dos menos favorecidos na educação que não lhes foi dada corretamente.

    “No entanto, você claramente descarta Lv 25, 44-46, o qual não foi explicitamente revogado, com a justificativa de que ele é históricamente datado, pois eram “normas daquele tempo”, mas sustenta Lv 20, 13.
    Veja bem, estamos no mesmo livro, Levítico, temos 2 normas nenhuma das quais foi revogada, mas uma você descarta como costume antigo, a outra não, e eu pergunto qual o critério que estabelece essa distinção. Você até agora não respondeu.”

    Enquanto estiver bitolado em UM só livro da Bíblia NÃO entenderá nunca mesmo. Amigo, um livro complementa o outro, a propósito você já estudou como foi formado o Canon? Ou pensa que ele caiu prontinho dos céus? Pensa também que os livros NÃO tem absolutamente nada a ver com o outro? Oras, deve saber que não.

    Quanto ao revogar a escravidão, foi sim o próprio DEUS quem o fez. O que DEUS pede que façam com os prisioneiros no Antigo Testamento? Pois pelo que sei os escravos eram prisioneiros dos seus servos, dica: está no livro de Isaías. Observe que disse no ANTIGO, porém em outro livro.

    “O que significa que, quando daqui a, digamos uns 50 ou 100 anos, o Papa e seus teólogos chegarem finalmente à conclusão de que Lv 20, 13 é tão datado quanto Lv 25, 44-46, vocês crentes poderão comemorar mais um grande avanço da fé. Só que ainda não chegamos lá, então a questão permanece.”

    Caríssimo, TODO o Canon Bíblico já foi devidamente interpretado a quase 2 milênios! Portanto nem daqui 5000 anos terá uma nova “versão” da interpretação da Bíblia pela igreja. Me parece que você lê somente o Antigo Testamento, principalmente o livro de Levítico, se esquecendo que há outros livros na Bíblia.

    Volto a repetir, a BOA NOVA, ou seja o CRITÉRIO que você tanto busca é o NOVO MANDAMENTO de CRISTO que anula uma série de mandamentos do Antigo Testamento, que inclusive postei alguns exemplos anteriormente. Mas me parece que não entende isso, não faço parte do judaísmo, portanto, discutir o Antigo Mandamento isoladamente, ainda mais UM só livro é ser bastante limitado na leitura da Bíblia para mim que sou Cristã.

    “Mas tem um problema maior, mais grave e anterior com esse seu argumento Cristiane. Pois que histórica é essa de “normas daquele tempo”? Não era “Deus” quem fazia, ou mudava, as “normas” e ai de quem não as seguisse? Ele por acaso estava limitado às “normas daquele tempo”, ou ao “tempo histórico”? Se estava, então Javé é detentor de uma onipotenciazinha bem da sem vergonha. Caso contrário, isso significa que, para Javé sair por aí dando a b***a, era mais abominável do que escravizar pessoas (todas igualmente filha(o)s Dele supõe-se). Aliás, continua sendo, pelo visto.

    A boa notíca é que não temos que nos preocupar com a opinião de Javé mais do que com a opinião da fadinha do dente.”

    Opa!

    Normas daquele TEMPO, NÃO disse que eram normas de Deus!

    Normas CRIADAS por HOMENS!

    Oras, se vc ler além de Levítico, talvez irá entender um pouco mais sobre as leis de Deus e NÃO humanas. Um exemplo dessas leis humanas entre os judeus era que todos deviam obrigatoriamente lavar as mãos antes de se alimentar, caso contrário estavam contaminados e cometendo um grande “pecado”.

    Você também deve saber que o acesso aos livros NÃO era tão fácil para maioria, nem papel existia naquela época, e a IMPRESSÃO só veio a existir com GUTENBERG 1454/1455, e outra que nem todos sabiam ler naquele tempo, portanto muitas das leis eram facilitadamente criadas por HOMENS e não por Deus, onde muitas coisas eram feitas muitos dizendo que eram feitas em seu nome, mas na verdade não eram, então os espertalhões da época, criavam suas leis dizendo que eram divinas, mas no entanto não eram, pois isso era facilitado pelas deficiências daquela época acima citadas.

    “Você, como é comum entre religiosos, confunde apoplogia com argumentação.
    Já está claro que o seu verdareiro critério, como boa católica que é (você é carismática? Canção Nova?), é a definição da sua igreja.”

    Se enganou e muito amigo, pois não faço parte da RCC, sou Católica tradicional.

    Argumentação Bíblica baseada em UM só livro? Oras Eneraldo, se acaso fosse desse modo não necessitaria de um Canon com 73 livros, bastaria um!

    Pax et Bonum

  • Cristiane

    Eneraldo Carneiro

    “Ah Cristiane

    Só uma coisinha. É que segundo oBible Research, há praticamente um consenso entre os estudiosos da Bíblia, de que essa História da adúltera, em João 8, 7-11, ainda que muito edificante, é um acrescimo posterior. Ela não consta dos manuscritos gregos mais antigos, “originais” (se é que essa palavra tem algum significado no que diz respeito à Biblia).”

    Obrigada pela informação Eneraldo, vou pesquisar e estudar sobre o assunto, bom, grego foi uma segunda tradução feita do Novo Testamento, alguns livros foram escritos em aramaico, hebraico, e até mesmo o próprio grego. Aproveito a ocasião para lhe indicar a Bíblia de Navarra que retrata bem sobre a tradução feita através dos textos originais (grego, hebraico e aramaico).

    Obrigada, pela Boa Quaresma.

    Paz e Bem

  • Daniel

    Cristiane, dentre tantas, a maior balela do seu comentário é essa: “TODO o Canon Bíblico já foi devidamente interpretado a quase 2 milênios! Portanto nem daqui 5000 anos terá uma nova ‘versão’ da interpretação da Bíblia pela igreja.”

    Você se considera uma católica exemplar, não é verdade? Pois saiba que a Igreja (a SUA) reinterpreta sim a Bíblia. Você quer colocar o Daniel Helminiak como um pária, um maluco, mas veja o que diz um documento oficial do Vaticano sobre a abordagem histórico-crítica — sim, a mesma defendida pelo Helminiak (estou pondo alguns trechos sublinhados para assegurar que eles não escapem a seu olhar sodomita):

    O método histórico-crítico é o método indispensável para o estudo científico do sentido dos textos antigos. Como a Santa Escritura, enquanto « Palavra de Deus em linguagem humana », foi composta por autores humanos em todas as suas partes e todas as suas fontes, sua justa compreensão não só admite como legítimo, mas pede a utilização deste método.

    Mais adiante:
    Uma segunda conclusão é que a natureza mesma dos textos bíblicos exige que para interpretá-los, continue-se o emprego do método histórico-crítico, ao menos em suas operações principais. A Bíblia, efetivamente, não se apresenta como uma revelação direta de verdades atemporais, mas como a atestação escrita de uma série de intervenções pelas quais Deus se revela na história humana.

    Antes disso:
    Para se comunicar, a Palavra de Deus se enraizou na vida de grupos humanos (cf Ecle 24,12) e ela traçou a si mesma um caminho através dos condicionamentos psicológicos das diversas pessoas que compuseram os escritos bíblicos. Resulta disso que as ciências humanas — em particular a sociologia, a antropologia e a psicologia — podem contribuir a uma compreensão melhor de certos aspectos dos textos.

    (…)

    A interpretação de um texto é sempre dependente da mentalidade e das preocupações de seus leitores. Estes últimos dão uma atenção privilegiada a certos aspectos e, sem mesmo pensar, negligenciam outros.

    Ah, sim!, e cuidado com a fogueira, Cris:
    O fundamentalismo tem igualmente tendência a uma grande estreiteza de visão, pois ele considera conforme à realidade uma antiga cosmologia já ultrapassada, só porque encontra-se expressa na Bíblia; isso impede o diálogo com uma concepção mais ampla das relações entre a cultura e a fé. Ele se apóia sobre uma leitura não-crítica de certos textos da Bíblia para confirmar idéias políticas e atitudes sociais marcadas por preconceitos, racistas, por exemplo, simplesmente contrários ao Evangelho cristão.

    Clica aqui pra acessar o documento.

    Observe bem que a URL é do Vatican.va. Um documento da Cúria Romana! A não ser, é claro, que seja obra de algum hacker luterano homossexual — nesse mundo moderno, a gente nunca sabe…

  • Cristiane

    Daniel,

    “Você se considera uma católica exemplar, não é verdade? Pois saiba que a Igreja (a SUA) reinterpreta sim a Bíblia. Você quer colocar o Daniel Helminiak como um pária, um maluco, mas veja o que diz um documento oficial do Vaticano sobre a abordagem histórico-crítica — sim, a mesma defendida pelo Helminiak (estou pondo alguns trechos sublinhados para assegurar que eles não escapem a seu olhar sodomita):”

    Sua opinião quanto ao que acha que me considero ou não, em nada me interessa! Não discuto pessoas, MAS sim idéias. Não me interessa saber o que você é ou quer ser, tem ou deixa de ter, o que você pensa ou deixa de pensar dos outros, etc… Não perco meu tempo discutindo pessoas ok?

    Penso que NÃO leu o texto na íntegra, e se leu, não compreendeu o real sentido do texto.

    “reinterpreta sim a Bíblia”

    Opa!

    Não fique todo confiante em pensar que os versículos do embusteiro Helminiak serão invalidados, pois nem mesmo no Novo Testamento, principalmente nos Evangelhos isso foi feito! Se até mesmo Jesus, filho de Deus vivo não revogou tal versículo. E o próprio Jesus disse que NÃO veio para revogar os mandamentos de Deus Pai, mas para cumprir sua missão. Seria Helminiak superior ao próprio Jesus Cristo e revogar os versículos que incomodam muitas pessoas? Oras, Lutero arrancou 7 livros pois não aceitava a existência do Purgatório, só não teve coragem de arrancar o livro de Tiago, que apelidou carinhosamente de “Carta de palha” pois esclarece que não somos salvos somente pela fé como o embusteiro afirmava em suas teses.
    Então para Helminiak arrancar o livro de Levítico seria gritante demais, daí ser mais fácil ir para o banal fundamentalismo e expor suas idéias, claro como homossexual, nada mais cômodo. Oras, cada embusteiro que aparece. rs
    Leia também com muita atenção as partes que não sublinhou, pois penso que ainda não percebeu o que está escrito.
    O texto é bastante claro, a igreja NÃO dispensa o método científico para novas descorbertas Bíblicas, pois isso contribuirá e muito para muitos pontos sejam melhores esclarecidos. Que ÓTIMO isso, MARAVILHOSO! Mais uma prova que a igreja não está FECHADA para a ciência.

    “Observe bem que a URL é do Vatican.va. Um documento da Cúria Romana! A não ser, é claro, que seja obra de algum hacker luterano homossexual — nesse mundo moderno, a gente nunca sabe…”
    Eita, que o rapaz tá nervoso.
    Calma! O Vaticano NÃO esconde seus trabalhos, documentos dos Católicos e como pôde observar nem mesmo daqueles que nem professam da mesma fé.
    Volto a repetir TODO o Canon já foi devidamente interpretado pela igreja que é COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE. Como você pensa que se chegou ao concenso de Trindade? Se acaso encontrar essa palavra na Bíblia me avisa. rs
    Obviamente a igreja NUNCA parou seus estudos Bíblicos, agora dizer que há uma nova “reinterpretação” com revogação dos Mandamentos de Deus é forçar muito a barra.
    O grande problema do “brilhante” Helminiak, foi se esquecer que há diversos estudiosos bíblicos que facilmente refutarão suas falácias, donde já pôde perceber que fiz facilmente algumas poucas refutações sobre alguns dos seus embustes.

    Esse embuste do Helminiak tá parecendo um bastante conhecido por nós Católicos sobre um famoso versículo de Êxodo sobre imagens. rs
    Daniel, não se preocupe com a Bíblia e o que ali está escrito, pois como você mesmo disse no post anterior um livro de auto ajuda tem mais valia que a Bíblia Sagrada pra você, e esta não tem valor algum, então relaxa amigo! pois a refutação que em breve faremos do livro de Helminiak, como já fizemos de tantos outros embustes, e a não revogação pelo próprio Jesus Cristo sobre o versículo em Levítico 19,20 não fará a mínima diferença pra você. Esquece isso! Viva sua vida em PAZ e seja FELIZ! ;)

    Pax et Bonum

  • Daniel

    Cris, como eu previa, você mais uma vez diz nada com coisa nenhuma. Agora, ficou toda perdidinha com o documento do Vaticano, que dá mais razão ao Helminiak que a você. Em que partes o documento nega as partes que sublinhei? Em nenhuma, pois a Igreja de Cristo é infalível e não se contradiz. Ao contrário de você:

    “A igreja NÃO dispensa o método científico para novas descorbertas Bíblicas, pois isso contribuirá e muito para muitos pontos sejam melhores esclarecidos.”

    Mas você não tinha dito que já estava TUDO esclarecido, há milhares de anos? Então existem “muitos pontos” que não estão bem esclarecidos? Quais? Me diga uns 5, como exemplo.

    O documento é claríssimo: defende a leitura histórico-crítica como indispensável, inclusive com apoio da sociologia e psicologia (como você sabe, há milhares de anos essas matérias nem existiam); o método histórico-crítico é um método devotado a encontrar significados que escaparam aos leitores de décadas, séculos atrás; se estes leitores haviam INTERPRETADO a Bíblia, o “novo” método a REINTERPRETA (ou você acha que um medieval que nem sabia que um dia ia existir um troço chamado psicologia, lia a Bíblia da mesma forma que um psicólogo o faz hoje com o método histórico?); a Bíblia é a “palavra de deus”? Pois então o método histórico-crítico defendido pelo Vaticano a está sempre reinterpretando, o que continuará acontecendo até milênios depois de você e eu estarmos juntos no paraíso.

    É tão simples que até você pode entender.

    Vamos lá, me divirta. Você é uma contradição ambulante.

  • Cristiane

    Daniel,

    “O documento é claríssimo: defende a leitura histórico-crítica como indispensável, inclusive com apoio da sociologia e psicologia (como você sabe, há milhares de anos essas matérias nem existiam); o método histórico-crítico é um método devotado a encontrar significados que escaparam aos leitores de décadas, séculos atrás; se estes leitores haviam INTERPRETADO a Bíblia, o “novo” método a REINTERPRETA (ou você acha que um medieval que nem sabia que um dia ia existir um troço chamado psicologia, lia a Bíblia da mesma forma que um psicólogo o faz hoje com o método histórico?); a Bíblia é a “palavra de deus”? Pois então o método histórico-crítico defendido pelo Vaticano a está sempre reinterpretando, o que continuará acontecendo até milênios depois de você e eu estarmos juntos no paraíso.”

    Perdidinha? :)

    Por gentileza cite pelo menos UM versículo no Novo Testamento que revoga Levítico 19,20. Só isso basta!

    Daniel, mesmo que psicólogos, sociólogos, médicos, dentre outras especialidades façam suas análises da palavra de Deus, o NOVO TESTAMENTO testifica o antigo. Lembre-se disso.

    O método irá apenas auxiliar e NÃO revogar mandamentos feitos por Deus entende?

    A Bíblia foi sim TODA interpretada, porém a igreja NÃO está fechada para novas descobertas. Seria não muito inteligente por parte dela fazê-lo. Consegue me compreender?

    Agora por exemplo, o consenso de Trindade Santa, você pensa que realmente com essa nova “reinterpretação” isso irá cair por terra? Oras Daniel, obviamente que NÃO! O que já foi descoberto por estudos continuará absolutamente igual. No entanto a Bíblia é um livro extremamente difícil e seus estudiosos necessitam de diversos meios de estudos para se chegar a um acordo. Não é tão simples de pegar uma Bíblia ler somente e pronto!

    Outra coisa que talvez não saiba é que a Bíblia é “filha” da igreja e NÃO o contrário.

    O que você quer com o texto é que exista uma nova versão, e que o livro de Helminiak seja 100% correto, mas nem mesmo Jesus Cristo revogou tal versículo, isso que vc não consegue comprender. Como haveria a igreja então a revogar tal versículo?

    Daniel, respeito seu lado de ser Ateu, e tudo mais, mas Deus conhece o coração dos homens, e ele é bom, amável e lento para ira. Oras Daniel, Jesus Cristo perdoou TODOS os pecados do ladrão que morreu logo ali ao seu lado na cruz, pq tb não perdoaria tantos outros pecadores?

    O livro de Helminiak, simplesmente revoga algo que NÃO está escrito no Novo Testamento, isso é totalmente banal, pois seria como retirar uma lei já promulgada como por exemplo o assassinato para livrar erros cometidos pelas pessoas que praticam esse crime, mas isso não deixará de ser um crime por ter sido “retirada” a lei.

    Helminiak, por ser homossexual e Cristão quis de alguma forma anular um Mandamento, porém, ele se esqueceu também que Deus é bom, lento para ira, e ama seus filhos, e sua misericórdia é grandiosa.

    O interessante é que o documento do Vaticano é do ano de 93 e mais de 15 anos depois NADA mudou. Com toda sinceridade, os “pontos” difíceis que penso que terão mais ênfase nessa nova “reinterpretação” provavelmente estão no livro de Apocalipse que além de fazer parte do Novo Testamento, é bem mais difícil de compreender que o livro de Levítico.

    Mas esqueça isso, pois a Bíblia não tem valor algum pra vc mesmo. :)

    Pax et Bonum

  • Daniel

    Cris, cite só uma passagem do documento do Vaticano que diga que o Levitício deva estar livre da leitura histórico-crítica. Ou seja, que ele é uma exceção, que, ao contrário dos outros Livros, não precisa de novas interpretações para se livrar de leituras que simplesmente “confirmam idéias políticas e atitudes sociais marcadas por preconceitos, racistas, por exemplo“.

    Não se esqueça: segundo o Vaticano, “A Bíblia, efetivamente, não se apresenta como uma revelação direta de verdades atemporais“, portanto,”sua justa compreensão pede a utilização deste método“.

    “A Bíblia foi sim TODA interpretada, porém a igreja NÃO está fechada para novas descobertas”, você diz. Isso é pura contradição. Como eu disse, perdida.

    Estou esperando tmb os exemplos dos pontos da Bíblia que, segundo você, precisam ser “melhores esclarecidos” (embora “A Bíblia foi sim TODA interpretada”!). Esses pontos não estão no Levitício, suponho, mas seria interessante saber por que apenas os seus precisam de esclarecimento.

    Você: “Não é tão simples de pegar uma Bíblia ler somente e pronto!” O embusteiro do Helminiak e o documento do Vaticano defendem o mesmo. Você é que defendia uma leitura literal. Agora, se contradiz.

    Quanto a isso de Jesus perdoar pecadores, é de sua crença. Não me interessa e não tem nada a ver com a discussão. E, sim, a Bíblia não tem valor pra mim, mas estou apenas mostrando que qualquer um sabe mais dela do que você. Não se desespere — pode ser que vc saiba mais sobre futebol do que eu :-p

    Então estamos acertados: Helminiak lê a Bíblia como um cristão homossexual. E você a lê como uma cristã heterossexual.

    Como eu disse lá pelos primeiros comentários, sua leitura é só mais uma entre tantas outras.

    Às ordens.

  • Cristiane

    Daniel,

    “Cris, cite só uma passagem do documento do Vaticano que diga que o Levitício deva estar livre da leitura histórico-crítica. Ou seja, que ele é uma exceção, que, ao contrário dos outros Livros, não precisa de novas interpretações para se livrar de leituras que simplesmente “confirmam idéias políticas e atitudes sociais marcadas por preconceitos, racistas, por exemplo“.

    Aguardemos os estudos, ainda não tem NENHUM documento oficial da igreja sobre o assunto.
    Exato! Preconceito, ta aí um grande mal que não só pode ser visto nos Cristãos, mas também em todos os tipos de pessoas. Quando se fala em preconceito, as pessoas geralmente só se lembram do preconceito racial, e religioso, porém se esquecem dos inúmeros tipos de preconceitos, até mesmo aqueles contra determinadas profissões, de determinado curso superior. Lamentável!

    “Estou esperando tmb os exemplos dos pontos da Bíblia que, segundo você, precisam ser “melhores esclarecidos” (embora “A Bíblia foi sim TODA interpretada”!). Esses pontos não estão no Levitício, suponho, mas seria interessante saber por que apenas os seus precisam de esclarecimento.”

    Esclarecimento que digo é a questão do transcedental, por exemplo um grande Pe. que defendeu uma tese a pouco tempo sobre o fogo. Por isso citei o livro de Apocalipse que é pra mim o de mais difícil compreensão, a interpretação feita pela igreja de TODA Bíblia, não quer dizer que não se possa ter outras descobertas, com os avanços científicos. E nem mesmo isso revogar Mandamentos expressos por Deus. E o texto indicado do Vaticano é bastante claro nessa questão, de que com o avanço da ciência isso fica mais facilitado. Consegue compreender?

    Como vc mesmo disse há milênios atrás não existia psicólogo, e vários outras profissões, e hoje contamos com um grande apoio da ciência para isso.

    “A Bíblia, efetivamente, não se apresenta como uma revelação direta de verdades atemporais“, portanto,”sua justa compreensão pede a utilização deste método“.

    Oras, vc queria que o Vaticano simplesmente virasse as costas pra isso?

    “Você é que defendia uma leitura literal. Agora, se contradiz”

    Eu defendia a leitura literal? Fundamentalismo????

    Onde? É absurdo isso, tanto é que deixei um link que mostra bem o que é o fundamentalismo Bíblico.
    Provavelmente está confundindo com a interpretação da igreja e não com o que realmente quis dizer.

    “Quanto a isso de Jesus perdoar pecadores, é de sua crença. Não me interessa e não tem nada a ver com a discussão. E, sim, a Bíblia não tem valor pra mim, mas estou apenas mostrando que qualquer um sabe mais dela do que você. Não se desespere — pode ser que vc saiba mais sobre futebol do que eu :-p”

    Ok quanto ao não acreditar e não valorizar a Bíblia é um problema particular seu, porém quando diz qualquer um, me comparando aos grandes estudiosos Bíblicos é uma grande honra :), pois não sou um deles, no entanto, facilmente refutei as falácias do autor do livro quanto a Levítico 19:20 (mesmo sabendo tão pouco), e até agora vc não conseguiu fazer o mesmo. ;)

    “Então estamos acertados: Helminiak lê a Bíblia como um cristão homossexual. E você a lê como uma cristã heterossexual.”

    Obviamente, as chaves que eu saiba não foram conferidas a Helminiak, mas sim a Pedro, que foi o primeiro Papa, portanto que um e outro diz e pensam que não respondam pela igreja Católica não tem valor algum para nós Católicos.

    Pois a IGREJA é coluna e sustentáculo da VERDADE.

    Ahh só complementando, os defensores da Sola Scriptura (somente a Bíblia como única fonte de fé), são os protestantes, não nós Católicos.

    Pax et Bonum

  • Daniel

    Certo, você não encontrou nenhuma passagem que diz que o Levitício deva ser exceção aos contínuos estudos de interpretação do método histórico-crítico. É impressionante como você escreve muito sem dizer nada. Tá precisando entrar na escolinha do professor Helminiak, hem? As chaves que o Pedro levava no bolso? Grande questão, sem a qual a humanidade não segue adiante. “Tese sobre o fogo”? Ok, agradeço o, por assim dizer, exemplo. Foi muito bom debater com você, pois está claro que o mundo só tem jeito assim mesmo, com uma variedade de crenças e pontos-de-vista. Vivas às “50 mil seitas”! /o/

  • Cristiane

    Daniel,

    “Certo, você não encontrou nenhuma passagem que diz que o Levitício deva ser exceção aos contínuos estudos de interpretação do método histórico-crítico. É impressionante como você escreve muito sem dizer nada. Tá precisando entrar na escolinha do professor Helminiak, hem? As chaves que o Pedro levava no bolso? Grande questão, sem a qual a humanidade não segue adiante. “Tese sobre o fogo”? Ok, agradeço o, por assim dizer, exemplo. Foi muito bom debater com você, pois está claro que o mundo só tem jeito assim mesmo, com uma variedade de crenças e pontos-de-vista. Vivas às “50 mil seitas”! /o/”

    “Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.”Levítico 20:13

    Não há ambiguidade alguma na comprreensão dessa passagem, seja sua leitura pelo modo fundamentalista, ou pelo método histórico-crítico, ou até mesmo religioso, etc…não há dúvidas sobre o texto. Note que na primeira parte do Capítulo deixa claro da adoração de um falso deus, vc como um exemplar aluno do “mestre” Helminiak, já deve ter percebido isso que estou dizendo. Logo em seguida, há uma sequência que trata sobre sexualidade, onde há condenação, já no final do Capítulo, onde por sinal está bastante nítido, é mudado novamente o assunto.

    Será qual foi a falácia do “saudoso” Helminiak, para:

    “Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.” Mateus 19:4-6

    Oras caríssimo Daniel, não me venha com aquele papo de que foi somente para procriação, pois aí meu amigo já está no NOVO TESTAMENTO! Já não era mais só Adão e Eva para povoar o mundo, como foi dito pelo autor sobre o Antigo. Uma boa oportunidade para JESUS CRISTO revogar o que foi dito (sobre a relação homem-mulher e casamento) em Gênesis não acha? ;)

    E o que o “brilhante Helminiak diz a respeito de:

    “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” Mateus 5,17

    A interpretação com auxílio do método histórico-crítico NÃO revoga o versículo que está claro. Só mesmo o embusteiro Helminiak para enganar tantos desinformados no assunto. A propósito, qual é a colocação das vendagens da “obra” de Helminiak? Certamente não será o livro mais lido do mundo, assim como é a Bíblia Sagrada.

    É impressionante, você lê e não entende nada! E o pior, está tão obscecado com o tal livro, que não é capaz de fazer uma análise um estudo do que foi por ele escrito. Acredita piamente, sem fazer nenhum tipo de questionamento. Sua contradição é tamanha, que diz que a Bíblia NÃO valor algum, mas em seu blog coloca justamente sobre um livro que tenta malandramente anular alguns Mandamentos da Bíblia Sagrada. AHÃ sei :d

    Ahh sobre as chaves, não são as de bolso meu amigo, :( e também essa leitura não se encontra no livro de Levítico, existem mais 72 livros na Bíblia Sagrada.

    Quanto as mais de 50 mil seitas, isso até mesmo o profeta dos protestantes, Lutero é claro já havia profetizado há quase 500 anos, quando percebeu o tamanho do seu erro em defender a “livre interpretação”, e “profetizou” que haveriam tantas seitas quanto cabeças. :)

    Pax et Bonum

  • Daniel

    Na mosca, Cris! Há sim falácias do Helminiak sobre os trechos que você citou: “A abominação do Levitício: impureza” (p. 47); Mateus 19:4-6 (p. 109)

    Não, claro, que você vá ler o livro (você só lê o que te agrada). Só para constar. E não que eu concorde com todas as explanações do Helminiak. Acho mesmo que a Bíblia é em grande parte uma verborragia inútil, um pastiche de moral duvidosa, leitura não indicada para crianças.

    Ah!, para sua maior informação: o texto do Helminiak eu pus aqui no blog, primeiro, porque não valorizo apenas autores com os quais concordo integralmente (isso eu deixo para os cabeças-de-vento) — se você quer chamar isso de “contradição”, fica à vontade; já percebi que você tem mesmo um dicionário mais sofisticado que o do resto dos mortais. E depois, em um outro post, recebemos comentários de vários evangélicos defendendo, adivinhe só?, a leitura fundamentalista da Bíblia em relação à homossexualidade. Vários deles citam alegremente seu querido Levitício. Ou seja, você não é em nada diferente desses evangélicos. Se apetecer, dê uma olhada no post e nos comentários: http://www.amalgama.blog.br/01/2009/mais-sobre-os-evangelicos-e-a-homofobia/

    Então, pus o texto do Helminiak para mostrar que nem todo cristão (seja ele da estirpe católica ou protestante) pensa igual — graças a deus. Aliás, os e-mails que recebi de assinantes do Amálgama que são católicos, concordando com o posicionamento do Helminiak, foram muitos, você não chega nem perto de imaginar. Por eles, eu até tendo a achar que você é que é um pária. Cada cabeça, uma sentença…

  • Cristiane

    Daniel,

    “Na mosca, Cris! Há sim falácias do Helminiak sobre os trechos que você citou: “A abominação do Levitício: impureza” (p. 47); Mateus 19:4-6 (p. 109)”

    Daniel, raciocine um pouco!

    Você tem condições de pensar por si só, e não somente copiar as idéias e teologias de quitanda do outro.

    No Evangelho de São Mateus já está no NOVO TESTAMENTO, não tem nada a ver mais com a defesa do autor sobre procriação feita em Gênesis. Se acaso fosse do jeito que ele defende Daniel, casais que hoje NÃO podem ter filhos, tb NÃO poderiam se casar na igreja, por NÃO conseguir procriar. Me poupe!

    Note que JESUS CRISTO, faz citação do versículo e não o revogou. Nem para aqueles que pensam que a Bíblia NÃO condena o homossexualismo e o divórcio.

    A igreja NÃO proíbe de ninguém estar de acordo com as teologias de alguém, porém quem não está a favor dos ensinamentos da igreja, está certamente contra ela. Portanto, os “católicos” que disse que são a favor das idéias de Helminiak, NÃO fizeram um estudo sobre o assunto, assim como vc tb não fez.

    “católicos” de IBGE há muitos mesmo, qq coisa que for dita, eles são capazes de acreditar. Alguns simplesmente só receberam o Batismo quando crianças, e depois disso muitos deles nem mesmo pisaram na igreja, já outros nem sequer conhecem a História da igreja, História da Bíblia, Apologética, Patrística, etc…

    Sinceramente, vc parece não querer compreender, já expliquei anteriormente sobre a proibição de carnes em Levítico, e que foi REVOGADA está no NOVO TESTAMENTO!

    “O que contamina o homem, não é o que entra pela boca, mas o que sai da sua boca.”

    Ou seja, NÃO é a carne, mãos sem lavar antes de se alimentar, ou qq outro tipo de alimento, não é isso! Mas as palavras que saem da sua boca que agridem o próximo. Entendeu?

    Logo em seguida desse versículo, “sobre alimentação”, fica ainda mais claro tudo isso, pois “A boca fala daquilo que o coração está cheio.”

    Explicando…

    Se seu coração estiver cheio de ódio, rancor ou mágoa, é isso que irá expressar. Daí gerar a violência, ofensas, calúnias, julgamentos e tudo mais.

    O autor é muito esperto, usa vários versículos (fora do contexto Bíblico), para ludibriar os menos esclarecidos, sua leitura fundamentalista e ainda por cima mentirosa, se esqueceu de que o adultério naquela época era sim uma vergonha para homem perante TODA sociedade NÃO somente um prejuízo para ele, como foi dito. E por esse tipo de erro que matavam as pessoas, daí Daniel, no Novo Testamento Jesus disse:

    “Que atire a primeira pedra quem NÃO tiver pecado algum”.

    Ou seja, JESUS CRISTO, diz claramente que ninguém deve ser condenado por ninguém aqui na terra, por seus atos falhos, (como fez nossa amiga no outro texto sobre os Católicos não praticantes lembra?), pois TODOS nós somos pecadores, falhos, ninguém é superior a ninguém.

    Nos versículos que correspondem aos sacrifícios praticados na época que o autor malandramente deve ter citado, que a propósito, ele sabe bem que UM ÚNICO e verdadeiro Sacrifício já foi feito. E hoje NÃO precisamos mais fazer sacrifícios de matar bichos como era feito antigamente, porém até hoje é praticado esse tipo de conduta pelo povo judeu, que “coincidentemente” não acreditam em Cristo.

    O embusteiro Helminiak, está usando a Bíblia como um simples livro de historinhas daquele povo. Lastimável! :(

    Eis aí o fundamentalismo Bílbico, simplesmente uma história qualquer.

    Paz e Bem

  • Cristiane

    Daniel,

    Amigo, li rapidamente sobre o tema homofobia, digo desde já que sou totalmente CONTRÁRIA, sou tb contrária a criminilização do homossexualismo. Não somos nada, ninguém para condenar os divorciados, alcoolistas, homossexuais, assassinos, ladrões, etc, etc…

    “Quem NÃO tiver pecado algum que atire a primeira pedra.”

    Infelizmente, o que chamamos de irmãos separados que são nossos amados protestantes, tem uma visão diferente sobre vários assuntos em relação a nós Católicos.

    Vc já foi abordado na rua, ou qq outro lugar e criticado por algum deles? Bom eu já e várias vezes, somos considerados idolátras por eles. E muitos tem um verdadeiro ódio de nós. Então prefiro não debater muitas vezes com eles, pois penso que isso só irá aumentar o ódio que sentem por nós, Não todos eles, mas uma grande parte, alguns chegam até mesmo a virar o rosto quando dissemos que somos Católicos. Fazer oq né? :d

    Me resguardo a não comentar em sua outra página de seu blog, pois sei como é a mentalidade deles sobre esse dentre vários assuntos, muitos inclusive ligados à ciência.

    Paz e Bem.

  • Patrícia

    Que discussão gigante…e quanta baboseira li.
    Sinceramente? Eu sou evangélica, criada na Igreja Batista desde criança, fui apresentada na Igreja e tudo. E ainda vou a Igreja.
    Sou lésbica, tive um grande conflito por isso (Deus x emoção/razão). Pirei total mesmo. Mas querem saber? Nós, homossexuais, nem ligamos pra isso. Olha que eu sou evangélica.. deixei de lado, se Deus vai me condenar por eu ser muito feliz com uma mulher, que me condene então.
    Não sinto nada por homens e vou pro inferno por isso, que eu vá.

    Cristiane, não tenho saco e paciência como os demais para ficar debatendo com você. Na verdade, estava lendo sobre outras coisas em sites contra a homofobia por aí e achei este aqui, e provavelmente nem vou voltar para ver se comentaste algo ou qualquer coisa do tipo, mas achei que deveria deixar meu comentário para vc e os demais verem.

    A minha opinião, resumida: Conheço muitas pessoas que são evangélicas (e os protestantes são bem “piores” e categóricos quando se trata de homossexualidade) que são gay/lésbicas… Minha amiga é filha de pastor e nem por isso.
    A diferença que há é que até hj ela é infeliz, pq se envolve vez em quando com uma mulher, mas não aceita e termina.. por causa dos pais. O irmão dela é gay assumido. Sinceramente? Não sei se é genética ou não, sei que ninguém pede pra ser assim, simplesmente se é. Eu falo isso pq, como falei no 1o paragráfo, nasci na igreja evangélica, sempre soube de tudo isso, lutei contra isso e mesmo assim sou o que sou e hoje, ainda bem, aceito muito bem isso. Ninguém escolhe sofrer preconceito, ficar mentindo ou levando uma vida de 007 (sim, pq vc tem q se desdobrar fingindo ser o que vc não é), só para agradar a família, que, no meu caso, é toda evangélica fervorosa. MInha mãe desconfiou de mim e, só de pensar nisso, chorou e me implorou para q não fosse verdade, pq ela nao aguentaria essa carga emocional (ela teve depressão recentemente pelo falecimento do meu pai).

    Então, cara Cristiane, a Bíblia que você conhece eu e muitos outros homossexuais que tem conhecimento da palavra tbm sabem.. Eu não tento justificar, entender ou contrariar aquilo q está escrito. É bem claro para mim. Se é isso ou não, eu só vou saber quando morrer… Só sei que prefiro viver minha vida feliz, como estou agora, do que depressiva e triste, como era antes.

    Bjs a todos.

    PS.: Vou receber os próximos comentarios no e-mail..quem sabe eu não volte. :)

    • neuber

      olá patrícia!!
      gostei de sua atitude, apesar de não concordar com a prática.
      porque seguir os conceitos divinos é uma questão de escolha e não uma inposição de Deus. isso é o livre arbítrio, que nos permite escolher nossas praticas, “ainda que erradas” mas tudo na vida tem suas consequencias, a atitude certa e a errada.
      só um conselho, sei que a opressão por parte de muitos evangélicos tem feito pessoas se revoltarem, ao invés de procurar a solução, pois a Biblia nos ensina premeiro a mar. que você encontre nesta mesma palavra de Deus forças pra se erguer, porque quando pecamos nos entristecemos, ,mais quando o pecado vira iniquidade não ligamos mais prque já bloqueamos a ação do Espirito de Deus.

    • Lucas

      Tem pessoas que nao pessam bem no que fazem, Patricia diz que não importa se ela for pro inferno ou não, prefere continuar vivendo assim, dizendo que isso e ser”feliz”, não sabe que este mundo é passageiro. Está se contentando com uma “migalha” oferecida pelo mundo e rejeitando as grandes bençãos que Deus lhe oferece. Ainda se diz “evangelica”! com esse tipo de pensamento percebe-se que não conhece a Jesus verdadeiramente.

  • Cristiane

    Olá Patrícia,

    Infelizmente Não leu o que escrevi, pois deixei bastante claro de que NINGUÉM aqui na Terra tem o direito de condenar você ou qualquer outra pessoa.

    Também sou de famí­lia protestante, porém sou Católica, e UM dos motivos de minha opção religiosa, foi justamente essa “condenação” que os protestantes fazem de “escolher” quem vai ou não para o inferno. Geralmente tratam os demais como eles dizem “do mundo”, ou de outras religiões de outra maneira, discriminando. Mas nem mesmo JESUS CRISTO discriminou NINGUÉM!

    Imagino como seja sua vida com seus familiares protestantes.

    A Paz

  • Daiane

    Nossa, quanta discussão.

    Só queria dizer que concordo com a Cristiane a respeito das questões bíblicas e etc, porém, sou protestante e não concorco quando você diz:
    “foi justamente essa “condenação” que os protestantes fazem de “escolher” quem vai ou não para o inferno”.

    Como você mesmo disse, NINGUÉM tem o direito de julgar ninguém, somente Deus. Mas essa “condenação” como vc diz que os protestantes fazem, eles somente falam o que está na bíblia. Ou seja, se alguém não crê em Deus e em Jesus, não será salvo.
    Porém, sei que tem muitos que são fervorosos demais e acabam assustando os outros com a sua crença.
    Fui católica quando pequena, e agora não sou mais, prefiro dizer que sou apenas CRISTÃ. Não entendo certas coisas da igreja Católica como exemplo a adoração de imagens, que tanto diz na bíblia que Deus odeia isso.
    Não quero criar outra discussão, apenas deixar minha opinião, já que sem querer vir parar neste site.

    Abraços,

  • Virginia

    Puxa, este site é PODRE!!! Nunca vi tanta besteira escrita junta por parte de seus idealizadores que não conhecem a Bíblia, nunca a estudaram e usam a lei do “achismo” para debate-la.
    Poucos aqui têm conhecimento de causa para discutir legalmente.
    O mal da humanidade é esse: FALTA DE CONHECIMENTO, LEI DO ACHISMO ( eu acho que… tec, etc, etc…), IGNORÂNCIA CULTURAL E CIENTÍFICA, E MANIA DE JULGAR OU REPETIR O QUE SE OUVE POR AÍ SEM ALMENOS ESTUDAR E CONHECER A FUNDO O QUE SE ESTÁ FALANDO.

    Pobres mortais!

  • Daniel

    E tu ainda perde tempo comentando, Virginia?

  • Marok

    Essa aí pode falar, afinal ela não usa achismos, é a detentora da verdade absoluta universal. Com certeza já estudou todos os assuntos à exaustão e agora chegou à conclusão de que ninguém aqui conhece a bíblia tão bem quanto ela.

    Realmente, o melhor argumento, “ALMENOS” desse post.

    • Natalia

      hahahahahahahahaah!!!

      O melhor é quando ela termina: Pobres mortais!!!

      Acho que ela não se considera mortal também…

      To rindo muito com os comentários! E parabéns pelo post e pelo blog…

  • Vieira

    A Virgínia disse duas coisas interessantes…

    1º “Puxa, este site é PODRE!!!, Nunca vi tanta besteira escrita junta por parte de seus idealizadores que não conhecem a Bíblia, nunca a estudaram e usam a lei do “achismo” para debate-la. Poucos aqui têm conhecimento de causa para discutir legalmente.”

    2º “O mal da humanidade é esse: […] MANIA DE JULGAR […] SEM ALMENOS (ui!) […] CONHECER A FUNDO O QUE SE ESTÁ FALANDO.” (reduzi o que ela disse, mas não altera o sentido)

    FAIL

    Ela esqueceu que o autor dos achismos no post é Daniel A. Helminiak, padre por 28 anos, Ph.D. em teologia sistemática pelo Boston College, como o post mesmo informa. O que ainda falta pra esse cara experiente falar sobre a bíblia “legalmente”?

    Eu ri.

  • Daniel

    Vieira, falta pensar igual a ela, ora.

  • Eneraldo Carneiro

    Virginia

    Primeiro, desligue o CAPS LOCK do seu teclado, há formas mais elegantes de dar ênfase ao que você quer expressar. Dessa forma, para quem lê é o equivalente a gritar, e eu tenho certeza que você não quer gritar com ninguém aqui não é mesmo?
    Segundo, além de aprender a se expressar de forma adequada, revisar suas mensagens, antes de enviar, pode ajudar com erros gramaticais bobos como “almenos”, que óbviamente é ‘ao menos’.
    Creio que você precisaria dar conta desses dois primeiros ítens antes de criticar alguem, especialmente usando adjetivos como ‘podre’, e acusando de ‘ignorância cultural e científica’. Convenhamos chamar alguem de ignorante e escrever ‘almenos’, não confere muita credibilidade à crítica.
    Por fim, talvez ao invés de sair gritando e adjetivando, fosse mais útil se você ao menos fundamentasse um pouco o que você pensa, de modo a desfazer o véu de ignorância onde ele existir, se for o caso. E quando eu digo fundamentar não é como alguns acham, sair recortando e colando trechos bíblicos, pois o ponto central do artigo, caso tenha te escapado, é justamente a questão da interpretação da bíblia.

  • Taiguara

    Belíssimo o comentário da Patrícia. Por outro lado, não perderia meu tempo com alguém que argumenta tão mal sobre uma instituição tão lamentável e sobre um deus tão mesquinho.

    Fico com a beleza do seu comentário, Patrícia.

    • Natalia

      “Fico com a beleza do seu comentário, Patrícia.”

      Somos dois =)

  • Vítor

    Desculpe a minha franqueza, mas, em primeiro lugar, é preciso estabelecer o seguinte: A bíblia não pode ser considerada, a rigor, nem um livro religioso, nem histórico, por uma simples razão, não há absolutamente qualquer comprovação de seu conteúdo, sendo assim, ela pode, no máximo, ser considerada como um livro de costumes de época, nada além disso. Basta atentarmos ao fato de que o que verificamos indubitavelmente é uma mera compilação de outras culturas anteriores que também geraram os seus deuses, e há semelhanças desde o modo da concepção até as datas e nomenclaturas atribuídas. Desculpe eu lembrar a todos de que não há sequer a comprovação da existência de Jesus na Terra a despeito das muitas tentativas frustradas da igreja em “criar ou plantar provas” que foram rapidamente refutadas por simples testes científicos como, por exemplo, o do carbono 14 na chamada urna pertencente a um tal “Tiago” que seria um pretenso irmão de Jesus. Quem não se lembra dessa passagem que mais pareceu uma sessão pastelão? O curioso é que há uma farta comprovação documental de personagens anteriores a Jesus, como por exemplo, os filósofos gregos e suas numerosas contribuições para a formação da cultura ocidental. Essa ausência de provas é algo que me intriga muito, pois um personagem desse porte jamais poderia ter passado de maneira tão despercebida pelos registros históricos, principalmente considerando toda a expressividade que sua existência deveria ter deixado. De resto, creio que um único mandamento seria suficiente para guiar a humanidade: “Não faça ao seu semelhante aquilo que você não gostaria que fosse feito a você.” No mais, devemos viver nossas vidas de modo a buscar a felicidade, não importa se a pessoa é heterossexual ou homossexual, ela é, primeiramente, um ser humano como todos os outros e, portanto, deve ser respeitado como tal. Além disso, uma “igreja” recheada de casos de pedofilia não tem estatura moral para julgar outras pessoas. Notem que a pedofilia é um desvio absurdo, caracterizado como crime, esse nem de longe é o caso da homossexualidade que é meramente uma orientação sexual. Se formos analisar racionalmente, ao longo da História, as religiões fizeram muito mais mal do que bem, pois barbaridades inimagináveis foram perpetradas, e ainda o são, em nome da fé, isso deveria ser um motivo de tristeza e reflexão para o ser humano, pois em muitos momentos ele está abaixo dos animais ditos “irracionais” em certos comportamentos.

  • Augusto

    Concordo plenamente com o Vítor, não é mais possível continuar usando vendas nos olhos. A verdade está escancarada, basta ter olhos para enxergar.
    Onde estão os exemplos que deveriam ser dados de humildade, caridade, auxílio aos necessitados?
    Ao invés disso, o que existe é uma ostentação de riqueza e acúmulo de bens materiais, e eu pergunto, pra quê?
    A resposta também é bastante óbvia: apenas para alimentar a cobiça e a mediocridade de pessoas que se dizem porta-vozes da vontade divina mas que, no entanto, estão muito distantes de saber o que isso realmente significa.

  • Barbara Brosch

    Cristiane, deixa , um dia eles pararão p/ refletir e interpretar sobre o q. foi dito sobre ‘as pérolas’ e talvez, digo talvez mesmo…entenderão o pq. do “Perdoai-os pq. Não sabem o q. fazem”, e entenderão ‘todos’, ‘todos mesmo’ quem são estes “OS”, universal.
    Por enqto. valem ‘as pérolas’…
    Contudo, desejo parabenizá-la pela postura inspirada e portanto corajosa e inteligente… continue,continue…

  • Barbara Brosch

    Daniel de onde vc. tirou que a Igreja de Cristo é ‘infalível’ ?!?!?!
    Todos os santos dias e horas, a Igreja Católica e todas as denominações cristãs se afirmam : “Santa e Pecadora’, portanto ‘falível’, pelo simples fato de q. a Igreja somos NÓS pobres mortais…
    A Igreja NÃO é a Instituição, a construção ela é mais q. padres, freiras e Papa,Gandhi, Buda, Jeová, Alá, Maomé, ela é todo o povo. Deus habita na alma de cada ser humano, não num local, numa construção feitas de paredes e teto etc.
    Tanto é verdade q. este “Espírito Divino” é q. faz sua alma clamar dentro do seu coração: “Abba, Pai” , isto explica sua inquietação e acaloramento dentro desta polêmica, interessante hein?! P/ quem se diz ‘ateu’, pq. tanta angústia por algo então q. não acredita existência? Só p/ se sentir confortável dentro das posições assumidas neste mundo? Lindão…não se preocupe! Se Deus não existe… só te resta o NADA! Já assistiu aquele filme ‘História sem fim’?
    Depois este Blog.é para ‘polemizar’ e NÃO fazer ‘apologia’, desta ou daquela religião, seita ou qquer ‘coisa q. o valha’.
    Desde todos os tempos o homem buscou a ‘Verdade’ e p/ isso utilizou o debate, a réplica, a tréplica e assim por diante, sempre com o CLARO OBJETIVO de esclarecer questões, em geral difíceis de serem solucionadas, assim é qdo. se pergunta sobre a ‘Existência de Deus’.
    Acho q. vc. quis fazer referência sobre a dita ‘Infalibilidade Papal em questões de moral’ pq. só neste âmbito se aplica tal ‘coisa’. O Papa, meu anjo, é um homem do povo e é falível, mas a Igreja crê q. ele seja assistido pelo próprio Deus em questões morais. Ui! Deu até aversão, né! Mas, é. É realmente muitíssimo difícil seguir e acreditar nas leis, normas e dogmas de uma Igreja.
    O homem deseja seguir seus instintos e sente aversão a tudo q. o cerceia.
    Bom…quero te dizer q. estou muito feliz por existir o Amálgama, lugar onde todos podem se sentir à vontade p/ conversar e até ‘brigar’ no bom sentido, claro! Assim como dentro da familia da gente…me diz… não é em casa q. geralmente nós mais discutimos? Pq. Pq. lá somos rodeados por aqueles q. temos certeza q. nos amam e sempre vão nos perdoar ou ‘engolir’ nossas ‘abobrinhas’ e no fim fica a reflexão da exposição dos pontos de vista de cada um. Todos merecem respeito e consideração sobre suas convicções.
    Conhece Unamuno? Ele dizia: “Aquele q. crê sinceramente em suas verdades, mesmo estando enganado, não mente.” Legal, né! Bjo.

  • Augusto

    “Perdoai as nossas “OFENÇAS”???…..entendo….kkkkkkkkkkkkk
    Bom, vamos ao que realmente interessa. Já que a discussão é em torno do que cita a bíblia a respeito da homossexualidade, é fundamental que levantemos alguns outros pontos, ou melhor dizendo, algumas “pérolas” que também constam da biblia, inclusive no mesmo livro que condena a homossexualidade, vamos a elas, fazendo uma analogia bastante pertinente ao tema para que as pessoas possam raciocinar melhor, lógico, aquelas que são capazes disso.

    a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levítico 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?

    b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?

    c) Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levítico 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela ? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

    d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso?

    Por que eu não posso possuir canadenses?

    e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?

    f) Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levítico 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade.Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?

    g) Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

    h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?

    i) Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levítico 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco)

    j) Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levítico 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levítico 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levítico 24:10-16)?

    Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levítico 20:14)?

    Muito bem, será que após esse festival de preciosidades bíblicas, a mesma que condena a homossexualidade, é necessário dizer algo mais?
    e olha que não foram colocadas todas as pérolas lá existentes, apenas algumas ..há muito mais….

    Por que será que as mesmas pessoas que atacam a homossexualidade levando ao pé da letra o que está na bíblia, também não levam com o mesmo rigor esses outros trechos que também fazem parte dela? Isso é bastante interessante, pois observamos claramente que existe uma seleção do que é pinçado da bíblia para fundamentar argumentos, segundo às conveniências de cada um, é lógico.

    De resto, eu peço apenas que observem que um livro que contém tamanhos absurdos jamais poderia ou poderá ser considerado como detentor da verdade divina, mas sim, apenas um livro arcaico, repleto de erros, escrito por homens muito falhos que assim o fizeram apenas como um instrumento para melhor exercerem o controle sobre os povos, incutindo neles o medo da punição caso não seguissem à risca os ensinamentos nele contidos. Deste modo, aqueles que defendem o que está nesse tal livro deveriam abrir os olhos e deixar de ser tão cegos e fanáticos por algo de tal modo absurdo que, na verdade, chega a ser ridículo.

  • Barbara Brosch

    Oi Augusto! Q. bom que vc. está ajudandoa divulgar trechos da biblia, pena q. seja um livro arcaico…acho q. milhões de pessoas estão sendo ludibriadas, acho q. tem mesmo pouquíssimas pessoas espertas.
    Agora, já q. vc. gosta de ‘perolas’ conta prá todo mundo o q. foi dito ‘especificadamente’ sobre elas…
    Ah! Deixa de ser raivoso e fale a verdade… vc. costumar perdoar as pessoas, tenho certeza!
    Explique para todos sobre o mecanismo q. envolve, rege e impele um ser humano a desculpar o outro, independentemente de suas convicções, raça, idade, cultura etc.
    Pq. costumamos perdoar?

  • Augusto

    Cara Barbara: Realmente, não entendi o seu ponto de vista, desculpe. Mas não sei de onde vc tirou que eu sou raivoso…rsrsrsrs….de modo algum, sou até extremamente paciente e calmo..é dessa maneira que as pessoas me conhecem. Agora se pra vc “ser raivoso” é ser absolutamente honesto e verdadeiro…então eu não posso fazer nada pra mudar isso, e outra coisa: vc disse pra ser verdadeiro, mas eu fui verdadeiro…afinal, o que eu citei consta da biblia, está lá…sendo assim, é verdade….. O que eu demonstrei no meu comentário é simplesmente o seguinte: Um livro que contém tamanhos absurdos não é nem nunca foi ou será o detentor de qualquer verdade divina e uma igreja que contém tantos casos de pedofilia e maus exemplos não possui qualquer estatura moral para julgar pessoas e comportamentos….simplesmente isso. Fique em paz

  • Barbara Brosch

    Augusto, só estou pedindo q. vc. conte uma passagem do NT, onde Jesus exorta e adverte, usando a parábola das pérolas.
    Coitadas de todas as denominações então.
    bjo.

  • Frederico

    Caríssimos, a palavra de Deus não é para ser contestada, mas sim para ser obedecida. A sabedoria do homem para Deus é terrena, animal e diabólica, “e pelo Apóstolo Paulo considerada esterco”. Porque, onde há inveja e espírito faccioso(movimentos que vão contra a Sagrada Escritura), aí há perturbação e toda obra perversa. Tiago 3.15-16.
    Poupe-nos das opiniões que vão contra a Sagrada Escritura.
    Se queres se sujar que se sujem mais ainda, mas não influencia os demais com suas loucuras.

  • Vinicius

    Fora de brincadeira, parabéns ao Augusto, o cara mais consciente, mensagens detonantes e que expoem a verdade como ela é, sem mentiras. Show de bola.

  • Stella

    hehehehe….essa Barbara não diz coisa com coisa. Nada a ver, o assunto é um e ela puxa outra coisa que não tem absolutamente nada a ver. hahahahaha.
    Augusto, vc deu um show, bj.

  • Bosco

    “Ahh só a título de correção NÃO somos irmãos, pois vc é ATEU. rs ”

    Depois dessa “certeza”, não duvido se o Bento resolver deixar de queimar livros (faz muita fumaça), colaborando para diminuir o aquecimento global, para queimar ateus (faz menos fumaça e é mais eficaz). Sendo a igreja arauto de mosntruosidades, vê a monstruosidade em toda parte. “às vezes nos afastamos de Deus (amor) para melhor servi-lo” (a freira do filme “A Dúvida” de John Patrick Shanley). Seria uma bôa justificativa para não queimar os livros e sim quem os escreveu.

  • Eneraldo Carneiro

    “…se o Bento resolver deixar de queimar livros …para queimar ateus …”

    No que ele pode aproveitar sua experiência na Juventude Hitlerista, já que quando de seu período na ex-Inquisição, queimar gente estava meio fora de moda. Ao menos literalmente falando.

  • Pingback: andrehp()

  • Anderson

    Realmente, não sei o que pensar. Só sei que nasci gay e, durante 40 anos, venho tentando mudar isso: evitei durante toda a minha vida praticar atos homossexuais, pois me disseram que o pecado estava na prática. Mas se pecamos até mesmo em pensamento, meu esforço pouco valeu!

    No início, eu tentei não ser gay por causa da minha família… minha mãe casou-se novamente, meus irmão todos se casaram e eu vivo sozinho e solitário. Poderia tentar me envolver com mulheres, mas eu sinto que eu estaria fazendo alguém sofrer.

    Procurei as igrejas. Fui até bem recebido, mas nunca tive coragem de revelar que era gay, pois presentia que me olhariam diferente: da mesma forma superior que a Cristiane….que teve a sorte de nascer e crescer (ou ter bastante força de vontade) e não ter pecados (ou pouquíssimos).

    Tomara que ela não seja pura da mesma forma que eu sou: sinto que venci uma coisa importante… apesar de pensar em outros caras, eu nunca mantive relação nenhuma com ninguém, temendo tal condenação divina… mas sou tão infeliz, tão triste e tão só… que não sei se um possível céu vai compensar tanto esforço…

    Eu me pergunto: qual o interesse de Deus? Vcs podem dizer: Deus não te fez assim… Tá bom…. tento concordar, mas por que ele me fez tão fraco? Vi meus irmãos crescendo, se casando…todos com o apoio total da família e eu sempre ali sozinho só grudado a Deus, na esperança de que bons tempos viriam.

    Será que tenho procedido erradamente? Existe alguma estratégia para afugentar esses pensamentos….por um lado foi bom… pois passei todo o meu tempo resistindo às tentações da homossexualidade que não tive tempo de cometer outros pecados…rs.

    Mas para que a gente vive se o arbítrio só é livre para se seguir um caminho? Vai ver é assim mesmo, né! Perdi a vida, mas ganhei o céu. Agora tenho que lutar para não morrer na praia e cometer o pior pecado de todos: o suicídio…engraçado que eu me sinto na FAZENDA e Deus é o Brito Junior…rs

    • derli morais

      irmão… sua luta não vai ser em vão. apenas creia! Creia em um DEus de amor. Não olhe para o homem que é falho e cheio de “pré-conceitos”. Sou evangelica e creio num Deus maior, que vera a sua sinseridade. PECADO? o que sabemos de pecado se Deus é um Deus de misericordia! O teu julgamento será no mesmo dia que o meu, onde Deus abrirá o livro da vida e lerá os teus atos aqui na terra e te dará a tua sentença: céu ou inferno. Quem sabe o meu destino seja o inferno e o seu o céu? Não sabemos… Só sabemos de uma coisa: o suicidio é o caminho direto para o inferno sem direito a apelação! Não vá por esse caminho!
      Que Deus o abençoe!

      • Natalia

        Acho que a Derli não entendeu a ironia… rs

        Onde está a sinceridade, “irmã”? Na parte em que ele esconde de todo mundo que tem desejos por outros homens? Ah, deve ser quando violenta a si mesmo tendo uma vida solitária e infeliz…

    • http://Amalgama Lucas

      Anderson li seu comentário e fiquei muito tocado especialmente por um fao bem interessante, você está sofrendo por tudo que está passando renegando quem você verdadeiramente é para poder ir ao prometido paraíso e viver a mesma coisa por toda a Eternidade? Caramba é Deus tão monstruoso que ele vai querer isso pra você?
      Eu não passei pelos mesmos problemas que você mas eu quase toda a minha vida sobre as mesmas coisas até chegar ao ponto que viver do geito que você vive, renegando quem você pra merecer o paraíso só iria fazer(caso essa fosse a decisão certa) Deus ser misericordioso e extinguir a minha vida para todo o sempre pois se não existe lugar para homossexual no Paraíso, significa que não existi lugar para mim.
      Então ao meu ver vale muito mais viver uma vida feliz amando a Deus aqui na terra por mais curta que seja e me aceitando da forma que Ele me fez, homossexual, sem esconder, sem renegar, cometendo os tais pecados de “atos homossexuais” e me arriscar a ser condenado por ser verdadeiro, por me aceitar do geito que eu sou, do que me arriscar a ser condenado por falsidade, por viver uma vida infeliz e de mentiras, por não poder confiar nem sequer na minha propria mãe, pai e irmãos.
      Então se de todas as formas você está condenado porque não optar pela forma a qual você poderá olhar nos “olhos de Deus” ciente de seus pecados porém verdadeiro e aceitar sua condenação agradecido pela pequena vida de felicidade que ele lhe permitio, quando a outra opção e chegar la na frente de Deus e esconder a própria face com vergonha da vida de reclusão e falsidade(por fingir ser algo que você não é) e deixar Deus coma a indecisão de ou lhe condenar pelos seus atos e lhe condenar ao inferno ou abrir as portas do paraíso e criar um inferno praticular pra você lá dentro por toda a eternidade.

      Eu tomei minha decisão, eu vou ficar de diante de Deus, sem remorso e agradecido pelo pouco que ele vem me dando e vai continuar me proporcionando pelo resto de minha vida e termina-la diante Dele, olhando nos olhos Dele, em paz aceitando a setença que ele sabe que eu mereço.

      Pois a outra opção somente me faria não ser capaz, caso eu fosse ao paraiso, de sequer desfrutar das maravilhas de lá, da presença de Deus, da presença de Jesus Cristo entre outras coisas, pois como poderia eu desfrutar de tais coisas com todo o peso na conciência? Deus não iria “tirar o homossexualismo” de mim, sem o “eu homossexual” eu não seria mais eu e Deus nunca faria isso com nenhum de nós. Não haverá uma lésbica que passou pela mesma coisa que você, lhe esperando pra formar uma par com você no paraíso, ou uma heterossexual solteira e livre pra ser sua metade da laranja.

      Pense bem, pense em tudo que você já viveu, eu tenho certeza absoluta que você sabe a verdade, que você o que Deus deseja de você e pra você, está dentro de você e livro nenhum o ninguem vai poder contrariar a verdade que de Deus que está dentro de você. Não tenha medo ou vergonha pois Deus está e sempre estará com você e quem estiver com Deus estará ao seu lado.

  • Carla*

    Meu Deus agora eu me pergunto o que realmente eu vim ver nesse site
    se foi realmente o que diz aí em cima “o que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade” ou se foi um bando de besta (alguns ate com uma certa razão)
    discutindo religião! se tem duas coisas que eu não discuto é homossexualismo e religião, e isso eu sou muito religiosa tenho muita fé em Deus e sou bissexual, nãe é por falta de argumentos e sim por questão de princípios que nem paro pra certas discursões!

    Gente paz aí pra vocês ein fiquem com Deus!

    • Yan

      “se tem duas coisas que eu não discuto é homossexualismo e religião”

      Carla, sou gay. E assim como você, tenho muita fé em Deus. E se Ele te revelou algo, é puro egoísmo da sua parte guardar para você… É raro em nosso país vermos gay servindo a Deus, e na possibilidade que você tem de “testemunhar” a obra dEle na sua vida você diz que simplesmente “não discute isso”? Glória a Deus pela sua vida, mas reveja seus conceitos…

  • Mauro Mesquita

    Boa noite à todos!

    Por favor, peço-lhes que não reparem minha ainda fraca forma de escrever, afinal fiquei muito admirado com todas as diferentes formas escritas aqui postadas e me sinto sem jeito de postar minha opinião. Não possuo tanta sabedoria literária e pouco conhecimento de palavras tão complexas, porém riquíssimas em nosso português! De qualquer forma, gostaria de deixar minha opinião, sem me esquecer de parabenizar à todos pelas suas opiniões, pois aprecio muito novas idéias, conhecimentos, trocas de informações e sábios ensinamentos! Jamais irei contra a nada que foi escrito por todos vocês, pois não sigo nenhuma religião, nem crença, nem nada do tipo, mas acredito em DEUS, tento manter minha consciência tranquila, enxergando meus erros e tentando não cometê-los novamente, eu sei que ainda é muito pouco, mas não quero ser um homem sem religião e por isso sair fazendo o que quizer, sem ao menos ter consciência do certo e do errado! Muitos temas são complicados, homossexualismo é um deles. Sou homossexual, tenho 19 anos, sofro muito pelo preconceito, discriminações muitas vezes gratuitas e momentos desagradáveis, porém me considero ser um homem humilde, em questão de minha orientação, condição, ou o que vocês acharem melhor. Pois quase sempre que converso com Deus, em minha orações, digo à Ele que foi Ele quem me criou, somente Ele tem todo o direito, tudo em minha vida e que quando chegar o dia, o momento, a hora de minha transformação por Ele, sou simplesmente seu instrumento, sua obra, que Ele possui nas mãos e assim toda e total autonomia de fazer comigo e com minha vida, o que Ele bem entender! Bem, quero dizer que mesmo sendo um pecador, assim como todos vocês, minha vida e eu, somos do Senhor e eu não sou absolutamente nada, para me levantar arrogantemente e dizer, c/o muito ouço homossexuais dizerem: “Nasci assim e vou morrer assim”!
    Enfim, espero que eu não tenha escrito muita besteira! rs E peço muito a Deus que abençõe a todos nós, pois perante à Ele, somos irmãos, iguais, ninguém melhor, nem pior que ninguém!

    P.S.: Por favor, não reparem, caso tenha erros de português! rs

  • Giu

    A Bíblia, base moral e espiritual de diversas religiões monoteístas, possui três principais passagens nas quais é supostamente abordado, em contextos de idolatria, um ato homossexual masculino.
    Com efeito, a Bíblia também chega a mencionar em Romanos 1:26 – quando fala dos rituais de idolatria dos romanos, sobre a relação para physin (“incomum”, “não usual” ou “contrária a natureza”) entre mulheres, o que poderia ser entendido como uma quarta referência à homossexualidade. Entretanto, o texto não deixa claro se essas relações são fora do comum por quaisquer razões que não fossem o sexo para fins de procriação – sexo anal, sexo em pé etc. – ou se assim o seriam por se tratar de sexo lésbico. Devido à ambigüidade do texto, não há como se afirmar com certeza que a Bíblia faça menção ao sexo entre mulheres, ao contrário do ato homossexual masculino, que é mencionado.
    Não obstante, em especial com a expansão das pesquisas exegéticas e hermenêuticas, não existe um consenso pleno sobre como exatamente deveriam ser interpretadas essas passagens bíblicas.
    Além da diversidade de posicionamentos por parte de estudiosos, existem, atualmente muitas denominações religiosas históricas – como as Igreja Luterana e Anglicana e setores minoritários da Igreja Batista, Metodista, entre outras, que, num processo revisionista, vêm discordando das interpretações mais restritas comuns entre as doutrinas cristãs mais influentes, de modo que elas aceitam membros que são assumidamente gays e lésbicas, e algumas destas igrejas até os ordenam ao sacerdócio, como o famoso caso de Gene Robinson que, mesmo gay assumido, foi eleito bispo da diocese episcopal de New Hampshire na Igreja Episcopal dos Estados Unidos

  • Samuel

    A Bíblia, em nenhum momento pede, suplica ou roga encarecidamente que você creia ou que dê sua aprovação ao seu conteúdo. Independentemente do que vc diga, pense ou ache ela vai continuar sendo o que é. “O que vc fala da Bíblia não muda o que ela fala sobre vc… o que vc pensa de Deus não muda o que Deus pensa sobre vc”.

  • Juliana

    Ao Daniel, parabéns! Adorei o estudo!

    Quanto a Cristiane, interessante o fervor com que defende a Igreja Católica, fica até difícil distinguir se é a Cristo ou a Igreja que você serve. Engraçado que Cristo rebateu mais os religiosos de sua época, sempre pondo à prova as suas hipocresias. Creio que você deveria trabalhar esse seu “engessamento mental” e começar a ter senso crítico. Não falo sobre o fato de dizer que a Bíblia é mentira. Pelo contrário, tenho grande respeito e confio inteiramente no que ali está escrito. No entanto, a própria palavra alerta e condena aqueles que ousam mudar, omitir, acrescentar um til que seja na Bíblia. Acho que este alerta não estaria ali por acaso. Deus não é bobo, sabe da natureza humana e sabe o estrago que um homem faz ao se aproveitar de seu reconhecimento e credibilidade para enganar outros ou convencê-los de algo. É o poder da comunicação, como algo é dito, escrito…muda tudo. Você pode até tomar a si mesma como exemplo ou vai me dizer que sabendo da palavra e tudo o ela diz ser certo ou errado, você nunca pecou? Do contrário, pra que existiria misericórdia? E outra, a Igreja de Cristo, repito de Cristo, está sendo adornada, lapidada. Só precisa de adorno algo que não está em perfeição, pelo menos do ponto de vista de quem adorna. Lapida-se algo que ainda tem impurezas. A igreja está nesse processo e pelo jeito seus membros dificultam, deve ser por isso que mais de 2 mil anos se passaram e Cristo ainda não voltou!rsrrs. Em Mateus 16, não consegui encontar Jesus dizendo: ” esta é a minha Igreja, chamada Católica Apostólica Romana.”. Creio eu que você deve pegar alguns livros de história e dar uma pesquisada. Não estou lhe criticando, só fico triste que uma pessoa que se diz seguidora de Cristo seja tão severa. Nossa, Jesus não saiu implorando pro jovem rico largar suas riquezas e segui-lo! Acho que aí está o sentido desse amor que é tão forte e intenso que está disposto a abrir mão. Que existem pessoas querendo descredibilizar a bíblia pra justificar seus erros é verdade. É só o que tem, mas você deve abrir a mente e começar a questinar as coisas também, porque exitem furos sim, mas estes não foram feitos pelos autores bíblicos ou por Cristo, mas pelos homens depois deles que estavam com intenções erradas. É bom que você tenha a bíblia no original grego e hebraíco, aprenda líguas diferentes. Porque Deus revela coisas ocultas, a verdade que às vezes não enxergamos ou simplesmente não queremos enxergar porque somos incapazes de nos esvaziar de nós mesmos.
    Sou cristã. Tem coisas que não entendo e é que li a Bíblia 4 vezes e estou terminando de ler pela 5ª vez. Sou publicitária, estudo psicologia e entendo muito bem o poder da escrita, e até a forma como é escrita, tem sobre a mente das pessoas. Faço isso todos os dias. Um palavrinha aqui e ali pode mudar tudo, convecer você a comprar certa marca de celular e abominar outra. Uma entonaçãozinha e derrepente você troca de marca de roupa, passa a gostar de política, enfim, a comunicação em suas variadas formas é algo poderosíssimo. O homem pré-histórico acreditava tanto nisso que pintava suas “presas” nas paredes das cavernas acreditando que assim atrairia a vitória. Eles achavam que de alguma forma aquela figura influênciaria a realidade. Creio que você vai aprender muito mais!O conhecimento não se detém à Igreja! Deus cura, faz milagres, mas quem disse que uma pessoa que é curada pelas mãos de um médico não tem ali a cura de Deus por intermédio dele?Deus se manifesta em diversas formas. Muitas pessoas ja se mataram por não entenderem a sua homossexualidade. Jovens vivem oprimidos. Fico imaginando se é isso mesmo o que Deus quer. Quando você resolver estudar isso com dedição, munindo-se de conhecimento e tendo contato diário com Deus através da oração, mas oraçao mesmo, daquelas que você consegue sentí-lo bem perto.
    A Igreja Católica não detém a verdade, e sim Cristo. Ela foi fundada por homens, mais como estratégia polítca do que outra coisa. Tanto que há muito de paganismo em seus dogmas. Estude os santos e ou deuses gregos, egípcios e romanos. Acho que vai encontrar muitas semelhanças. Poque paralela à cultura judaíca, existiam outras culturas com muitos deuses. Procure um livro sobre hibridismo cultural, não vou indicar nenhum pra não puxar pro meu lado. Leia Introdução a Psicologia, leia livros de sociologia, filosofia, história, faça curso de grego e hebraíco, tenha sede por conhecimento. Porque aceitar tudo de bandeja é demais, aew você vai ver que a parede que você jura ser cinza, é azul. Só que você não sabia porque desconhecia esta cor azul e porque alguém que você tinha muita confiaça lhe disse que ela era cinza.

    • http://secretlustfashion.blogspot.com/ Kelly

      Juliana, bato palmas pra você! Você disse tudo o que eu pensei em dizer, mas ainda melhor!

      A Bíblia pode ter sido feita para ser seguida, mas se não levar em consideração que, por milhares de anos, ela vem sendo alterada, rasurada à vontade de homens que quiseram provar o poder que tinham mostrando que poderiam alterar até mesmo a Bíblia Sagrada, por exemplo (n tenho certeza do nome desse individuo no mínimo ambicioso, pois um amigo tradutor de linguas mortas – hebraico, aramaico, latim e mais uma -, tradutor de pergaminhos da bíblia antiga e católico praticante e muito fervoroso inclusive, foi quem me disse e eu já não me recordo de cabeça) – e q o fizeram com maestria -, então você está se deixando ser enganada e eu nunca vou entender porque os religiosos se tornam tão fanáticos! Tudo isso é a gana por ir para o paraíso? rs É mais conveniente não estudar o passado pra descobrir o que foi retirado e auterado? É mais fácil só ler o q está em suas mãos, mastigado pra você, cheio de mentiras, e colocar uma venda?
      Esta bíblia por tempos rasurada é a mesma bíblia que você lê, que você segue tão fervorosamente e eu, no seu lugar, aprenderia que, se quer realmente a verdade contida nas palavras que a Bílbia lhe trazem, então não pode deixar de levar em consideração que, se ela já foi auterada, e mais do que isso, se lhe arrancaram 300 evengélios, agora nãos mais tudo é verdade. Além de mentiras esta mesma bíblia q hoje nós lemos, perdera muitos textos! Então como você pode ser uma cristã que busca a verdade, se nem mesmo leva em consideração as mentiras que os homens que mantinham poder contam nela? Não faz muito sentido para quem busca verdades com consciência. Mentiras foram contadas e isso não dá pra negar, todos sabem, está registrado na histórica para os inteligentes que querem enchergar. “O verdadeiro cego é aquele que não quer ver”
      Eu não sou cristã praticante, mas creio em Deus, porque só pode ser obra de uma energia maior do que toda a que reside na Terra, hoje, depois de sofrer muito com problemas famíliares que eu encontrei em todo o caos e depressão um homem que me dá todo o amor que eu nunca tive, que é bom, que está sempre disposto a ajudar a qualquer pessoa, que não sai do lado de um desconhecido que passa mal até que a ambulância chegue, que me salva todos os dias da tristeza que ficou gravada em mim e que emana tanta alegria. Só pode ser obra de Deus colocar na minha vida uma pessoa tão bondoza que tocasse o meu coração e me desse forças pra continuar viva, pra não fazer loucuras. Eu acredito nesse Deus. Mas, não é certo me cegar com um livro que homens imundos, egoístas, ambiciosos e cruéis colocaram as mãos. Ela não é mais o livro de Deus, é dos homens. A palavra de Deus, boa parte dela, se perdeu a séculos. Muito foi preservado, mas deve-se pensar que em cada sentença contida em cada parágrafo pode haver uma mentira. Então eu também lhe aconselho, como a Juliana já o fez, a buscar mais conhecimento, agora fora da bíblia, mas referente a ela, que vai lhe ajudar a conhecer a história dela, dessa que os homens encutiram mentiras pra ludibriar féis como você e lhes vender o direito ao paraíso! Pense nisso… Seguir a Deus é uma coisa, mais seguir aos homens que manipularam a palavra dele é burrice, é preguiça, é ignorância. Aprender linguas e buscar a verdadeira historia vai te ajudar a compreender melhor a bíblia e aí sim seguir a Deus com consciência!

      É apenas um conselho de uma garota de 22 anos e com ainda muito pouco conhecimento, uma humilde opnião.

      Cricas… Você é esposa do Daniel H? Pq, não sei como, não convivendo com o cara, você pode afirmar com certeza se ele é, foi, ou não padre…
      E fiquei decepcionada ainda mais com a ignorancia e mascara q as pessoas usam quando dizem que não julgam, que tem Deus no coração e chama o outro de “inimido”, diz que não é seu “irmão”, que segue a bíblia com o que lhe convém mais e exclui da vida outros pontos… Sinceramente é lamentável e Deus deve estar triste com tamanha agressão. Quem é o nervosinho da história?

      A IGREJA FUNDADA POR CRISTO morreu com ele, pois depois dos apóstolos o que se seguiu foi pura GUERRA DE INTERESSES! Realmente, vocês não seguem a Deus, seguem a igreja de VOCÊS, não a de Jesus. Deviam rever a maneira de falar.
      É como disseram antes, o mesmo cara que te abraça após a missa, é o mesmo que entra no seu carro e acelera com agressividade com o seu carro em cima do mesmo que ele abraçou a instantes. HIPOCRISIA! VERGONHA! Deus se entristece com essas coisas. Pecado atrás de pecado cometidos por quem AMA a Deus. Onde fica o exemplo? Vocês deveriam dar o devido exemplo, acolher aqueles que ainda n tem Deus no coração, e não chama-los de inimigo, ou chamar a outro de embusteiros, impostores! rs Deviam ir se confessar imediatamente!

  • John Pbell

    Caro Daniel A. Helminiak, falta-me palavras para descrever a sensação de ler um texto tão bem explanado sobre um assunto tão complexo e delicado como este, assim como me faltam palavras para descrever o sentimento de repugnância que tive ao ler alguns trechos dos textos da inocente Cristiane.
    É a primeira vez em toda minha vida, que consegui realmente entender o que é visualizar a acepção de uma palavra, e no caso da Cristiane ela nada mais é que a acepção da palavra ignorância.

    “ IGNORÂNCIA.
    substantivo feminino
    1 estado daquele que ignora algo, que não está a par da existência de alguma coisa
    2 estado daquele que não tem conhecimento, cultura, em virtude da falta de estudo, experiência ou prática
    Ex.:
    3 estado social no qual a instrução, a cultura é extremamente precária
    Ex.: um pobre povo que traz consigo uma i. secular
    4 atitude grosseira; grosseria, incivilidade
    Ex.: ele é de uma i. incrível no trato com as pessoas
    5 ingenuidade excessiva; inocência, pureza
    Ex.: ah, santa i., será que não percebes o que estão tramando?”

    O bate papo/farpas travado por vocês me abriu os olhos para algo que realmente não acreditava ainda existir em nosso século, animais como a Cristiane, que usam a epiderme humana como escudo, para não serem atingidas, e a epiderme religiosa como arma para atingir os humanos.
    E se a despirmos sobra apenas o animal que julgando ser especial ou O escolhido deixa de viver a realidade para viver um mundo de ficção, em nome de um futuro mais fictício ainda.
    Elas acreditam ir ao céu quando desfalecer, e faz da vida terrena um inferno, porém enquanto o céu é apenas para os escolhidos, o inferno é para todos que estão próximos dos escolhidos.

    A pessoas como você Cristiane apenas um nome “JOSEPH CAPBELL”
    A pessoas como você Daniel apenas uma frase (Obrigado por contribuir com a humanidade)

    Daniel, se fui um pouco ácido, me desculpe, mas nem todas as pessoas estão tão evoluídas quanto você, para suportar tanta maldade, quanto a contida em uma cerva de um Deus Vivo, chamada Cristiane.

  • http://caetanovilela.blogspot.com/ Caetano Vilela

    Excelente texto!
    Abraço

  • Souza

    Sinceramente, li todos os textos… e para mim o mais coerente e coeso é o do John Pbell.
    Rapaz, sinceramente: PARABÉNS!!!
    A contradição que notoriamente se seguirão durante a discussão só serviu, ao meu ponto de vista, para uma conclusão: Se Deus te manda não julgar o próximo, pq os fanaticos religiosos “conhecedores” da palavra o fazem… e se Deus deu a vida a cada um de nós, pq os fanaticos religiosos e os fofoqueiros de plantão, não vão procurar cuidar da sua individualidade!!!

  • Tadeu

    Excelente texto.

    Felizmente, ainda podemos ter discussões racionais – pelo menos no aspecto do conteúdo – sobre temas polêmicos.

    Não consigo entender como um LIVRO quer fundamentar todas, mas TODAS as atitudes de nós, SERES HUMANOS, depois de 2000 anos.

    O fato é que a Igreja Católica se pune pouco a pouco em suas dicotomias: fazer um homem melhor a partir de outros homens que viveram uma realidade COMPLETAMENTE diferente da nossa.

    O que acho mais triste, é na hora do “Paz de Cristo”… todos se cumprimentam, sorriem, alguns se abraçam… 20 minutos depois, logo ali na esquina, o amigo de todos os domingos e dias afins, tenta atravessar a rua, mas o companheiro que o abraçou há 15 ou 20 minutos, acelera seu carro como quem dissesse: “Sai da frente, mané, quem manda nessa rua sou eu.”

    Se as pessoas cultivassem a paz e a harmania em seus corações, certamente em pouco tempo as religiões iriam pra mesma fogueira que, em um futuro próximo, ela afirma que muitos irão. Uma pena…

    Abraço e serenidade a todos!

  • genital lacerda

    não é por nada não…mas tem umas mulheres aqui em em toda parte que faz com muito cara desejasse ser homossexual mesmo..ia ser um alivio nao precisar dessas pra nada.

  • http://gatoprecambriano.wordpress.com Gato Précambriano

    Elas devem pensar exatamente a mesma coisa lendo comentários imbecis como o seu.

  • Bosco

    Eita genital genial!

  • http://www.jefferson.blog.br JLM

    “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.” Mateus 15: 11

    tae o texto bíblico definitivo q apóia o homossexualismo, kkkkk

  • Ismael

    Olá amigos! Primeiramente, quero lhes dizer que li todos os comentários e concordei com vários trechos de alguns, pq acredito que, até mesmo, o mais humilde e simples ser humano pode ter sabedoria em suas palavras, pois Deus não nega sabedoria a ninguém! Às vezes, aprendemos com quem menos esperamos… Aqui, no mundo, temos a chance de viver bem ou mal, depende de nós! Somos seres sociáveis e não podemos negar! Somos seres racionais e não podemos negar! Somos seres imperfeitos e não podemos negar! Mas, acima de tudo isso, somos seres mortais e não podemos negar! Quem passa, passa e não volta mais… Sua história fica, mas você passa! O tema cita o homossexualismo e nos convida a comentar. Muitos dos que falaram, nem mesmo são homossexuais, mas, mesmo assim, deixaram sua “marca”, mostrando seus conhecimentos e resultados de particulares pesquisas, tentando passar a falsa imagem de que esse caso está “resolvido”, no entanto, os homossexuais que aqui opinaram, mostraram que o sofrimento ainda existe e assola os homens, quando têm que decidir alguma coisa! É estranho para nós ter que decidir – e decidir corretamente – se não sabemos como decidir, se não temos uma base! Quando a felicidade está em jogo, aí sim temos que acertar nas nossas decisões, pois sofrer para quê! Todos nós queremos ser felizes! Sabendo que nossa vida, embora pareça ser longa, é curta, e que devemos tirar o melhor proveito possível dela, vêm-me os seguintes pensamentos :

    – A Bíblia resiste e é indiferente ao tempo e isso não podemos negar!

    – Se a Bíblia é ou não a Palavra de Deus, realmente o próprio Deus só irá se revelar a quem nela crê e isso não podemos negar!

    – O próprio Deus não se importa com você, se você também não se importa com Ele (como se diria: os filhos dos outros não são minha responsabilidade!)!

    – O próprio Deus só se importa com seus próprios filhos e se você que lê isso é filho de Deus, sabe do que estou falando!

    – Deus é amor, mas também é justiça!

    – Quando questionamos a Bíblia, questionando seus escritores, por consequência, também questionamos quem a inspirou!

    – As civilizações tiveram seu tempo e o mundo já passou por diversas fases, e tudo isso contribuiu para a maneira como vivemos hoje!

    – Quando Deus enviou seu único Filho, Jesus, na verdade mais pura, Ele próprio quis estar aqui conosco e manifestar o seu mais nobre atributo – O AMOR – , nem que fosse um pouquinho de tempo, mas, quando o próprio Deus se fez homem e começou a andar por esta Terra, chorou, sorriu, sentiu fome, comeu, sentiu sede, sentiu alegria, deu gargalhadas, ficou angustiado, sentiu tristeza, ficou irritado, ficou nervoso, ficou inconformado, sentiu compaixão, sentiu alívio, sentiu pavor, sentiu ânsia, sentiu dor, cansaço, foi deprezado, humilhado, rejeitado e, como se tudo isso não fosse nos convencer de que Ele era mesmo humano, como nós, morreu, crendo que cumpriu sua missão, a de mostrar aos homens que o amor jamais encontra limites, jamais divide, jamais deforma, antes aperfeiçoa! Ao morrer, Jesus deu o exemplo a ser seguido! Se vamos segui-lo, a decisão é nossa. O amor ao próximo é e sempre será “O Exemplo” a ser seguido! Jesus certa vez disse que devemos “amar a Deus de todo nosso coração, toda nossa alma e todo nosso entendimento e nossas forças, e ao próximo como a nós mesmos… explicando que não há maoir mandamento do que estes!”, então a causa de tanta divisão e tanta discussão só tem uma explicação para Deus, e não para nós, que é a “falta de amor do homem”

    Jesus Cristo não falhor em sua missão, prova disso é que estamos aqui falando disso até hoje. O exemplo de Jesus Cristo está sim sendo seguido, mas somente Deus sabe por quem. Não importa, se apenas um único humilde ser humano tiver aceitado o sacrifício, para Deus, terá valido a pena. Porque, para sermos chamados de filhos de Deus, temos que ter a Sua natureza também!

    Eu sei que parece que fugi do tema, mas à luz da Bíblia, o ser humano que é homossexual, quer nascido assim ou por opção própria, não é vítima, como nós também não somos. Na verdade, somos todos culpados e já perdemos a razão há muito tempo, por não seguirmos o exemplo de Jesus Cristo, tanto em amar ao Pai com tudo o que temos e somos, quanto a amar ao nosso próximo como a nós mesmos, e não devemos confudir sobre “que amor é esse”!

    O tempo é curto, mas ainda estamos vivos e, por causa disso, a esperança ainda existe! Há esperança para nós…

    Realmente, é o meu desejo que fiquem na Paz!

  • Cristiane

    John Pbell

    “Caro Daniel A. Helminiak, falta-me palavras para descrever a sensação de ler um texto tão bem explanado sobre um assunto tão complexo e delicado como este, assim como me faltam palavras para descrever o sentimento de repugnância que tive ao ler alguns trechos dos textos da inocente Cristiane.
    É a primeira vez em toda minha vida, que consegui realmente entender o que é visualizar a acepção de uma palavra, e no caso da Cristiane ela nada mais é que a acepção da palavra ignorância.

    “ IGNORÂNCIA.
    substantivo feminino
    1 estado daquele que ignora algo, que não está a par da existência de alguma coisa
    2 estado daquele que não tem conhecimento, cultura, em virtude da falta de estudo, experiência ou prática
    Ex.:
    3 estado social no qual a instrução, a cultura é extremamente precária
    Ex.: um pobre povo que traz consigo uma i. secular
    4 atitude grosseira; grosseria, incivilidade
    Ex.: ele é de uma i. incrível no trato com as pessoas
    5 ingenuidade excessiva; inocência, pureza
    Ex.: ah, santa i., será que não percebes o que estão tramando?”

    O bate papo/farpas travado por vocês me abriu os olhos para algo que realmente não acreditava ainda existir em nosso século, animais como a Cristiane, que usam a epiderme humana como escudo, para não serem atingidas, e a epiderme religiosa como arma para atingir os humanos.
    E se a despirmos sobra apenas o animal que julgando ser especial ou O escolhido deixa de viver a realidade para viver um mundo de ficção, em nome de um futuro mais fictício ainda.
    Elas acreditam ir ao céu quando desfalecer, e faz da vida terrena um inferno, porém enquanto o céu é apenas para os escolhidos, o inferno é para todos que estão próximos dos escolhidos.”

    Após meses sem aparecer por aqui….

    Olá meu muito amado inimigo!

    Obrigada por me avisar o que no “pai dos burros” ensina, mas conheço bem o significado de tal termo, a tal ponto que não preciso por exemplo ofender as pessoas usando palavras como “animais” na tentativa de defesa.

    Respeito cada um de vocês, apenas discuti idéias. Não discuto pessoas. E o que você pensa sobre minha pessoa não tem valor algum, logo lhe adianto que não acrescentará nada em minha vida. Use os adjetivos que bem entender, provavelmente além de ler o “pai dos burros”, lhe resta somente agressão ao próximo. O que não conseguirá tão cedo é refutar alguma coisa com base bíblica, restando apenas, “pensar” por um membro de uma denominação que criada por interesses políticos. Lamentável!

    Tudo se baseia na História Henrique VIII insatisfeito com a rejeição do seu pedido fundou sua denominação, e nesta onde Daniel A. Helminiak também insatisfeito com o que é de fato ensinado, deturpa tudo a respeito, assim além de satisfação pessoal, ainda arrecada uns ganhos.

    Enquanto isso o autor do livro ganha uns trocados as custas daqueles que nada sabem. :(

    • kelly

      Cristiane, por acaso vim parar nesse site e li suas opiniões.
      Em diversas você diz que ser gay é errado segundo a biblia e que
      nesse aspecto só cabe uma única interpretação, não é mesmo?
      E já diz que outras partes já não tem mais “valor”. E quanto aos mandamentos? E quanto as imagens? Vc como católica acredita nelas, não é?
      Em qual parte da biblia está escrito que os mandadentos sobre imagens está “cancelado”?
      Não estou querendo gerar polemica (mais do que vcs já criaram), mas quero dizer que nós seres humanos acreditamos fielmente no que nos é coerente.
      Vc adora imagens, então acha em algum lugar da biblia uma lei que retira a lei anterior.
      Outros são gays e arrumam argumentos pra dizer que isso é certo!

      Não estou falando que é errado sua postura em dizer que a biblia condena os gays e lesbicas, eu, em suma, até concordo com oq disse.
      Mas concordo tbm com o q os outros disseram que em alguns momentos se confunde ao dizer oq é certo ou errado segundo a biblia.

      Adorei sua personalidade e seus argumentos, e só me restou essa dúvida. Espero que vc deixe as coisas mais claras, com sua rica interpretação da bíblia (não é ironia!)
      bjim

    • Cricas

      Está de parabéns a Jovem Cristiane, sou uma estudiosa da Bíblia e fico feliz em ver que existem pessoas esclarecidas e que não se deixam enganar por embusteiros que disfarçados de padres defendem interesses que não coincidem com os de Deus. Não precisamos nos degladiar aqui, chegará o dia em que estaremos reunidos e lá veremos quem aqui citou a verdade. Quanto ao autor do livro, que se declara padre, deve ser um instrumento do inimigo dentro do catolicismo p/ aniquilar com a Igreja fundada por Cristo. Parabéns, Cris. Você não precisa mais discutir idéias, você já repetiu a mesma coisa e a semente só poderá dar frutos em terra acessível, que não é o caso por aqui…
      A paz.

  • http://esposocristao.blogspot.com Tarsis Almeida

    Que Deus abençoe a todos, aos que creem e não creem.

    Bem, a bíblia fala em Romanos 1.25 “pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!”

    Tenho uma a interpretação diferente a que o Sr. Helmininiak possui da questão da homossexualidade. Ela foi, é e sempre será pecado. Ver de forma diferente é mudar a verdade de Deus.

    Falando de modo mais abrangente, muitos procuram mudar a palavra de Deus para seus próprios interesses, inclusive membros cristãos, e a estes caberá maior rigor no julgamento divino, como assim afirma a palavra de Deus.

    Se você não crê na bíblia, tudo bem. Ela continua sendo a verdade de Deus. Pense nisso nessa semana.

  • vicente rizzo

    Com relação a homossexualidade, devemos esclarecer primeiro que:

    Não misturar a violencia praticada contra os homossexuais com defender a homossexualidade.

    O primeiro decorre da falta de educação e da falta de Deus em seu coração.

    Deferender a homossexualidade já é outra coisa.

    Com embasamento bíblico ou não, a homossexualidade é um erro.

    qual a razão: simples

    observe os seguinte raciocínio:

    “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas

    Espírito é o princípio inteligente do universo

    A inteligência é um atributo essencial do Espírito, mas ambos se confundem num princípio comum, de modo que, para nós seres humanos, é a mesma coisa.

    É preciso a união do Espírito e da matéria para que a inteligência se manifeste na matéria

    A inteligência só pode manifestar-se por meio dos órgãos materiais
    A inteligência é um dom próprio de cada ser e constitui sua individualidade moral

    O INSTINTO é uma espécie de inteligência. O instinto é uma inteligência não-racional. É por meio dele que todos os seres provêm as suas necessidades.
    O instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio.

    O instinto é uma inteligência rudimentar em que as manifestações são quase sempre espontâneas, e difere da inteligência propriamente dita” (extraido do livro dos espíritos.

    Todas as leis da natureza são conforme as leis divinas.

    Retomando um argumento do autor quando sita “Em três dos Evangelhos – Mateus 19:24, Marcos 10:25 e Lucas 18:25 – Jesus diz: “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.”, devemos concordar que é preciso contextualizar para o perfeito entendimento, sem contar o inúmeros errros de tradução.

    Antes dessa passagem há um dialogo revelador (não estou com a biblia nas mãos) em que o jovem diz que já segue os mandamentos, então Cristo diz, mais ou menos o seguinte: so voce quer ser perfeito, vai, vende tudo, de aos pobres e me segue. Ou seja para ascender aos ceus é preciso ser PERFEITO, e que para atingir a perfeição é preciso se desfazer dos laços materiais inclusive os laços de ordem sensoriais.

    O que acontece com nossos irmãos homossexuais é que estão se desviando das leis naturais e preso circulo vicioso de sensasores que só fazem ligar cada vez mais à matéria. A relação homossexual (masculina) fundamenta-se na pederastia levada a efeito unicamente pelos instintos. O ser humano necessita sim é desenvolver, pratirar a sua razão pelo uso da inteligência que Deus lhe deu. A inteligência der ser usada em prol da humanidade e não se deixar escantea-la pelo predominanancia dos instintos.

    Assim, lamentavelmente nossos irmãos homossexuais estão se desviando das leis divinas. Talvez por isso é que vemos tantos homossexuais em devassidão, em bacanais, em posições altamente comprometedoras que só fazem mal às suas almas.

  • almir barros

    Há uma frase bem verdadeira, religião e política não se discute, não temos o direito de julgar, há um UNICO Juis Justo que nos Julgara no grande dia, os nossos atos por si só nos dizem quem somos, o debate não e frutifero e ambos as partes se tornam instrumentos na mão de satanás, que e o que ele quer, e não leva a nada, sabemos que ha um culpado, alguem esta professando sua fé de forma sincera, porém errada, a melhor forma e mais agradavel a DEUS e estudarem juntos a palavra de DEUS associado a jejuns e muita oração( E conhecereis a verdade e a verdade vós libertara), não ha outro caminho nem outra forma de conhecer a verdade do que DEUS realmente quer de nos, a partir dai voçê vai perceber se voçê realmente seque uma religião pautada no evangelho de Cristo ou eu uma ceita disfarçada de Casa do Senhor, QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE MEU IRMÃO.

  • http://vitaomarcos.blogpost.com vitao.

    essa cristiane é muito chata.

  • Paulo sergio da silva

    oras, oras, ele é padre, e está nos EUA, Lá a igreja católica infrentou um grande processo por pedofilia, e eram meninos que eram abusados. A pouco tempo a igreja falou que não admitiria mais padres homossexuais, isso significa que existe, tem até um filme que trata essa questão. fora os jornais. Sei não esse autor, Ele é uma heresia ambulante defendendo o homossexualismo, não estranhaharia se de repente…

  • Ricardo

    Francamente, sou homossexual e faria como alguns de vocês disseram: não discutiria religão, aceitaria que cada um tem uma opinão diferente, etc. Mas não sinto isso por parte dos católicos e evangélicos. Eles estão constantemente julgando e apontando o dedo. Vá um professor falar sobre homossexualismo, é pisar em ovos. Tente assumir para a comunidade da sua igreja, dependendo de qual seja podem tentar o exorcismo. Veja se algo é feito a favor dos homossexuais em nosso cenário político. Porque tudo isso?

    — É pecado – dizem eles- Está escrito na Bíblia.

    Por isso, acho que essa discussão é relevante sim. Diz respeito a todos os homossexuais.

    Eu acho (olha só o dito cujo do achismo) que o verdadeiro senhor desse mundo é, infelizmente, o dinheiro. E quando essa sociedade capitalista perceber que os gays são consumidores com alto potencial o homossexualismo será finalmente aceito. Foi assim que aconteceu com a escravidão, era necessário consumidores e foi conveniente que os negros fossem libertados. Gradualmente, foi sendo aceita a idéia de que ter um escravo era errado. A igreja disfarçou, virou o rosto e saiu assobiando, como se nunca tivesse sido conivente com aquilo. Alguém disse, não lembro quem, “a história sempre se repete”.

  • Roberto

    De onde saiu essaCristiane Torquemada? Das células do Taleban, dos buracos da TFP? De minha parte, em relação a ela, só há uma solução: Chuta que é macumba!!!!

  • Dirce Dalila

    Não li todos os comentários, até porque ficou muito tempo nessa discussão entre os comentadores. O que eu quero mesmo que alguém me diga é, no tópico “O que há na Bíblia sobre homossexualidade?”, o que realmente o autor diz a respeito. Acho que ele rodeia, rodeia e não sai do muro. Não quero que ele diga o que eu quero ouvir ou coisa parecida, quero a opinião dele. Não li o livro, por isso quero saber a opinião dele sobre a bíbia e a homessualidade e não sobre a impossibilidade de se fazer juízo de valor. Mais uma vez: “o que há bíblia sobre a homessexualidade?”.

    Dirce Dalila

  • alexa

    há por aqui uns certos preconceituosos

  • vicente rizzo

    Em geral a comunidade e os simpatizantes do homossexualismo, reclamam do preconceito. Preconceito é falta de educação; falta de civilidade; tratar bem qualquer pessoa, é obrigação cristã. Mas, falando em preconceito, ninguem é mais preconceituoso que um homossexual; se você defende ou tem simpatia, é um cara legal, boa cabeça; se critica, o patrulhamento é infernal (exemplo recente é a cantora Claudia Leite).

    Entretanto, outra coisa é compactuar com homossexualidade: um
    grande equivoco. O mínimo que um homossexual poderia fazer era colocar
    sua razão, a inteligência para funcionar e consultar sua consciência:
    certamente vai concluir que é uma atitude cuja essência é decorrente
    de um profundo egoismo, onde o indivíduo, deixa de lado a razão, a
    inteligência e olvida a sua consciência, para dar ouvidos às sugestões
    que levam a dar vazão aos impulsos da carne, do prazer (atendo-me a fisiologia do coito homossexual….. por si só não precisa de mais argumento).

    Acredito que ajudaria aos nossos irmãos a resistir a esses impulsos, realizando algo mais sublime, por exemplo ajudar ao próximo, assim sua energias seriam canalizadas com um propósito digno, muito mais prazeroso que a ilusão da `carne` (isso é valido para os heterossexuais que desviam para sadomazoquismos, sexo com animais. sexolatria, pedofilia, etc).

    O indíviduo nasce como homem, ou como mulher, para
    desempenhar sua missão que Deus lhe incubiu como homem ou como mulher.

    att

  • Pingback: Elogio à paciência e à sutil ironia()

  • francisco deassis bengochea guimaraes

    Cada pessoa ten odireito de acreditar e viver como achar melhor,Acreditando ou não nestes fatos.Oproblema e termos apretenção de estarmos certos???

  • http://www.diversidadeintegrada.blogspot.com anderson muniz

    Comentário de uma pessoa religiosa sobre colocações de uma pessoa que é ateu:

    “É, irmã. Acho que eu preciso dizer logo que sou ateu”

    Fim de papo, bastou sua confirmação e nem foi preciso ler o restante.

    Ahh só a título de correção NÃO somos irmãos, pois vc é ATEU. rs

    Eita contradição! ”

    Ela acaba com: “Eita contradição”
    Realmente estou mais inclinado a perceber que quando um ateu, se sinceramente, chama o outro de irmão levando em consideração fazer parte de uma mesma humanidade é um fato que o “ateu” incorporou o pricípio Cristão de Amar o próximo como a si mesmo e a Deus – na prática mais que o pretenso religioso(a) que pelo fato de ver outro ser humano tendo uma interpretação da vida diferente da dele(a) não deve ser encarado como irmão ou irmã. Isto é etnocentrismo, isso é só chantagem: só pratico o amor com quem pensa como eu…me lembrou uma passagem bíblica que Jesus fala para amarmos os nossos inimigos. Ah…Paulo de Tarso perseguia Cristãos imaginem…se essa religiosa estivesse viva na época talvez teria, pelo fato de paulo não coadunar com o seu recém iniciado credo religioso, prendido-o, tratado-o como criminoso e quem sabe defendido a fogueira para o rapaz…
    Bem, pelo modo de proceder, acredito que o(a) religioso(a) – que lá em cima publicou esta resposta ao ateu – muito provavelmente sequer seria Cristão. Isso não teria condição de acontecer porque ela (ele) sequer teria se convertido ao cristianismo, muito provavelmente estaria seguindo as interpretações e discutindo as tradições judaicas e consequentemente querendo a destruição do Cristo.
    Posso estar errado mas o que sua consciência religiosa diz a você mesmo sobre este tipo de tratamento?

    Outro argumento que nos causa espécie:
    “Entretanto, outra coisa é compactuar com homossexualidade: um
    grande equivoco. O mínimo que um homossexual poderia fazer era colocar
    sua razão, a inteligência para funcionar e consultar sua consciência:
    certamente vai concluir que é uma atitude cuja essência é decorrente
    de um profundo egoismo, onde o indivíduo, deixa de lado a razão, a
    inteligência e olvida a sua consciência, para dar ouvidos às sugestões
    que levam a dar vazão aos impulsos da carne, do prazer (atendo-me a fisiologia do coito homossexual….. por si só não precisa de mais argumento).”

    Este relato deve ser de um homossexual que tem plena convicção de que a fisiologia não faz parte do processo biológico e que coitado como antes só conseguia durante 24 horas por dia viver copulando feito um animal no pasto…finalmente conseguiu romper com os grilhões que o prendiam a esta condição de cópula e sublimou isso. Deixou de ser gay!! Agora ele consegue fazer outras coisas tipo: sorrir, dançar, elogiar uma outra pessoa, ajudar a mãe em tarefas domésticas.. Dá pra perceber né! o coitado não consegue conceber o fato de que grande parte da humanidade pensa e age com a parte subjetiva que comumente falamos “cérebro e coração”. Tadinho né… ele deve ter dificuldade mesmo para entender que o ser humano deve ser analisado de modo completo: índole, caráter, práticas sublimes no bem como ele mesmo colocou em trecho a seguir…..tsk tsk tsk
    Mas bom saber que ele conseguiu superar tudo e está sublimando sua vontade de ficar fazendo sexo 24horas por dia. O próximo passo vai ser enchergar que independentemente de como os que estão em volta exercitam o “fisiologismo ” eles são mais do que ato sexual e sorriem, cantam, ajudam, podem ser canal do bem. O bichinho tem problema com fisiologismo…puxa como será que ele trata os gordos? se ele for gordinho? e se for preto? será que acredita em teorias de “raça” superior ou inferior? o meu Deus….deve ser um mundo tão difícil para ele viver – deve ter vontade de destruir todo mundo que discorde dele….Amor, viver sem amar sem respeitar o diferente, sem ver em sua vida a possibilidade de se construir e se reconstruir…o coitado!!
    Deus o ampare e que ele abra o coração para acessar o Amor e a felicidade Divinas tão mais profundas e tão mais consistentes e sublimes!

  • Daiene

    Gente faz o seguinte:

    Em vez de ficar discutindo quem está certo ou errado vamos tentar fazer um mundo melhor…

    E esperar até q o Senhor venha…

    Aí a gente vai ver quem tá certo ou não!!!

    Pronto!!!

  • Pingback: Os 30 posts mais lidos de 2009()

  • raquel silva

    naõ concordo em discutir o que achamos ou naõ a palavra de Deus,naõ é um achometro,só concordo com o que esta escrito nas escrituras,sim sim naõ naõ,Deus criou o ceu e o inferno e naõ tem outra alternativa ,,tudo que dissermos deve ter referencia na biblia nome do livro qual versiculo etc etc…chega de euu acho que…

    • Yan

      E enquanto isso milhares de jovens homossexuais pelo mundo cometem suicídio…. ¬¬

  • Liz

    1° Disculsões sobre a biblia serão intermináveis e jamais chegarão em lugar algum, pois há pessoas que pensam de formas extremamentes diferentes. Há aqueles que acreditam e aqueles que não acreditam, há os fanáticos que levam tudo ao pé da letra e aqueles que acham milhares de interpretações diferentes.
    2° A bíblia foi de poder da igreja católia a muitos anos, as autoridades do clero a usaram para matar milhares de pessoas na inquisição. Depois ela foi traduzida para o público. Então como sabemos que o que lemos é realmente a “Palavra de Deus”, que o homem não criou um deus da forma que bem quis? Vai de cada um confiar nas escrituras ou não.

    Então diante de tanta disculsão esquecemos de Respeitar as pessoas e sempre queremos que nossa opinião seja a mais suprema verdade. Cada um é livre para escolher o fanatismo religioso ou a vida humana.
    Já pararam para pensar se o que é Biblicamente correto seria Humanamente correto?

    Sou homossexual, tenho religião e creio em Deus, mas não estou preocupada se vou para o inferno ou não, estou preocupada em fazer o bem ao próximo e a mim também. Sou muito feliz, minha família é católica, é estruturada e eu os amo como sei que eles também me amam sempre me respeitando. Eu os respeito muito também.

    Cristiane..

    Você não é obrigada a aceitar a homossexualidade e nem perder o seu tempo achando argumentos dentro da biblia para condenar. Apenas respeite as pessoas como elas são. Se algum dia você descobrir que alguma pessoa da sua família é homossexual, trate-o com respeito.

    Não há nada pior do alguém viver infeliz por causa dos outros, por medo ou por humilhação. Isso é ruim para quer faz e para quem recebe também.

  • Marcello França

    Bem, voces perceberam que há um bom tempo a Cristiane e o Daniel deixaram de dar as suas opiniões e não mais se manifestaram a respeito desse assunto. Quero informar a todos vocês que enquanto vocês continuam debatendo o referido assunto, os dois se conheceram pessoalmente, se casaram e vão viver felizes para sempre……..

    Grande abraço a todos e fiquem com Deus !!!

    • Daniel

      Sempre bom aparecer um piadista aqui acolá.

      Na verdade, até que casamos sim, mas não deu certo, decidimos que casamento é invenção do satanás, nos separamos dois meses depois e, AGORA SIM, vivemos felizes com os novos parceiros :-p

  • derli morais

    “Meu Jesus…. tende misericordia!!!!”
    Quanto tempo perdido… bla bla bla … falsos fariseus pregando (empurrando goela abaixo) doutrinas. Sou evangelica e creio num Deus de amor que virá julgar a todos, deixe isso para o Todo Poderoso. Ninguém é dono da verdade só Jesus. e Ele nos proibe de fazermos acepções de pessoas. (não citarei trechos biblicos, visto que alguns já são conhecedores e outros não se importam com isso!) Deus odeia o pecado mas ama o pecador, e enviou o seu filho para a nossa salvação e remissão dos nossos pecados. Qual é o maior mandamento? O AMOR. Amar ao proximo como a ti mesmo. Não importa a raça, cor, classe social, homem ou mulher ou LGBT!!! Temos que demostrar amor, carinho, sem discriminação ou nenhuma forma de exclussão social. É assim que Jesus agiria se invem de uma samaritana fosse um travesti que lhe fosse encontrar na beira daquele poço. Mas uma vez eu repito: ninguém é dono da verdade, só o Todo Poderoso! Não somos nós que iremos julgar os atos da humanidade, nenhum ateu… nenhum evangelico… nenhum catolico IDOLATRA (E olha que a biblia sagrada nos dá milhões de referencias para não nos prostar, adorar, ajoelhar ou ter imagens de santos. Como vcs veem cada um interpreta o que lhe convém!)… todos somos pecadores. Falhamos, ninguém é perfeito e falhamos mais ainda em não admitir isso.

  • Jairo

    A maior falha do ser humano é dar ouvido a religiosos estúpidos. O mundo seria infintamente melhor sem essa imundicie chamada religião. Jamais serviu para coisa alguma além de dividir a humanidade em milhões de grupos e jogar uns contra os outros.

    O fato da bilbia se auto-alegar inspirada por deus e poder ser interpretada como qualquer um deseja é motivo mais que suficiente para ir direto para o lixo.

    • http://metanoiacruz.blogspot.com Antonio Cruz

      Jairo, concordo com voce.

      Sou cristão mas detesto a religião. pois religião somente atrofia, mata e engessa os de boa fé.

      estamos precisando desenvolver o mesmo sentimento de Cristo. com isso não defendo a ideia de “tudo pode”. Mas observar com carinho cada situação.tratar indivíduos como indivíduos. Até porque Cristo foi o maior dignificador da unidade. atendendo a uma pecadora, um sabio que foi procurá-lo a noite. e uma mulher na beira de um poço.

      abaixo a religião. CRISTO É O SENHOR.

  • Pingback: A autoridade da Bíblia na tradição protestante()

  • kelly cristina

    Bacana discutir oq é certo ou errado…
    E se é tão errado pq Deus não cura a quem decide lutar para nõ ser?
    Tem comentários acima dizendo isso: deus x emoção…
    Se é pecado, doença, ou qualquer outra coisa nas quais vc defede, pf qual a cura que a biblia apresenta para tais pessoas? Pois a maioria ora e até se submete a tratamentos, religiosos ou não, para serem “curados”. E vc que defende tanto a abolição dos gays e lesbicas, saberia apresentar a “cura”?

    • http://metanoiacruz.blogspot.com Antonio Cruz

      Boa pergunta Kelly Cristina ( seu nome é igual a de uma amiga minha aqui de Salvador) .

      O problema da religião hoje é querer aniquilar, matar, destruir. Não procurar entender. os que veem como doença. não conseguem apresentar a cura, ( gnosticismo aqui não vale). Por outro lado, há os que querem torcer a Biblia para respaldar sua orientação sexual (outro erro grotesco).

      Não se resolve o assunto dessa forma. mas procurando entender cada situação dentro do contexto social.

      Questão de salvação da alma do individuo homossexual não cabe a nós definir. Esse particular é com Deus e o Indivíduo.

      * Se vemos como doença – procuremos a cura ( pois os mesmos nao são por pura opção).

      * Se o problema é de opressão espiritual (para os gnosticos) vamos buscar auxílio divino para isso. mas para solucionar o problema, não somente para maquiar.

      * se o problema é social. vamos tentar entender o contexto sociológico e não simplesmente estereotipar os envolvidos.

      COMO JESUS AGIRIA NO SÉCULO XXI EM RELAÇÃO AOS HOMOSSEXUAIS ?

      Pensemos nisso.

  • jairo

    Não existe e jamais existiu a palavra homossexual ou homssexualidade em nenhuma bíblia antiga. Somente nas novas a palavra foi inserida desonestamente para apoiar o preconceito cristão, que nunca existiu nos primórdios do cristianismo.

    O homossexualismo é 100% natural, pois existe em milhares de espécies de mamíferos, répteis, anfíbios e insetos em alguma fase da vida E O SER HUMANO PERTENCE AO REINO ANIMAL.

    Deus apoiou o amor gay entre Davi e Jônatas:

    1 Samuel 18:1-4, quando Jônatas, filho do Rei Saul, viu Davi pela primeira vez – “E SUCEDEU que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai.

    1 Samuel 20:41! – “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais.“

    2 Samuel 1:25-26 – “Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.”

    Deus inclusive apóia que dois homens “durmam” juntos:

    Eclesiastes 4:9-12. ESPECIALMENTE 4:11 – “Melhor é serem dois [homens] do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”

    • http://metanoiacruz.blogspot.com Antonio Cruz

      kkkkk. Torceu a Palavra a seu bel prazer hein. lembre-se do que Pedro disse:

      “Há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para aprópria destruição deles” 2° Pd. 3.16

      Em qual pergaminho vc viu que Daví esta tinha relação homossexual com Jonatas?

  • Tathiane

    Bom dia! Na bíblia há algumas passagens que falam do homossexualismo sim. Como estudante da bíblia posso afirmar que de fato há partes nela (tais como o livro de Apocalipse/Revelação, ou mesmo párabolas de Cristo) que obviamente têem de ser observadas de modo não literal! Com respeito ao texto de 1 Coríntios 6:9,10 por exemplo é tão óbivio que não tem como criar conjecturas! É exatamente o dito. Mas não devemos encarar como: Oh! Deus detesta essa classe de pessoas. Não! Jeová Deus ama a todas as pessoas, mesmo aquelas que o rejeitam! Ele quer que todas tenham um conhecimento exato de sua vontade e o sigam espontâneamente. Para não se criar especulações, a bíblia não mostra o desfavor de Deus apenas com o homossexualismo por exemplo, a bíblia condena claramente a fornicação (que é o sexo fora do casamento) Leia 1 coríntios 6:18. Portanto boa parte da população mundial também poderia se sentir ferida, pois isso é oque muita gente tem praticado. Mas a questão não é essa, o propósito é discernir qual é a vontade de Deus e procurar fazer o melhor, pois ele sabe que somos pó. E lembrar no nosso coração que antes da nossa pele, sensações ou da nossa sexualidade, a única coisa que realmente vai permancer é a nossa relação com Deus! Tudo passa, agente fica velho, até morre, mas oque vai culminar numa decisão realmente importante é a nossa posição diante Dele. Andar com Deus realmente é o mais importante!

    • Marok

      Deve ser por amar a todos que Deus jogará a maioria no lago de fogo por… vejamos… há, pela eternidade. (!)
      Nossa, parece um tanto pesada a pena, não? Bom, mas nem vou questionar, senão…

      • Luis

        Caro Marok,

        A regra é clara derrubou na área é penilte e tem punição, Deus nos ama e muito, a minha vida é um milagre de Deus, por dizer isso, pois passei por poucas e boas.
        O nosso Deus, não somente meu mais teu também, está de olhos em tudo que vocês, mas tudo tem um limite, Deus nos fala isso na Sagrada Escritura.

        Não aponte o dedo para Deus, aponte para você mesmo, pois quem erra é você e não Deus.
        Ele é tão perfeito e maravilhoso que nos deu a livre escolha, e você o que vai escolher.

        Deus é Deus cara não se discute.

    • http://gatoprecambriano.wordpress.com Gato Precambriano

      Jeová Deus ama a todas as pessoas, mesmo aquelas que o rejeitam! Ele quer que todas tenham um conhecimento exato de sua vontade e o sigam espontâneamente.

      SENÃO…..

  • Jairo

    A bíblia é absurda por qualquer ângulo. A dignidade humana é profundamente ofendida por esse livro insano e apenas a burrice extrema leva pessoas sem a mais insignificante capacidade crítica a pensar que podem precisar de um livro estúpido, sem autor, sem originais, escrito por maus elementos de 2000 anos atrás. A bíblia nos joga na cara que em 2000 anos não evoluimos absolutamente nada. Pois em plena era do conhecimento e da informação pessoas conseguem ser enganadas com esse “conto do vigário”.

    • jacob

      Apenas a sua opinião, totalitária.

      • Luis

        Caro Jairo,

        Como disse o nosso amigo lá em cima, você perdeu a oportunidade de calar a boca.
        Apenas falar algo sem sentido como falou, não traz a luz aos nosso olhos e nem salva vidas deste mundo macabro.

        Falar que a biblia é um livro absurdo é a mesma coisa que falar que Deus não existe.

        Meu caro amigo, perceba o tamanho da besteira que escreveu.

        Abraço

  • http://noticiasdobill.blogspot.com Gabriel

    É tudo uma questão de contexto. Ler a bíblia sem considerar o momento histórico, nem as consequências de determinados atos, nem a interpretação posterior de coisas escritas antes, faz a maioria das pessoas se confundirem.

    Enquanto determinados profetas diziam que Israel devia matar até as criancinhas do povo inimigo, vemos outros profetas adiante condenando Israel por matar inocentes.

    Várias leis refletiam o conhecimento da época. Numa sociedade em quê a mortalidade infantil era alta e a expectativa de vida baixa, mulheres e homens que não tinha filhos eram considerados “peso morto”, pois só consumiam recursos e não aumentavam o tamanho do povo.

    Assim, nada mais natural para a época condendar quem tinha desejos sexuais por parceiros do mesmo sexo, visto que assim não produziriam filhos, nem formariam famílias tradicionais… a sociedade era bem pragmática, e o objetivo último de todo mundo era ter filhos. Casamentos eram arranjados (mulheres casavam com 12 anos, e nenhum profeta condenava isso), e homens tinham quantas mulheres pudesse sustentar.

  • http://maos-nuas.blogspot.com Abiodun Dark

    Com toda essa discussão pseudoteórica e parcial, percebo que o Cristo, o cara que quem é cristão começou a seguir por um conjunto de histórias e um conduta deste revolucionário histórico(vejo assim), o teor da real vivência e contos foi totalmente perdida. Os valores daquela época eram totalmente diferentes dessa e devem ser tratadas como diferentes. A aversão de grupos de seres humanos às diferenças já existiam desde lá e por isso é constatado em um livro histórico como esse. Entre história e contos muitos que acreditam naquilo com certeza se perderam.

    Se homosexual vai queimar no inferno, nem sei, não sou e não acredito em tal lugar. É tudo aqui, diante do preconceito e da discriminação.

    Não sou cristão por simples prudência, prefiro acreditar numa ancestralidade maior do que numa religião que justificou a escravidão do meu povo, só por não ter a mesma crença.

    Se inferno existe, os primeiro a entrarem eu tenho certeza de que vão ser intolerantes e pessoas que tem ódio no coração por algo que nem conhecem ou sabem o que é. O Diabo com certeza veio da Europa^^.

    Bi Olorun Ba Fe.

----- Consulte os arquivos do Amálgama ||| Publique ||| Contato ||| Para reproduzir nossos textos -----