Preciosa: Uma história de esperança

por Jean Garnier – O filme Preciosa: Uma História de Esperança (estreia hoje) é mais do que um comovente relato dos passos dados por uma abandonada que até conseguir sorrir. Ele vai além, e com supreendentes atuações mostra o renascimento de uma vida que começa a se ver importante em meio à sociedade. No bairro novaiorquino do Harlem vive a pouco expansiva, ignorante, obesa e deprimida garota de dezesseis anos, Claireece “Precious” Jones (Gabourey Sidibe). Ela pouco fala, dificilmente está alegre e foge da realidade com alguns pensamentos, como nas fantasias que tem com o professor ou como quando se vê como uma estrela hollywoodiana.

A jovem divide o sempre nebuloso apartamento simples (que fica mais escuro ainda devido ao cafona papel de parede) com sua mãe Mary (Mo´Nique). A progenitora, um poço de ódio e amargura, que poderia ser sua salvação, na verdade é o seu grande tormento e passa os dias entre o cigarro e a televisão. Ela odeia a maneira da filha ter esperenças de melhoria e a trata como uma empregada doméstica, sempre a acusando de ter lhe tirado o marido, que num ato de violência, abusou sexualmente da agora grávida Precious. Mary bem que poderia fazer a janta, mas prefere que a protagonista o faça, para depois ter motivos de sobra para massacrá-la com qualquer tipo de ataque verbal.

As coisas começam a mudar depois que o diretor inscreve Precious em uma escola alternativa para alunos que merecem atenção especial. Essa oportunidade de salvar uma alma perdida em meio aos mortos faz com que ela saia do inferno e passe a ter uma vida real. O contato dela com o amor e carinho dado pela radiante professora Rain (Paula Patton) e pela atenciosa assistente social Weiss (Mariah Carey) faz com que ela aos poucos recupere a dignidade.

O diretor Lee Daniels conseguiu retratar os horrores de um drama urbano através de um realismo cru. Ele que no começo da década retratou Hale Berry numa sociedade preconceituosa em A Última Ceia, agora expõem o estudo de uma adolescente traumatizada, tudo de maneira simples e reforçado por um elenco convicente — isso inclui os cantores Mariah Carey e Lenny Kravitz, este numa curta participação como enfermeiro John. O Oscar de atriz coadjuvante para Mo´Nique é dado como quase certo.

[ veja o trailer ]

  • Pingback: Blog Arlesophia()

  • Pingback: A minoria em sua maioria « Papo Cultural()

  • Ludmila

    Esse é ótimo.. todos deveria assistir.Ele retrata detalhadamente, o que infelismente muitas adolecentes e mulheres passam na sua vida cotidiana. Ele tem uma linguagem que hoje em dia é muito usado . Muito legal mesmo esse filme, e foi mais que merecido os premios que ele ganhou. !

  • sarah ingrid

    minha opinião é que a mãe dela não deveri fazer isto com ela.Por que ela é so mente uma adolesente .O pai dela é um cafasjeste que istuprou ela.A mãe dela é uma pessoa muito má …..

    clarisse preciosa donis

  • Pingback: DVD: Bem-Vindo à Casa de Bonecas (filme, 1995)()

  • carol

    eu amei esse filme é uma história de vida………..!

  • luana

    o filme e muito legal

  • Fernanda Brasil

    A Claireece , é um exemplo de uma mulher vitoriosa ! mesmo com tantos sofrimentos, mesmo com tantas angústias ela não desistiu de ser feliz . Todas as pessoas deveriam parar, pensar e agradecer a Deus por isso não está acontecendo em suas vidas, .. um filme muito bom que me fez refletir !
    Parabéns .

  • Adja Maria

    Esse filme além de mostra pra todos que somos capazes de vencermos as dificuldades,com dignidade e amor.Ele mostra pra todos os professores que o papel deles vai além de ensinar a ler e escrever,que atenção especial em determinados alunos pode fazer diferença na vida deles.E digo mais todas as mãe deveriam assistir esse filme,pois ele serve de alerta pra todas.
    mães esse problema pode está na sua casa e acredite esconde-lo só vai piorar.

  • http://RENATA.LOPES2020@BOL.COM RENATA LOPES

    ESSE FILME É MTOO LINDO E ESPECIAL, POIS TDOS AQELES QUE SE SENTE TRISTE PORQE ÉH GORDO DE MAIS MAGRO DI MAIS ,Ñ PODE SER ASSIM PORQE A NOSSA VIDA É MTO PRECIOSA ALÉM ALÉM DI TDAS AS COISAS E DE TDO MUNDOO.

    ESSE FILME FAZ AGENTE NOS SENTIR COM MAIS VONTADE DE VIVER TER MAIS ESPERANÇA E MAIS VONTADE DAQILO QUE DESEJAMOS…

    AMEI O FILME….

  • delly

    gostei muito do filme,adoreiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!*_*

  • vinicius

    Esse filme, despertou em mim mais vontade de correr e aproveitar tudo que o estudo tem de melhor para mim.

    gostei muito mesmo desse filme outro não tem igual

    vocês estão de parabéns

  • priscila rafaela da silva

    esse filme e muito lindo pois fala de varios assantos na nossa realidade
    parabens a todos

  • BRUNA

    ela é uma pessoa muito sensivel que tem vontade de viver como uma mulher deve ser tratada e ser feliz

  • Vanessa

    • esse filme seer mt emocionante *-* ‘
    Uma grande lição de vida .
    Várias pessoas pedem a Deus por terem uma vida comum , já outras n dão valor .
    uma meenina com dignidade e carater que superou tudo , preconceito , abuso e xingamentos . Mostrou qê a vida é preciosa e vale seguir em frente ☺

  • Josiele

    Nussa! Pelo que eu li o filme para ser muito interessante. Vou direto ao uma locadora para assisti-lo!!!

  • philipe

    mano esse filme é muito seboso ^^
    como é que uma nega daquela apanha da mae ?
    a mae maltrata ela geral .. nao tem amor ao coração
    e tenta se refugiar com seus pensamentos ..

    • neide

      seposos são seus pensamentos fora da realidade da vida cotidiana, se vc nunca passou por tal cituação, pelomenos analise o mundo ao seu redor pois hoje em dia ele é isto mesmo. E o termo nega não se esqueça é puro rasismo.

  • lucia

    é um dos melhores filmes que assisti, ele mostra que o “conhecimento, o amor, a valorização humana” faz com que as pessoas tenham outra visão da vida, que do outro lado existe uma vida melhor com mais dignidade, e que nós temos o direito e dever de sermos mais felizes…. beijos.

  • judi

    Sou professora do Projovem Urbano,tenho vários alunos que passaram por situações semelhantes.Em especial uma aluna que a mãe não a deixa sair para estudar,recusa-se a ficar com as crianças e mesmo assim ela vai,sempre que pode.Esta aluna é muito raquítica tem problema no pulmão, sustenta seus 3 filhos com os R$100,00 que recebe do programa(faz milagre) e tem que andar muito até a escola.Mas ela é um exemplo de coragem , de vontade de enfrentar as dificuldades dando o melhor de si.Posso te garantir que é uma aluna brilhante e se ela quiser chegará a universidade.

  • LYSANDRA

    É um absurdo o que essa garota tem que suportar para viver!.além de sofrer descriminação racial e social ela tambem tem que aguentar maus-tratos de seus proprios pais que a machucam fisicamente e verbalmente.Além disso tudo acontecer, ela tambem sofre abusos de seu proprio pai que em vez de ser uma pessoa que a ame só a faça sentir dor e sentir um lixo.
    pais como esses tinham ser presos e levados a julgamento. Alem disso tudo ela aos dezesseis anos ja tem dois filhos de seu proprio pai, e uma dessas crianças possui sindrome didawn,a mae dela tem raiva pelo fato d seu proprio marido ter mais vontade de ficar com sua filha do que com ela mesma.

  • http://www.will.com.br will

    goosteei /xxx

  • larissa

    esse filme é uma lição de vida para todos. Todos deviam pensa que nem ela, nunca desisti do seu futuro e deixar as diferenças de lado. apezar dela sofre com o precoceito dentro da propria casa com mãe que enchia o saco dela e que o fazia de escrava mesmo assim ela não desistu dos sonhos dela e eu espero que voce tambem não desista dos teus sonhos pq a sua vida é bem preciosa para deus.

  • http://www.facebook.com Sinaira

    Quem são os anjos de Clariecce Precious Jones?

  • http://www.google.com.br lais de paula siqueira

    achei este filme como uma esperiencia de vida para muitas pessoas e pode ser uma coisa pra fortalecer muitas pessoas

  • http://amalgam EMERSON

    Philipe . vc julga demais.. vc nao sabe nada da vida… este filme retrata muitas(os) adolescentes que passam por este tipo de mals tratos…. por favor se atualize.. racismo já demais…..
    não estou pedindo para vc gostar do filme .. mais ver fatos … o filme só retrata algo que acontece muito na realidade…..

  • http://google kézia

    Ameiiii,Ameiiii,Ameiiii esse filme é super interesante
    muitoo legalll gostei pakass até o meu teacher de inglês gostou
    e decidiu passar este filme para minha turma na escola super legal Ameiii

  • http://www.amalgama.blog.br/02/2010/preciosa-uma-historia-de-esperanca/#commentform jessica

    esse filme e muito triste eu
    gostei desse filme por que
    ele fala sobre abuso eu aprendi
    muito com esse filme

  • http://HOTMAIL.COM FILIPE JOSE MARINHO RIBEI RO SILVA

    O FILME PRECIOSA RETRATA SOBRE UMA VIDA SOFRIDA E AMARGANTE E DE QUE DEPOIS ELA SUPERA ACRISE QUE ESTAVA PASSANDO.E CONTAR ESSA HISTORIA PARA COLOCAREM NAS CABEÇAS DAS PESSOAS PARA ELAS MUDAREM ESUPERAREM OS SEUS JEITOS.POR ISSO GOSTEI MUITO DESSE FILME .EXELENTE!!!!!!!!!!!!

  • andressa

    e tudo

  • http://www.amalgama.blog.br Patricia Miranda Costa

    Esse filme é realmente uma lição de vida e de superação,para nós refletirmos o quanto as nossas crianças estão perdendo as suas infancias,e sofrendo tantas violencias dentro da sua própria casa e pior das pessoas que deveriam amá-las e protege-las.

  • Rejane monteiro

    SEM PALAVRAS ESTE FILME É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO
    NOS MOSTRA QUE A VONTADE É O MOTOR PARA SE VENCER QUALQUER OBISTACULO. VALE SEMPRE APENA LUTAR!

  • Gabriela

    O filme “Preciosa” é mais nada que uma lição de vida. E isso nos mostra quem tem esperança e corre a trás dos nossos objetivos consegue tudo o que quer!

    TODOS CAEM, MAIS SÓ FICA NO CHÃO QUEM QUER! – Adele

  • Julio Ribeiro Bravo Gonçalves

    Um filme muito triste, que retrata a vida de uma adolescente que sofreu violência físicas e verbais, mas nunca deixou de sonhar por uma situação melhor e mesmo na diversidade não ousava ficar sem os filhos que foram concebidos sem amor, estuprada pelo próprio pai. Além de ter uma mãe convinetne e má, tolerou o máximo que pode, so saindo de casa quando viu que seu bebe corria perigo. Este filme retrata uma realidade na sociedade atual, que na maioria das vezes não vem a tona porque as vitimas tem medo denunciar. È uma pena que existem pessoas como opai e a mãe de Preciosa, no mundo está faltando mais amor e oração. Que preciosa seja um exemplo que nunca devemos perder a esperança por dias melhores.

  • Isabella Souza

    So assisti esse filme recentemente, e realmente tudo que foi relatado a cima pelo Julio e outros é a realidade em que estamos vivendo, é muito triste ver os proprios pais tratarem os filhos dassa maneira, e ao meu ver a mãe é tão culpada quanto o pai por saber que desde o inicio ela sofria abusos e não fez nada que pior tinha ciúmes porque o pai queria a filha também, isso é doença. E concordo que as mãe deveriam assistir esse filme e se atentar com “quem” esta em casa. Ela foi vitoriosa, encontro pessoas que a ajudaram mas na maioria dos casos isso não acontece e acabam procurando conforto com outras coisas, infelizmente. Que esse filme sirva de exemplo. Parabéns o filme é otimo.

  • jessica

    Essa historia é MUITO, forte cheguei a passar mal no final, somente de pensar no pessoas na realidade pudessem estar passando. Muito bem interpretado…..

  • jamile paula

    e muito bom mais triste por que e realidade

----- Consulte os arquivos do Amálgama ||| Publique ||| Contato ||| Para reproduzir nossos textos -----