Vem aí a Iª Conferência Internacional de Saúde Quântica

A comunidade científica deve manifestar-se quando a pseudociência tenta invadir o espaço acadêmico.

Um colega passou-me uma recente mensagem que curiosamente foi distribuída a todos os professores do IMECC, o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. A mensagem anunciava a Iª Conferência Internacional de Saúde Quântica, que ocorrerá em Gramado de 28 a 30 de abril de 2012.

Saúde Quântica? Há uma tentativa de explicação na própria página da conferência. A parte mais próxima de uma definição é: “A Saúde Quântica está voltada para a promoção e proteção da Saúde Integral do ser humano e para compreensão de que a doença é uma oportunidade de olharmos para nós mesmos como investigadores da nossa jornada como ser humano em busca de aperfeiçoamento e de ser feliz. A simples supressão dos sintomas nos distancia do nosso processo evolutivo.” Difícil de entender. Mas o que a Mecânica Quântica tem a ver com isso? “A Física Quântica, associada à Física Relativística, assume papel de destaque por elucidar o jogo de xadrez das freqüências internas e externas que influenciam o estado de saúde e de doença.” Sei que muitos matemáticos adoram jogar xadrez, mas o IMECC deveria tomar mais cuidado com as mensagens que envia aos seus docentes.

O evento será acompanhado pela I Expoquantum, onde será possível ter contato com “novas Tecnologias Quânticas eletrônicas e humanas, que nos possibilitam acessar uma nova era de Saúde e Qualidade de Vida.” Mal consigo imaginar o que estará exposto. Talvez o SCIO?

Pode piorar. Um dos objetivos do encontro é “fortalecer processos curativos como a Homeopatia e a Acupuntura e novas e eficientes técnicas terapêuticas como o EFT (Emotional Freedom Techniques) e o EMDR (Eyes Movement Desensitization and Reprocessing), e PNL (Programação Neurolinguística), entre outras, com comprovados potenciais curativos em processos pouco invasivos e de baixo custo, fácil aplicação e alta eficiência em curto espaço de tempo, comparado com as terapias tradicionais. Elas introduzem, muitas vezes, um verdadeiro salto quântico nos processos de cura.” Agora entendi onde entra a Mecânica Quântica! Mas as técnicas são ótimas: EFT é apresentada como “acupuntura emocional sem agulhas”. EMDR consiste em reprocessar lembranças difíceis através dos movimentos dos olhos. Para quem duvida tem até vídeo no YouTube.

Mais que isso, “Nesse Simpósio, teremos a oportunidade de conhecer o trabalho de cientistas respeitados, cujas descobertas, algumas com patentes internacionais, apontam para uma nova percepção da realidade de maneira contundente e acessível a todos nós.” Os palestrantes são certamente pessoas respeitadas. Não são no entanto cientistas respeitados. Amit Goswami, apresentado como indicado ao Prêmio Nobel (só que da Paz, não da Física), eu já abordei anteriormente. Como ele, todos os demais palestrantes nunca foram cientistas ou deixaram de ser cientistas há muito tempo. Ao contrário das conferências científicas de verdade, não há nenhuma informação no site sobre quem são os organizadores do evento, exceto que ele acontecerá no Centro de Eventos UFRGS/FAURGS.

Os organizadores têm todo direito do mundo de realizar um evento como este. Só fico muito contrariado por estarem tentando travestir algo puramente místico como se fosse um evento científico, nas barbas dos colegas do Coletivo Ácido Cético e ocupando espaço de uma universidade séria pela qual tenho um carinho infinito. Acho um dever da comunidade científica manifestar-se duramente sempre que a pseudociência tenta invadir o espaço de discussão acadêmico. Pseudociência não é ciência.

Foi na UFRGS que em 1979, como estudante do segundo ano de Engenharia, matriculei-me em Física IV. A disciplina dava uma introdução ao que chamamos de Física Moderna. Tratava das duas teorias desenvolvidas na virada do século XX (Mecânica Quântica e Relatividade) que mudaram definitivamente nossa compreensão do universo. Isso me seduziu a ponto de mudar minha carreira. Deixei de lado a Engenharia e resolvi virar físico para tentar entender melhor as manifestações macroscópicas do universo quântico microscópico. Obviamente, muito dessa mudança de caminho deveu-se ao professor que lecionou a disciplina. Ele tinha a mesma cara que tem hoje, na quinta foto da coluna da esquerda do cartaz de divulgação do evento de “saúde quântica”.

Lama Padma Samtem, informa o cartaz. Na época chamava-se Alfredo Aveline e fazia doutorado em Física Teórica de Sólidos. Tornei-me amigo do Alfredo e presenciei o início da sua trajetória em direção ao misticismo oriental. Nunca mais o vi. Eu preferi o caminho da ciência, inspirado em parte por ele. Guardo o mais profundo respeito pela sua coragem por mudar completamente os conceitos que o orientavam e em assumir o modo de vida em que acredita até hoje, e assim ter se tornado uma referência importante dentro da sua comunidade.


  • http://terapeutaquantico.blogspot.com/ Miguel Galli

    Leandro..oque esta acontecendo com sua percepção de “ciência” é que ela atrasou o passo..Vou só te pedir um favor, para o bem seu e dos que te rodeiam. Compre com urgência o livro “A BIOLOGIA DA CRENÇA” de um dos pais da Epigenética, o cientista Bruce Lipton e leia o livro todo ! Depois, humildemente apague este post ! Sejamos tolerantes e abertos para oque desconhecemos, queimar bruxas antes de ouvi-las é nos condenar ao atraso em todos os sentidos, inclusive moral !
    Sigamos em frente, mudemos de paradigmas, somos grandes !
    Abraço fraterno, Miguel

  • daniel

    Posso ter respeito por pessoas religiosas, mas tenho apenas desprezo por adeptos de “saúde quântica” e tolices do tipo. Deviam simplesmente ir para a missa e parar de trolar a ciência.

    Post excelente e necessário.

  • http://terapeutaquantico.blogspot.com/ Miguel Galli

    Necessário nesta vida Daniel é ter humildade para estudar sempre e não estacionar noque foi assimilado ! A Física Quãntica irá mudar a tua vida em todos os sentidos, deixe a porta aberta senão ela será derrubada !

  • Bosco

    Postes como esse são fundamentais para conter essa invasão de troll que tentam assaltar a ciência. Concordo com oDaniel, deviam ir a missa e não ficarem ameaçando a ciência.

  • LAIAI

    Obrigada por veicular este evento tão importante. Sugiro que compareças ao evento com a mente aberta para algo que, certamente, ainda não conheces. Uma ótima oportunidade de transcender-te. Um abraço.

  • http://carlosorsi.blogspot.com Carlos

    Muito tempo atrás, numa galáxia distante e em outro emprego, escrevi um artigo sobre o avanço do abuso quântico:

    http://blogs.estadao.com.br/carlos-orsi/2010/07/30/o-quantum-de-confusao/

  • http://gatoprecambriano.wordpress.com Eneraldo Carneiro

    Miguel

    Compre com urgência o livro “A BIOLOGIA DA CRENÇA” de um dos pais da Epigenética, o cientista Bruce Lipton e leia o livro todo ! Depois, humildemente apague este post !

    Referências bibliográficas são sempre positivas, mas não substituem argumentação. Uso excessivo de pontos de exclamação tãopouco.

    Sejamos tolerantes e abertos para o que desconhecemos, queimar bruxas antes de ouvi-las é nos condenar ao atraso em todos os sentidos, inclusive moral !

    Aceitar acriticamente quaisquer assertivas pelo seu valor de face não é ser tolerante, é ser crédulo, ingênuo. E criticar e apontar charlatanismo não equivale à “caçar bruxas”.
    A chamada da tal conferência CSIQ fala em “abordagem científica”, o que pressupõe a utilização de metodologias, e protocolos de procedimento rigorosos, com publicação de resultados para avaliação e crítica pelos pares. Portanto, ao invés de mencionar livros, aponte trabalhos publicados em periódicos científicos, revisados por especialistas.
    Se querem ser levados à sério, não dá ter dois pesos e duas medidas. O aval que o termo “científico” proporciona, por um lado, mas sem a trabalheira de seguir rigorosamente os protocolos científicos, por outro.

    A Física Quântica irá mudar a tua vida em todos os sentidos

    Bom..isso ela já fez. Não teríamos computadores sem Física Quântica, por exemplo. Só que não é esse o ponto. O ponto é que “quântico” é um conceito Físico que se aplica estritamente à fenômenos que ocorrem numa escala muito pequena, sub-atômica (tá certo o hífen?), que possuem pouca ou nenhuma analogia com os fenômenos do nosso cotidiano macroscópico, e são descritos por um conjunto bastante sofisticado de ferramentas matemáticas. Daí que quando se retira essa categoria do seu contexto original, usando-a como em “Gerente Quântico”, “Cura Quântica”, etc., perde-se totalmente o seu quadro de referências original, e “quântico” pode passar a significar qualquer coisa. Comete-se portanto um abuso no uso do termo, que induz a equívoco.

  • http://www.cisqrs.com.br Dr. Diego Cardozo

    Boa Noite,

    Observei alguns comentarios, do Amigo “Daniel”, “Eneraldo Carneiro”, “bosco”, “Carlos” e demais Contras ao Paradigma “Quântico”, Queridos Amigos, Lama Padma Não ira mais participar deste tão maravilhoso evento, por ter assumido outro compromisso em um local muito distante o que torna inviavel sua vinda ao evento, no entanto todos os outros ja me consta como confirmadissimos. Ele não iria falar sobre religiao pois Budismo é uma filosofia e não uma religiao.

    Sou um pesquisador, e durante muitos anos de estudos e pesquisas, puder chegar as mesmas conclusoes que serão abordadas neste evento, e tais descobertas são tão intrigantes que nos levam a querer conhecer mais, estes conferencistas são alguns dos mais renomados do mundo, e apenas uma parcela do que estar por vir.

    Eu quero estar la para compartilhar deste momento de muito amor e trancendencia.

    Estou certo de que os amigos desconhecem muito sobre o assunto, inclusive com criticas algumas pomposas outras bastante idiotas, o que esquecem é de questionar, O QUE EU SOU? O QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? QUEM EU SOU? Um ser que escolhe ficar preso nas ilusões da materia solida, tem medo de enfrentar a si mesmo, pois quando percebe que o caminho é sempre para dentro não existe o externo somente o interno, tudo muda, necessita ser muito forte, muita humildade e determinação para libertar-se, esta liberdade e paz só pode vir de dentro, nunca vira de fora.
    E a Fisica Quantica nos ensina e nos mostra como aplicar isto de forma simples, sem pregações doutrinadoras de controle de massas. Cada um é seu próprio mestre, Cada ser é o Criador de sua realidade, e ao mesmo tempo somos todos UM, pois somos uma manifestação da fonte criadora e a fisica quantica tambem prova isso que somos todos um e estamos conectados.

    Irmãos Parem de criticar o mundo la Fora, aceitem o outro, sua forma de viver, parem de querer colocar tudo dentro de quadradinhos e padrõeszinhus que voces possam controlar.

    Se não querem fazer parte disto, deve ser porque ja sabem tudo sobre o universo, e sobre si mesmos, e derrepente poderiam ensinar o mundo o que é certo e o que é errado!

    Meditem, permitam-se a descobrir novas ideias e pensar sobre novas formas de existir.

    Resistir contra é dar força a favor.

  • Dr. Diego Cardozo

    Ao Dono do Blog…

    Querido, todo seu conceito que comprou pronto esta se quebrando, se queres se manifestar contra, tem o seu direito, porem deveria olhar mais para dentro de si mesmo ao invez de tentar encontrar maneirs de fugir da verdade, e enfrentar a si mesmo.

    Suas manifestações são apenas provas de sua ignorancia, tais tecnicas que sitou são apenas algumas das diversas que auxiliam na autocura do ser. de Forma integral, se prefere remedios, então faça como quiser, mas não critique a atitude de quem esta promovendo uma ação em prol da saude e não da medicina convencional e conveniente para as industrias farmaceuticas.

    Deveria lutar contra as suas limmitações mentais e seus aprisionamentos ao invez de ficar publicando bobagens que desconhece.

----- Consulte os arquivos do Amálgama ||| Publique ||| Contato ||| Para reproduzir nossos textos -----