Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 2

por Ana Al Izdihar

O mais famoso conto de bruxos dos últimos tempos está se despedindo, e com honras feitas em 3D. Acho que alguns de nós teremos saudades de ver os filmes no cinema, mas também reveremos todos sempre que possível na TV ou em DVD. E muitos de nós iremos mostrar aos filhos e aos netos, assim como nos foi mostrado A fantástica fábrica de chocolate (com Billy Wilder), E.T., A história sem fim ou Curtindo a vida adoidado.

J. K. Rowling conjurou por 13 anos todas as mandingas, todos os instrumentos e palavras mágicas, todas as ervas, símbolos (desde os objetos aos bichos), lugares de poder, representantes do mal e do bem já conhecidos por nós no Ocidente há séculos. Usou os quatro elementos representados nos objetos buscados por Harry, que reverberaram em seu cotidiano através das relações com os outros. E ela parece ter planejado tudo: desde o latim inventado de Hogwarts até os atores que iriam se encaixar melhor na versão cinematográfica. Mas será que tudo mesmo tinha o dedo dela?

Será que até o dia da estreia de Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 2 nos EUA e Brasil foi planejada especialmente para que os iniciados confirmassem algo de antemão? A insistência de nos novos pôsteres do filme aparecer simplesmente “It all ends 7.15” teria sido de propósito? Sim, pois ao fazermos a somatória dos números que compõem a data de estreia, o resultado é 13 (7+1+5), o que corresponde ao Arcano 13 do tarô, que é… a Morte. A propósito, a estreia em Londres foi dia 7/7, que daria o Arcano 14 — Temperança –, que, somado com 2011, daria o Ermitão.

Contudo, é aí que vem aquela “magia” da obra de ficção, da obra de arte, aquilo que escapa das mãos do(s) autor(es): a riqueza da narrativa, que cativa tanto a mente dos admiradores, transcendendo a razão e a lógica chata. E olha, a Temperança e o Ermitão fazem ressonância com este capítulo final de Harry Potter, mas se eu contar aqui, além de fugir demais do assunto, vou lançar muitos spoilers

O jogo de morte empreendido neste capítulo tem tudo o que se pode esperar da jornada de um heroi: perseguição, revelações bombásticas, batalhas espetaculares, frases filosóficas e, claro, perdas. Porém, está menos sombrio que a Parte 1, mais dinâmico, não faltando sequer o humor inglês ácido, justamente com o tema da morte. Às vezes achava que os personagens repentinamente cantariam “Always look on the bright side of life”. Vocês não podem deixar passar essa oportunidade de presenciar o encerramento da narrativa heroica e popular de maior sucesso da nossa recente história, na tela grande com óculos 3D.

Lembro-me de ter reparado no primeiro filme de Harry que ele se apresenta aos amigos no trem dizendo, “My name is Potter, Harry Potter”, obviamente remetendo quase que cinicamente a outro dos mais famosos herois da tradição inglesa. Ali já se via o charme do personagem, o carisma do ator, bem como o tom de aventura forte que a história iria ter.

Render-se à saga de Harry Potter não é nada de mais. É simples, é divertido e natural. Tudo nele foi sucesso: os livros e os filmes. O despertar de sua vida de menino nos emocionou, nos arrebatou, nos fez torcer por ele. O desenvolvimento de sua vida de bruxo nos fascinou, nos deu medo, nos hipnotizou e nos fez reviver nossas fantasias mais recônditas. Os livros deram um impulso no hábito de leitura dos jovens. Os filmes trouxeram e formaram um outro tipo de espectador, criou um estilo, uma franquia.

Mencionei em meu texto sobre Harry Potter e o Enigma do Príncipe dados históricos e simbólicos sobre toda a saga de Harry. E, escrevendo sobre Relíquias da Morte, 1, revi com vocês a trajetória cinematográfica, tentando prever o finalíssmo-final. E acho que consegui acertar algumas previsões sobre J. K. Rowling. Já viram a carona que ela pegou junto ao lançamento deste último filme? Rowling lançará em breve Pottermore: um site em que leitores descobrem partes inéditas e ajudam a reconstruir a história de Harry, ao que parece numa tentativa de enriquecer a leitura de narrativas por via digital (veja o anúncio especial). O portal será aberto ao grande público em outubro e, para os “escolhidos”, já no início de agosto. Mas tem de seguir as corujas…

Harry Potter passou por nossas vidas e nos deixou marcas, não há como escapar disso. Aceite ou não, você vai ter de ouvir isso durante anos daqui para frente. Outras coisas virão? Sim, claro. Mas mesmo que se recrie o mito, há algo de único em Harry Potter que jamais será substituído — como em seus antecedentes, de Rei Arthur a James Bond.

[trailer]


  • http://saopaulo hiarima

    eu axo que o filme vai fazer suseso mais vou ficar com saudade do harry potter

  • http://google adriele

    eu sempre tive medo do filme HERRY POTTER mas depois de alguns anos e fiquei fanatica por hp {herry potter } e ainda sou fanatica.
    estou muito triste por nao ter ido no cinema ver HERRY POTTER E AS RELIQUIAS DA MORTE PARTE 2 .
    E TAMBEM FIQUEI MUITO TRISTE POR AS RELIQUIAS DA MORTE SER O ULTIMO FILME DO BRUXINHO MAS POR FAVOR DANIEL RADCLIFFE VOLTA A FAVER HERRY POTTER .
    AMO HERRY POTTER BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  • guilherme O.S reis

    pocha estou muito triste por saber que esse e o ultimo filme da saga ,mais feliz por ainda ter mais um que eu ainda nao o vi ,mais acho que isso vai ser modificado esse mes ,,,,,

  • kiara

    eu vou morrer de saudades

  • felipe

    o adriele nao é herry potter o jeito que se escreve é hArry potter

    • Rogeria

      Professor do mundo…kkkk

  • bruna

    harry potter vai ser eternamente pra miim(yn)

  • Adaill

    O triste fim do Rarry Potter
    Puts!! Acabei de chegar do cinema. Fui ver o tão falado Harry Potter 7 e as Relíquias da Morte parte 2. Então, (rsrsrs) o filme contou com duas partes. A primeira foi sofrível, mas deu pra entender agora o porquê de duas partes (efeito de acumulação rs). Essa última parte é até encantadora, os efeitos enchem os olhos, alguns segredos são revelados (bom, segredos pra quem não leu o livro acho). Mas é uma pena ver os seres até então mitológicos se tornarem pessoas patéticas e apelativas à normalidade com roupas, cabelos e diálogos tão comuns. O menino que viveu para morrer renasceu para se tornar um pai de família inexpressivo. (Patheticus)

  • Aline

    Harry Potter marca o fim de um ciclo, dou adeus a juventude e brindo a maturidade…. Mas Harry sempre fará parte de minha vida e da minha filha, que nem era nascida quando me apaixonei por esse bruxinho, mas que aos 6 anos já é uma Pottermaníaca.

  • marcelo cjr

    eu assisti todos os harry potter no cinema e li todos os livros e digo q valeu a pena e q vou ficar com muitas saudades pois eu acompanho deste criança e agora digo ao harry potter do cinema adeus.

  • michel

    TRISTE o FIM né ??
    TRSITE MESMO É VER COMO ESSAS PESSOAS ESCREVEM

  • Guilherme

    Eu Amei todos os filmes de Herry Potter

  • RENATA PEREIRA DA SILVA

    Estou muito triste por saber que este é o último filme do harry,mas curtí muito cada um deles!Tenho todos em casa e estou sempre vendo denovo e denovo e denovo!Não fui na estréia,mas com certeza estarei lá ainda essa semana para prestigiar essa grande produçaõ!!!!! i love you daniel!!!!!

  • JAINE

    AMO DE POIXÃO TODOS FILMES POR FAVO J.K.ROWLING
    VOUTE COM
    MAIS FILMES MARAVILHOSOS HARRY POTTER

  • Ana Al Izdihar

    Olá, pessoal!

    Saudades parece ser a palavra certeira aqui. E olha que eu adivinhei! Já temos a Aline passando a Pottermania para a filhinha, não disse?

    Obrigada a todos pela participação. Voltem mais em outros posts do Amálgama!

  • Cissa

    Geeente, mas realmente!
    Alguns aqui estão precisando ler bastante Harry Potter mesmo, porque vai escrever errado assim lá no cinema!!!
    Triste, Michel… triste.

  • http://tudosobrerestart Erivelton Dos Santos

    Fico feliz em ver fins felizes como o do Herry Potter acho que nem se compara a vida real mas nos leva um pouco ao ilusianismo e que pena que tudo na vida um dia se acaba,a vida ela também é assim…

  • Gleice

    Quando o filme acabou já senti o sabor da saudade. Todo ano havia a expectativa do próximo Harry Potter, da próxima aventura. Apesar de ter lido todos os livros, esperar para ver a história nas telonas era uma grande emoção. Achei a adaptação de todos os livros perfeita. Os detalhes de cada personagem, a perfeição do universo mágico de Hogwarts… O Adil cita acima: “Mas é uma pena ver os seres até então mitológicos se tornarem pessoas patéticas e apelativas à normalidade com roupas, cabelos e diálogos tão comuns. O menino que viveu para morrer renasceu para se tornar um pai de família inexpressivo.” Não concordo com essa afirmativa. Harry construiu uma família, o quê lhe foi tirado quando criança, e para quem leu o livro sabe que Harry e os amigos contruíram suas famílias dentro do unirverso mágico pelo qual tanto lutaram. Enfim: sentirei saudades das aventuras e lições de Harry Potter. É uma coleção para passar de pais para filhos.

  • Ana Al Izdihar

    Obrigada até então por todos compartilharem suas idéias.

    Gleice, concordo contigo em gênero, número e grau! A etapa da jornada de Harry se cumpre e continua outra com seu filho… Como é para todos nós!

  • Giovanna

    Nossa, o que acontece aqui? Pessoal não sabe nem escrever… o.O

  • Steh

    muito bom o filme adoooooooooorei .. amo Harry Potter

  • raul

    o filme q eu não paro de ver é harry potter tenho toda coleção e nunca me canso de ver 1 por 1

  • http://amalgama nick

    e muito triste ele morrer nesse filme eu queria mais um filme desse bruxo ele e muito legal

  • beatriz

    o melhor filme dos tempo

  • Nossa

    Nossa um escreve assim Rarry potter, o outro escreve Herry potter, ainda dizen q são fã, se n sabe escrever

    Poe HP simples ou HARRY POTTER!!! ACHO Q ERREI TB =D.

  • fernandopavin

    os filmes do harry pooter são os melhores filmes pena q não assistiu o parte 2 bom para quem não assistiu

  • http://harrypottereasrelinquiasdamorte naicon

    quero muito muito muito muito assite o utimo filme do harry potter 7

  • http://www.leandro.com leandro

    deus da primeira ves que eu vi a primeira saga de harry potter
    eu enloqueci queria comprar todas as sagas
    mas ñ consegui comprei da pedra filosofal até a ordem da fenix
    e até hoje eu procuro
    e nunca vou disistir
    e nunca canso de diser
    sou fam numero 1
    e adoro sistir os filmes quanta ves
    paassar

  • http://HARRYPOTTEREASRELIQUIASDAMORTEPARTE2 LUIZ EDUARDO

    POR FAVOR NÂO ACABE SE FOSSE TER O PROXIMO FILME O NOME TINHA QUE SER HARRY POTTER E A AVENTURA DE SEUS FILHOS TIAGO JAMES ALVO SEVERO E LILIAN LUNA

  • http://www.amalgama.blog.br/07/2011/harry-potter-e-as-reliquias-da-morte-parte-2/ matheus

    então cara achei q poderia ter mas filmes pois o harry so destruio uma orcrux na parte 1.
    mas como não é possivel tá de boa.
    o filme é muito criativo e pra mim é o melhor filme existente,é simplismente fantastico e engenhoso.
    agradeço a produtora por ter feito o melhot filme.
    sentirei saudades de hp

  • jeise

    poxa…esse pessoal escreve errado
    puts gosto muito de todos os filmes de Harry Potter é massaaaa

  • http://harrypottereasreliquias,damorteparte2 rafaella

    que pana que os filmes vão acabar fiquei muito triste quando soube disso pq sou muito fã dos filmes do harry potter.

  • http://HARRYPOTTER kelly

    AMO HARRY POTTER MAS CHOREI QUANDO ME DISSERAO QUE IA ACABAR QUANDO FUI VER NO CINEMA DIA 28 DE JULHO EU ADOREI O HARRY SE CASA COM A GINA E A HERMIONE COM O RONY E DISSERAO E MOSTRAN ELES 19 ANOS DEPOIS NA ESTAÇAO DE TREM LEVANDO SEUS FILHOS PARA HOGWARTS NA VERDADE E SO MAQUIAGEM PARA DEIXAR ELES COM CARA DE 36 ANOS

  • http://rosangelaehp rosangela

    vc e fantastico hp eu adoooooro,os seus filmes hp nao acabe com a sua saga por favor o mundo todo te adoooora bjs para o bruxinho mais lindo……;

----- Consulte os arquivos do Amálgama ||| Publique ||| Contato ||| Para reproduzir nossos textos -----