PESQUISA

Por que votarei em José Serra

por Amálgama (12/08/2010)

por Daniel Bushatsky * Poderia dizer por que não vou votar na Dilma com um argumento singelo e sem defesa para uma candidata a presidente: sou contra quem assina documento sem ler; poderia argumentar pelo voto contrário a ela pautado em um argumento geopolítico (chique isso, não?): sou contra todos que Chávez apóia; ou mesmo […]

por Daniel Bushatsky *

-- José Serra --

Poderia dizer por que não vou votar na Dilma com um argumento singelo e sem defesa para uma candidata a presidente: sou contra quem assina documento sem ler; poderia argumentar pelo voto contrário a ela pautado em um argumento geopolítico (chique isso, não?): sou contra todos que Chávez apóia; ou mesmo poderia afirmar e o Lula desmentir: sou contra eleger para a presidência quem não possui experiência alguma em cargos eletivos.

Também poderia dizer que não vou votar na Dilma porque ela não é carismática. Mas se esta for a razão, estou ferrado. Não poderei votar em seus outros dois concorrentes diretos, também.

Mas qualquer um desses argumentos seria meia verdade!

Uma das razões por que não vou votar em Dilma é a mesma pela qual não vou votar em Marina: gosto de alternância de poder. Acho saudável diferentes pontos de vista governarem. Para mim, este é ponto fundamental da democracia.

Marina nunca terá poder. Quem tem poder é quem tem na mão a câmara dos vereadores e deputados. Ela não tem. É só ver a quantidade de minutos que ela terá no horário eleitoral da TV. Míseros 2 minutos e 21 segundos. Ela seria um fantoche no governo e somente conseguiria algum resultado abrindo enormes concessões.

Serra não! Ele tem partido e se quiser governar não adianta só ser turrão. Terá que se submeter ao PSDB e seus caciques e índios, que, por sua vez, parecem ter limites mais éticos do que os do PT. Nada de pautar a mídia, por exemplo.

Fora isso, o PSDB está fora do primeiro cargo da hierarquia executiva brasileira há 8 anos, e se tivesse sido tão ruim o governo do FHC, imagino que o Lula não teria seguido suas políticas econômicas — adotadas ainda antes das eleições de 2002, com a “Carta ao Povo Brasileiro”.

Mas não é só o gosto pela alternância de poder que me fará votar em Serra. É também sua coerência. Quase engenheiro pela USP, se não fosse o golpe militar e o exílio. Ou seja, lutou contra a ditadura. Mestre em economia pela Universidade do Chile e doutor na mesma matéria pela Cornell University, nos EUA.

Primeira coerência: sempre estudou (muito)!

Serra começou na militância estudantil, chegando a ser presidente da União Nacional dos Estudantes, em 1963. Elegeu-se duas vezes deputado federal, foi prefeito da cidade de São Paulo (tentou 3 vezes), governador do estado e ministro da saúde.

Segunda coerência: persistência política; não desiste fácil do que quer e sempre quer o topo.

Mas ainda não acabaram as coerências. Falta uma que poucos políticos podem afirmar que sabem o que é ou se realmente existe. A fidelidade partidária. Serra está no PSDB desde 1988. São 22 anos no mesmo partido!

Agora questiono: como posso não votar nele? Sei o que me espera. Pode ter suas falhas, mas jogue a primeira pedra quem não tiver.

Serra é o único candidato com chance de ganhar as eleições que tem sua história avalizada pela credibilidade. A credibilidade, por sua vez, é avalizada pela coerência.

Eu, então, posso avalizar este voto.

* Daniel Bushatsky, São Paulo-SP, é advogado e colunista do Digestivo Cultural.

—–
Outros artigos da série:
– Por que votarei em Plínio Sampaio
Por que votarei em Dilma Rousseff
Por que votarei em Marina Silva

Amálgama

Site de atualidade e cultura, com dezenas de colaboradores e foco em política e literatura.

  • Se prepare para apanhar aqui nesta caixa.

    Pareceu que você está mais querendo não votar na Dilma do que achar alguma boa qualidade no Serra.

    Seu eu fosse votar nele eu diria que é porque está propondo uma inflexão significativa na política econômica, com redução nos gastos de custeio e aumento do investimento público.

    Mas não sei se ele é capaz de implementar. Não vejo que tenha feito um bom governo em São Paulo, e as mudanças que ele propõe a Dilma vai fazer também.

    Ele é um grande quadro político, mas não sabe fazer campanha. E arranja só os piores pra ficar do lado dele. Acho que o tempo dele já passou – devia ter deixado o Aécio concorrer.

    • Rafael

      Amigão, você leu o artigo do Celso Barros? Você não tem vergonha de ver o que saiu do teu? Teus argumentos são fraquíssimos…

    • Carolina

      Se uma pessoa não sabe fazer campanha não é motivo para não votar nela.
      E na questão de colocar os piores ao lado dele. Já olhou quem está do lado dela??? Parece que não.

  • hahahahahaha!
    esqueceu de dizer que ele é mentiroso! assina as coisas e não cumpre!
    lembra que ele falou que não deixaria a prefeitura de são paulo para ser governador?
    ou você é tipo esquecidinho 🙂
    o único motivo para se votar no Serra é que ele é palmeirense e éssa qualidade só os melhores tem!

  • Eu acho muito engraçado esse argumento da alternância de poder. É um dos mais usados para quem vota em Serra. Como não possuem muitos argumentos para falar mal de Lula, recorrem a dizer que alternância de poder é saudável para o país.

    No entanto, alternância de poder em si não possui valor nenhum. O que importa não é alternar o poder, mas escolher o tipo de poder que você que ver na frente do país.

    Voto em Dilma porque ela está comprometida a dar CONTINUIDADE ao governo Lula… um governo que, apesar dos seus problemas, fez pelo país em 8 anos o que ninguém nunca conseguiu fazer em muitas e muitas décadas.

    • moema

      FALOU TUDO!

  • Sara Maria

    Concordo que alternância é importante, mas acho que em time que está ganhando não se mexe. Sim, o governo Lula teve muitos problemas, mas em geral foi muito melhor que os anteriores do FHC.
    E tem outra: talvez nós de classe média não tenhamos sentido uma diferença tão grande, mas sei que quem era miserável, pobre na veia, conseguiu mudar essa realidade, nem que tenha sido apenas um pouquinho. A classe média e os riquinhos adoram reclamar do tal Bolsa Família, Fome Zero… Mas essas pessoas nunca se colocam no lugar de quem PASSA FOME, de quem não tem exemplo nenhum de sucesso, que não vê sentido na vida porque simplesmente não tem onde dormir, onde comer. Lula deu dignidade a essas pessoas, só isso já vale meu voto na Dilma.

  • Vamos ver se entendi. Você votará no Serra não porque gosta dele, mas porque não gosta dos outros?

    E ainda vem com a farsa da alternância de poder?

    Acho engraçado esse conceito. Qualqeur um desavisado diria que houve alternância entre Sarney, Collor e FHC, mas na verdade só mudou a pessoa, a ideologia, a base e o governo em si permaneceram os MESMOS.

    Alternância de poder não significa que a pessoa no poder mudou, e sim que mudou o regime.

    E não consegui entender onde votar em Marina não seria alterância, pelo raciocínio corrente.

    Quanto à ética e pautar a mídia, só rindo. Você acha que a Globo, Folha e etc fazem campanha descarada pra quem? Já Mensalão do DEM e Anões do Orçamento vocÊ deve achar muito ético.

    Talvez espancar professores em São Paulo e fazer PM e Civil se degladiarem seja ética e boa governança… Não no meu mundo!

    Quanto ao Estudo, vários blogs já comprovaram a farsa de seus diplomas. Ele nunca mostrou nenhum e as datas divergem.

    Fidelidade partidária pode ser, mas não aos cargos e promessas. Serra prometeu – e registrou em cartório – que não iria largar a prefeitura para se candidatar ao governo. Mas largou. E ligou o foda-se.

    Serra é um espancador de professores privatizador que vai vender o país, ou melhor, terminar, FHC fez um excelente (sic) trabalho.

    http://tsavkko.blogspot.com

    • carlindo

      EU VOTO SERRA POR DOIS MOTIVO UM TEM EXPERIENCIA OUTRO NAO ASSINA PAPEIS SEM LER OUTRA TEM POSE DE PRESIDENTE ESSA DAI SO DAR PARA SER MULHER DE GUERRA

      • Meu pesames Carlindo por sua tamanha ignorancia !!!!…..Me responda, caso possa…Voce acha que arroxar salarios de professores que fazem papel fundamental na formação de uma criança, adolescente é ”ter experiencia de governo”….Outra coisa, voce diz que ele tem pose de presidente? Vc acha que pra ser presidente tem que ter ”pose”….Cara voce é ridiculo, voce deve ser um daqueles que estudam em alguma escola estadual paulista (péssimas) e não está aí pra nada, nota-se isso pela tamanha ignorancia……….

      • antonio aguiar

        Você mora onde ? País das poses ? experiência bem sucedida ?

      • moema

        Pose de presidente?? foi o mesmo argumento quando Collor foi eleito
        Entao vote para PRESIDENTA ,e mais sexy!

      • João de Oliveira

        Carlindo, o problema de Serra é que ele lê, assina e não cumpre. Lembra que ele disse e assinou um documento em que cumpriria o mandato de prefeito de SP até o fim?

    • Mário SF Alves

      Bravo, Rafael Tsavkko!

      Na mosca, foi ao cerne da questão. A propósito, a quem diga que o último presidente dos EUA foi Jonh F. Kennedy. Tomara que estejam errados, pois ainda espero um sinal de alternância de poder com a eleição do Presidente Obama.

  • F. Policarpo

    FHC também tinha seus créditos universitários e deu no que deu.

    Tucanos = privatização e dinheiro extorquido.

    PT = Negligência com a infra-estrutura

    PV = isso sim seria alternância. Seria uma tentativa. O povo brasileiro continua batendo na mesma tecla, nunca houve a situação de colocar alguem diferente na presidencia pra saber se dá certo, por mais que digam que os legislativos da c^mara vão bloquear todos os projetos, ninguém tentou de fato.

    E é o porque votarei na marina silva.
    achei que todos foram coerentes nas reportagens.
    serra foi excelente, não vou mentir, foi melhor que a marina.

    Mas penso em privtizações e logo prefiro ainda votar na Dilma do que manter o receio de que irao mexer no meu bolso.

  • Deixa eu ver se entendi. “Não gosto dos outros, me sobrou o Serra”, é isso? Se todos os eleitores od Serra forem assim então o mundo está perdido.

    Nem vale comentar a seleção de erros básicos e desconhecimento do Serra presentes no texto. Estudo? Serra nunca apresnetou os diplomas que diz ter e as datas em que ele diz ter conseguido seus títulos não batem.

    Alterância de poder é uma piada. O que é alternância? Mudar a pessoa no poder? Porque se for, então de sarney até FHC não houve nenhuma. E, realmente, Lula fez um excelente governo (e não, não sou petista nem voto na Dilma), porque mudar, alternar? Só pelo prazer?

    Serra ama privatizar e colocar pedágio, é isso que queremos pro país? Serra via terminar de vender o país, coisa que FHC começou. É um perigo!

    Serra é fiel ao partido, pena que não seja ao povo. Prometeu e registrou em cartório que não abandonaria a prefeitura para ser governador… O que ele fez? Abandonou! É um mentiroso descompromissado que espanca professores e coloca as polícias uma contra a outra.

    SERRA NÃO!

    http://tsavkko.blogspot.com/2010/05/45-motivos-para-nao-votar-em-serra.html

  • Marina me cheira a armadilha tucana. O público que vota em Marina e o público que vota em Dilma são muito parecidos. Ou seja, elas acabam dividindo o eleitorado… e quem ganha com isso? Serra.

    Como não existem chances reais de Marina ganhar as eleições, acho que aqueles que discordam da postura tucana precisam concentrar seus votos em quem pode ganhar: Dilma.

    Ademais, Marina é criacionista.

    • No primeiro turno não faz diferença. Desde que Dilma mantenha a ponta. Voto em Plínio no primeiro turno e não abro mão da ideologia.

      Mas, MArina, é tiro no pé. Criacionista.

  • Marcus

    Não voto em Serra por razão alguma desse mundo.Mente,inventa,se apropria dos feitos dos outros.
    Serra é o pedágio,Dilma o caminho.
    Esse cara é uma piada.Alternância de poder.Tem graça.Esse cara não é brasileiro.Se Dilma não tem experiência,Serra tem até demais.Porões da Privataria.Estamos esperando.É a pá de cal.Serra e sua filha,e Dantas,ee Gregório Preciado,Paulo Souto,FHC,Ricardo Sérgio,Banestado e Bornhausen,Banespa,Aklston,Vedoins e o camarada ainda vem com a fraude,o engodo do golpe do mensalção do PT,arquitetado por eles e o Bob Jeff?Sai pra lá,urubu.Aqui não,nem morto.O brasil não gosta de ti.SOME.VADE RETRO!

  • Joubert

    Engraçado!
    O autor do texto fala em alternância do poder, mas aposto que votou pela continuidade em São Paulo, onde o PSDB está 16 anos no poder. É aquela velha história: alternância do poder é bom só quando se está na oposição.
    É Dilma 2010!!!!

  • “Agora questiono: como posso não votar nele? Sei o que me espera. Pode ter suas falhas, mas jogue a primeira pedra quem não tiver.”

    Espera aí, um cara que vota no Serra apoia o apedrejamento tal qual o praticado no Irã?
    kkkkkkkkkkkkkkk.

  • paulo André da Silva

    Vou votar no Serra, por que ele é competente é experiente e coerente, enquanto a candidata do PT, tem um passado obscuro e desbotado pautado na arrogância e incapacidade de andar com as próprias pernas, e que ela representa, o governo mais manipulador e assistencial da história do Brasil, e será julgado no futuro sendo questionado como o maior ladrão ou o ladrão maior. conto os dias para ele deixar a presidência. e o Brasil volte a ser governado por pessoas preparadas para colocar o Brasil no caminho do futuro.

    • Andre Lucato

      Caro,
      Se julga Serra competente mesmo conhecendo todos os problemas de São Paulo, coerente mesmo depois de ele assinar compromisso que ficaria na Prefeitura de São Paulo e logo após quebrar esse compromisso, recomendo que procure um profissional especializado, pois v. deve estar alheio à realidade.
      Além disso, não é porque você não conhece o passado da Dilma que esse passado é obscuro e desbotado.
      Se a Dilma é arrogante, então o Serra criou a arrogância.
      Quanto ao governo Lula, criticá-lo pelo assistencialismo é o típico argumento direitista. Porque você não precisa de assistência não sabe o que é não ter dinheiro para por o que comer em casa.
      Sinto muito, mas a Dilma vai levar no primeiro turno.

    • Paulo;
      “Vou votar no Serra, por que ele é competente é experiente e coerente, enquanto a candidata do PT, tem um passado obscuro e desbotado pautado na arrogância e incapacidade de andar com as próprias pernas”
      Acho que você trocou os nomes dos candidatos!

    • Serra é competente em que área Sr. Paulo ? Cite-as !!! Voce deve ser alguem que foi assistencializado pelos tucanos aqui em São Paulo né? Assistencializado de formas ilícitas, algo assim né ? Porque argumentando que não vê a hora de Lula sair, para entrar alguem preparado pra governar esse país, no caso os Demotucanos, apenas com a elite…….Voce deve ser um desse não é meu caro ?
      Nos vemos no dia 3 de outubro

  • OMFG!

  • Li seu comentário sobre o porquê de você votar em Serra. Pelo que entendi você alega que votará em Serra por concordar com algo intitulado “alternância de poder”. Pois vou lhe dizer o que realmente li nas entrelinhas de seu comentário: você votará no Serra por querer que ele defenda a sua classe social: a classe média! E vou dizer-lhe mais: você não está errado! É natural que você busque um representante que defenda seus iguais, ou seja, pessoas que no governo Lula foram sacrificadas pela divisão da riqueza que o Lula estabeleceu: os privilegiados no governo Lula, realmente, não fomos nós, não foi a classe média, ouso dizer mesmo que fomos os mais penalizados nesta divisão da riqueza que aconteceu. No governo Lula, a classe média perdeu muito de seus privilégios, pois a classe rica sabe defender seu rico dinheirinho e sobra para nós, via de regra assalariados, pagar através de impostos e outros que tais para que quem não teve nada no governo do FHC venha a ter alguma coisa. É ruim? Talvez! Mas eu penso mais longe: se isso não tivesse acontecido, o futuro poderia estar reservando surpresas difíceis de assistirmos. Sou daqueles que acham que quando você tira toda a esperança de uma determinada parcela da sociedade, você está construindo um quadro muito negro para seu próprio futuro. É mais ou menos a história do “cria corvos e eles comerão teus olhos…” Então, é por isso que vou votar na Dilma. Não é por mim, sou professora aposentada, terminei agora uma segunda faculdade, e estou capacitada a ir buscar o meu sem ajuda do governo. Mas reconheço que algumas pessoas com as quais convivo, em escolas, na padaria, nos mercados da vida, precisam da Dilma e da política que ela promete: a de procurar melhorar a vida destas pessoas, e talvez assim, eu possa trabalhar calmamente e usufruir o que conseguir com a inteligência que possuo, sem medo de ser atingida por uma grave convulsão social neste meu país tão belo e tropical. Mas tem gente que prefere colocar grades em suas casas, eu prefiro a divisão da riqueza nacional…

  • Nuno

    Alternância de poder é o que precisamos, desesperadamente, em São Paulo.

    • aiaiai

      apoiado…viva a alternância de poder kkkkkkkkkkkkkkkk, ou será que tucanos gostam disso só quando estão na oposição????

  • Marinho

    Serra era do PMDB, saiu porque o referido partido apoiava Quercia que hoje apoia Serra e o PSDB

  • Rodrigo Ferrari

    Artigo ruim e repleto de argumentos falaciosos. Se coerência e persistência fossem qualidade, Hitler deveria ter sido canonizado, tamanhas foram a “coerência” e a “persistência” por ele demonstradas em vida.

    Estudar por estudar, muitos pilantras e escroques também estudaram. Se tivesse permanecido na ativa, o médico nazista Joseph Mengele certamente teria sido uma das grandes sumidades da engenharia genética do século 20.

    Se Serra merece ser presidente porque tem permanecido fiel, nos últimos 22 anos, a um partido político entreguista e incompentente, o que se dizer então de Paulo Salim Maluf, que está no mesmo partido há 40 anos? Mereceria o ex-prefeito de São Paulo ser escolhido para o cargo de imperador do Universo?

    Se a tal alternância de poder é tão fundamental à democracia, por que gastar dinheiro com eleições a cada quatro anos? Não seria melhor empossar automaticamente alguém indicado pela oposição? Ou, pelo menos, por que não se proíbe a coalização governista de lançar candidato?

    Os argumentos dos serristas são falaciosos, preconceituosos (supõem uma democracia sem povo, no caso desse trololó de alternância de poder) e não resistem a qualquer análise mais apurada. São um apanhado de lugares-comuns – desprovidos de lógica, sim, mas embrulhados numa capa de sacralidade.

    Os partidários de Serra podem convencer sua própria turminha de “iluminados”. A mim, suas opiniões não fazem sequer cócegas.

  • Andre Lucato

    Já acho muito estranho e “inexplicável” um paulista votar no Serra só pelo que ele e o partido dele vêm fazendo durante DEZESSEIS anos no poder.
    Agora defender ALTERNÂNCIA DE PODER, pelo motivo posto acima é risível.
    Outro que tem esse discurso é Reinaldo Azevedo.
    Não se precisa dizer mais nada…

  • Denis Fonseca

    Isso só pode ser uma piada.

  • Denis Fonseca

    Em São Paulo você vai votar no Mercadante então?

    • essa era a minha pergunta! ja ta na hora de trocar aqui em São Paulo!

    • aiaiai

      por essa sua defesa da alternância de poder posso crer que em são paulo votara em Mercadante porque, afinal, o psdb tá no poder lá há 16 anos, né? Assim não pode…assim não dá kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • verena

        Sem contar o tempo do ex Governador Quercia e seus aliados como Aluisio Nunes, antes inimigos mortais do Psdb de Covas , Geraldo e Serra. Agora todos aliados para o bem do Brasil, vai enganar quem ?????

    • CIDA SOUZA

      Para ser coerente, palavra tão utilizada por ele, seu voto teria que ser em Mercadante, kkkkkkk

  • Ezio Jose

    Se o Lula tivesse seguido a política do FHC nós nem teríamos mais a Petrobrás. A dívida externa estaria o triplo do que o FHC deixou depois de tripicá-la do seu antecessor mesmo vendeno os patrimônios nacionais, apagando as luzes, criando chupa-cabras, tirando todos os direitos dos trabalhadores e etc.
    O que o Lula fez do governo FHC foi modificar e colcar em ação os projetos assistencialistas daquele governo que em oito anos não o fizera nada a não ser apenas editar com falhas as ações sociais. Coisas que os ricos tem raiva e o FHC teve medo.

  • carol

    Dunga também foi coerente. só digo isso. heheh

  • Adoro esse argumento da alternância de poder.

    Por hipótese: termina o mandato do Gandhi. Ele indica o Martin Luther King como sucessor. Mas o cara prefere votar no Hitler porque a alternância de poder é importante para a democracia.

  • Rodrigo Saraceno

    Primeirlo, quero dizer que fiquei com uma pena do cacete do nobre articulista. Te botaram uma batata quente enorme nas mãos.

    Depois, quero dizer que alternância de poder é tão democrático quando voto secreto, universal e periódico com apenas um nome na cédula de votação, se a idéia foi alternar por alternar.

  • Até eu, que NÃO VOTO em Serra, acho que conseguiria defendê-lo melhor. Mas não é culpa sua, Daniel. É que realmente é difícil defender um candidato sem qualquer proposta alternativa de exercício do poder que pleiteia. Quando o slogan de um candidato é “o Brasil pode mais”, fica realmente complicado.

    • Joyce De Marco Cunha

      Exato…eu concordo com o slogan dele. O Brasil realmente pode mais, por isso, vamos dar continuidade ao que está sendo feito no governo Lula. Dia 3 é 13!

  • rodrigo terra
  • Pingback: dafne sampaio()

  • Vinícius

    Me convenceu.
    A votar na Dilma.

  • que argumentaçao bem a cara do serra e de seus correligionarios, enfim, nada a acrescentar, nada a justificar e o mesmo trololo mentiroso e sem nexo defendito pelos tucanos, enfim, um nada com nada, PSDB um partido que nao escuta as bases, e pra cada argumento pro Serra, existe uma verdade
    Comparado ao porque votar em Dilma, asargumentaçoes estao fracas e ve-se uma necessidade enorme de achismo pra divulgar um preconceito contra o PT e as açoes que lideram o Brasil rumo ao 1o Mundo

  • Diana

    E então você que defende a alternância de poder naturalmente votará em Mercadante para governador de São Paulo. Se não votar, então seu “ponto fundamental da democracia” na verdade não passa de furada, não?

  • Rafael Cesar

    Velho, tu jura que quer convencer alguém a votar no Serra escrevendo isso? Tu deve ser infiltrado da campanha da Dilma, não é possível…

    • Tu deve ser infiltrado da campanha da Dilma, não é possível… (2)

      • Joyce De Marco Cunha

        Hahaha ótima! Tu dever ser infiltrado da campanha da Dilma (3)

  • Me pergunto: se você é tão a favor da alternância no poder, vai votar no PT em São Paulo, onde o PSDB reina por meros 16 anos?

    Serra não parece muito coerente quando usa uma voz parecida com a de Lula na propaganda eleitoral, tenta ter uma imagem “mais humilde” e não faz críticas incisivas ao atual governo (depois de tê-las feito por 8 anos).

    O que parece é que não há coerência, mas o pior – muito pior – é que não há projeto. Qual é o projeto nacional do PSDB hoje? Com qual Brasil eles de fato sonham? A resposta, acredito, todos sabem. Talvez se eles a assumissem em um projeto soasse mais honesto.

    Aliás, texto raso. Sem informações concisas. Opiniões por opiniões, sem fundamentações, não levam a lugar nenhum. Ou melhor, levam aonde estamos indo. Prefiro o texto sobre a Dilma, assim como prefiro a própria Dilma. Mas agora quero ver o da Marina.

  • Antonio Marcos

    1. Corência… Coerência… Esta palavra foi muito usada ultimamente, se não me engano, em relação ao Dunga. Se o Dunga é um modelo de corência, acho melhor o coerente Serra ficar bem longe da presidência.
    2. Assinar sem ler… Assinar sem ler… Não foi no governo FHC que começou esta história de assinar sem ler? Não foi o Fernando Henrique, do PSDB, o primeiro a assinar sem ler e, depois, ainda apregoar “esqueçam o que eu escrevi”. Não seria falta de coerência, então, votar no PSDB?
    3. A série de artigos tem como tema, se não me engano: “Porque vou votar em…” e não “Porque não vou votar em…”. Me parece que este artigo se ateve mais ao segundo. Vai ver faltam motivos mesmo para votar no Serra além de não gostar da Dilma. E gosto não se discute.

  • felipe

    gosta de alternancia de poder mas vai votar no alkimin né?

  • Marcos

    Me pareceu que você não quer votar na Dilma e ficou sem opção.

    Se quer alternância de poder, porque não vota no Plínio, ou no Eymael. Estes partidos nunca governaram o país. Quer alternância melhor do que estas?

    Seus argumentos são muito fracos.

  • Pingback: Seresteros » Valendo!()

  • rafael

    Concordo que alternânicia é essencial para a democracia, mas essa oposição representada pelo Serra não é propositiva o suficiente para guiar o país nos proximos anos, tem que amadurecer ainda, continuando na oposição por uns bons anos. Também não voto em candidato que possui um vice como ele, uma verdadeira ofensa aos brasileiros…E ao próprio Serra que por sua biografia merecia mais.

  • Mariana

    Meu Deus do Céu!!!
    Que texto ruim!!!

    Querido, alternância de poder só vale alguma coisa quando a oposição tem proposta concreta de melhoria, qual a proposta do Serra???
    E essa sua afirmação dá margem pra outra pergunta, votará no Mercadante em São Paulo??? Já não está na hora de alternar o poder por lá???

    Serra também não se submeteu ao PSDB, e sim o contrário, senão quem seria candidato hoje pelo PSDB seria o Aécio, ou seja, foi prepotente. E como assim a oposição não pauta a mídia??? Vide revistas Veja(aquela foto do Serra imitando o Obama foi triste), Época, Folha, Estadão, etc,etc,etc…

    Serra lutou contra a ditadura, tá… fugiu para o Chile quando a boca aqui ficou quente, até hoje não apresentou o suposto diploma de economista que conseguiu por lá e que não é reconhecido no Brasil, e quando a boca ficou quente por lá, fugiu para onde??? Estados Unidos, agora me explica, como alguém que se dizia combatente de esquerda, que lutou contra a ditadura conseguiu viver tranquilamente nos Estados Unidos??? E estudando numa das universidades mais caras de lá??? Quem pagou a conta, já que ele sai propalando por aí que tem origem humilde???

    Persistência política… realmente, saiu pisando no pescoço de deus e o mundo pra sair candidato a presidente… muito persistente este homem… tão persistente que é capaz de levar o tucanato paulista à bancarrota…

    Que credibilidade tem alguém que assume compromisso em cartório, e depois faz de conta que não assumiu compromisso nenhum deixando um poste como o Kassab em seu lugar???

    Agora me diz, como é que dá pra votar nele???

  • Fico feliz em ler esse artigo, muito feliz mesmo.

    Se eu já não tivesse certeza que o melhor é votar em Dilma, mesmo já tendo lido o texto do Celso nesse blog, eu diria que esse texto é ótimo para quem esta indeciso.
    Como o articulista, realmente temos muito poucos motivos para escolher Serra, isso porque ele não falou na política entreguista do PSDB, partido esse que é propriedade de prepotentes caciques da política brasileira como Jereissati’s e FHC’s.
    Isso porque ele não falou na falta de articulação de Serra, um político à moda antiga que não tem o dinamismo de sua oponente.
    Mas por uma coisa Serra merece elogios, na minha opinião, ao contrário do autor acho que ele acertou em tirar Aécio-Marketeiro da possibilidade de governar esse país. Ele como nós mineiros sabe que o Brasil não merece essa maldade.

  • gregorio

    Sendo o Sr. Bushatsky morador de São Paulo e gostar, como ele afirmou, da alternância de poder, certamente o voto dele para Governador do Estado será para Mercadante…… correto?

  • Francisco Boni Neto

    A Direita brasileira atualmente é um lixo. Depois do governo da Dilma, pensarei na alternância de poder e num enxugue do estado.

    Mas atualmente, a Direita brasileira é um esgoto. Como centrista, votaria numa Direita mais libertária, que existem em certas democracias desenvolvidas. Mas num país que precisa de avanços sociais, com essa Direita atual… Nem pensar.

  • Eraldo

    Ao comparar as duas opiniões, do Celso de Barros (que vota na Dilma) e a sua,
    que vota no Serra, fiquei muito feliz. Percebo que a opção em votar na Dilma
    faz parte da “inteligência natural” (aquela que percebe por si só, mesmo para
    quem não tem escolaridade) do eleitorado. Os seus argumentos são pobres.
    Ofendem a inteligência. A do Celso de Barros foi brilhante. A sua medíocre.
    Tão medíocre quanto o seu voto.

  • Pingback: Web Rolé | Na Prática a Teoria é Outra()

  • Serjão

    Putz, “alternância no poder” e “sempre estudou (muito)!” é o máximo de argumento a favor do Serra? Os tucanos tão mesmo mal das pernas para eleger seus candidatos. Até eu que não sou tucano conseguiria pensar em argumentos melhores.

    Outra coisa: “coerência” não é nenhuma virtude do PSDB, que se diz “social-democrata”, mas faz na verdade um governo neoliberal!! Cadê a coerência nisso? Se o PSDB quer ser mesmo coerente devia se chamar PFL, agora que a sigla tá disponível!!

  • Wu Ming

    A qualidade dos “argumentos” desse texto explica por que Serra não vai ser presidente do Brasil nunca.
    É constrangedor esse site querer ser levado a sério e publicar uma patacoada dessas…
    Vergonha alheia.

  • Nilton Birnfeld

    Caro Daniel, lamento dizer, mas as tuas colocações são muito vagas para decidir teu voto. As coisas são simples assim. Pega os jornais de 1993 a 2002 e veja os números do Brasil. Esles estão lá. Salário mínimo de U$ 64,00 (hoje U$ 300) Dívida com FMI U$ 25 bi.(paga) Exportações, R$ 60 bi.(hoje 130 bi) Inflação acima de 10%. (hoje 4,6) Juros altos.(hoje 4,5% p/casa própria, e 2% ao ano ao pequeno produtor), Brasil desmoralizado, e de pires na mão com todos os países.(hoje é respeitado em TOTDOS os países, sobretudo nos grandes)Produção agrícola 60 mil. de Toneladas.(hoje 146) Crédito agrícola, 4,5 bilhões de R$, (hoje 126 bilhões sendo 6, 6 bi só para os pequenos). FHC fechou as escolas técnicas, para beneficiar as faculdades particulares, e não abriu nem uma universidade.(nos últimos 7 anos forma abertas 4 univ federais. 32 escolas técnicas federais, fora as estaduais e municiapais. Poderia te enumerar centenas de números para demonstrar a diferença do Brasil de Ontem e de Hoje, dos Demo Tucanos, e do atual. Não precisa gostar do PT nem votar nele, apenas estou te passando os dados. Estão lá nos jornais. Não sou eu que estou dizendo. Ignorar isso não podemos, pois assim como eu, você também quer o melhor para o povo e para o Brasil.
    Saudações

    • carlos gilberto gusmão

      Nilton Birnfeld, voçe esqueceu de informar as reservas cambiais, 250 bilhoes U$, no governo passado 40 bilhoes U$. Vamos em frente com Dilma Presidente.

  • Nilton Birnfeld

    Cara ANGELA; o Braisl precisa muito de pessoas como você. PARABÉNS, pela clareza, lucides e inteligência com que expões seus motivos. Não precisamos gostar 100% para mesmo assim ver as coisas com clareza. Afinal só queremos o melhor.
    Saudações.

  • Gustavo

    Vou indicar esse texto a todos os meus conhecidos que votam em Serra.

    Vai haver uma debandada pro lado da Dilma.

    Que texto pobre, meu amigo. Eu vim aqui de peito aberto, cheio de espírito democrático, mas só pude sair ainda mais convicto de que estou com a Dilma. Inclusive vou transferir meu domicílio eleitoral de Recife pra Belém, coisa que nem pretendia fazer.

  • Swamy Santos

    Fraco, vazio, pobre, amador. São os adjetivos mais educados para definir esse texto.
    Para um advogado, você escreve muito mal e não convence ninguém.
    Se alguém leu o seu texto para se definir por algum candidato, certamente ele não escolherá o Serra.
    Meu caro causídico, se você avaliza o voto no Serra com esses argumentos tão desconexos da realidade, só tenho a lamentar pelos seus clientes. Se é que você continuará a ter algum.

  • Danimar

    Eu concordo plenamente com o comentário da Angela, a professora. Eu acho q no brasil a maioria das pessoas espera pelo governo, principalmente a classe media, e esquecem que eles tem força e podem fazer as coisas sozinhos. E o texto, é muito fraco, poderia ao menos ter lido o plano de governo do Serra e ter colocado algumas coisas que ele irá fazer.
    Uma coisa que me deixou perplexo também, foi você justificar que nenhuma pessoa nao deve votar em Marina, porque ela não tem o apoio dos deputados, isso é um absurdo, afinal os deputados estão lá para ajudar o Brasil a crescer ou para confrontar o presidente caso ela não seja do mesmo partido?
    Eu sinceramente ainda não tenho opinião completamente formada, mas esse texto não me agregou em nada para poder tomar minha decisão.

  • Francisco Rodrigues

    Se alguem vai votar na Dilma deveria primeiro saber guem ela foi no passado pesquisem, e se vai votar nela porque o Lula foi bom e melhor tambem não sabem do seu passado metalurgico que virou presidente de sindicato e que so pensou nele e não nos “companheiros” vantagem ele tirou e muinto so que nimguem sabe da sujeira por traz so falaram o que interessa para os mal imformados se corupção existe comesou la no sindicato imagina no governo que fez ate agora como dixar os mesmos continuarem voto no Serra que para min não e o ideal mas vai ser voto util sou aposentado fui metalurgico na mesma epoca que o lula presidil o sindicayo

    • Joyce De Marco Cunha

      O que tem o passado da Dilma? Me conta…porque de tudo que eu sei, não tem NENHUM motivo para não votar nela.

      Camarada, sabe porque tu tá escrevendo o que pensa aqui, e podendo criticar quem tu quiser, quanto quiser? Porque gente que nem a Dilma lutou pela redemocratização do país.

      Então…não cansa com esse papinho “Folhista” (da Folha de S. Paulo) de Dilma guerrilheira, terrorista e blá, blá, blá….porque não cola.

  • Antonio Carlos

    ALGUM CANDIDATO COMENTOU :
    – QUAL SERÁ A DÍVIDA BRASILEIRA NO DIA 1º DE JANEIRO DE 2010 ???
    – QUAL O PERCENTUAL DO ORÇAMENTO PARA : EDUCAÇÃO / SEGURANÇA /
    SAUDE ???
    – E PARA PAGAMETO DA DIVIDA / JUROS ???

  • Genaro

    Se Sarney, Collor e Fernando Henrique foi alternância de poder, podemos dizer que Castelo, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueredo também. A verdade é que a desnacionalização, que começou com a VALE e ainda representa ameaça para a Petrobrás e o Pré-Sal, não será retomada.

  • verena

    Se alternância de poder é bom porque não tiramos o PSDB de São Paulo também, se juntarmos o tempo que comandam o Estado de SP , com o tempo que o aliado Quercia comondou, já passou da hora delles sairem do Poder.

  • Renilson

    Eu votei no PT até que um dia ouvir o Lula dizendo na TV e até rindo, que era contra o FHC só para chegar ao poder e agora que estava lá, não era mais contra a CPMF nem contra a reeleição e até lutou para chegar ao terceiro mandato. O homem que nós acreditávamos tanto, agora tinha outro argumento e certo dia em um dos seus discursos disse que os sindicalistas deixassem de bravatas e para piorar, agora coloca Dilma e deixa um homem exemplar como o Suplicy de fora para presidente.
    Aqui no meu estado só vota em Dilma as pessoas que votam pela barriga (R$ 100 ) ou os que vivem puxando saco do PT.
    Vou votar em Serra porque ele mostra segurança e não fica gaguejando como a Dilma que nem plano de governo tem por isso nos debates fica parecendo que esta lendo alguma plaquinha no auditório.

    • Joyce De Marco Cunha

      Vai votar no Serra porque acha que ele é um bom orador?

      Bom…então te dou uma lista de vááááárias pessoas que tu podes votar. Tu poderia, por exemplo, ter votado no Hitler, ele era excelente orador. O Mussolini então mandava super bem.

      Que tal o Sílvio Santos? O Willian Bonner? A Marília Gabriela??

      Blá, blá, blá…papinho furado.

  • Thais Goldner

    a Marina parece perdida, não sabe o que fala.
    a Dilma não fala nada com nada. Ela me dá medo! kkkkkkkkkkkkk.
    O Plinio, (coitado), o que ele ganhou para se eleger a presidente? o que ele faz nesse meio? kkkkkk, alguem pode me dizer? hahaha.
    O Serra é o que me parece mais confiante, do que nos outros três.
    MEU VOTO É NO SERRA COM TODA A CERTEZA!
    ele parece ter experiencia.
    Nao suporto o PT, e nao gosto do governo LULA!
    ACHO QUE TODO MUNDO TEM QUE ENTENDER QUE POLITICO NÃO É DEUS PRA MELHORAR 100%, BRASILEIRO SÓ RECLAMA, NADA TÁ BOM!
    VOTO NO SERRA, PORQUE ELE VAI SABER O QUE FAZER. E O POVO TEM QUE COLABORAR, NÃO ADIANTA SÓ IMPOR, E QUERER LEIS, SE A MAIORIA NÃO CUMPRE COM O QUE TEM QUE SER FEITO; CANDITADO É TUDO IGUAL, MEU VOTO É NO SERRA, PELO QUE PARECE ELE É O MELHORZINHO DE TODOS.

  • Joyce De Marco Cunha

    Hein????
    Quando cheguei neste trecho parei de ler: “Serra não! Ele tem partido e se quiser governar não adianta só ser turrão. Terá que se submeter ao PSDB e seus caciques e índios, que, por sua vez, parecem ter limites mais éticos do que os do PT.”

    Alô, alô, planeta Terra chamando! Meu caro, ou você tem memória curta, ou tá se fazendo de idiota. Agora você não lembra de todos os escândalos de corrupção da Era FH? Aaaa não cansa minha beleza. Não existe isso! Em TODOS os partidos, em TODOS os lugares, em TODAS as classes sociais, e até mesmo em uma família existe gente boa e correta e gente desonesta e que só precisa de uma oportunidade ser corrompido ou corromper. Então não em vem com esse papinho. Que nem o pessoal do DEM, que agora nunca foi PFL e nunca teve envolvido em vários escandalos de corrupção.

    Quem vota no Serra é única e exclusivamente por questões ideológicas, e por um anti-petismo velho, surrado e sem propósitos.

    No dia 3, com todo prazer, meu voto será 13, será Dilma. Sabe porquê? Porque no governo Lula, ao qual a Dilma exerceu importante papel o povo passou a ter comida na mesa. Sabe o que é ter direito a fazer 3 refeições ao dia? Tu sabes, mas mais de 30 milhões de pessoas não sabiam.

    Sabe o que é tu vir de uma família pobre, que a “duras penas” consegue pôr comida na mesa e pegar as contas, e de repente tua filha ou filho ter acesso ao ensino superior? Tu sabe o que é isso?

    Novamente, não, não sabe. O governo Lula proporcionou que as pessoas tivesse acesso ao ensino superior, e isso, aliado à uma política de crescimento econômico pode fazer uma “revolução”, porque essa pessoa que ingressou na Universidade vai poder proporcionar não apenas um vida melhor para a sua família (pais e irmãos), como também vai poder ter um futuro melhor.

    Eu voto na Dilma, porque acredito que todos somos iguais e DEVEM ter acesso aos mesmos direitos.

    Os mais pobres sim devem ter acesso o ensino superior, a uma conta bancária (lembra que as pessoas não tinha acesso à isso?), a ter uma casa própria, a ter um carrinho. Sim, eu voto na Dilma, porque quero deixar para as próximas gerações (meus filhos inclusive) um país sem miséria, um país onde de fato tenham igualdade de direitos e acesso.

    • Dawran

      Parece mais a defesa do Sarney durante o Plano Cruzado (1986).

  • Dawran

    Aliás, Dilma, em caso remoto de vencer, não fará nenhuma novidade na política econômica. Exceto procurar manter os fundamentais sem contaminações de demandas políticas. Pois, se não for assim, não governa. Gastos de custeio, embora tenha vazado algo sobre ajuste fiscal, ela logo desmentiu. Contudo, se vier algo nessa área, só depois da verificação da estruturação da dívida pública e sua necessidade de rolagem e financiamento. Até lá, não terá como mexer em nada, dado, por exemplo, a grande sensibilidade política do tema. Os gastos de custeio são rígidos para baixo. E ele não terá força política suficiente para realizar ajustes de tal monta. Exceto se contar com o beneplácito das oposições. O investimento público continuará como gargalo, notadamente na infraestrutura. Em caso de continuidade do crescimento econômico acima de 5%a.a., a demanda por investimentos públicos crescerá. Só que todos ou a maioria, são de retorno a médio e longo prazos.

  • Rafael

    Nossa senhora!
    Como pode né!
    Primeiro, assistencialismo que alguém citou acima, foi criado no governo FHC.
    As pessoas criticam o color mas é interessante pois as pessoas que estão reclamando, garanto que todos possuem um carro da ford volks renault ou qualquer outra empresa não-brasileira. Sem contar em um computador de onde estão postando todas essa mensagens.
    Agora, as obras em são paulo demoram anos para ficarem prontas.
    Isso é verdade!!!
    Agora qual obra pública que não demora? Qual obra pública que não há desvio de verba?
    A questão não é em quem vota e sim o que fazemos para melhorar. E vamos ser francos ninguém aqui está fazendo nada!!!
    O pessoal defende o PT. Mas me diga uma coisa. O que o lula fez? o que o PT fez realmente?
    Economia?? Convenhamos que a economia do Brasil melhorou! Mas é graças ao Lula? Não!
    É graças ao mundo! Desde 94 quando o Real foi criado o Brasil vem melhorando!
    Cota em faculdade? Todos temos os mesmo direitos! Eu me matei para conseguir entrar na faculdade durante anos sem saber que era muito mas facil analisar a lei de cotas e tentar entrar por elas! Rídiculo!
    Assistencialismo? O FHC implantou com um ideal que foi morto pelo governo do PT que transformou algo não dependente para uma droga totalmente dependente!
    Não vamos discutir quem é mais competente ou nao.
    Agora me digam uma coisa a Dilma realmente é alguem que vai levar o Brasil para a frente?
    Não gosto do Serra voto na Marina mas por favor! Dilma não é a pessoa que o Brasil procura!
    Se bem que, com o tiririca ganhando com um milhão de pessoas votando nele começo ficar desacreditado na categoria das pessoas que votam nesse país.
    Me falaram palhaço por palhaço…
    Porém, uma coisa é ter pessoas que se fazem de palhaço. Outra é ser o palhaço!
    As pessoas não se tocam que isso são jogadas dos partidos!
    Tenho certeza que todos que votaram no tiririca sabem bem o que é o partido PR certo?
    OU no netinho. PC do B.
    Humm…Sei lá..Talvez algumas pessoas precisem estudar novamente!
    Não sou contra ninguém só acho que as pessoas só conseguem ver o que o partido não mostra! E isso é o nosso maior erro! Temos que lembrar que não votamos em Dilma, Lula, Serra, Itamar, Color, Tancredo, Marina etc! Votamos em seus partidos! Partidos deveria ser o tema do tópico e não o candidato em si!
    Abcs

  • O jK construiu brasilia e colocou o brasil nas mãos do FMI. O brasil passou por muito tempo embaixo dos pés americanos.O FHC é considerado um homem inteléctual e o quê que aconteceu com o brasil ? o Lula é considerado pela elite, uma pessoa que não tem estudo e capacidade para governar.contudo, foi ele que conseguiu colocar o brasil em uma posição confortável, por ter conseguido pagar a dívida com o FMI. conclusão; para governar é preciso ter caráter, conhecimento e prática a formação superior para ele não teve importância nenhuma.

  • Eu iria comentar, mas os argumentos são tão simplistas e fracos que deixo aqui apenas a minha gargalhada. hahahaha! Desculpe, respeito opiniões políticas divergentes, mas quem não tem o que acrescentar deveria se ater à própria mediocridade.

  • Armando do Prado

    Alternância de poder? Em quem v. votou em SP? Aqui, a alternância não tem importância. Por que advogado (não todos, claro) gosta de passar por reacionário e/ou conservador?

    ET sou advogado, mas não alienado.

  • Claudia

    Eu vou votar no SERRA consciente. Parabéns pelo artigo. Nào quero que meu país se torne uma Venezuela!! Os petistas ficaram surpresos com o segundo turno, pois contavam vitória antes do tempo. No debate de ontem, pude observar uma candidata com argumentos falaciosos e sem conteúdo. Ao invés de mostrar o programa de Governo, ela partiu para a baixaria!!! Achou que a melhor tática seria atacar o SERRA. Se deu mal. Sinceramente, para governar um país continental como o Brasil…DILMA NÃO!!! Leia-se JOSÉ DIRCEU!!! & cia ltda!!!! Ainda há esperança!!!
    Segundo turno vem aí!!

  • No global… bastante agressividade com quem vota no Serra. Nã entendo. Estamos em uma época que temos dois candidatos preparados para assumir a presidência. A discussão não precisava debandar para a agressividade ao articulista

  • soraya

    Se o argumento é alternância de poder, gostei, então vou votar em…Dilma! E justifico: se a aliança pró Serra ficou 500 anos no poder, faltam, no mínimo 492 anos para empatar e fazer a tal alternância de forma paritária. A propósito, o que se faz com São Paulo? Mais 4 anos, isso dá (+,-,x, noves fora,???) só não esteve nas mãos da elite por muito pouco tempo. Será que esse argumento convence o PSDB a devolver São Paulo???

    • Mário SF Alves

      Ooopa, Soraya!
      Isso sim, é formar-se em Matemática e, de quebra, concluir o PhD em História. Muito bom e opotuno o argumento.

  • Fernanda

    A única coisa que me vem a mente agora depois da defesa de ética e coerência, é uma entrevista do senhor Marcos Valério. Após uma audiência ele saiu com essa: ” Vão devassar minha vida? Pois bem, tenho contrato com o governo desde 1997, aí vocês saberão de onde surgiram as coisas…” Vocês sabiam que a cobrança para cumprir as apostilas das escolas estaduais paulistas é tanta que não sobra tempo para os professores discutirem assuntos fora dela (Alô! Alienação!!!!)? Que o senhor Serra mandou a polícia avançar sobre os professores que faziam manifestação por melhorias na Educação? Que dirigentes, supervisores e capacitadores foram convacados em pleno domingo para uma palestra de “trabalho” quando na verdade era apenas a presença do senhor Paulo Renato e muitos candidatos a deputado fazendo discurso de campanha (com direito a bandeiras e adesivos do PSDB)? Depois a Dilma é que vai transformar o Brasil em Venezuela… a postura ditatorial é toda do PSDB e depois de 3/10 decidi definitivamente abandonar a Educação no estado de São Paulo, depois de 18 anos porque não aguento mais o sucateamento perpretado por esse partido de megalomaníacos.

  • Mauricio

    Motivo pelo qual Daniel votará no Serra: Deve ser rico
    Ele não depende de nenhum programa do governo para custear a faculdade, a casa própria ou até mesmo pra viver. Nesse caso ele tem razão, deve votar no Serra candidato da elite.

  • Concordo com maurício.Dilma 13.

  • Fernando Aquiles

    Gostaria de saber do nosso nobre advogado que nos escreve este texto rico em informações e fundamenta que gosta da alternância de poder, será que ele votou pela alternância de poder no estado de Sâo Pualo??

  • alexandro

    Depois de tantas conversas, percebi que o povo brasileiro esta a beira do precipício, de um lado serra que não é lá essas coisas e de outro lado dilma, que também não vale muita coisa, depois de supostos gloriosos 8 anos do LULA, que tenho que concordar que foi um dos melhores presidentes que o Brasil ja teve, temos dois candidatos que não passam nenhuma confiança, os dados sobre o serra não são bons mas ele fez varias coisas interessantes como genéricos entre outros em seu currículo, e a Dilma infelizmete não fez nada, neste ponto o serra ganha, e dizer que vai votar na dilma só porque ela vai continuar o reinado lula, desculpem-me mas é ignorância, quanto forem as urnas e teclarem 13 é o rosto da dilma que aparece e não do lula, a dilma não é o lula, o lula era forte e seguro, a dilma será escrava do pt, por que não sabe governar e se fosse escolher alguem com a mesma hitória do lula para continuar seu legado não teriam expulsado a marina que é da mesma origem humilde do lula. estão pensem bem minha gente a dilma não é o lula. a dilma é apenas o pt.

  • Tarcísio Costa Cotrim

    Sinceramente, argumentos HORRÍVEIS. Não tenho compromisso com nenhum candidato, posso e quero mudar de opinião se existir candidato melhor, entretanto, quando vejo artigos como esse, Serra fica cada vez mais longe das minhas opções.
    Alternância? Me poupe. Acha melhor fuder com o Brasil por 4 anos do que melhorar nossa situação só pra ver como a oposição governa? E sem falar que já foi visto e reprovado: FHC=PSDB.
    E pra piorar o cara ainda tinha que ser COLUNISTA, tendo poder de influênciar os outros com opiniões pobres como as da revista Veja. Me revolto.

  • Luis

    CASO O CANDIDATO JOSÉ SERRA FOSSE ELEITO E REALMENTE MANTIVESSE A SUA COERÊNCIA O QUE PODERIA ACONTECER AO TRABALHADOR BRASILEIRO:

    ONDE SERRA ESTAVA NA CONSTITUINTE? OU MELHOR, DE QUE LADO ESTAVA?
    Constituinte: Serra votou sempre contra os trabalhadores.
    É o lobo em pele de cordeiro

    É BOM SABER…
    COMO SE COMPORTOU JOSÉ SERRA NA CONSTITUINTE

    a) votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas;
    b) votou contra garantias ao trabalhador de estabilidade no emprego;
    c) votou contra a implantação de Comissão de Fábrica nas indústrias;
    d) votou contra o monopólio nacional da distribuição do petróleo;
    e) negou seu voto pelo direito de greve;
    f) negou seu voto pelo abono de férias de 1/3 do salário;
    g) negou seu voto pelo aviso prévio proporcional;
    h) negou seu voto pela estabilidade do dirigente sindical;
    i) negou seu voto para garantir 30 dias de aviso prévio;
    j) negou seu voto pela garantia do salário mínimo real;
    Fonte: DIAP — “Quem foi quem na Constituinte”;pag. 621
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/04/23/constituinte-serra-votou-sempre-contra-os-trabalhadores-e-o-lobo-em-pele-de-cordeiro/
    Pessoal, é importante, que em nome do Brasil, esta mensagem seja reencaminhada para todos de sua lista. Vamos transformá-la em mais uma dessas famosas correntes que circulam na internet. E com uma vantagem: é verdadeira, diferentemente da maioria das que rolam por aí.

  • Pedro Teixeira

    Se Serra é X, ou Y, tudo bem, não vou discutir isso.

    Mas falar que Lula deu continuidade, tão somente, às políticas econômicas fernandistas é muito exagero — e desconhecimento.

  • jakeline

    Realmente, argumentos fraquíssimos, como de qualquer outra pessoa que ouço dizendo que jamais votaria na Dilma, pessoas que sequer sabem o motivo de votar no Serra, o importante é não votar na Dilma! Lembremos que por esse medo infundado do PT em 1989 o Collor venceu as eleições, e o resto todo mundo já sabe, não é? Bem e quanto a Marina “Marina nunca terá poder. Quem tem poder é quem tem na mão a câmara dos vereadores e deputados. Ela não tem”. O correto não seria Câmara dos Deputados e Senado? Outro argumento vazio. Acho que não é só o Tiririca que não sabe o que faz um Deputado. É o fim quem se diz politizado e não sabe o suficiente para argumentar o que quer que seja. Se liga!!!!