Por que votarei em Marina Silva

por Pierre Lucena *

-- Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima --

Conheci a senadora Marina Silva em um evento promovido pelo meu blog, em março deste ano, na Universidade Federal de Pernambuco. É impossível não se render aos apelos daquela mulher corajosa, que largou toda uma vida no PT para defender uma bandeira na qual acredita. Mas muito mais do que isso. Marina Silva representa o que Lula tem de melhor em sua biografia, sem o que o seu governo tem de pior, que são as negociatas com adesistas.

Como com todos os outros candidatos, não concordo com tudo que Marina defende. Suas preferências religiosas não me agradam, assim como algumas poucas parcerias, mas isso não tem a menor importância perto da dimensão que representa sua candidatura. Ao mesmo tempo em que apresenta uma ideia concreta, que é a defesa do meio-ambiente e do desenvolvimento sustentável, lança sinais para um país que queremos, com decência e honestidade.

Marina nasceu pobre, lutou, estudou, virou professora, deputada, senadora, ministra e agora candidata à Presidência da República. O voto em Marina representa, além do resgate da ética e da decência, também um protesto silencioso contra o bipartidarismo cartorial brasileiro. Meia dúzia de paulistas decidiram a candidatura de Serra, e Lula decidiu a candidatura de Dilma. O bravo Ciro Gomes foi apunhalado covardemente, ficando isolado, sem chances de concorrer e colocar suas ideias. Marina resistiu, mudou de partido, apresentou suas ideias, e agora precisa do nosso apoio. Aqui no Brasil Obama jamais conseguiria virar presidente.

Marina Silva é a única capaz de unir o que os dois maiores partidos têm de melhor, enfrentando o patrimonialismo dos partidos adesistas. Essa briga paulista do PT com o PSDB tem sido muito ruim para a democracia brasileira, e apenas alguém com coragem, maturidade, e de fora destes grupos seria capaz de conseguir romper o ciclo.

Marina Silva é uma grande brasileira. Poderia discorrer mil outras razões para votar nela, mas apenas o brilho honesto em seus olhos já é o suficiente.

* Pierre Lucena, Recife-PE, é Doutor em Finanças (PUC-Rio) e professor da UFPE.
Blog:
acertodecontas.blog.br.

—–
Outros artigos da série:
– Por que votarei em Plínio Sampaio
Por que votarei em José Serra
Por que votarei em Dilma Rousseff





Amálgama

Site de atualidade e cultura, com dezenas de colaboradores e foco em política e literatura.










MAIS RECENTES


  • Suas preferências religiosas não agradam… mas ok? Mesmo que estas preferências, basicamente, PAUTEM sua posição quando se trata de direitos civis e humanos?

    Marina pauta suas posições de acordo com que seu templo evangélico dita, logo, ela governará (sic) para o templo e nao para o povo. Governará para os de sua fé, e não para o povo.

    Não governará para os gays, para os doentes que precisam de pesquisas avançadas, não governará para as mulheres que são vítimas de abortos criminosos.

    Marina jogou toda sua história no lixo ao virar uma fanática.

    Quanto à ética, qual é esta de quem saiu do partido aliado de Sarney – e saiu atirando, achando absurdo – pra entrar no partido do FILHO do Sarney, que é farinha do mesmo saco, mas sem a competência do pai pra roubar tanto?

    Desculpe, mas MArina finge ser moderna, mas é o atraso. Professa uma ideologia EcoCapitalist,a conformada com a realidade de subserviência do povo, defende apenas a maquiagem da realidade, não uma transformação séria.

    Como já escrevi:
    “Seu EcoCapitalismo já nasceu datado. Seu fundamentalismo beirando o medievalismo são de assustar, mas, mesmo assim, muitos fingem não ver. Marina já deixou claro ser contra o progresso. Se opõe à pesquisas com células tronco embrionárias e, fora da religião, não existe qualquer fundamento científico para ser contra tal coisa que pode salvar a vida de milhões de pessoas e ser a cura para doenças terríveis.

    A oposição ao aborto da candidata se dá em bases puramente religiosas. Falamos aqui de uma questão gravíssima de saúde pública. Se Marina e seus comparsas acreditam que deus não gosta que guardem para si e não condenem toda a população graças ao seu medievalismo.

    O casamento e a adoção por casais homossexuais nem se fala. É apenas o mais velho e conhecido preconceito.”

    http://tsavkko.blogspot.com/2010/07/marina-silva-so-rindo-ela-representa-o.html

    • Estou de pleno acordo com a sua posicao. Marina significa o atraso, embora eu simpatize com a causa ecológica, nao votaria nesta senhora que é contra uniao homossexual além de sua posicao sobre o aborto. Nao preciso dizer mais nada.
      Solange Ayres

    • Rubens

      Rafael e demais. Quem define a legislação, ou seja, as leis que regem o país, é o poder legislativo. Prestem atenção muito mais nos seus candidatos ao Legislativo, que irão propor as leis sobre aborto, sobre uso de células tronco, etc. Se o legislativo votar e aprovar, ela não terá condições de vetar.

    • fabio

      Desculpa raphael e solange respeito suas opiniões, mas marina esta um passo a frente dos outros dois todos que tem um neoronio funcionando bem sabe disso e o pais ganharia muito com ela o que muito mais importante que um casorio gay.

  • Pingback: Seresteros » Valendo!()

  • […sem o que o seu governo tem de pior, que são as negociatas com adesistas.]

    Isso pra mim foi o pior. Marina teria que se vender muiiiito mais do que PSDB ou PT, que tem bases “fortes” no parlamento. Para conseguir aprovar qualquer coisinha no congresso, ela teria que dar milhares de cargos comissionados, ministérios,…, para fazer realpolitik

    E sim, essa defesa é tão fraca quanto a do Serra. Esperava mais de um Doutor em Finanças. Não que ter doutorado signifique Algo. Mas com certeza, o senhor Pierre Lucena poderia ter demonstrado mais porque Marina é a melhor. Né?

  • Eu que ainda estou considerando fortemente a possibilidade de votar em Marina, acrescentaria alguns fatores:

    é a única candidatura que está colocando a reforma política como um assunto sério para discussão (parece que PT e PSDB já estão bem acostumados ao modus operandi da nossa pseudo democracia viciada).

    é a única candidatura que coloca como ponto central do programa uma reviravolta no papel da educação: podem ver, no discurso de Marina o principal tema de macro-economia é a questão do esforço para transformar o Brasil numa economia do conhecimento, superar o baixo nível de escolaridade da nossa população. Nas outras candidaturas educação é um tema periférico, quase que limitado à discussão de quem fez mais escolas técnicas – seo governo federal ou o paulista.

    é a candidatura que dá mais força ao tema de repensar nossa organização produtiva para um modo de funcionamento que seja mais sustentável.

    é a única que está colocando em pauta o tema das cidades, chegou a dizer que é mais importante reduzir o tempo que os trabalhadores gastam em transporte nas grandes cidades do que reduzir a jornada de trabalho.

    é a única candidatura em que correligionários e apoiadores ainda podem representar algum tipo de protagonismo. O PV é um partido em construção, que depende de sua militância. O PT já se transformou de partido de bases em partido de quadros, em partido profissional – os compromissos com a governabilidade já superam de longe os compromissos com o progressismo político e social.

    • PV é partido em construção que depende de sua militância?

      Que militância? A do Sarney Filho? O PV é um partido de aluguel em todo o país, não tem ideologia, ou melhor, tem, a do dinheiro no bolso.

      Uma coisa é ela colocar um debate sério, outra é ter um partido capaz de fazê-lo, uma vez no poder, e outra é acreditar no que uma homofóbica medieval diz… Quem acredita em pastor não merece respeito. Muito menos votos.

      • É muito interessante notar uma pessoa falando contra o preconceito e disseminando o mais terrível de todos eles, o preconceito que mais causou danos em toda a história, o preconceito religioso.
        Dizer que uma pessoa não merece respeito porque pertence a uma determinada religião é coisa de idiota, a pessoa tem que ser muito preconceituosa para dizer que a Marina não merece respeito porque acredita em pastor.
        Ao desinformado Raphael Tsavkko, quero dizer que graças aos protestantes, hoje ele tem o direito de falar o que quiser sem ir parar numa prisão ou morrer, liberdade de expressão é uma conquista histórica dos protestantes, muitos pagaram com a própria vida por dizerem o que pensavam sobre o papado e seus dogmas. Estude! Quem tirou a Europa da idade das trevas, do medievalismo, foram os pastores! Quem tirou o mundo da visão errada de que pobreza é virtude, foram os pastores. Os pastores mudaram o mundo para melhor e continuam a mudá-lo. Liberdade é bandeira Cristã- Prostestante. Vá estudar ignorante.
        Se a pessoa quer ser gay isso é um problema dela, mas não lhe é ligitimo querer que todas as pessoas concordem com seus atos. Não lhe é legítimo querer que as pessoas achem normal o contrário a natureza.
        Há muitas pessoas que não concordam com o homossexualismo e não são evangélicas, é muita idiotice supor que os evangelicos são homofóbicos. Evangélicos não agridem, não batem e não matam gays, pelo contrário, ajudam os que querem sair desta prisão chamada homossexualismo. As igreja evangélicas estão cheias de ex-gays que hoje são casados e pais de famílias.
        Assim como não concordamos com o adúlterio, com a pedofilia, com a corrupção, com a supremacia de uma religião sobre as outras e todas as outras formas de pecado, também não concordamos com o homossexualismo. Homossexualismo é só uma das muitas formas de pecado que aprisionam o ser humano. O Senhor Jesus Cristo disse: “Todo aquele que peca é escravo do pecado, Se pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Todo homem sem Cristo está aprisionado em uma ou outra forma de pecado.
        Marina é uma excelente candidata porque é uma pessoa justa, inteligente e capaz; ela não é candidata de uma religião, ela governará para os brasileiros, sem distinção de raça ou credo como manda a Constituição, com ela os brasileiros continuarão tendo liberdade de expressão.
        Se há uma coisa que os gays não podem reclamar é de falta de liberdade neste país, eles tem a liberdade de se assumirem, fazer passeatas e etc, o que querem mais? Que o Brasil vire um Estado gay?
        Há uma maioria absoluta de brasileiros das mais variadas religiões que não concordam com a pratica homossexual. Não podemos amordaçar a sociedade brasileira. Liberdade de expressão é direito de todos.
        Quem fala o que quer ouve o que não quer. Está é lei implicita na mente das pessoas de bom senso.
        LIBERDADE DE EXPRESSÃO PARA TODOS!!!!!!!!!!!!!!!

        • Thalita

          “…ajudam os que querem sair desta prisão chamada homossexualismo. As igreja evangélicas estão cheias de ex-gays que hoje são casados e pais de famílias…”

          Tinha que ser um fdp de um crente pra falar tanta MERDA de uma so vez!

  • valmir

    A mim me parece claro como o sol brilhante dos dias invernais que vivemos: a função da candidatura marina silva nestas eleições é somente tirar votos da candidata do governo (porque ambas-até prova em contrario- são mulheres, de “esquerda” e coisa e loisa)..PARA QUE A CANDIDATA OFICIAL NAO VENÇA NO PRIMEIRO TURNO E A DIREITA (psdb E DEMOS) ESCORRA PELO RALO ANTES DA HORA.

  • Nessa do Obama você escorregou feio. Num país que elegeu Lula e elegerá Dilma, porque o Obama não seria eleito? Quer dizer que o preconceito contra pobres e mulheres é menor do que contra negros? Aos olhos da elite nacional, Obama é mais claro do que Lula. Aos olhos do povo, o que importa são as ideias, e as de ambos são bem semelhantes, se descontarmos as diferenças necessárias devido às divergências regionais que os separam.

    • quesia

      marina vote da confiança vote certo marina silva vaz de lima

      • quesia

        vote na marina vote certooo!!!!!!!!!!!!!!!! bjsssss

  • Sério que é isso? Este foi o texto pelo qual mais esperei e o que mais deixou a desejar.

    Obama não seria eleito aqui. Ainda bem! Considero as reformas dos sistemas financeiro e de saúde que ele propôs ótimas iniciativas. Mas fora isso, Obama é um governante apagado e sem voz, e essas grandes reformas – que certamente serão as marcas de seu governo – o afundaram em lobbies que interferem a todo momento em sua atuação política, principalmente internacional. Um país que elegeu Lula não precisa valorizar Obama, cuja única novidade que trouxe foi o fato de ser negro. Eleger um operário que já passou fome por si só já seria mais simbólico, e quando esse operário governa excepcionalmente, então não há nem comparação possível.

    O ponto mais importante sobre a candidatura da Marina é que ela tem sido tomada como a candidata da ética. Já não passamos por isso com o PT? Com isso, não digo que a ética tem que ser deixada de lado, mas não basta como valor absoluto na política. A discussão pós-era Lula é que o jogo político deve se dar por confronto de propostas e projetos. Acreditar em uma posição puramente ética na política, além de ser ingênuo, hoje no Brasil é um retrocesso, é falta de aprendizado com a história. E todo mundo sabe: Marina não vai conseguir governar sozinha e não tem capital político necessário para costurar uma aliança PSDB-PT. Vai acabar tendo que se alinhar a um ou outro, e essa escolha diz tudo no Brasil de hoje.

    • Thalita

      A Marina como o PT e como o proprio Lula, depois que for eleita vai virar a casaca. Nenhuma ideia dela e genial e nao me convence nem um pouco!

  • Nossa, mas não convence mesmo.

  • Jueli Cardoso

    Será que esse professor estudou mesmo?…. Uma análise de motivações muito fracas pois esquece ou esconde as alianças à direita e os acordos com o PSDB/DEM que marina fez para se candidatar. Tentou fazer uma análise racional mas só conseguimos engolir se for por motivos emocionais (empatia), outras justificativas não colam.

  • Mariana

    Cara, eu já não votaria nunca na Marina, extamente pelo motivo já mencionado de que ela governaria para o templo.

    Depois vem o fato dela se filiar ao PV, partido de aluguel.

    E depois teve o episódio do lançamento da candidatura do Gabeira no Rio, em que apagaram o nome dela da faixa, esse foi de lascar.

    Resumo da ópera, Marina é Serra, assim como o PV é PSDB, e não acredito na historinha que contam por aí de que ela está sendo usada em favor da candidatura tucana, não acredito que ela seja suficientemente ingênua para cair numa roubada dessas.

  • Pingback: Thiago Mendanha()

  • Pingback: Web Rolé | Na Prática a Teoria é Outra()

  • As eleições presidenciais de 2010 trouxeram a ecologia para o centro do debate político porque tem uma candidata do ramo. Não importa que o papel dela seja somente o de tirar votos da candidata oficial, numa jogada de desespero das hostes direitistas para evitar o fim precoce do PSDB (ex-PMDB autentico), no caso de uma vitória no primeiro turno – cada vez mais provável – da candidata do governo.
    Sempre que ouço falar em “proteção da natureza” tenho um certo mal estar.
    O mesmo que me ocorre quando escuto – a classe media “consciente” adora – o tal: “eu amo a natureza”. Como se o falante fosse um ente à parte, não natural. E talvez seja mesmo. Que sei eu?
    Mas voltemos ao negócio – é negócio mesmo – da “proteção da natureza”. Essa “proteção” sempre soa como a mesma que a máfia vendia em Chicago nos anos 30 do século passado e o PCC vende na periferia de São Paulo hoje. A natureza não precisa de proteção, só de ser deixada em paz. Até porque, como a turma do velho Alphonse, o “protetor” e a ameaça são os mesmos.
    Ecologia é a nova religião sem Deus, dos dias atuais, para aplacar a má consciência de burgueses tolos, fúteis e consumistas. O marxismo meio que já fez esse papel em outros tempos, mas perdeu o charme.

  • juliana

    se for analisar particularmente não votaria em ninguem pois cada um defende o que quer votar esquece os defeitos e lembra apenas dos defeitos do adversário e as qualidades necas
    eu ainda nem sei em quem votar mas sei que colocar o nome de Deus para difamar alguem não é muito legal
    e para ser bem sincera nenhum argumento ainda me convenceu para votar

  • ricardo

    Lamentavelmente o sistema político brasileiro esta falido. Vivemos em uma pseudodemocracia. O que impera é o dinheiro. Ninguém que tenha integridade e senso de justiça tem reais chances de ganhar uma eleição. Quem ganha são os que fazem acordos escusos e que negam a ideologia. É extremamente preocupante o que vivemos atualmente. Os que se mantém integro e honestos são visto como errados. Antigamente os que ai estão defendia a ideologia e eram avessos a corrupção e de uma hora para outra o que vimos foi à grande maioria dos integrantes deste governo fazendo tudo o que não concordavam. E agora querem posar de bons moços. Não admito que um partido que a vida toda defendeu uma bandeira a lança fora como eles fizeram. E para se manter no pode fazem de tudo. Mantém uma política antiga com um termo novo (as esmolas) para ganha os pobres.

    • Thalita

      APOIADO!

  • Wilson Cabral de Sousa Junior

    As atuais candidaturas a presidência mostram como evoluímos no quadro político – ainda que diversas mazelas nos assolem de quando em vez. Os quatro primeiros colocados nas pesquisas eleitorais exibem currículos de vida pública muito melhores do que muitos políticos hegemônicos da década de 80 e 90. Mas ainda temos muito a avançar em princípios éticos e na construção de uma sociedade sustentável. O Brasil poderia representar uma vanguarda rumo a esta construção e a única candidata viável que representa este ideal é, indiscutivelmente, MARINA. Alguns argumentam que a candidata não tem cacife político e teria que ceder ao fisiologismo de partidos oportunistas para governar. A questão é que há no Congresso diversos deputados e senadores – poderia elencar os bons nomes do PSDB e do PT – cujos interesses não colidem, e em muitos casos se aproximam, com os ideiais de MARINA e seus seguidores. Por outro lado, um segundo turno com MARINA e DILMA traria para o debate todas estas questões e poderia provocar a seguinte situação: o fisiologismo apoiaria DILMA – como, aliás, já está acontecendo com o solapamento da base de SERRA – e os políticos de perfil mais ético apoiariam MARINA. Não poderia haver situação política melhor para o Brasil destes tempos.

    Li alguns comentários sobre um suposto viés anacrônico e atrasado representado pelos paradigmas de MARINA: ser contra o aborto, o casamento de homossexuais, e a pesquisa com células tronco embrionárias. Ora, são posições de uma cidadã, que não impedem o debate em torno destas questões – as quais são realmente polêmicas. E como a própria candidata já mencionou, algumas destas questões deveriam ser muito bem discutidas e, após ampla informação, referendadas em atos plebiscitários. Ou seja, o que pensa a cidadã, embora não deva ser ocultado, não interfere na gestão presidencial. Pensar o contrário sim, é que é anacrônico.

    Por estas e por outras, voto MARINA SILVA!!!

  • Bruna

    A MARINA NÃO TEM CAPACIDADE DE GOVERNAR UM PAÍS, SE ELA NÃO FOSSE TÃO FRÁGIL… QUEM SABE.
    O PLÍNIO, NÃO POSSO FALAR NADA DELE, POIS NUNCA VI ELE FAZENDO NADA.
    A DILMA NÃO FALA PORCARIA NENHUMA, É SÓ UM FANTOCHE PARA O LULA CONTINUAR FAZENDO BESTEIRA COM O NOSSO PAÍS.
    O SERRA, ME PARECE O CANDIDATO QUE MAIS MERECE MEU VOTO, NÃO PRECISOU DE LULA NENHUM PARA CONVENCER OS BRASILEIROS A VOTAREM NELE. MESMO QUE SUA CAMPANHA NÃO ESTEJA MUITO BOA, ELE É O CANDIDATO MAIS SÉRIO E VERDADEIRO NESSA HISTÓRIA TODA.
    “TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE” E DESDE QUANDO O BRASIL ESTÁ GANHANDO? ME EXPLIQUEM.
    UM DOS PAÍSES COM MAIOR ÍNDICE DE DESEMPREGO, ANALFABETISMO, POBREZA, ENFIM, TUDO QUANTO É PROBLEMA SOCIAL.
    ISSO É ESTAR GANHANDO? ENTÃO NÃO QUERO NEM SABER O QUE É ESTAR PERDENDO.
    O BRASIL PRECISA DE MUDANÇAS, DE SÉRIAS MUDANÇAS. E ISSO NÃO VAI ACONTECER SE A TAL DA DILMA VENCER, JÁ QUE ELA TEM A MESMA OPINIÃO FAJUTA DO LULA.
    E SABE DO QUE EU TENHO MAIS RAIVA? NÃO É DAS PESSOAS QUE IRÃO VOTAR NA DILMA E SIM DAS PESSOAS QUE IRÃO VOTAR NELA INCONSCIENTEMENTE, OU SEJA: O LULA ESTÁ COM A DILMA, ENTÃO VOU VOTAR NELA PARA CONTINUAR GANHANDO CESTA BÁSICA E ASSIM NÃO PRECISO TRABALHAR.
    O QUE É ISSO??? A REALIDADE.
    O PT NÃO DEVE MAIS GOVERNAR ESTE PAÍS.
    MINHA OPINIÃO, INTEIRAMENTE MINHA. MAS ESPERO QUE OUTRAS PESSOAS NESSE PAÍS TENHAM A DECÊNCIA DE AO MENOS COGITAR VOTAR NO PSDB. É.