PESQUISA

As implicações políticas de ser evangélico no Brasil e as eleições 2010: o caso Piragine

por André Egg (09/09/2010)

ANDRÉ EGG - O pastor Paschoal Piragine incita os fiéis a não votarem no PT

por André Egg – Ser evangélico é uma coisa que se insere numa longa tradição. O fundamentalismo propõe uma não-historicidade, uma ruptura com a tradição protestante, em nome de uma postura isolacionista que é um engajamento às avessas: financiados por interesses capitalistas bem específicos, os ditames dos “fundamentais” da fé servem para congelar a reflexão e barrar as tentativas de transformar o mundo, lançando os adeptos dessa corrente numa expectativa da vida pós-morte no paraíso e condenando qualquer ativismo por justiça social na terra. Resta como única opção válida de atuação política a defesa dos interesses mesquinhos da igreja como instituição, jamais como veículo de implantação do Reino de Deus. Ou a defesa da “fé bíblica”, desde que entendida dentro da concepção de interpretação bíblica congelada pelo próprio dogma dos “fundamentais”, sem o que, afirma-se, não existe cristianismo.

Isso provoca um curto-circuito no Evangelho de Cristo e na posição profética da sua Igreja, coisa que nunca esteve tão ameaçada na face da Terra como nos tempos em que o Fundamentalismo se arvorou em única forma legítima de fé cristã.

Qualquer estudo, por superficial que seja, da história da fé cristã mostra uma religião não-conformista. Primeiro dos discípulos e seguidores de Jesus em relação ao judaísmo tradicional e à aristocracia dos Saduceus do Templo, implantando um igualitarismo comunitário tão radical que levou às perseguições romanas, à medida que a religião (de rápida difusão no mundo Mediterrâneo) punha em cheque os fundamentos escravistas do Império.

Depois da religião assumir a face de uma estrutura hierárquica rígida fundada na autoridade episcopal, no apoio político do Império e no estabelecimento da ortodoxia doutrinária, nunca faltaram as dissidências e divisões – condenadas sob a pecha de heresias, brutalmente extirpadas, ou resultando em divisões que tornaram o cristianismo uma religião cada vez mais multi-facetada.

Classificar-se como evangélico no Brasil significa inserir-se no Cristianismo Ocidental, com suas tradições teológicas e sua obsessão pela ideia de Reforma. Desde o século X o termo está sempre nas bocas dos teólogos e dos fiéis. É preciso reaproximar a igreja e o clero do modelo do Cristo dos evangelhos, cada vez mais afastada pela promiscuidade política do alto clero episcopal – tornado uma aristocracia territorial com interesses arraigados e práticas escusas como compra de cargos, guerras e assasssinatos. O papado, por sua vez, tornou-se, desde Gregório Magno, um Estado territorial com interesses próprios e forças armadas. Dos conflitos de interesse entre o povo pobre (aliado aos monges vistos como modelo de fé pura) e a aristocracia eclesiástica, bem como dos Estados Papais com os diversos reinos europeus, surgiram uma série de movimentos político-teológicos mais ou menos violentos, que culminaram na divisão definitiva da cristandade no século XVI: de um lado os fiéis à igreja de Roma, de outro as várias igrejas que surgiram em outros cantos: anglicanos na Inglaterra; luteranos em alguns estados alemães; zwinglio-calvinistas em várias cidades da Suíça, Alemanha e França, na Escócia e na Holanda, além dos grupos dissidentes na Inglaterra; anabatistas onde quer que houvessem revoluções camponesas.

Em todos estes movimentos reformadores, havia em comum a dissidência política vestida de argumento teológico. Era a gente comum derrubando a autoridade centralizada da igreja romana. Anabatistas contra os dízimos e o batismo infantil, recusando-se ao serviço militar e aos cargos públicos. Luteranos abraçando o livre-exame das Escrituras e o Sacerdócio Universal de todos os crentes, abandonando a Vulgata e adotando a Bíblia e os cantos litúrgicos em sua própria língua – recusando-se a pagar tributos eclesiásticos a Roma. Os anglicanos preferindo submeter-se à monarquia pátria e recusando-se obedecer ao Papa. Os zwinglio-calvinistas abandonando toda a liturgia que não fosse encontrável na Bíblia, queimando órgãos e livros de corais, traduzindo os Salmos para o francês para cantá-los no culto. Em todos os lugares, luteranos, calvinistas e anabatistas foram à guerra contra reis, príncipes e bispos, para exigir autonomia, governo democrático nas igrejas, uma teologia e uma liturgia voltados para o povo e os problemas de seu tempo.

Os calvinistas ingleses (puritanos) fuzilaram seu rei. Os da Holanda lutaram uma guerra sangrenta para se tornarem independentes da Espanha. Os franceses (huguenotes) lutaram por séculos para praticar sua fé diferente da romana. Os hussitas na Boêmia tinha garantido com canhões, um século antes de Lutero, poderem tomar a ceia à sua maneira, e celebrar o culto em tcheco. Na Escócia, liderados por John Knox, os calvinistas lutaram contra a rainha para poder estabelecer suas convicções religiosas, fazendo surgir a igreja presbiteriana. Diversos desses inconformistas migraram para as colônias britânicas na América, especialmente a região da Nova Inglaterra, fugindo dos conflitos europeus, e estabelecendo o paraíso do self-government congregacional.

*

No Brasil, os protestantes começaram a se estabelecer por exigência do comércio com a Inglaterra em 1810, e a partir de 1824 para receber imigrantes não católicos (principalmente alemães luteranos e suíços calvinistas). Os protestantes brasileiros foram fundamentais para estabelecer um sistema educacional mais moderno, abandonando a Ratio Studiorum dos jesuítas, implantando os colégios mistos e a ênfase nas ciências, na Educação Física e no pensamento investigativo. Protestantes brasileiros lutaram pela desvinculação entre Igreja e Estado, implantação do casamento civil e da cidadania plena para não-católicos.

Protestantes brasileiros eram anti-obscurantistas, eram os únicos cristãos que baseavam sua fé no estudo da Bíblia, desenvolvendo inclusive, por causa disso, a ciência lingüística no Brasil. Pastores (vários deles ex-padres) eram os únicos dispostos a viajar pelos grotões abandonados levando conforto espiritual e boas novas de uma fé progressista – num país abandonado por Roma e asfixiado pelo ultra-montanismo de uma igreja voltada apenas para os bem-nascidos.

Em que lugar neste caminho o protestantismo brasileiro se perdeu? Em que lugar abandonou as raízes que fincava na cultura da gente simples do país? Em que lugar abandonou as posturas progressistas que permitiram ao protestantismo provocar a primeira fissura na hegemonia católica estabelecida pela monarquia lusa do padroado?

Suspeito que em algum momento durante os anos 1950-60, quando missionários fundamentalistas norte-americanos implantaram diversas instituições para-eclesiásticas no Brasil, organizando acampamentos, fundando editoras, livrarias, conjuntos musicais, trazendo uma fé irracional, trabalhando com crianças e jovens (APEC, Palavra da Vida, MPC, JOCUM, Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo) para formar gerações de abestalhados/alienados que perderam o compromisso com o país, com a fé, com o exame das Escrituras, com a liturgia, com a tradição não-conformista do protestantismo.

Foi-se o tempo que ser evangélico era saber cantar a quatro vozes os hinos que falavam de uma fé singela, capaz de superar o sofrimento organizando-se em congregações auto-geridas que estudavam as Escrituras e praticavam o amor cristão pela via da solidariedade contagiante. Em que os evangélicos eram pessoas simples que sabiam que o Evangelho era a mensagem do desapego aos bens, de uma ética rigorosa do trabalho, do respeito ao próximo como manifestação do respeito a Deus.

As primeiras manifestações do evangelicalismo doentio puderam ser vistas no apoio inconteste ao Regime Militar brasileiro, baseado numa leitura tacanha de Romanos 13. Não era mais que o interesse geo-político dos EUA no tempo de Guerra Fria, que ditava o que passava a significar o ser evangélico no Brasil. Os que ousaram enveredar pela Teologia da Libertação, com uma reflexão própria a respeito da realidade local, foram expurgados das igrejas e do sacerdócio – sendo o caso mais emblemático o do pastor presbiteriano Rubem Alves. Os luteranos e anglicanos parece que restaram como únicos oásis diante do domínio absoluto do fundamentalismo, que tragou todos os grupos oriundos do calvinismo (batistas, presbiterianos, congregacionais) e suas dissidências pentecostais.

Neste contexto, há quem acredite que ser evangélico hoje no Brasil é ser fundamentalista, mesmo que para isso precise esquecer o cerne do Evangelho que é a solidariedade política radical como manifestação do amor ao próximo. Ser evangélico hoje parece que se reduziu à panacéia do culto-show, o qual nem os outrora “tradicionais” batistas podem se dar ao luxo de não aceitar. Niguém mais lê a Bíblia sem ser guiado pelo pastor. Ninguém mais acha que a fé se constrói pelo estudo criterioso. Ninguém mais acha que tem o dever de agir pelo bem comum. Ser evangélico reduziu-se a cantar uns hinos de olho fechado e mão levantada, chorar nos “cultos” e obedecer cegamente aos pastores oportunistas que cada vez mais abundam.

Mas não há nada menos evangélico do que isso. Ser evangélico hoje no Brasil significa lembrar-se do Evangelho, do Cristo dos evangelhos, do amor ao próximo como cerne da mensagem, da pobreza apostólica, do estudo das Escrituras, do radicalismo democrático que não aceita a autoridade centralizada, que se exerce no congregacionalismo dentro da igreja, na assistência desinteressada aos pobres fora dela, na política feita não como interesse mesquinho, mas na luta radical e democrática pelo bem comum, pela igualdade e pela justiça.

Isso não pode ser traduzir, de forma nenhuma, em preconceito e violência contra pessoas de orientação sexual qualquer. De modo que não existe justificativa plausível para algum evangélico ser contra o PLC 122. É o que faz o pastor Paschoal Piragine, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, como pode ser visto num vídeo que está se espalhando de maneira “viral” pela internet [abaixo]. Nesse vídeo o pastor incita os fiéis a não votarem no PT, por ele ser contra a “fé bíblica”. Curiosamente, isso é feito sem apoio em nenhum versículo bíblico (não seria difícil conseguir um para ser apresentado de forma distorcida, mas nem a isso estão se dando mais ao trabalho – que os fiéis não lêem a Bíblia mesmo). A autoridade do pastor, mesmo que embasada em mentiras, é suficiente para autorizar qualquer discurso. Cadê o livre-exame? Cadê a autonomia dos leigos diante do clero? Houvesse algum evangélico na Primeira Igreja Batista de Curitiba e o referido pastor seria destituído na próxima assembléia.

É claro que isso não vai acontecer. Assembléias batistas viraram instâncias de homologação de pastores show-men que trazem as decisões prontas para o pessoal levantar a mão. Batistas de igrejas como a Primeira Igreja Batista de Curitiba e a Igreja Batista do Bacacheri não se dão nem ao trabalho de conferir a autenticidade dos diplomas de doutorado que seus pastores apresentam como credencial. Preferem ser enganados, imaginando que ao obedecer cegamente aos “ungidos de Deus” estarão a reservar um galardão no paraíso celestial – por mais que tal imagem não encontre fundamento bíblico-teológico há pelo menos uns 200 anos.

Ser evangélico no Brasil de hoje deveria significar uma luta contra a desigualdade, a miséria e a pobreza que assolam o nosso país. Deveria significar não permitir que líderes carreiristas assumissem como a face da igreja e da fé. Deveria significar a maturidade de não trocar conforto espiritual de bons oradores em troca de uma obediência cega. Deveria significar que não se pode abandonar a função mental de crítica racional.

Estou querendo demais?

Veja mais sobre o caso do pastor curitibano no seguinte texto: Pr. Pascoal Piragine: os batistas do Paraná na vanguarda do atraso.

André Egg

Professor da UNESPAR, professor colaborador no PPGHIS-UFPR, colaborador da Gazeta do Povo. Um dos organizadores do livro Arte e política no Brasil: modernidades (Perspectiva, 2014).

avatar
Raphael Tsavkko

Hoje, “evangélico” é palavrão, define os neopentecostais, ladrões de terno com bíblias na mão. É uma pena. Evangélico é sinônimo de fanático que grita para deus ouvir e incomoda o mundo. Não é incorreto dizer que estamos numa guerra entre humanistas e crentes, mas é preciso delimitar.

Waldir Agnello, deputado do PTB de São Paulo, também evangélico, é um exemplo do fanático perigoso: http://tsavkko.blogspot.com/2010/09/na-justica-homofobico-evangelico-tenta.html

foi ele quem tentou proibir o beijo gay do PSOL. Porque vai contra a “moralidade”.

Vergonhoso.

Anderson
Anderson

O pastor está muito correto com a seu esclarecimento sobre tal coisa , DEUS não fez o homem para casar com homem nem a mulher para casar com outra mulher , e nem a mãe que mate seu filho inocente que nunca lhe fez mal algum. Eu concordo com o pastor ele foi muito feliz com o seu relato.

Vanessa Lampert
Rafael, não seja preconceituoso. Essa sua ideia de evangélico é o estereótipo que o PIG tem tentado nos imputar há pelo menos vinte anos. Se você gosta de rótulo, sou o que você chama de “neopentecostal” (e não cheguei ontem na igreja, não, estou há 10 anos, já trabalhei lá dentro e sei que não funciona como o PIG prega) e exijo tanto para mim quanto para quem defende as mesmas ideias que eu o mesmo respeito que exijo para Dilma, para o PT, para as minorias discriminadas e para quem mais for desrespeitado neste país, ainda que eu não… Leia mais »
Pê Sousa
Caríssima Vanessa, antes de mais nada, parabéns por seu posicionamento firme e esclarecido. Também sou cristão, o que prefiro denominar-me “discípulo de Jesus”. O que vemos infelizmente (ou felizmente) é o que sempre aconteceu, desde o primeiro século cristão: que aqueles que professam sua fé em Jesus Cristo são os verdadeiros causadores do preconceito. Você, como eu, sabe que há também aqueles que enchem a boca para se entitulares “evangélico”, mas vivem somente para envergonharem o Evangelho de Jesus Cristo. Não obstante, é bom saber que são muitos os que se mantêm fiéis, mesmo quando “pensadores” como o autor deste… Leia mais »
rayssa gon

olha, eu gostei muito do mote do texto, voltar às origens do protestantismo, os evangelicos se perderam e tal.

mas eu tendo a pensar que a sua visão , principalmente com relação aos primeiros protestantes no brasil, é muito romantica. sabe, mesmo que eles fosse um pouco mais esclarecidos que os catolicos, vamos lá, eram os catolicos. é como empurrar bebado na ladeira.

André Tadeu de Oliveira
Egg, como sempre um belo texto. Apenas um comentário. Você sabe que não sou chapa branca, mas não vejo todo o presbiterianismo brasileiro mergulhado nesta maré de fundamentalismo. Podemos citar a pequena Igreja Presbiteriana Unida do Brasil ( IPU ) e, até mesmo parte da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil ( IPI )como denominações relativamente arejadas. Obviamente, não estão no nível de luteranos e anglicanos, mas perto da massa evangélica deste Brasil de Deus são verdadeiros oásis . Acho que eu, presbiteriano independente aspirante ao ministério, sou prova disso. Minhas idéias são conhecidas por toda a liderança de minha igreja… Leia mais »
rafael
rafael
Belo texto, informativo e inteligente. tenho receio pelo futuro do Brasil no tocante ao crescimento dos evangélicos, especialmente os narrados no texto, de rasa ou nenhuma formação teológica ou sequer humana, grudados em preconceitos repetidos a exaustão contra as religiões de origem afro e indígenas, creio eu, que em breve nos tornaremos um grande celeiro de intolerância religiosa e politica.E as evidênciais estão por ai, na minha cidade, na eleição para prefeito, vários pastorss se mobilizaram contrra uma candidata a qual era atribuída a homossexualidade, a coitada perdeu a eleição para outro pior administrativamente, recentemente o Marcelo Crivela colocou-se contrra… Leia mais »
Bosco
Bosco

As religiões apocalipticas, retornam de maneira estritamente fundamentalista, misturaram-se a conflitos geopolíticos, se armam de todas as maneiras para uma guerra pelo controle das fontes naturais de energias e contra o humanismo.

Marcelo
Marcelo

De que raios vc está falando???

André Egg

Dos EUA da era Bush, por exemplo…

Roberto Luzzi
Roberto Luzzi
Prezado Egg, sua discertação histórica foi muito bem apresentada, mas recheada de posicionamentos pessoais seus. Nada contra, aliás este espaço de discussão é seu mesmo. Mas aproveito para fazer pequenas colocações. O Pr.Piragine teve apenas a parte política de seu sermão colocado no youtube. Nele, não se ateve apenas ao estudo da Bíblia, o que ele faz de maneira magistral na PIB-Curitiba, na Faculdade Batista, no site Dia-a-Dia-com-Deus e outros lugares quando convidado. Foi momento de cobrar a aplicação dos ensinamento bíblicos na vida dos cristãos, especialmente os membros da PIB. Você realmente acha necessário naquele momento fazer todo o… Leia mais »
nice
nice
Concordo com o Irmão Roberto, em genêro,número e grau.O q o amigo do blog, pensa é um conceito pessoal e não de todos.E a partir de hj, estou excluindo este blog.Não tem como ser de Jesus e aceitar casamentos gays e vida mundana.Ser de Jesus é estar na palavra e Jesus perdoava no amor,mas dizia “vai e não peques mais!” Era um mandamento e não era livre arbítrio,se quisesse segui-lo.Não tem na bíblia relatos de “pecadores apostolos” que JEUS não tivesse ensianado e advertido! agora se tem evangélicos mundanos se infiltrando, e estão com igrejas abertas, temos que aceitar? Sim… Leia mais »
Eneraldo Carneiro

Ahn, sei. O cidadão não quer sair na rua e ver pessoas do mesmo sexo se beijando? De sexos diferentes pode? E o que mais o cidadão não quer ver? Mulheres com roupas…hhmm…provocantes? Com os cabelos soltos? Usando maquiagem?
E o quê o cidadão propõe exatamente? Sejamos claros. Não se acanhe. Diga-nos, como é que você propõe que se regule a vida privada dos outros? Campos de concentração GLBT? Apedrejamento? Castração química? Falaê…

Ricardo
Ricardo

Irmã Nice, como você mesmo disse, “vá e nao peques mais…”

MARIO COUTO BEZERRA
MARIO COUTO BEZERRA

meu caro chaver, a missão dos pastores é pregar somente o evangelho exarado na bíblia doa a quem doer, principalmente porque vivemos numa sociedade onde tudo é relativo e permitido. a verdade é que nem tudo que os pastores falam será compreendido, uma vez que vivemos aqueles dias preditos por paulo em 2tm 3.1-5, onde muitos não dão a mínima importância à Palavra de D-us. todavia, penso que o pr. piragine equivocou-se na sua mensagem ao enxertá-la com política, deixando transparecer nas entrelinhas sua preferência partidária por determinado político.

José Roberto
José Roberto

Achei a colocação do Pastor um tanto ingênua, mas ele foi sincero e, no fundo, ele está certo. Ao menos está defendendo aquilo que ele acredita. Foi educado e não usou de baixarias. Infelizmente, aqueles que discordam dele não têm tido a fineza de agir da mesma forma, preferindo atacá-lo e desqualificá-lo. Ora, se ele é pra vocês um ‘conservador’ empedernido, vocês me parecem um bandoi de liberais de ‘liberais’ frouxos

Fernando
Fernando
Olá André, Eu novamente, agora aqui neste seu outro espaço no Amalgama. Obrigado por seus textos, estão me fazendo refletir e realmetne repensar a ideia de abrir meu proprio blog. Gosto de ler, pesquisar, analisar os fatos, e, como você gosto de colocar minha visão política, ideológica e sociológica dos fatos. Porém, sob uma ótica conservadora de direita. Não, não sou fascista, ”reaça” ou nenhum desses adjetivos que o pessoal de esquerda gosta de rotular quem não se enquadra com a ideologia vermelha. Apoio incondicionalmente o Pr. Piragine por sua postura destemida. Infelizmente nos seus textos vejo ataques contra a… Leia mais »
André Egg

Eu só tenho uma coisa a te dizer: não há como ser cristão e não ser comunista. Só vejo isso nas Escrituras. Me diga um lugar da Bíblia que ensine a acumular bens, ou que se deva concordar com propriedade privada, exploração da mão-de-obra, etc.

Fernando
Fernando
Desculpe-me André, mas a questão aqui não é somente bíblica, mas sim ideológica. A Bíblia não ensina mas ao mesmo tempo não proíbe. Sei que textos como Tiago 1 e explanações de Jesus em parábolas falam acerca do perigo da riqueza, do acúmulo de bens e, principalmente do amor ao dinheiro, que, ”é a raiz de todos os males”. Porém dizer que não há como ser cristão sem ser comunista é a mesma coisa que dizer que não há como a água não se misturar com o azeite. Desculpe, mas a doutrina marxista comunista é incompatível com a religião, cristianismo,… Leia mais »
André Egg
Está se vendo que você não entende nada de cristianismo, menos ainda de comunismo. O marxismo é apenas uma das vertentes comunistas. O marxismo soviético apenas uma das vertentes do marxismo (a piorzinha, sem dúvida), o stalinismo apenas uma das vertentes do marxismo soviético (a pior de todas). O cristianismo era uma religião igualitarista radical (não há judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher). Tornou-se paulatinamente numa instituição hierárquica – coisa que não encontra base nas Escrituras, mas com a qual os evangélicos se dão por muito satisfeitos. O socialismo não valoriza mediocridade nenhuma. Os países do Leste… Leia mais »
Leo Ramos
Leo Ramos

André,

“O marxismo é apenas uma das vertentes comunistas. O marxismo soviético apenas uma das vertentes do marxismo (a piorzinha, sem dúvida), o stalinismo apenas uma das vertentes do marxismo soviético (a pior de todas).”

Isso e a pior forma de defender algo falido,

Lendo seu blog, percebo que vc tem grandes chances de ter uma doença chamada “Narcisismo patológico”. Na duvida busque tratamento.

Depois leia novamente seus artigos.

Tenta pelo menos fazer sua mente cuidar pra não falar de pessoas que vc não conhece, com exemplo sua critica ao Pr. Piragine. Sem fundamento algum suas afirmações.

André Egg

A igreja batista tá mais falida que comunismo soviético. Que aliás eu nem defendo.

Conheço o Piragine o suficiente para fazer as críticas que fiz.

Vou lá fazer exame de sangue pra ver se tenho o tal “Narcisismo patológico” – depois de conto o resultado…

Fernando
Fernando
Encerro aqui a discussão. Confirmou o meu conceito sobre esquerdistas, falam, falam mas não se justificam, não admitem nem ao mesmo um milésimo que sua ideologia até hoje só trouxe dor e sofrimento para a humanidade. E, obviamente critiam ferozmente seus opositores. Qual a vertente que defende? O que exatamente crê em relação ao socialismo/comunismo? Na teoria até é bonitinho, todos iguais, sem classes, mas o ser humano é pecaminoso por natureza, é hipocrisia tentar criar um paraíso na terra, qualquer criança sabe que isso é impossível, Cristo nos deixou o seu exemplo de amor ao próximo e cuidado com… Leia mais »
Pê Sousa

Boa, Fernando…

wilson
wilson
Caro André Egg Religião é vida ou não é religião PT Atacar uma religião ou todas, não é coisa nova, fica muito claro a falta de argumentos dos que acreditam em casamentos gays e ABORTO PT A moral cristã gerou o mundo ocidental desta forma como nós gostamos, junto com o direito grego-romano. O marxismo foi razoavelmente implantado em cultura relativistas orientais, pela sua falta de transcendentalidade PT Se alguém deseja ser promíscuo de forma particular, que seja, se alguém quer ser promíscuo de forma cívil ou melhor deseja que este direito de ser promíscuo seja aceito pela sociedade cívil,… Leia mais »
wilson
wilson
Caro André Pode ser que meus comentários, não passem pela análise da moderação. Mas sei que o moderador moderado lerá. Pergunto ao moderador, já leu: O homem eterno de G.K.Chesterton ou Ortodoxia de G.K.Chesterton ou Mero Cristianismo de C.S.Lewis ou O Sal da Terra de Cardeal Ratzinger ou Cartas de um Diabo C.S.Lewis ou Instruções dos Santos… Robert Ellsberg ou São muito dificeis todos, e com certeza vai gostar da leitura quando acabar, ou vai gostar quando acabar a leitura.
Marcelo
Marcelo
Nem sei como cheguei nesse blog, mas vamos lá. Desculpa discordar de você em tudo. Você não conhece os batistas, não conhece o Pr. Piragine, mal conhece o cristianismo. Você não entendeu o propósito do vídeo e muito menos tem base para criticá-lo. Se você realmente soubesse sobre os batistas tradicionais, saberia que nenhum pastor é ordenado sem ter formação, e em uma igreja do porte de Curitiba, sem no mínimo décadas de ministério. Isso só pra começar. Mas como eu vou discutir com alguém que fala que o pecado de Sodoma e Gomorra era a “falta de hospitalidade”?! Por… Leia mais »
André Egg

Véio, eu sou batista, conheço bem essa porcaria toda. Dei aula na Faculdade Teológica, e sei bem que os pastores batistas podem ter qualquer qualidade, menos reflexão teológica. Senão nem passam em Conselho.

Se você falasse dos presbiterianos poderia dizer que eles tem alguma tradição de formação (desde que calvinista). Nos Seminários Batistas eles expulsam os que fazem reflexão e ficam com os que pregam o dogma.

Marcelo
Marcelo

Desculpa, se você fosse batista, não teria escrito isso. Você refletiu tanto que se perdeu em seus próprios pensamentos. Existe uma baita diferença entre refletir sobre um assunto, e viajar na maionese.

Henrique
Henrique

Voce frequenta alguma igreja Batista (ou qquer outra)?

André Egg

Meu nome tá no rol de membros da Igreja Batista da Alameda Princesa Isabel, em Curitiba. Mudei de bairro, não freqüento mais lá. Tenho dificuldades para achar uma que não seja horrivelmente fundamentalista (a Alameda tinha essa qualidade quando eu entrei, depois mudou o pastor e a coisa degringolou).

Visitando várias, estou propenso a ficar numa luterana – a paróquia Martin Luther, que é onde me sinto menos constrangido pelo tipo de fé que tenho.

Jefferson Santos
Jefferson Santos

André,
Consegui ler alguma coisa do que escrevestes e estou impressionado com a tua falta de ética, no minimo isso. Se realmente és Batista e falas tão mal de teus irmãos, incorres em erro muito maior do que a autor desse texto, que, como livre pensador tem o direito, de escrever com tamanha falta de Unção, por que o que deveria nos diferenciar dos não-cristãos e justamente isso, O Espirito Santo. Esse, com certeza, não está em ti.
Estarei Orando por ti.
Deus o Abençõe!

André Egg

Não ore por mim não. Você não faz a mínima idéia do que seja o Espírito Santo.

Henrique
Henrique

Boa tarde, André. Sou pastor de jovens na Igreja Batista Alameda. Gostaria de convidá-lo para fazernos uma visita e quem sabe, conversarmos um pouco sobre o assunto. Em Cristo, Henrique.

André Egg

Legal,

eu tô mesmo devendo uma visita aí, vários amigos que não vejo há tempos e tal.

Vou te procurar.

André Tadeu de Oliveira

Presbiterianos com tradição teológica calvinista ? Quem dera fosse regra ! Na maioria das vezes, o que é transmitido nos centros teológicos presbiterianos do Brasil é uma teologia CALVINÓIDE, não calvinista.

Mas, o que significa o termo CALVINÓIDE ? Eu explico, é bem simples:

1- Calvi = de calvinista
2- nóide = de debilóide

Portanto, temos vários calvinóides, não calvinistas ! O calvinóide ignora a máxima da tradição reformada ; ” Igreja Reformada sempre se reformando….”

André Tadeu de Oliveira

Xará( ou chará..rs), sorria, nem tudo está perdido entre os batistas. Já ouviu falar da Aliança de Batistas do Brasil ? Então, publicaram o seguinte pronunciamento a respeito das bobeiras ditas pelo Piragine:

http://www.novosdialogos.com/artigo.asp?id=272

Bruno Montini
Bruno Montini

véio, quem sabe a porcaria não é você? Antes de Batistas, Presbiterianos, Pentecostais, somos de Cristo, e isso infelizmente você não parece ser. Não o conheço, mas pelos frutos se conhece a árvore.

André Egg

Eu sou uma porcaria mesmo, nunca me iludi quanto a isso. O problema são crentes prepotentes que acham que heterossexual é melhor que homossexual, que evangélico é melhor que católico, que pastor é melhor que leigo, etc., etc.

E para saber dos “frutos” de alguém, precisa conhecer um pouco melhor.

cristiano
cristiano
Me desculpe André. Mas a sua visão é de total revolta. Jesus disse lançai o seu jugo sobre mim e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração. E acrescenta: quando assim fizermos Ele nos aliviará as dores, fisicas, emocionais, psicológicas enfim da alma. Sossegue seu coração. O que nós evangélicos não podemos aceitar é o pecado; se vivermos conforme as palavras do Mestre Jesus, nossa casa estará firmada. Então meu querido irmão, nós não temos a mente fechada, mas vivemos num país com garantias fundamentais em sua Carta Magna, e uma dessas garantias é a livre opinião.… Leia mais »
André Egg

Você não sabe o que é pecado.

Muito menos sobre minhas dores.

E provavelmente eu não sou seu “querido irmão”.

As garantias da Carta Magna se aplicam também aos homossexuais que vocês querem perseguir abertamente, como se deduz do combate ao PLC mencionado no vídeo…

rafael
rafael

tsc, tsc tsc, sempre assim.

Escutem o que estou dizendo, vamos virar uma teocracia fundamentalista em breve.

Júlya
Júlya

Gostaria muito de convidá-lo para assistir um culto em minha igreja: Igreja Batista do Bacacheri. E de convidá-lo a conhecer os meus pastores! Que Deus o abençoe!!!

André Egg

Já fui muito aí. E não, muito obrigado não aceito o convite não. O Silvado é pior que o Piragine…

carlos, fort-ce
carlos, fort-ce
salve, andré, sob o ponto de vista histórico, só tenho a elogiar suas colocações, fundamentalmente, políticas. o espírito de manada, comandado que são pelos pastores eletrônicos católicos e protestantes, só faz popularizar a medriocridade intelectual e o consevadorismo político. como ateu, me surpreendo com os argumentos rasos de seus críticos num site como o almágama. fazer o quê? praticar a democracia é um desafio, creio eu, salutar por excelência. ainda bem que aqui nas terras brasilis as idéias, dentre outras, políticas, econômicas e religiosas se tropicalizam. lembre-se que antropofagia é uma das vantagens de sermos brasileiros. o bispo sardinha que… Leia mais »
jair

paz amados!! se o pastor piragine,defende uma bandeira,embasada na biblia,e nos somos solicitos com ele ,ele nos leva a um raciocinio;sendo que o gls,tambem ja tem seus adeptos,e massificam suas campanhas para adesao de menbro.e ai pode???os principios biblicos,jamais teve erros,nao sou politico,nem teologo,sou um cara de 53 anos que e vivi muintos anos fora dos padroes biblicos,tive varias perdas,quando apelei por misericordia,desta dita na biblia,que jesus e soluçao ai entao vi vantagem estou vendo vantagem e verei vantagem,portanto entre os relatos do pastor piragine e essas ideias estranhas,prefiro,sem duvidas ,o pastor!!!

Carlos Roberto
Carlos Roberto
Ipatinga, 13 de setembro de 2010 Prezado Pr. Paschoal Piragine Saudações em Cristo, “Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo” – I Coríntios 1:11 Uma das expressões do Apóstolo Paulo que sempre me incomodaram foi sua afirmação enfática e repetida para que o imitássemos. Não tenho dificuldade nenhuma em afirmar que aqui, em não cumprindo esta orientação, o cristianismo se perdeu por completo. O Evangelho perdeu mesmo o primeiro lugar como objetivo da igreja, o negócio, devido à baixa qualidade de vida espiritual de nossa gente e da total falta de testemunho cristão daqueles que se declaram evangélicos, as… Leia mais »
Jussimara
Jussimara
“Posso afirmar que o irmão agiu por impulso e por interesses, não por causa da fé que prega ou defende. Confesso que estou chocado”…bla,bla,bla… Quem é você na história para afirmar qualquer coisa sobre o Pastor Pascoal,honrado homem de Deus, cuja a vida tem sido pregar a Graça redentora do nosso Jesus Cristo. E a tua qual tem sido? quem é você??Agora ,podemos afirmar que o nosso país vive a barbarie moral e ética, e os verdadeiros cristãos devem ter a coragem de se posicionar ,como o pastor Pascoal o fez. Você e o dono deste blog , são dois… Leia mais »
Jussimara
Jussimara

Corrigindo : você e o autor do artigo.

Eliseu da Silva
Eliseu da Silva
Queridos, nós encontramos em Marcos cap. 14 quando Jesus ia para a oração e voltava encontrando os 03 discípulos dormindo. O que disse Jesus? Vocês não puderam orar nenhuma ora comigo? Com outras palavras: Eu estou em perigo, vocês também estão no mesmo perigo, e, mesmo assim, só conseguem dormir? Finalmente Jesus chegou eles e disse: Durmam agora e repousam. já estou sendo entregue nas mãos dos pecadores. Depois disse: Levantaie vamo-nos, eis que é cjago o que me trai. Resumo: Com esta palavra, Jesus está falando com Sua Igreja para que fica atento, pois todos estamos em grande perigo.… Leia mais »
Willian
Willian
Sigo quase totalmente a linha de pensamento do irmão Carlos Roberto Martins de Souza, acredito que o que o Pastor fez não foi outra coisa senão politicagem, e reitero o que disse o irmão Carlos: “Se continuarmos nesta onda de politicagem dentro de nossas igrejas, com absoluta certeza o Evangelho não irá chegar às próximas gerações” Achei um oportunismo e uma falta de responsabilidade enorme, talvez eu tenha tanta resistência ao PT quando o Pastor Paschoal, Mas que isso que ele fez no vídeo não passa de politicagem isso eu não tenho dúvidas!!! Infelizmente nos dias atuais, o púlpito virou… Leia mais »
Evandro
Evandro

Eu nunca ví um cara tão bossal e presunçoso quando esse André Eg, um pseudo-teólogo, que mais parece um daqueles que arrumaram briga em sua igreja, caiu fora e fica tentando difamar a denominação e as pessoas.

Desculpa cara, mas você não merece crédito!

André Egg

Sou quase tão bossal e presunçoso quanto o Piragine ou as tietes dele que vem comentar aqui…

Edson Maciel Junior
Edson Maciel Junior
André Egg Você tem todo o crédito sim. Eu não preciso que alguém seja uma autloridade para entender o que diz! Sem dúvida muitos são loucos e eu prefiro me afastar deles. Tenho amigos que estão abandonando a igreja. O movimento do abandonar a igreja é grande. Muitos saem queitos sem fazer alardes. Parabéns pelo seu texto que é um ponto de partida para uma boa discussão. Percebe como você é xingado com facilidade. Você é provocado é depois usam suas palavras contra você e acham que estão agindo dentro da mais perfeita lisura. O único argmento que tem é… Leia mais »
Samuel
Samuel
Caro André, Estava novamente lendo seu blog e me deparei com esta narrativa muito bonita do surgimento do protestantismo. Mas vejo que é apenas uma análise da ação política do protestantismo. Isto posto vejo a tremenda importância do posicionamento das igrejas dentro do cenário político local e nacional. Aonde esta contribuição deve ser não apenas com o exercício individual da cidadania através do voto, mas também se posicionando, criticando, propondo ações e melhorias e cobrando dos seus representantes eleitos atitudes, realizações, posicionamentos e lisura em todos os processos. Dentro desta ação acho natural e salutar a ação do Pr. Piragine,… Leia mais »
Luiz Eduardo Grinberg
Luiz Eduardo Grinberg

Infelizmente no Brasil, quando voce tem um pouco de bom senso e segue princípios voce é tarjado de fundamentalistas pelos pseudos intelectuais.

Antonio
Antonio

Na Verdade que o mundo prefere mais as trevas que a Luz e isto inclui quem opina por ele(o mundo), lembrando que a sabedoria do mundo é loucura, mas os humildes são exaltados por Deus com a Verdadeira Sabedoria(a que não precisa de credenciais humanas, mas do inconfundível Amor ao Soberano e Único Deus).

Fabrício Luz
Entendo como legítima e coerente a manifestação do Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Curitiba, tanto como cidadão quanto como líder cristão. Como cidadão a ele é permitida a livre manifestação de pensamento, conforme o artigo 5º, IV da Constituição Federal. Não é porque ele manifestou uma opinião contrária às diretrizes do partido governista que a Constituição não vale (pelo menos por enquanto). Já como líder cristão a legitimidade do prestigiado e querido Pastor Pascoal Piragine Jr é ainda mais evidente. Não consigo ver nenhuma coerência naqueles que o criticam. Ora, o que há de errado em um Pastor… Leia mais »
kamiya

“DAI A CESAR O QUE É DE CESAR, E A DEUS O QUE É DE DEUS”
Use a palavra de DEUS antes de votar que vc não erra.
Graça e Paz

eraldo monteiro
eraldo monteiro
Boa tarde sou cristão e a minha opinião é … A mais de 20 anos , políticos evangélicos vem comendo no prato do diabo. Desta política, que hoje estão; através do diabo dando uma rasteira no povo Cristão. Que vai pagar o PATO!!! Porque quando a 20 anos atrás ,os políticos evangélicos que foram eleitos pelo voto cristão . Tinham que legislar a Favor do povo evangélico e de uma ética cristã, não o fizeram !!. Estavam preocupado em . Poder,Liberação de documentos( Trafego de influencia ) ,construção de impérios , sonegação de impostos ( isentar impostos ) ,cátedras e… Leia mais »
Douglas
Douglas
A Carta abaixo expressa a opinião da Igreja Batista do Brasil, por sinal opinião de uma Igreja que respeita a democracia e não permite ser manipulada nem comprada. CARTA NA INTEGRA Em nome da liberdade e da pluralidade batistas, portanto, a Aliança de Batistas do Brasil torna pública sua repulsa a toda estratégia político-religiosa de “demonização do Partido dos Trabalhadores do Brasil” (doravante PT). Nesse sentido, a intenção do presente documento é deixar claro à sociedade brasileira duas coisas: (1) mostrar que tais discursos de demonização do PT não representam o que se poderia conceber como o pensamento dos batistas… Leia mais »
Bruno Montini
Bruno Montini
Douglas, por favor faça um bem aos leitores e cite a fonte do texto descrito. Se essa for realmente a opinião da igreja Batista do Brasil, eu lamento profundamente, pois a igreja que se denomina protestante não pode se conformar com todos esses perigos descritos pelo pastor Piragine e que realmente desafiam uma sociedade que cada vez mais se mostra indiferente às questões éticas e morais. A Palavra de Deus é clara e abomina todas as práticas que o tal partido concebe como aceitável. Infelizmente com a relativização da verdade, esses conceitos cristãos na visão pós-moderna passaram a ser considerados… Leia mais »
Eneraldo Carneiro

faça um bem aos leitores e cite a fonte do texto descrito

Daqui: http://www.aliancadebatistas.com.br/page/modules/smartsection/item.php?itemid=28
Just for the record.

Cintia
Cintia

Meu Deus do céu, não acredito nisso!!!
Tantos pastores se acovardando diante de fatos tão sérios e graves!!

Parabéns Pastor Paschoal! Cada dia o admiro mais, pela sua atitute corajosa e pelo visto solitária, pois aqueles que deveria apoiá-lo estão o abandonando, se é que este texto é verdadeiro. Porém centenas de milhares de pessoas, por todo este Brasil, o apóiam, o defendem e o defenderão por acreditarem no seu comprometimento com a causa de Deus. Que Deus o abençôe como Ele já o faz.

Carlos Roberto
Carlos Roberto
VOTO ÉTICO Em ano de eleições é fácil ver oportunistas infiltrados nos meios evangélicos na tentativa de subtrair dos menos avisados o direito sagrado de votarem observando os princípios cristãos e principalmente o principio democrático. Igreja e política são importantes, mas cada qual no seu lado, fazendo a sua parte. Infelizmente diante das distorções e dos descaminhos tomados pelos evangélicos hoje, o cristianismo está mergulhado numa sarjeta, numa latrina sem precedentes, a desmoralização da fé e dos princípios estabelecidos nas Escrituras fica evidente com o envolvimento maciço e imoral de igrejas, denominações, líderes e pseudo-evangélicos no meio mais sujo e… Leia mais »
hermes tri
hermes tri

pessoal é claro que o caro André EGG, tem as suas razões pra tentar manchar o nome de uma instituição tão respeitada no Brasil e no mundo como os Batistas, pois a sua (André) arrogância não apenas afastou-o da verdade, como o leva a odiá-la, mais gostaria que o André entendesse que a grandeza do homem ganha vultos à medida que ele se percebe miserável e carente de DEUS.

HESMES TRI

André Egg

Sim, A VERDADE está com os Batistas, essa instituição tão respeitada da qual me afastei.

Claudio
Claudio
Quero dizer que também concordo totalmente com o pastor Pascoal pelo seu corajoso discurso. Seria bom que outras pessoas influentes, como: pastores, padres, líderes comunitários, professores, etc também se levantassem para alertar e conscientizar seus grupos para não votarem em candidatos que estão comprometidos com o Lula, Dilma, Zé Dirceu, José Genuíno e outros guerrilheiros, ateus, invasores de terras produtivas e descompromissados com o futuro do nosso país. Afinal, os cristãos deveriam se unir! A situação é urgente e não há lugar para rótulos denominacionais! Afinal, os católicos e evangélicos são a esmagadora maioria no nosso país e não é… Leia mais »
cesar a giometti
cesar a giometti
Não concordo inteiramente com você. Sou um católico, mas daqueles um pouco distantes da prática. Como estudante de sociologia da religião, tenho hoje a opinião de que, mesmo os religiosos, não têem a verdade absoluta a basear suas opções políticas, e dentro das igrejas grassa um forte debate, com posicionamentos de ambos os lados. Ser cristão não nos garante nenhuma infalibilidade, haja vista as injustiças de todos os tipos que o Brasil, um país com uma história amplamente dominada pela igreja católica, perpetrou contra o seu povo, escravizado por 350 anos, legitimado pela religião que se alinhara aos senhores do… Leia mais »
sidosorio
sidosorio

Todos no Brasil podem ser criticados, o presidente, o governador ,o padre ,o pastor o filho do vizinho,até se você sair de verde na rua poderá ser criticado! e os homosexuais não? Eles formam outra raça de pessoas?E os que matam pessoas ou melhor crianças indefesas ainda no útero também não podem ser criticados? Brincadeira heim!

João
João

André, só duas perguntas: Você é contra ou a favor do aborto, e do casamento homossexual?

Cintia
Cintia
Estão querendo nos calar dentro de nossas próprias igrejas. Se não nos levantarmos agora, chegará o tempo em que ser cristão, neste país, será um crime, pois este é o conteúdo deste infame plano de desenvolvimento dos direitos humanos, apresentados pelo Excelentíssimo Presidente da República. De forma muito sutil, estamos caminhando para isso. Nós cristão não podemos lutar contra nós mesmos. Se estão havendo tantas manifestações de cristãos por todo o Brasil, cristãos de todas as religiões, católicos e evangélico, algo nunca visto anteriormente, ministro, pastores e padres se colocando tão firmemente a respeito de algo em comum, é porque… Leia mais »
Cintia Demitrov
Cintia Demitrov

Parabéns pastor Piragine pela sua coragem!!!!!!
Não nega o seu Deus e seus princípios e não se junta a ateus convíctos para se promover e ganhar votos. Cada vez o admiro mais, verdadeiro PASTOR de almas, realmente comprometido com seu rebanho e com as causas de Deus!!!

gustavo
gustavo

É fato notório que o PT usou os católicos da “teologia da libertação” e os evangélicos para alcançar o poder. Agora que se sente seguro quer criar leis que lhe permitam calar as lideranças religiosas, notadamente os evangélicos, que se organizam melhor na política nacional. Esta lei será usada tão somente para o PT se livrar dos políticos evangélicos. O homossexuais não verão diferênça alguma, são massa de manobra.

Carlos Roberto
Carlos Roberto
HUMILHAÇÃO LEGAL Uma expressão desprezada e pouco ou quase nunca observada pelos “evangélicos” está registrada no livro dos Salmos. Mesmo diante da sua profundidade, da sua aplicação tanto na vida espiritual como nas outras áreas, ele simplesmente foi abandonada nos círculos religiosos deste nosso tempo. Veja se estou errado: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, NEM SE ASSENTA NA RODA DOS ESCARNECEDORES” – Salmos 1:1. A raiz de toda esta bagunça religiosa instalada no seio do cristianismo reside nesta expressão “NEM SE ASSENTA NA RODA DOS ESCARNECEDORES”. A… Leia mais »
cesar a giometti
cesar a giometti
Belo texto, muito didático. A grande maioria dos comentários, os que li, se posicionam ou pró ou contra a posição do pastor. Estamos em pleno século XXI e já é um tempo de não precisarmos seguir um guia. Já aprendemos a ler, temos um monte de fontes de informação a pesquisar, por que ainda as pessoas precisam de um pastor, um padre ou quem quer que seja para lhes indicar um voto? Quando o candidato, político, pede o voto do eleitor, ele se encontra engajado no movimento político eleitoral, tem um projeto e um propósito, almeja alcançar um cargo público,… Leia mais »
José Irã
José Irã

quero parabenizar o pastor Paschoal pela coragem que muitos não tem. eu o conheço e sei que ele não esta mentindo. é um grande homem. vote no pt quem quiser e depois se arrependam.

sergio
sergio
tao equivocada a posicao do tal pastor… que ao se manifestar contra o PT, e se posicionar com relaçao a politica certamente deve estar ganhando R$ ou do psdb ou do pv, acredito que do pv, mas ele antes de se vender deveria consultar as bases do pv onde existe maior liberalidade que o pt na sua ideologia e muitos integrantes gays, mas muito mais gays que no pt, e o psdb tambem nao e diferente, ou seja a postura do tal pastor so nos mostra que a religiao e seus lideres deve se ater na pregacao do evangelho somente… Leia mais »
sergio
sergio
o pastor Paschoal nao e corajoso ele é na verdade um fomentador e um guerrilheiro… pois se iniciar uma guerra em Curitiba na frente ou dentro ou no patio de sua igreja entre irmaos e esse grupo de defensores dos seus DIREITOS CIVIS, ele que não culpe as forças das trevas… ele que se culpe, pois um lider deve pensar e analisar as palavras que vao sair de sua boca… e o que ele falou e que milhares de pessoas estao acessando pode sim causar danos irreparaveis para continuidade de uma sociedade democratica e civilizada e o mesmo nao se… Leia mais »
sergio
sergio
todo dias nascem varios novos seres humanos (milhares) ricos e pobres e nessa multidao de novos nascidos dentre muitos alguns nascem sem perna, ou sem braço, ou não tem a visao ou nao ouvem ou nao falam ou ambos, outros com outras DIFERENÇAS…quando cada CRISTÃO aprender que temos as DIFERENCAS e que elas existem para que aprendamos com elas e so com elas e que vamos crescer ai sim vamos estar no caminho certo, no caminho da paz, no caminho que JESUS nos ensinou andar… ou os irmaos e os pastores pensam e acreditam que é escolha dos DIFERENTES AS… Leia mais »
Carlos Roberto
Carlos Roberto
OS EVANGÉLICOS SÃO UM SHOW… DE ESCULHAMBAÇÃO “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a Palavra de Deus com toda avidez, EXAMINANDO diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim” – Atos 17:11 Em termos de bagunça e esculhambação, os “EVANGÉLICOS” são tão bons ou melhores quanto os políticos, alias e até por causa da “ESCULHAMBAÇÃO”, os crentes estão concorrendo com uma vontade nunca vista a um lugar no chiqueiro. O que tem de “IRMÃO” aspirando um prato de bolotas ou de ração daquelas produzidas à base de propinas, nepotismo, negociatas, corrupção é… Leia mais »
Rogério Maestri

Carlos, meu amigo

Um Blog é como a casa de outro, se não se gosta da casa simplesmente não se entra, porém ao entrar podemos de forma civilizada discutir com o dono da casa, mas nunca devemos procurar ofensas, simplesmente devemos nos afastar.

Não sou evangélico, mas respeito acima de tudo QUALQUER opção religiosa de qualquer um.

Edmilson
Edmilson
Sou Pr. Batista e assim como a grande maioria dos pastores batistas sou representado pela Convenção Batista Brasileira (CBB). Essa tal de Aliança Batista do Brasil NÃO REPRESENTA os batistas brasileiros, quem nos representa diante da sociedade brasileira é a CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA e o nosso presidente chama-se Josué Salgado Pastor da Igreja Memorial Batista de Brasília. O PT pode até ganhar as eleições e não duvido que ganhe, até porque a palavra de Deus profetiza que os últimos dias seriam dias difíceis, dias em que o amor se esfriaria e os homens seriam amantes de si mesmos, mas eu… Leia mais »
Rogério Maestri

Caro Pastor

Passada o primeiro turno, convido-o a uma reflexão.

Quando se sabe que um político está usando a religião simplesmente para se promover?

Não seria melhor uma política laica feita por homens com religião ou não que agissem com sua consiência.

Fico temeroso pelas manipulações políticas que são feitas tendo em vista o poder temporal, não qualquer outra coisa.

Na minha opinião para que as pessoas tenham a liberdade de escolha quanto mais afastado o Estado for de TODAS as religiões maior liberdade as pessoas terão para achar o seu próprio caminho.

joão carlos
joão carlos
Quando alguns membros do PT, prometem retaliação ao pr. Piragine, só mostra que realmente não sabem conviver com democracia liberdade de expreçãoj etc. graças ao pastor este assunto vem sendo discutido, logico que aqueles que gostariam que este assunto fosse decidido na calada da noite , não gostaram. Entendo que todas as entidades constituidas, igreja, sindicatos, comunidades, onges etc, devem orientar seus membros sobre quaisquer assunto, trabalho em uma emprsa metalurgica e o sindicato quase que diariamene na entrada da fabrica fazem panfletagem e com carro de som recomendam o voto aos seus candidatos ( E SÓ PT) será que… Leia mais »
Edmilson
Edmilson

É isso aí João Carlos

falsi

Bem homens foram feitos para se relacionar com
mulheres…vc com o seu texto aplaudi o contrario?
bem isto eh contra a lei de Deus
o Pastor deve abrir os olhos dos cristao foi isso que
ele fez concordo plenamente e tambem
a qestao do aborto que a “Dilma” qer aprovar
meu Deus isto eh aterrorizante para todos nos…..
agora qe ira haver aborto mesmo…..
eh so ir la e abortar no hospital!!!

Luiz
Luiz
Desde que a Igreja cristã primitiva foi sendo corrompida e os mandamentos divinos lançados por terra, o cristianismo tem sido conduzido ao longo de séculos por um poder político e religioso. Perseguiu todo aquele que se manteve fiel à palavra de Deus. Este poder tem se fortalecido e recebido ajuda para reunir o seu rebanho sob o seu comando. Ele prosperará no seu intento, com lisonjas e recompensas, aos que se unirem a ele. Muitos líderes religiosos tem sido lobos devoradores, em pele de cordeiro, recebendo lisonjas e recompensas em troca de apoio para o projeto de dominação daquele poder… Leia mais »
Lausivan
Lausivan

Cara !!!
Realmente, estou tonto !!!!!

pedro lobato

É… essa caixa de comentários responde às perguntas de porque nossa evolução de verdade passa por superar essas religiões todas. Religião é um conceito inútil para quem está realmente ligado em Deus. Quem já entrou de fato na espiritualidade não precisa mais de Jesus que o salve nem de leis que o rejam ou voz que o comande. Simplismente É.

Lacyr
Lacyr

Companheiro, que texto magnífico!
Realmente limpa a alma daqueles que tem orientações universais!

Rogério Maestri

Caro pastor.

Não vem ao caso a religião que professo, porém achei extremamente lúcida a sua explanação em termos de posicionar historicamente a evolução de uma religião (e também parte das outras). Para qualquer um, evangélico, católico ou qualquer outra religião tem a ignorâcia dos outros o motivo da intolerância. O seu texto achei esclarecedor e pretendo olhar o seu blog com mais frequencia para aprender mais sobre a história de uma parte de um povo que é único.

joao carlos
joao carlos
Olá, caros colegas, a expresão religião quer dizer religar, religar aquilo que um dia foi rompido, quebrado, que foi quando o homens desobedeceu as recomendações do seu criador, este é um principio da mais clara evidencia, o homem obediente em todas as areas da vida só tem a ganhar, enquanto que o desobediente´só tem a perder, como todos passaram a ser desobediente o criador possiblitou a criatura religar-se com Ele, portanto religião nada mais é do que o criado voltar a se relacionar com o seu criador e para homologar esta causa JESUS se apresentou como o unico mediador capaz.,… Leia mais »
Walquer Carneiro
Walquer Carneiro
Carissímo André Egg, sou um Cristão que há muito tempo abandonou a igreja católica, insatisfeito com as práticas daquela instiuição, tanto histórica quanto local. Assim passei vinte anos de minha vida sem congregar, justamente por crêr que o que se passava nas instituições religiosas não tinha nada a ver com o que Deus espera de suas criaturas, e nem tão pouco nada a ver com as orientações de Cristo. Há pouco menos de dois anos resolvi voltar a congregar, agora em uma Igreja Batista ( renovada em célula no modelo dos 12 ) aqui da minha cidade ( Dom Eliseu… Leia mais »
andré hall
andré hall
ELEIÇÕES 2010 E OS APROVEITADORES DA BOA FÉ E DA CREDULIDADE EVANGÉLICA Rev. Sandro Amadeu Cerveira (02/10/10) Talvez eu tenha falhado como pastor nestas eleições. Digo isso porque estou com a impressão de ter feito pouco para desconstruir ou no pelo menos problematizar a onda de boataria e os posicionamentos “ungidos” de alguns caciques evangélicos. [1] Talvez o mais grotesco tenham sido os emails e “vídeos” afirmando que votar em Dilma e no PT seria o mesmo que apoiar uma conspiração que mataria Dilma (por meios sobrenaturais) assim que fosse eleita e logo a seguir implantaria no Brasil uma ditadura… Leia mais »
joão
joão
Olá rev. Sandro, quando o senhor faz suas criticas severas aos lideres evangelicos que se posicionaram contra a legalização de aborto e casamento de gay, as mesmas criticas podem ser atribuidas ao senhor mesmo, eles manifestaram publicamente suas opiniões e o senhor esta manifestanto tambem publicamente a sua, e tanto uma quanto a outra tem que ser respeitada, eles e milhões de brasileiros já manifestaram-se nas urnas serem contra a legalização da matança de inocentes indefesos (aborto) e a legalização da aberração do casamento gay, contrariando a preservação da natureza que Deus estabeleceu e o senhor é a favor de… Leia mais »
andré hall
andré hall
QUERIDOS IRMÃOS CANSEI……………………………………. de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio. O alimento está barato demais. O salário dos pobres aumentou e qualquer um agora se mete a comprar carne, queijo, presunto, hambúrguer e iogurte. Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite. Cansei dessa demagogia. Cansei de ir a shopping e ver a pobreza comprando e desfilando com seus celulares. O governo reduziu os impostos para os computadores. A internet virou coisa de qualquer um. Pode? Até o filho da manicure, pedreiro, catador de papel, agora navega… Cansei… Leia mais »
andré hall
andré hall

João, João………. Essa comparação não pega e PORQUE: O fomoso video do Pr PHASCOAL de 12 minutos é o mais visitado no Yu…Quantas visitas tem este BLOG? (dá para contar com os dedos)…….. O Pr SILAS MALAFAIA teu um programa de Tv em rede NACIONAL, a anos…. Ambos devem ter uns 10 BLOG na INTERNET…….. todos explorando a crença dos evangélicos……. Ficando só nos evangélicos, fora os Bispos e Padres Católicos….. O Rev SANDRO, está em um luta em gloria, quase que sozinho. ESTAVA…….

andré hall
andré hall
Analista: Pressão de evangélicos não é por fé, mas por poder Dayanne Sousa – Site TERRA – 07/10/2010 A pressão de setores religiosos – principalmente evangélicos – sobre uma definição contra o aborto da campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) não tem motivação religiosa, mas é uma forma de barganhar por poder, avalia a cientista Maria das Dores Campos Machado. Ela destaca que, neste segundo turno presidencial – nem Dilma, nem José Serra (PSDB) têm perfil religioso. Para ela, qualquer um dos dois tem chances de ganhar o apoio desses grupos por negociação. Mas esse apoio não iria, neste caso,… Leia mais »
joão
joão
Vários, criticando os evangelicos comentaram que estes assuntos ( aborto e casamento gay ) são assuntos politicos e como tal tem que serem tratados pelos pliticos, numca a igreja poderia se envolver, principalmente a liderança. Este posicionamento é oportunista e tendencioso, pois os evangelicos fazem parte integrande da sociedade e todos os assuntos de qualquer natureza, todo cidadão independentimente do seu credo,deve ser bem informado e ter sua posição sobre qualquer assunto, suas convicçoes são formadas pelas diversas fontes , na familia, na escola, no sindicado, no clube, na igreja, midia, com amigos etc, portanto é uma balera dizer que… Leia mais »
João Alberto
João Alberto

HIPOCRITA, APROVEITADOR, SINICO, SEM CULTURA, DISTORCE A VERDADE,

andré hall
andré hall
MISTURA PERIGOSA Quando política e religião se misturam, a razão dá lugar à crença, a sensatez é substituída pela fé cega e o conflito de ideias se transforma em antagonismo de caráter confesssional. Nada de bom pode sair daí. Por isso é de todo inconveniente para o país e para a democracia o desvirtuamento da atual campanha eleitoral para um debate baseado em temas de total subjetividade. O Brasil, desde a proclamação da República, é um Estado laico, uma democracia que não privilegia religiões, que tem partidos que não se subordinam à orientação de qualquer credo e as discriminações com… Leia mais »
Vinicius
Vinicius
É um dos discursos mais tendenciosos e facistas que já vi! Este pastor falou tantas bobagens quanto pode, colocou assuntos de debate nacional antigo como se fossem ataques aos “democratas cristãos”, essa corja de extrema direita que quer colocar o Brasil no rumo retrógrado de ditadura e escuridão. Sou evangélico, porém esclarecido e acompanho o cenário político brasileiro não de agora. O PT nunca foi um partido bestial como pregam alguns, muito pelo contrário, sempre esteve do lado dos interesses do povo e numa curta história de democracia brasileira, elegeu um presidente e uma aliança que recolocou nosso país no… Leia mais »
joão
joão
Ao joao alberto,não sei porque tantos ofendidos, será que não queriam que estes assuntos fossem discutidos, porque tanto interesse?. certamente queriam enfiar de guela a baixo, não só este assunto, jtodos deveriam serem descutidos com a sociedade, todos os governos que já passaram , quando nas campanhas prometem transparencia, moralidade e só vemos corrução, cabides de emprego, milhares de indicados aos cargos de confiança ganhando altos salarios, cartoes corporativos para gastarem como quiserem, a maior avacalhação, ratazanas por todo lado, oficialização de compra de votos com bolsa familia, uma vergonha, na minha concepçao todo politico especialmente executivo,tem a obrigação de… Leia mais »
Sandro do Carmo Colares
Sandro do Carmo Colares
Acredito que várias pessoas estão precisando ler e entender mais a Bíblia, não concordo com misturar política com púlpito como se vê atualmente acontecendo. O título “pastor” virou uma desgraça comum na atualidade, e, ele é concedido “as pragas mais esquisitas no mundo evangélico” que usam a política como uma religião e estão com os sapatos borrados de merdas mundanas, e envenenam as igrejas com teolismos manipuladores, e acreditem, eles tem muitos adeptos insignificantes em suas pobres culturas que se denominam “fé”. Ainda bem que Jesus Cristo já advertiu: “Acautela-vos dos falsos profetas”…andam fazendo sinais e se denominam super crentes,… Leia mais »
joão
joão
É sr. sandro colares, o seu chamado a vivermos um verdadeiro evangalho, é muito importante, só que vindo de você provavelmente não alcance o objetivo, pois seu palavriado de baixo calão, ofensas o outros colegas, não respeitando suas opiniões, com serteza tambem não coaduna-se com o verdadeiro evangelho, cuando o sr. diz que os outros são falsos por terem suas opinioes contrarias as suas, outros poderia tambem chamalo de falso, e não é nosso papel julgar, agora, conversar, discultir sobre qualquer assunto em qualquer lugar é nosso papel, porque somos livres e vivemos em um pais democratico, não queremos nem… Leia mais »
Gabrielle
Gabrielle

Só é no que dá misturar religião com política…só termina em palavreados sem conteúdo ou baixarias …cada qual querendo ser o mais certo ou mais santo…cada um querendo ser o dono da verdade…humanos vazios e hipócritas é nisso que tudo se resume…filosofia barata…afff!

andré hall
andré hall
Na Idade Média (apenas um trechinho..) Enquanto a ala conservadora da Igreja dá suporte ao discurso neoinquisitorial atualmente disseminado no mundo cristão real e virtual, um dado da Pesquisa Nacional de Aborto feita pela Universidade de Brasília salta aos olhos. “A maioria dos abortos foi feita por católicas, seguidas de protestantes e evangélicas, e, finalmente, por mulheres de outras religiões ou sem religião”, descreve o estudo, ao expor a hipocrisia reinante. A antropóloga Débora Diniz, coordenadora da pesquisa, lembra que em um debate sério, tratando-se de um país laico, o aborto deveria ser tratado como uma questão de saúde e… Leia mais »
andré hall
andré hall
Sejamos claros, os setores cristãos xiitas, como o Pastor Silas Malafaia, Paschoal Piragine, Bispos e Padres, que deram guarida a boatos publicados na internet, sobre aborto, etc. ao pedirem ofertas em cultos/missas ou em programa de TV em Redes Nacional como o Pr Silas faz, devem fazê-lo de forma clara, tipo, “…não precisamos de doção das pessoas que votaram na coligação DILMA Presidente….” (mais de 46 milhões de votos). No caso do Pr Silas Malafaia acrescente-se os votos da candidata MARINA (em torno de 20 milhões de votos) , ou seja, os citados setores, por coerência ética que peçam doações… Leia mais »
Vanessa Lampert
Só um ponto a se questionar, você diz: “Ninguém mais lê a Bíblia sem ser guiado pelo pastor. Ninguém mais acha que a fé se constrói pelo estudo criterioso. Ninguém mais acha que tem o dever de agir pelo bem comum. Ser evangélico reduziu-se a cantar uns hinos de olho fechado e mão levantada, chorar nos “cultos” e obedecer cegamente aos pastores oportunistas que cada vez mais abundam.” Por favor, não generalize. Torna-se, ao generalizar, tão preconceituoso e reducionista quanto esses a quem critica. Abre espaço para comentários preconceituosos de alguns – inclusive crentes – que não sabem o que… Leia mais »
joão carlos
joão carlos
É…realmente generalizar é mediiocridade,´só não ver aqueles que fazem de conta que é cego e fazem de conta que estam falando a verdade e fazem de conta que não estam vendo as contradiões, afirmava uma posiçao ontem e hoje ja muda, não dar para entender parte dos brasileiros, em qualquer pais civilizado do mundo para ser politico, tem que ter biiografia integra, quando lemos a biografia da dilma, é de meter medo, e é pulblico encontra-se na internet para quem quiser ler, se fosse calunia ou mentira os divulgadores já teriam pago caro…. como diz o dito CADA POVO TEM… Leia mais »
andré hall
andré hall
O peso da religião na hora de alavancar votos. Na etapa final rumo à Presidência da República, aborto e casamento são assuntos prioritários nos discursos. Padrinhos que participavam de curso em uma paróquia situada em Porto Alegre foram admoestados pelo padre a não votar na candidata que é a favor do aborto. Folhetos estão sendo espalhados por membros da Igreja Católica, vinculados a Opus Dei e TFP (Tradição Família e Propriedade), organização que prestou relevantes serviços à ditadura implantada no Brasil em 1964. Nada mais perigoso para a democracia do que o obscurantismo, pois dele nascem os ditadores mais cruéis,… Leia mais »
joão carlos
joão carlos
Quando o AURELIO, definio CASAMENTO, com adj. de união solene entre duas pessoas de sexo diferente, provavelmente ele tenha fundamentado sua defineção nos escritos da Biblia que diz: deixe o homem pai e mãe e se una a sua mulher…não diz, deixe o homem pai e mãe e se una a seu homem..todas as tentativas de querer ser contrario a esta orientação é tentar enganar a sua propria consciencia e razao, impossível… Infelismente politica especialmente no Brasil, é jogo de interesses pessoasis, exemplo é o proprio CIRO GOMES, que alguns dias atras gravou entrevista dizendo que o PMDB É UM… Leia mais »
Maria Helena
Maria Helena

“Monica Serra já fez um aborto e sou solidária à sua dor”, afirma ex-aluna da mulher de presidenciável”
A coreógrafa Sheila Ribeiro relata, em um depoimento emocionado, que a ex-professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Monica Serra relatou às alunas da turma de 1992, em sala de aula, que foi levada a fazer um aborto “no quarto mês de gravidez”.
Ex-alunas de Monica Serra confirmam relato sobre aborto
http://correiodobrasil.com.br/ex-alunas-de-monica-serra-confirmam-relato-sobre-aborto/186052/

joão carlos
joão carlos

ISTO É O VERDADEIRO FACTÓIDE, ORA , UMA ALUNA DIZ TER OUVIDOI DA PROFESSORA, UM POVO TAM PREOCULPADO E EXTREMAMENTE CONTRA BUATARIA, DE REPENTE CAI NA MESMA VALA…..REALMENTE O NÍVEL FOI PRA MER………COISA QUE A DILMA NÃO QUER…..PARA CHEGAR AO PODER, DENDE-SE QUALQUER COISA, ATÉ A DIGUINIDADE…..

andré hall
andré hall
João Carlos, pimenta nos olhos dos outros é açucar……E quando a dona Monica disse no RJ que “a dilma mata criancinhas” (está publicado em Jornal); e o o Serra disse no JN que é a favor da união civl dos homossessuais; e quando criaram o factóide, usando tuas palavras, que a Dlima teria dito “nem jesus cristo me tira essa vitória”; e quando criaram o factóide que a Dilma não consegui administar uma loja de 1.99, e quando o Pr Paschoal Pirgine postou o Yu tub um video de 12 minutos que o PT mata criancinhas; e quando o Serra… Leia mais »
JOAO
JOAO

ORA SE O CIRO GOMES DIZ, QUE SERRA É O MELHOR E MAIS PREPARADO PARA SER O PRESIDENTE DO BRASIOL, QUEM SOU EU PARA DISCORDAR, E QUANDO ELE DIZ QUE O MICHEL TEMER É O CHEFE DO AJUNTAMENTO DE ASALTANTES, SE FOSSE MENTIRA DEVERIA SER PROCESSADO E NÃO SE ABRAÇAREM , ISTO É VERDADEIRA BAIXARIA…MÁS EU PREFIRO ACREDITAR NO CIRO, ÁTÉ PORQUE ELE FALOU E NINGUEM SE OFENDEO…

andré hall
andré hall

João, já que vc só tem essa pauta, lá vai outra denuncia: O Presidente do PSDB, Sérgio Guerra e o Senador Agripino Maia do DEMOs também estão envolvidos no Mensalão do DEM em Brasilia, segundo investigação da PF, provavelmente o JN, Follha de SP, Veja e Estadão não vão noticiar e se noticiarem, vão minimizar, como sempre, mas se os outros órgãos de comunicação noticiarem, talves eles não consigam segurar a denuncia…….

joão carlos
joão carlos

ESTAM EENTRANDO EM DESESPERO, AS AFIRMAÇOES DO CIRO GOMES QUE O SERRA É MAIS PREPARADO FOI DITO NO JN PARA A DILMA, EMBORA O CIRO DIZ QUE SERRA É O MELHOR MÁS APOIA A DILMA ESTA DEFENDENDO AQUELES QUE DIZ ACREDITAR EM DEUS MÁS SERVE AO diavbo, E SÃO MUJITOS…

andré hall
andré hall
Disse no passado, agora voltou atraz e está Coordenando a Campanha de Dilma. Assim como SERRA diz que não vai mais privatizar. A difernça que o Ciro não é sequer candidato a Dep Fed, mas o SERRA é candidtao a Presidencia e mente, porque já encarregou o FHC para negociar com empresários estrangérios a privatização. segundo reortagem, que segue: Oct Hotel confirma reunião de FHC com investidores O encontro onde FHC teria apresentado as privatizações de Serra a empresários estrangeiros foi no sofisticado Hotel das Cataratas Um portal de Foz do Iguaçu, o Clickfoz, confirmou junto ao Hotel das Cataratas… Leia mais »
andré hall
andré hall

Acho que deu!!!!!!!!! Agora sem recentimentos vamos tocar o BR para frente. Deem ao pobres esse direito…………

pastor luciano
pastor luciano

e agora jose..
diz a letra damusica!
as eleições se passaram…
a Dilma foi eleita!
o Piragine ficou muito mal no Brasil inteiro…
o Silas (Fala maia ou fala mau…) também se deu mal
(no fundo, espero que os dois, pelo mal que causaam ao meio evangélico, sejam cobrados! Inclusive, processados!)
e agora José…
Lula entrpu definitivamente para a história!!! que maravilha, nordestino estadista!
por favor mundo evangélico brasileiro… sejamos mais conscientes, menos ignorantes, mais participativos, críticos, libertos e emancipados de todo dogma que nos aprisiona a religiosidade legalista… e, sobretudo: revelemos Deus em nossas atitudes, sobretudo, em relação aos nossos tratos junto aos explorados e excluidos dessa terra!

Moz
Moz

Parabenizo o pastor Piragine por sua coragem e esclarecimento. Igreja é a favor da vida, e tem todo o direito de pronunciar-se contra a prática homicida do aborto. O PT aprovou memsmo resolução a favor do aborto e perseguiu e puniu membros contrários e isso é vergonhos para um partido que teria que abortare era os corruptor de seus quadros. Mas para um grupo que reacolheu o Delúbio não se espera ética ou respeito.

trackback

[…] seis anos, André Egg, professor da UNESPAR e da UFPR, escreveu um artigo na revista Amálgama sobre Piragine e os evangélicos do Paraná que ainda soa atual. “Em que […]

wpDiscuz