Algumas das maiores invenções e descobertas da humanidade

por Otávio Dias — Descobertas? Invenções? Há aos montes, e a possibilidade de listas com as maiores não tem fim. Aqui vai a minha. 

 
10) Teoria da evolução das espécies
É resultado direto do método científico: Darwin saiu em jornada de pesquisa e encontrou uma série de adaptações a ambientes diferentes entre si, o que o levou a desenvolver a sempre controversa (que dizer, controversa para aqueles que têm pouco conhecimento científico) teoria da evolução das espécies. Uma das mais fortes evidências de que com toda probabilidade somos nada especiais, verdadeira imposição de humildade a nós, humanos, tão apegados a qualquer misticismo.

 
9) Átomo
A história do átomo remete aos indianos e gregos, muito antes do início da Era Cristã. Com os primeiros passos da química, pudemos fugir da filosofia e perceber a realidade de maneira muito objetiva: toda a matéria que nos compõe pode ser dividida em pequenos blocos individuais (que, hoje sabemos, podem ser divididos em constituintes ainda menores). Não só isso, conseguimos organizar os elementos químicos em uma tabela (periódica) – com indícios das propriedades de átomos diferentes – e, finalmente, criar combinações que geraram substâncias novas e úteis. Hoje, com o surgimento da nanociência, estamos aprendendo até mesmo a criar máquinas atômicas.

 

8 ) Álcool
Uma maravilha. Sua importância como bebida tem marcado a história da humanidade por ser costumeiramente ligado ao nosso crescimento populacional. Além disso, é usado como desculpa pra realizações dos mais infelizes e descuidados atores. Mas o álcool é muito mais que isso: (a) perfeito pra limpeza, (b) ótimo pra desinfetar superfícies, (c) pode ser usado como combustível, (d) é um ótimo solvente, usado em remédios e perfumes. O álcool é o verdadeiro Bombril.

 
7) Micro-organismos
Foram descobertos no último quarto do século XVII e somente foram ligados a doenças no final do século XIX. São formas de vida invisíveis ao olho desarmado. Pensar que, mais de um século depois, ainda somos pegos pelo óbvio, o que me é pra lá de estranho: apesar de os vírus não serem exatamente considerados seres vivos (e, portanto, não serem micro-organismos), também causam doenças e muitos dos cuidados que evitam bactérias também evitam que vírus nos tomem como hospedeiros. Ironia, pensando na gripe suína que apareceu e se alastrou; qual foi a principal recomendação médica? “Lavem bem as mãos,” simples assim. E pensar que Umberto Eco já tratara o tema de forma divertida em A Ilha do Dia Anterior, quando expunha o unguentum armarium, pó que melhorava a capacidade de recuperação de quem, ao ser ferido por uma arma, tivesse o ferimento limpo e realizasse um ritual assim-assado com o tal ungüento na arma causadora do ferimento.

 
6) Método Científico
Gosto de comparar o método científico a uma caixa de ferramentas que pode ser aplicada a praticamente qualquer tema. O uso incansavelmente sistemático do método científico, lá no século XVII, permitiu que um mundo menos sobrenatural aflorasse, onde o homem passou a ter papel mais ativo no próprio destino. Sem o método científico – em suas mais variadas formas e encarnações – teríamos demorado mais tempo pra descobrir a anestesia, entender que as leis que regem os movimentos planetários são as mesmas que nos mantém com os pés no chão, desenvolver avanços medicinais, entre outros. Ao colocar o método científico nesta lista, podemos deixar grandes áreas do conhecimento de fora, como a física, medicina, química, etc.

 
5) Anestesia
Há muito se conhece maneiras diferentes para aliviar a dor. Temos registros do uso de ópio como anestésico que datam de mais de 3000 anos. As técnicas evoluíram e, com isso, também foram possíveis intervenções cirúrgicas cada vez mais complexas, em operações que às vezes duram mais de 50 horas. Poderia dizer que a medicina foi uma grande invenção, mas ela me soa como uma extensão do método científico. Já a anestesia é coragem pura, uma ousadia. E necessidade, dados os dois dentes que me arrancaram esse mês! (Talvez devesse trocar anestesia por psicologia, mas meu trauma recente não permite…)

 
4) Matemática
De acordo com ao menos uma das muitas possíveis definições, matemática não é ciência, e sim uma ferramenta. O progresso de praticamente todo nosso conhecimento passa pelo desenvolvimento dessa área. O mais interessante é que, apesar de não ser uma ciência, boa parte dos cientistas creem ser a matemática a única linguagem verdadeiramente universal. Ela é usada pra quantificar e descrever eventos em economia, biologia, física, química, administração, medicina, computação… toda nossa vida prática depende dessa abstração, não é uma loucura?

 
3) Escrita
Queria colocar papel ou imprensa, mas é a escrita a mãe de ambos: a mera possibilidade de um código comum a um grupo de pessoas, que permitisse a propagação de ideias no tempo e no espaço é, sem sombra de dúvida, uma das mais importantes descobertas que temos até agora. Aliás, você só está a ler este texto por causa da invenção da matemática e deste seu parente distante, a escrita.

 

 

 

 

 
2) Música
Coisa de gênio. Arte que fala direto ao corpo, sem intermediários. Muita gente vive sem TV, ir ao cinema, museu, etc., mas você conhece alguém que nunca tenha gostado de uma música? Não, né? Além de falar diretamente ao corpo, já foi usada como forma de transmitir história oralmente e é parte integrante de uma série de rituais que realizamos, nas mais diversas culturas. Sério, experimente ouvir West End Blues ou qualquer coisa do Cartola.

 
1) Estações do ano
Caramba, sempre se considera que a invenção da agricultura foi importantíssima. Concordo plenamente, acho que é a pedra final de um processo que começa com a percepção da passagem do tempo, das diferentes estações que experimentamos enquanto a Terra viaja ao redor do Sol. A descoberta das estações do ano foi o primeiro aceno para a possibilidade de fixarmos acampamento – por alguns meses, ao menos – em determinada região e dela extrair o sustento. É o primeiro passo em direção à agricultura que, por sua vez, permitiu-nos o ócio e segurança que nos permitiram descobrir todos os outros itens desta lista.

 
E sua lista, seria diferente? Como?

 
[ imagens:
– representação do átomo
– bactéria Escherichia coli, responsável pela meningite, apendicite e outras doenças
– quadro retratando a primeira cirurgia com anestesia geral, realizada pelo Dr. John Collins Warren em outubro de 1846 no Massachusetts General Hospital, Boston, para extrair o tumor do pescoço de um jovem
– hieróglifo egípcio. a escrita hieróglifa é considerada o mais antigo sistema organizado de escita ]

Siga a Amálgama:

facebooktwittergoogle_plusrssmail

56 comentários

  1. Daniel  07/10/2009 at 12:38 am

    Mesmo sendo uma área da computação (que tu já deixou de contemplar na lista), eu provavelmente daria um jeito de incluir no meu Top 10 a Inteligência Artificial. Acho que daqui a 50 anos vai ser um item presente em qualquer seleção.

    O certo é que minha lista seria anestesia e mais 9 :-p

    Responder
  2. McFly  07/10/2009 at 12:41 am

    Bom, na minha lista vai álcool e mais 9. E veja: álcool pode ser anestésico…

    Responder
  3. Leonardo  07/10/2009 at 10:36 am

    Algumas das maiores invenções e descobertas da humanidade

    Responder
  4. Bruno  07/10/2009 at 11:08 am

    Em relação à teoria da evolução das espécies, embora seja uma teoria muito importante e aceita pela maior parte dos cientistas, ainda é uma teoria. Os métodos científicos não conseguiram prová-la e nem existem métodos matemáticos para isso. Os argumentos a favor dessa teoria são muito convincentes, mas não provam nada. Até o momento, é preciso fé para acreditar na teoria da evolução das espécies.

    Colocar probabilidade no meio dessa conversa não nos faz especiais, mas a probabilidade garante que somos os mais sortudos de todos os seres. A chance de que mutações ao acaso nos fizessem tão inteligentes e capazes é tão minúscula que arredondando dá zero. Os céticos diriam que é impossível e os crédulos que somos muito sortudos.

    Responder
  5. neri quadrado  07/10/2009 at 11:40 am

    Sobre o Alcool. Não tenha dúvida das vantagens que o alcool, se bem usado, proporciona à humanidade. Mas conforme emiti opinião, que é também a maior “desgraça da humanidade” em se tratando de bebidas alcoólicas, pois tem gerado acidentes de trânsito, desacertos familiares, além de, espiritualmente, proporcionar “companhias espirituais” geradoras de desagregações familiares e outros males, se não for utilizado com parcimônia. Eu aconselharia a usar o “suco de uva” que tem as mesmas propriedades da uva, e não teria o “problema do alcool”.

    Responder
  6. Mariana  07/10/2009 at 11:40 am

    Na minha opinião, ficou faltando o Raio X, uma descoberta e tanto…
    “Fotografar” os ossos, além dos músculos, é incrível…

    Responder
  7. Sidney  07/10/2009 at 11:54 am

    Uma das maiores invenções do homem certamente é a escrita, eu a coloco em 2º lugar. Em primeiro eu colocaria a Comunicação (fala), através da qual o homem ensinou a seus descendentes tudo que aprendeu por séculos (e que era a única forma possível de transmissão de conhecimento antes da escrita)

    Responder
  8. Leandro  07/10/2009 at 12:22 pm

    1-Escrita
    2-Matemática
    3-Átomo
    4-Teoria da evolução das espécies
    5-Meios de comunicação

    Música não é invenção nem descoberta, faz parte da natureza.
    Estações do ano: Inútil, já que o aquecimento global desorganizou tudo

    Responder
  9. Thierry Junior Bolzan  07/10/2009 at 12:23 pm

    Na minha opinião, como qualquer opinião de qualquer senso comum, como nós mesmos seres humanos, a invenção que mais poderia ser descrita deveria ser sobre o álcool, não sei ao certo se estou correto ou não, mas sem dúvida é o que mais está presente na vida dos é o álcool, por exemplo na parte anestésica, como também na parte da vida alcóolica de indivíduos como nós,
    enfim, att.

    Responder
  10. McFly  07/10/2009 at 12:39 pm

    Leandro,

    A música faz parte da natureza e o átomo não?

    Responder
  11. Vicente Freitas  07/10/2009 at 12:45 pm

    Acho que, entre as grandes invenções da humanidade, algumas bem simples, são fabulosas. Imagine: uma vassoura, um guardachuva, um canivete, um babadouro, uma panela, um prato, uma colher, e pra rimar, uma mulher… Sem eles e elas, a vida seria bem mais difícil.

    Abraços do VICENTE FREITAS

    Responder
  12. Vitor Araujo  07/10/2009 at 12:48 pm

    Discordo das estações do ano serem inúteis. Elas são consequências do movimento da Terra em torno do Sol, um fenômeno natural. Se há o aquecimento, aí sim nós humanos é que somos culpados por esta pandemia climática acontecendo atualmente.
    E nossas ações irresponsáveis contra a natureza, trará resultados, já estão trazendo, para nós e também nossos netos, bisnetos, tataranetos….. Isso se o homem deixar a Terra existir até lá.

    Responder
  13. Francisco Césard de Góis  07/10/2009 at 12:49 pm

    A matéria é muito boa.

    Responder
  14. Daniel  07/10/2009 at 1:13 pm

    Neri, viver sem suco de uva é fichinha. Já sem álcool… Veja que as utilidades que o Otávio citou são muitas — a mais importante ainda sendo a de embebedar mesmo, eu acho :-p

    PS: A página do Google hoje tá comemorando a invenção do código de barras. Outra coisa útil.

    Responder
  15. Pingback: Algumas das maiores invenções e descobertas da humanidade «

  16. Wilderlan  07/10/2009 at 1:38 pm

    A Maior delas foram as ondas de radio foi o patamar para varais outras coisas

    Responder
  17. Eric  07/10/2009 at 1:44 pm

    ótimo

    Responder
  18. fernandocorrea do carmo  07/10/2009 at 1:58 pm

    Acho cheia de preconceitos religiosos a afirmação de que a Teoria da Evolução é “uma das mais fortes evidências de que com toda probabilidade somos nada especiais”. A Teoria desvenda os caminhos da evolução da espécie humana, mas a interpretação de que “somos nada especiais” me parece mais um ataque às religiões do que uma tese. Acredito que o preconceito impede ao menos se considerar que alguma entidade superior pode ter criado a evolução das espécies e feito dos humanos sim seres especiais. Como posso muito bem estar errado também.

    Responder
  19. Raíssa  07/10/2009 at 2:13 pm

    vcs esqueceram da que eu axo a mais importante.. descoberta do fogo

    podia colocar o computador, pq não? falar das estações do ano? brincadeira réh, se fosse a agricultura pelo menos .

    Responder
  20. Marcos Aurélio  07/10/2009 at 2:13 pm

    Achei o maxímo essa matéria que diz sobre as invenções, precizamos cada vez mais aprende de tudo um pouco.Continue com essas matérias mais que interessantes.

    Responder
  21. Bernardo  07/10/2009 at 2:20 pm

    Eu colocaria o método científico em primeiro lugar.
    Não necessariamente aquela forma mais metódica, iluminista, positivista, atual, mas o método científico como a curiosidade humana que nunca acaba e que trouxe todas essas outras coisas que estão na lista.

    Responder
  22. marci  07/10/2009 at 2:32 pm

    as vacinas na minha opinião é a maior invenção da humanidade

    Responder
  23. Janio Thaumaturgo Da Rocha  07/10/2009 at 2:33 pm

    Você esqueceu de mencionar a descoberta da pílula anticoncepcional que foi a maior descoberta ddao século XX .

    Responder
  24. Manoel Freire da Silva Filho (IASDSG)  07/10/2009 at 2:44 pm

    Sabe que eu concordo com o Bruno… É preciso uma fé do tamanho do universo, para crer em evolução das espécies e outras teorias que andam por aí. Eu tenho um material da Universidade Andrews assinado pelo Dr. Robert V. Gentry A Verdadeira Idade da Terra e Impressões Digitais da Criação, que gostaria que o autor desta coluna considerasse e depois falasse a respeito, claro, se quizer desfazer a controversia (quer dizer, controversia para aqueles que têm MUITO conhecimento científico).
    Manoel Freire
    Gostaria de receber emails de quem se interessa pelo assunto.

    Responder
  25. Marcus Batista  07/10/2009 at 2:45 pm

    Esqueceram dos principais …. papel higiênicos e teoria da relatividade geral ….

    Responder
  26. exo  07/10/2009 at 3:15 pm

    Hoje em dia ficou muito fácil virar um intelectual. Basta a pessoa dizer que é ateísta e acredita no evolucionismo … e abracadabra! Temos um PhD em biologia celular e cosmologia, ou seja, uma pessoa com MUITO conhecimento científico. No entanto, muitas dessas pessoas inclusive nem sabem discernir entre teoria da evolução e abiogênese.
    Bem, a respeito da lista, eu poderia mudar algumas coisas, inclusive tirando essa teoria da evolução e colocando o uso da fundição dos metais.

    Responder
  27. Mario  07/10/2009 at 3:18 pm

    Matemática não foi descoberta. Vem se desenvolvendo ao longo da história da humanidade. Como disse, é uma ferramenta. A música, mesma coisa. Pra falar assim de música ha que se falar de todas as artes. Mesmo assim não foi descoberta. A escrita também foi se desenvolvendo aos poucos e não pode ser considerada uma descoberta. As estações do ano? Ora, por favor! Isso é uma convenção bem da chula. A descoberta de que a terra gira em órbita do sol (e que por isso as características climáticas se repetem a cada ano) pode ter sido uma descoberta…
    Cadê o RADAR? Sem ele os Aliados teriam perdido a segunda guerra e o mundo seria COMPLETAMENTE diferente hoje. Primeiro, a Europa provavelmente falaria Alemão. A geopolítica seria muito diferente… etc.
    Cadê a RODA? A ELETRICIDADE? A LÂMPADA? Isso, só pra começar!!!

    Responder
  28. Mario  07/10/2009 at 3:28 pm

    …e os cegos continuam sem querer enchergar… a evolução não é mais uma teoria… é uma certeza.

    Responder
  29. Maria Ataide Fieschi  07/10/2009 at 3:28 pm

    .

    Excelente! E acrescentaria:

    Em evolucao

    l) a evolucao da fala e da escrita e a diversidade incrivel de idiomas e caracteris. Facinante!

    Em descobertas e invrencoes [nao precisamente nesta ordem]:

    2) o fogo. – 3) a lampada. – 4) o telegrafo. – 5) o telefone. – 6) o aviao. – 7) a penicilina.- 8 ) as vacinas e os antidotos – 9) o microscopio e o telescopio – 10) e essencial para a humanidade, a “descoberta” do sexo por Adao e Eva (serm risos e sem contrariar…)

    .

    Responder
  30. Daniel  07/10/2009 at 3:29 pm

    Mario, à medida que vamos desenvolvendo algo, vamos inventando. A matemática e a escrita não foram descobertas, é verdade, mas o post trata de descobertas e invenções.

    No mais você está certo: roda, eletricidade, lâmpada, tudo isso caberia na lista. A possibilidade é infinita, como diz lá no começo.

    Responder
  31. Mario  07/10/2009 at 3:40 pm

    Daniel, a Matemática, bem como outras coisas que foram mencionadas não são nem descobertas nem inventadas. é um desenvolvimento contínuo. Senão na lista não vai poder faltar a Física, a Biologia, a Química, etc… etc… etc… Algumas coisas da matemática podem ser consideradas descobertas. A solução de inequações, binõmios, Bascar, Napier, etc… mas a matemática é tudo isso junto e por isso a matemática não pode ser considerada uma invenção ou uma descoberta. O método científico sim, pode (e deve) ser considerado uma descoberta de Reneé Descartes. Surgiu com a publicação do “Discurso do Método (Científico)”.

    Responder
  32. M Fieschiaria Ataide  07/10/2009 at 3:49 pm

    .

    Bem lembrado por Mario: A invencao da

    RODA

    que acrescento (com sua licenca) na minha lista,

    e o seu ultimo “comentariuo” me fez lembrar do impoortante

    Metodo BRILER

    que nao pode ficar fora da lista,

    e ja que vc citou os “cegos” que nao querem enxergar, ou aceitar, a Teoria (te-o-ria) da Evolucao [e com o devido respeito com quem assim pensam], que tal entao “reinventar”

    um metodo BRILER para estes?! Particularmente acredito na TE, mas respeito ao pensamento contrario eh preciso.

    .

    .

    .

    Responder
  33. Marcus  07/10/2009 at 4:48 pm

    Parabéns pela lista. É como uma lista de agradecimentos, cheia de faltas como as já citadas e outras, mas já é um grande passo fazê-la como está! Senão vira as 2.000 maiores, e não as 10.

    Ao Bruno: Na verdade, a probabilidade de sermos como somos aleatoriamente tende ao infinito, e não a zero. É o ardil da inversão da probabilidade, você olha para a moeda que cai de pé e diz que foi muita sorte, que é incrível, esquecendo dos bilhões de arremessos que foram feitos. O tempo todo o JN noticia “coisas fantásticas” que aconteceram, com chances de 1 em 1.000.000.000, mas dentre todos os trilhões de coisas que acontecem todos os dias, não é nada especial.

    Sobre evolucionismo, é sim uma religião, e como tal cuidado, senão vira guerra. Virá o dia em que provarão que ele está errado, além de demonstrarem que a Terra é piramidal e o universo não existe. Quebram nossos paradigmas todos os dias só pra curtir…
    Mas se fecharmos a porta para isso tudo, para onde vai a nossa inteligência?

    Marcus Vinícius

    Responder
  34. Pingback: Andira Medeiros

  35. Lucas  08/10/2009 at 7:15 am

    A medicina é uma EXTENSÃO do método científico? Essa é pra rir alto…

    Responder
  36. Rafael  08/10/2009 at 9:01 am

    Tarefa difícil organizar uma lista com algumas das dez invenções/descobertas mais importantes da humanidade. Não discordo de nada que está posto. No entanto, creio que a FALA (isto é, sistemas complexos para comunicação oral entre seres humanos) deveria ocupar lugar de destaque na lista.
    Mensionaria também o domínio do FOGO (o primeiro aceno para que pudessemos fixar acampamento, pois foi o fogo que trouxe segurança do frio, da escuridão, dos predadores noturnos, etc) e a percepção do TEMPO (que abrangeria, dentre outras coisas, as “estações do ano” citadas na lista, sem deixar de fora a idéia da “transitoriedade existencial/universal” que talvez tenha sido a principal mola impulsora dos questionamentos humanos sobre as grandes questões filosóficas imateriais: “qual a origem da realidade?” “quem somos?” “por que existimos?” “teremos um fim?”; em um sentido mais amplo é a busca por respostas a estas perguntas que nos tem permitido criar e descobrir, enfim, desvendar pouco a poquíssimo o universo em que vivemos).

    Responder
  37. Pedro  08/10/2009 at 11:05 am

    Quê? A lasanha congelada não entrou?!?!

    Responder
  38. ana  05/11/2009 at 10:14 am

    foi o carro

    Responder
  39. Pingback: A invenção do ar

  40. Oberdan  15/01/2010 at 4:11 pm

    Em termos de invenção, concordo que a criação de cógidos para nos comunicarmos por escrito seja a maior das maiores. Agora, misturar crenças, filosofias, ficções, misticismos, religiões de todas as formas, modelos, gostos e interesses é malhar em ferro frio. Não consigo dicutir sobre esse assunto com pessoas de mentes fechadas, que tem pavor de duvidar daquilo que lhes fizerem acreditar desde a mais tenra idade. Já me disseram que o maior inimigo da fé é o conhecimento e que o alimento da fé é o sofrimento. A cegueira mental é pior que a cegueira visual. Por falar em álcool, alguém me falou que o porre provocado pelo álcool passa, mas o porre mental é para toda a vida!
    Quem quizer acreditar que acredite. Quem achar mais cômodo e, ilusoriamente, acahar que está protegido e livre de todos os males por não duvidar, vai morrer pensando assim. A vida não tem mistério. A coisa é simples: se nasce, se cresce e se morre. Nada, Nada mais que isso.
    Tenham boas dúvidas…
    Oberdan

    Responder
  41. yara  02/02/2010 at 4:21 pm

    eu acho essas descobertas super legais

    Responder
  42. Mari  27/04/2010 at 6:36 pm

    o que alivia a dor é só remediio

    Responder
  43. fernanda  17/02/2011 at 1:09 pm

    eu acho que a musica e fenomeno da natureza
    ja as estacoes do ano nao e descoberta mas gostei dos outros bem interesante

    Responder
  44. José Proença  06/03/2011 at 2:11 am

    A mais importante descoberta para o ser humano é o entendimento e a razão!

    Sucesso e felicidades para vocês!

    Responder
  45. BHIO HARZED  06/07/2011 at 11:44 am

    Em 1º a fala, 2º escrita, 3° roda e a 4º Bobina de Tesla, sem essa invensões, não teriamos nada, sem asperina, sem luz, sem energia elétrica compativel ao usao de todas e etc

    Responder
  46. Renato  17/10/2011 at 6:31 pm

    Achei um tanto errônea sua afirmação sobre os que contestam a Teoria da Evolução: “controversa para aqueles que têm pouco conhecimento científico”. Isso é ilógico pois sabemos que é dever de todo cientista contestar, desde que tenha um fundamento, foi assim com Galileu. E tem muito PHD contestando tal teoria. Resumindo você deveria ater-se apenas aos fatos. Outra coisa, os seres humanos bem como qualquer forma de vida é especial pelo simples fato de vencer a luta pela sobrevivência e continuidade da sua espécie, sem contar a complexidade dos organismos vivos.
    Acho que a música é irrelevante, em termos práticos para a humanidade. O álcool , não é tão importante assim.
    Minha Lista:
    1 – Fala, Escrita e Matemática;
    2 – Método científico, Astronomia, Agricultura e Saneamento Básico;
    3 – Medicina, Biologia, Química e Física;
    4 – O desenvolvimento das Ciências Humanas e Filosofia;
    O restante deriva dessas descritas acima. Esta relação foi difícil pois é incontestável a importância da Física, Química e Astronomia.

    Responder
  47. luiz  09/12/2011 at 8:40 pm

    o resto é bobagem as 3 maiores são as seguintes;
    1 a roda
    o vidro
    motores e geradores eletricos

    Responder
  48. leidy mercury  22/01/2012 at 2:16 pm

    muito bom nunca vi coisa melhor vo postar no meu site

    Responder
  49. soja  05/02/2012 at 8:46 pm

    faltou a maconha….rs

    Responder
  50. MOISÉS BEZERRA  25/02/2012 at 11:19 pm

    a rede mundial de computadores
    que permite que possamos compartilhar todas essas descobertas incríveis

    Responder
  51. Gilvan oliveira  29/02/2012 at 11:21 am

    A maior descoberta a maior invenção a criação, foi nós mesmos existirmos por amor de Deus o grande criador e tudo aquilo inventamos,muitos vieram para nossa destruição.

    Responder
  52. samara  17/02/2013 at 2:53 pm

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii tudo isso

    Responder
  53. Josaphat  18/03/2013 at 1:55 pm

    A teoria da evolução das espécies não é uma consequência do método científico, porque até agora não houve uma comprovação sequer, e por isso muitos cientistas a contestam. Trata-se apenas de uma posssibilidade à procura de evidência e, assim, precisa de muita fé para se acreditar. Tanto os crentes como os descrentes dessa teoria devem ser igualmente considerados, a menos que se mude o conceito de “método científico”.

    Responder
  54. Victória Verdú  14/05/2013 at 10:45 am

    Esses comentários inúteis não nos trazem sabedoria alguma…veja nos dias de hoje..o que não vivemos sem?? nessa lista do site só vemos coisas úteis para a sua saúde…mas e as necessidades diárias onde ficaram? Sim tudo é muito importante mas..nem tudo é necessário! :) ‘-‘ *_*

    Responder
  55. Dalila  05/06/2013 at 2:47 pm

    achei as invencoes bem legais

    Responder
  56. João Filho  28/08/2013 at 8:35 pm

    A melhor invenção mesmo foi a mulher kkkk eita troço bão !!

    Responder

SUA OPINIÃO

o email não será publicado