PESQUISA

Para você, que não votou na Dilma

por Amálgama (12/10/2010)

Um recado de LEONARDO DE SOUZA

por Leonardo de Souza * – Você não votou na Dilma no primeiro turno. Também não pretende votar nela no segundo turno. Não apenas você não vai votar nela, como você tem alertado sobre os perigos de se votar na candidata petista. Você tem suas razões para achar que o voto em Dilma não é o melhor para o Brasil.

Eu não penso como você. Entendo que o melhor voto para o Brasil é o voto em Dilma Roussef, e não em José Serra.

A principal razão que, no meu ponto de vista, justifica o voto em Dilma não é uma única razão. Na verdade, são 53 milhões de razões: entre 2003 e 2008, foram 21 milhões de brasileiros que deixaram a miséria e outros 32 milhões que ascenderam à classe média. Os números dos que chegaram à classe média correspondem mais ou menos ao total de torcedores do Flamengo, e os que saíram da pobreza correspondem aproximadamente à torcida do Corinthians. É isso mesmo: o número de brasileiros que melhoraram de vida na Era Lula é um pouco menor que a soma das torcidas do Flamengo e do Corinthians. A pobreza extrema no país foi reduzida à metade nos anos Lula. Esse salto não se deveu apenas ao bom momento econômico. Isso é fruto de medidas específicas do Governo Federal, tais como o Bolsa Família e o Bolsa Escola.

Você chama esses programas de assistencialistas, de demagogia paternalista. Na sua concepção liberal de “Estado mínimo”, esses programas não têm justificativa. Mas os países socialmente mais justos foram aqueles em que o Estado assumiu um papel ativo na promoção do bem estar social. Você condena os programas brasileiros, mas, quando vem à Europa, se embasbaca dizendo que a Suécia ou a Dinamarca é que são países “de verdade”, pois se importam com seus cidadãos. Os programas sociais brasileiros são irrisórios se comparados aos de países da Europa ocidental. Por que você etiqueta os programas assistencialistas suecos de “justos” e os brasileiros de “demagógicos”? O número de programas de suporte social de um país como a França é muito superior ao do Brasil. Para você ter uma ideia, aqui eu recebo uma ajuda de moradia, fornecida pelo governo francês a todo estudante que paga aluguel, seja ele francês ou não. Isso custa uma grana preta aos cofres franceses. Certa vez, comentei com um colega no trabalho que recebia essa ajuda. Nunca vou me esquecer do que ele falou: “Puxa, nem sabia que isso existia aqui na França. Sou classe média, não preciso desse auxílio, mas fico feliz de saber que os impostos que eu pago servem para ajudar estudantes como você”. Isso é civismo. É impensável ouvir isso da classe média brasileira, notória pelo seu acivismo. O que se ouve deles é que “a classe média é explorada”.

Você deveria é ficar feliz de saber que parte de seus impostos são destinados a ajudar os brasileiros que podem menos. Votar em Dilma é votar na continuidade desses programas. É a garantia de que mais compatriotas irão melhorar de vida. Ou você acha que vai manter esses programas um cara cujo vice propôs punir quem dá esmolas e que chamou o Pronasci de “bolsa-bandido”? Um cara cuja esposa chamou o Bolsa Família de “bolsa vagabundagem”? Você acha que esse senhor tem capacidade de diálogo com os mais desprovidos? Um cara que diz não entender os sotaques de goianos, mineiros e pernambucanos? Um cara que, como bem observou Idelber Avelar, inventou a favela de plástico? Um cara que diz para uma eleitora na favela, “Não posso conversar agora. A senhora não poderia me mandar um fax?”? Esse senhor não demonstra ter canais de comunicação com os pobres. Serra diz que vai manter os programas sociais. Só que eu não confio no que Serra diz. Aliás, não confio sequer no compromisso que ele assume por escrito em cartório.

Foi sob o Governo Lula que a economia brasileira conheceu um período de crescimento expressivo, inclusive durante a crise mundial. Conheço seu argumento: “Lula continuou o que FHC fez”. Só que o próprio FHC reconheceu recentemente que a gestão econômica do PT tem méritos próprios. Insistir na tese de que tudo de bom da economia brasileira não tem sequer uma contribuição da equipe econômica de Lula, mas apenas de FHC e do Plano Real, tem tanto sentido quanto dizer que a pujança da indústria automobilística brasileira nos dias atuais é mérito de apenas um homem: JK.

Não foi apenas no plano econômico que a gestão Lula foi primorosa. Há que se destacar a revitalização do sistema universitário público. Comparar a gestão Lula com Paulo Renato é como comparar o Barcelona ao Madureira. Foi nos anos FHC que o ensino superior privado conheceu fulgurante expansão – na maior parte das vezes, sem a contrapartida da qualidade –, rifando vagas universitárias a megagrupos empresariais. Ao mesmo tempo, as universidades federais entraram em processo de sucateamento: Paulo Renato cortou verbas, restringiu concursos para professores e funcionários, priorizou a expansão do ensino privado, não promoveu uma política de assistência estudantil. Fiz o curso médico na UFMG durante os anos FHC. O descaso governamental provocava greves recorrentes (a de 1998 foi marcante) e provocou inclusive o fechamento do Hospital das Clínicas da UFMG, pelo simples motivo de que a verba federal não era repassada: centenas e centenas de alunos, além de milhares de pacientes carentes, sofreram com o fechamento do hospital. Hoje, o campus da UFMG tem outra cara: prédios novos e modernos foram inaugurados (Economia, Farmácia, Odontologia, Engenharia).

A Cynthia Semíramis concorda comigo. Lula investiu no ensino superior: criou 14 16 universidades federais e outras dezenas e dezenas de escolas técnicas, muitas delas em regiões menos desenvolvidas do país. Foi a política de Lula que permitiu a criação, por exemplo, do Instituto de Neurociências de Natal, que já está aí, repatriando pesquisadores e fazendo pesquisa em alto nível. Cargos docentes foram criados e a carreira universitária foi valorizada, em flagrante contraste com a ativa promoção da penúria que marcou a gestão Paulo Renato. Tudo isso propiciou que os mestres e doutores formados no Brasil ocupassem cargos na universidade brasileira, evitando o brain drain que por tantos anos sangrou a academia brasileira.

O salto na pesquisa brasileira desde a eleição de Lula é bastante expressivo. Em 2003, os investimentos em ciência e tecnologia foram de 21,4 bilhões de reais; em 2008, já atingiam R$ 43,1 bilhões. Paralelamente, houve notável aumento da produtividade científica brasileira: as publicações em peer-review journals saltaram de 14.237 em 2003 para 30.415 em 2008. Subimos da 17ª posição no ranking da SCImago, em 2000, para a 14ª, em 2008. Passamos países com maior tradição de pesquisa, como a Suíça e a Rússia. A política de pesquisa do Governo Lula foi elogiada inclusive pela Nature, uma das revistas científicas mais importantes do mundo (aí, Tio Rei, coloque mais essa na lista do jornalismo chapa-branca). Eu não voto em José Serra porque não quero que a universidade e a pesquisa brasileiras sejam sucateadas novamente. Não merecemos outro Paulo Renato.

Você diz que o governo do PT é anti-democrático, que ele coíbe a liberdade de expressão e que ele ameaça a liberdade de imprensa. Você acha que o PSDB representa uma proposta democrática. Discordo nos dois pontos. Houve declarações atrapalhadas do governo no que diz respeito à imprensa, e não aprovo a atitude de Lula no episódio Larry Rother. Mas daí a dizer que governo do PT é anti-democrático e que cerceia a liberdade de imprensa vai uma distância muito grande. Nem mesmo FHC sustenta que o Lula é stalinista – só aloprados como Olavão e o Tio Rei é que alimentam besteiras assim. Se, como você diz, o PT censura a imprensa a seu favor e coloca um monte de jornalista chapa-branca nas redações de todo o país, olha, então o PT tem que aprimorar seus métodos. Dê uma olhada nas últimas capas da revista semanal de maior circulação do país, ligue a TV no principal canal, ou visite um dos blogs políticos mais acessados e veja (ops!) se há algum indício de que o PT tolhe quem fala mal dele e quem aponta as lambanças do partido. Aí você diz que, no governo Lula, tentou-se criar o Conselho Nacional de Jornalismo e que isso era uma tentativa ditatorial de controlar a liberdade de imprensa. Se isso é ditadura, sua lista de governos anti-democráticos deve incluir também países em que o Conselho já existe, como a França e a Inglaterra, como bem lembra Jânio de Freitas. Você critica a TV Brasil, dizendo que o governo não tem que manter canal de TV. Diga isso a um francês. Ele vai lhe dizer que na França não existe um canal de TV nacional que seja público. Existem cinco.

Eu também li o editorial do Estadão, dizendo que Dilma é “o mal a evitar”, por representar uma ameaça à democracia e à liberdade de imprensa. Você achou bonita essa defesa do “Estado de Direito”, né? Por que o Estadão nunca fez um editorial como esse quando o Brasil efetivamente vivia sob uma ditadura, nos anos de chumbo? Por que, dias depois desse editorial, esse mesmo órgão que se põe como baluarte da democracia plural demitiu sumariamente uma colunista que apoiou o Bolsa Família?

E será que o PSDB é tão comprometido assim com a democracia constitucional e com a liberdade de expressão? E os arapongas da Abin na gestão FHC? De qual partido é Eduardo Azeredo, que propôs uma lei de controle da internet que é carinhosamente chamada de AI-5 digital? De qual partido é Yeda Crusius, que mobilizou a PM gaúcha para espionar uma deputada de oposição, inclusive suas crianças (via Idelber)? De qual partido é Beto Richa, que censurou sete pesquisas eleitorais, um blog e até um twitter? E o que dizer do Serra, que telefonou a Gilmar Mendes para que ele tomasse a decisão que o PSDB preferia, no que diz respeito aos documentos necessários à votação? Isso é respeito às instituições democráticas?

Você reprova a política externa do Lula, dizendo que ele desonra a democracia brasileira, privilegiando o diálogo com regimes fechados e ditatoriais. Então me responda: onde estava sua indignação quando FHC condecorou o ditador peruano Alberto Fujimori com a Ordem do Cruzeiro do Sul?

Você vê com maus olhos as alianças políticas do governo Lula e acha que isso é um argumento forte para não votar no PT. Eu também não gosto do Sarney, do Collor, do Calheiros, do Temer, do Hélio Costa. Preferiria que eles estivessem longe do poder. Mas já passamos da idade de acreditar em purismo ideológico, né? Isso é coisa de adolescente que descobre a política. Fazer política é fazer alianças, muitas das quais difíceis de serem engulidas. Vai me dizer que você gostava de ver o sociólogo da Sorbonne de mãos dadas com o PFL de ACM e cia.? Você gostava de ver o Renan Calheiros como Ministro da Justiça do FHC? Talvez você nem sequer goste do Índio da Costa… Bem vindo à real politik, mon ami.

E sim, você vai me falar da corrupção na gestão petista. É verdade. No que diz respeito ao combate à corrupção o governo Lula não foi virtuoso – longe disso. Houve mesmo bastante corrupção. O mensalão existiu, não foi invenção. Mas, será que a oposição é impoluta e pode mesmo posar de moralmente superiora? Lembra-se do Mensalão Mineiro e do Azeredo? Do Ricardo Sérgio de Oliveira, caixa do alto tucanato, que levou R$ 15 milhões na privatização da Vale? Dos R$ 400.000 R$ 200.000 a cada deputado que votou a favor da reeleição? E o esquema de corrupção e espionagem, revelado no escândalo dos grampos durante a privatização da Telebrás, envolvendo FHC, o presidente do BNDES (André Lara Resende) e Luiz Carlos Mendonça de Barros (ministro das Comunicações)? E a farra do Proer? E o favorecimento ilícito da Raytheon na instalação do SIVAM ? E a endinheirada relação entre Chico Lopes (ex-presidente do BC) e o banqueiro Salvatore Cacciola? E Eduardo Jorge, assessor pessoal de FHC envolvido em diversas negociatas, inclusive em “caixa dois” para a reeleição de FHC? Por favor, não me venha com essa conversa de que o PSDB não compactua com a corrupção.

Eu vou concordar com você que o Brasil precisa de investimento em infra-estrutura: portos, rodovias, aeroportos. Mas será que o governo que impôs à população brasileira o racionamento de energia é mesmo o mais preparado para conduzir esses avanços em infra-estrutura? Acho que não.

Mas talvez nenhuma dessas questões sobre economia, educação e gestão pública importem para você. Talvez o que mais lhe opõe à candidatura de Dilma Roussef sejam questões religiosas. Pode ser, por exemplo, que você se oponha à política petista em defesa dos direitos civis dos homossexuais. Você chama isso de “tentativa de implantação de uma ditadura gay no Brasil”. É engraçado ouvir que existe ditadura gay no Brasil das mulheres-fruta, das dançarinas de axé, da erotização infantil, das peladonas do carnaval, das bancas em que pululam revistas masculinas de orientação heterossexual. Fique tranqüilo, essas coisas vão continuar acontecendo e ninguém está propondo instituir o monopólio da G Magazine entre as revistas de entretenimento adulto (fugiremos juntos do Brasil quando isso acontecer, ok?). Estamos falando em estender a uma pequena parcela da população os direitos civis desfrutados pela maioria. Nenhum governo do mundo tem poder para forçar alguém a assumir determinada sexualidade, porque os determinismos neurobiológicos da sexualidade passam ao largo da legislação dos homens – do contrário, eu acharia que os labradores machos lá do sítio da minha família só montam um no outro porque o governo PT apóia a causa homossexual (e eu desconfio que meus labradores não entendem muito bem o que seja o PL 122). A questão aqui é apenas garantir que a expressão de determinado comportamento sexual não seja discriminada. Isso não é forçar a população a ser homossexual, nem calar heterossexuais. O prefeito de Paris é gay, assim como o de Berlim e a Primeira Ministra da Islândia. Eu, heterossexual, não sofro por morar em uma cidade governada por um gay.

Aproveitando o tema, permita-me uma pergunta: o que aconteceria se, ao invés de se mobilizarem maciçamente contra o “casamento gay”, os evangélicos se movessem por coisas que importam, como metrôs, ensino público, bons hospitais e punição a corruptos? Por essas e outras, é que indicadores como mortes violentas, saneamento básico e crianças nas escolas são bem melhores em Paris do que em São Gonçalo, cidade do Brasil com maior concentração de evangélicos. A luta contra a miséria e os embates por educação, transporte e hospitais de qualidade não parecem sensibilizar evangélicos – mas se dois marmajos querem juntar escovas de dentes no mesmo copo do banheiro, aí eles entram na briga, né? Essa miopia política acívica atrasa o país. O Brasil seria bem melhor para todos se os evangélicos batalhassem politicamente por coisas que realmente importam – e isso certamente não inclui ajustar o mundo aos estritos códigos comportamentais que defendem.

Há o aborto também. Você está certo: a Dilma é a favor do direito ao aborto (este vídeo é como batom na cueca, não tem o que discutir). Mas preste atenção: estamos tratando de uma eleição presidencial, não de um plebiscito sobre o aborto. E você sabe: o presidente não tem poder para assinar um papel e legalizar o aborto por conta própria, sem aprovação do Congresso, como se estivesse assinando uma ordem para comprar canetas Bic para escolas públicas. A discussão e a legislação sobre aborto são matéria do Congresso, não do presidente. Não misture as coisas. Não entre na onda dos que estão transformando essa eleição em um plebiscito.

O Brasil melhorou muito sob a égide de Lula. A imprensa mundial, dos veículos mais à esquerda aos mais à direita (tá aqui o Figaro que não me deixa mentir), saúda os avanços na Era Lula. Você dirá, com razão, que toda unanimidade é burra. Sim, é verdade. Mas isso não significa que toda forma de discordância seja inteligente. Não é inteligente negar que, nos anos Lula, o Brasil se tornou um país socialmente mais justo e menos desigual. Isso é negar os fatos. E negar os fatos nunca é inteligente.

Você pode até não votar na Dilma, por razões várias. Eu, de minha parte, prefiro apoiar quem tem feito do Brasil um lugar melhor para o maior número possível dos filhos deste solo: os brasileiros.

Leonardo de Souza é médico formado pela UFMG. Especialista em Neurologia, trabalha desde 2005 no Centro de Doenças Cognitivo-Comportamentais do Hospital da Pitié-Salpétriêre, em Paris. É doutorando em neurociências na Université Paris VI. Este texto foi publicado inicialmente em seu blog: aterceiramargemdosena.opsblog.org.

—–
[ATUALIZAÇÃO: O texto foi modificado. Este blogueiro havia citado Eduardo Jorge como exemplo de corrupção no governo FHC. Eduardo Jorge foi, de fato, acusado de inúmeros crimes (inclusive pela própria Veja). Contudo, foi julgado e inocentado de todas as acusações. O trecho referente a Eduardo Jorge foi riscado. Peço desculpas aos leitores pela informação equivocada. E agradeço ao Zé Costa por ter me informado o erro]

Amálgama

Site de atualidade e cultura, com dezenas de colaboradores e foco em política e literatura.

avatar
Daniel
Daniel

Ridículo.Quanto o PT te pagou pra fazer esse tipo de artigo?Dá vergonha alguem formado em uma universidade tão respeitável como a UFMG,e ainda em uma profissão tão nobre como medicina fazer esse tipo de texto.

Francisco Boni Neto

Ridículo. Quanto o PSDB te pagou pra fazer esse tipo de comentário?Dá vergonha alguém entrar na internet e saber vir aqui, num blog cheio de artigos mínimamente complexos e fazer esse tipo de comentário?

Tá com nojinho? Refute cada argumento que foi utilizado no texto.

Rogério Maestri

Francisco

Há um ditado que diz: Não é possível tirar água de pedra. Se analisares o “nível” dos interloctores favoráveis a Serra, verás que não há como emitirem comentários complexos, pois quando o grau de complexidade aumentar, fica mais difícil contrapor o que é mais evidente, que Dilma é o melhor candidato.
Tu achas sinceramente que o nosso interloctor acima leu o texto inteiro?

Denise
Denise

Não se tira leite de pedra, é isso mesmo. Tive a mesma duvida que vc: o cara ali em cima sequer leu o texto todo. Se leu, não entendeu!

Selma
Selma

Rogério, concordo com vc. Esse Francisco e esse Daniel acho que leram e não entenderam… que dó! O ideal seria que as pessoas esclarecidas lessem e fizessem comentários, ainda que contrários ao conteúdo, mas inteligentes no entendimento. Vacilaram, kkkkkkkkkk.

Lelec/Leonardo de Souza

Rapaz, ainda não recebi a bufunfa do PT. A quem devo enviar minhas referências bancárias?
Quanto à medicina, pode ligar pro CRM e fazer uma denúncia contra mim por causa desse texto.

Alexandre
Alexandre

Leonardo, sou professor da Federal de Ouro Preto e fui aluno da UFOP nos mesmos anos que vc foi na UFMG, e hoje tb estou na França fazendo parte do doutorado em co-tutela com a UFMG. Vivi td isso que vc descreveu tão bem! O problema é que algumas pessoas acreditam mais em uma revista ou em um canal de TV do que na realidade diante dos olhos dela! Outras como o tio Rei simplesmente não aceitam dividir espaço são racistas e preconceituosos! Vejo que esse movimento neocon está muito organizado e temos que fazer o mesmo! Só assim venceremos!

Theles

Como diz o candidato do contra, Não meça os outros com a sua régua. Só porque você faria exigiria um pagamento para redigir tal texto, não considere que outros também o façam.

Tenho um blog, ao qual dedico algumas das minhas horas vagas, e sequer coloquei publicidade para evitar que qualquer tipo de comentário, como o seu aliás, pudesse ser colocado contra mim. O domínio está registrado em meu nome, a hospedagem sou eu quem pago, e os textos sou eu que redijo, bem como sou eu que barro todos os comentários de spam ou ofensivos.

Caso queira conhecer, http://desinformacaonao.com

Rodrigo Hésed

Ridículo.Quanto o PSDB te pagou para fazer esse tipo de comentário?Dá vergonha alguém que se propõe a ler um artigo de uma pessoa bem formada gerar palavras tão esdrúxulas, além de revelar-se cego quanto à realidade brasileira. Apesar do muito que ainda precisa melhorar, o Brasil avançou como nunca antes na história deste país!

Bruno Castro
Bruno Castro
Nao me surpreende nada o texto acima. Eu passei 8 anos na faculdade formando em economia, pos graduando em finanças e agora estou fazendo um mestrado nos EUA em finanças,nem por isso sou o dono da verdade, mas garanto que sei muito mais de economia que qualquer médico, como tenho certeza que o doutor ai entende muito mais de medicina do que eu.Estudei diversos modelos econômicos e acompanho noticas de politica diariamente, tenho NOJO do PT, nao acho que so existam santos nos outros partidos, com certeza nao, mas o PT é formado por um bando de covardes radicais!!!Quer viver… Leia mais »
Daniel

Coreia é C.

Denise
Denise

Com mestrado e ele não sabe escrever Coréia!!!!!!!???????

Guilherme Henrique
Guilherme Henrique
Tem nojo do PT? Aiai… Deve ser filhinho de papai, nasceu em berço de ouro, passou talcou na bundinha. Não sabe o que é pegar tétano por passar fezes de boi pra cicatrizar as feridas das nádegas. Se liga!!! Entende mesmo de economia? Acho que não o artigo, então. FATOS são FATOS, e nada além disso. Quem vive a muito tempo sabe. Você acha que os supermercados eram lotados assim? Que os shoppings eram povoados pela classe média? Que pobre tinha tevelevisão? kkkkkkkk.. Se muito, tinham rádio à pilha. E Córeia e com C. Uma profissional tão qualificado, como diz… Leia mais »
Maíra
Maíra

chamar PT de radical foi dose, hein, amiguinho? conhece PSTU, não?

Thiago
Thiago

Você deve ser é um imigrante ilegal nos EUA, que junta no máximo uma merreca lá e vem para cá se achando um boyzinho depois de ficar oito anos lavando chão e sendo bábá de americanozinho.

zuleica jorgensen
zuleica jorgensen

Argumento bobo, amigo, típico de quem não tem nenhum outro. Os “covardes radicais” do PT colocaram o Brasil no mundo, com altivez e democracia. As pessoas estão vivendo melhor aqui, talvez você não saiba disso porque está vivendo nos EUA. Aliás como vai a economia daí, país dos que “sabem tudo” sobre finanças?

zejustino

Parece que o Bruno está fazendo o mesmo curso que o Serra fez (mesmo sendo, na época, um simpatizante dos “aureos tempos do socialismo. O que torna muito suspeita a formação do tucano numa das escolas mais caras dos EUA).

Se o Bruno foi aprender economia na terra dos criminosos de guerra deve estar por dentro do aumento da pobreza na população daquele país. Ou foi fazer mestrado no Tea Party?

Será que ele conseguiria explicar porque o PT é formado de “covardes radicais”?

Andrei
Andrei
Hum… mestrado em economia… sei… nos EUA… sei… Quem causou a última grande crise econômica mundial mesmo? Hum… Quem conseguiu safar-se dela mais rápido mesmo? Quem mostrou a solução ao mundo foram os economistas americanos obviamente… Ah não ! Foi o metalúrgico petista covarde radical nojento !!! No Brasil !!!!! E isso tudo sem que os economistas americanos previssem em seus oráculos !?!?!? Lamento meu caro, mas vou ficar com a opinião (inclusive sobre economia) do nosso médico. Quando você voltar para o país que ensina ao planeta como sair da crise (o Brasil, não os EUA) e fizer sucesso… Leia mais »
fernando souto
fernando souto
caro bruno, Em primeiro lugar, educação não faz mal a ninguém. em segundo lugar, não use o fato de vc ser economista para desmerecer o autor por ele ser médico porque é a sua opinião, e não a de todos os economistas. Você sabe tão bem quanto, que também sou Economista, que modelos partem de hipóteses simplificadoras, desenhando um mundo específico, que e funcionam sob determinadas condições. Também deveria saber que não há uma visão única de como se faz política econômica mas algumas, e com resultados bem diferentes quanto a importância do Estado e do desemprego por exemplo –… Leia mais »
Stela Ananda
Stela Ananda

Fernando, muito obrigada!

Pedro
Pedro

Engraçado como o colega que faz questão de gabar-se do mestrado, não apresenta um motivo sequer pra endossar os seus pontos. O PT é nojento por ser formado por “covardes radicais”? Não sou pós-graduado em economia, tampouco estou nos Estados Unidos fazendo mestrado em finanças, mas conheço de lógica e retórica o suficiente pra taxá-lo de falacioso.

A política econômica realizada no governo de Lula é louvada mundo afora, a seu contragosto puramente por ser de posicionamento ideológico claramente contrário ao seu? Demonstra o quão sério devemos levá-lo em consideração, isto é, não devemos.

Mario Coutinho
Mario Coutinho

Mais um tucano arrogante e preconceituoso (se não for um troll dizendo que é conomista). Se ele conhece tantos modelos econômicos devia vir para cá para iluminar a campanha do seu candidato que só sabe dizer trololó.

Felipe
Felipe

Daniel,

Eu não entendo muito das suas razões, mas o que exatamente é ridículo? Não sei se você sabe usar direito a internet, mas se clicar nas letras azuis você é direcionado a páginas que corroboram cada assunto abordado.

Espero tê-lo ajudado.

cristiane
cristiane

eh mais provavel q o psdb pague pra conseguir manipular opinioes (como tem feito com os religiosos) do q o pt! vamos e convenhamos!

Rogério
Rogério

Concordo totalmente com o comentário do Daniel de 12/10/10…

Mario Coutinho
Mario Coutinho

Daniel, vc leu tudo ou é eleitor do Tiririca ?

Mário SF Alves
Mário SF Alves
Aí, Daniel, desculpe-me cara, mas, vou pegar uma caroninha e aproveitar agradecer, sinceramente, o bem que esse outros cara me fez. Graças a esse outro cara aí, Leonardo de Souza, autor de o “Para você, que não votou na Dilma”, eu consegui me desasnar um pouco. Graças a esse cara aí eu dei um primeiro passo no sentido de encontrar forças e argumentos para entender, enfrentar e superar meu estarrecimento diante da estratégia de campanha mais agressiva, mais sórdida e retórica mais vil por mim presenciada. Imagino que você saiba de a que campanha estou me referindo. Parabéns ao Amálgama… Leia mais »
Bruno
Bruno

“E o que dizer do Serra, que telefonou a Gilmar Mendes para que ele tomasse a decisão que o PSDB preferia, no que diz respeito aos documentos necessários à votação? Isso é respeito às instituições democráticas?” Você esqueceu o Aécio Neves: http://www.youtube.com/watch?v=R4oKrj1R91g

Lelec/Leonardo de Souza

Boa lembrança! Valeu!

jefte
jefte
“Não concordo com uma palavra sequer do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las.” – Voltaire nao votei na Dilma e nao votarei.. 1 porque os que sairam da linha da miséria não tiveram sorte de sair da miséria da mesma forma que o filho do lula e seus amigos que lotearam brasilia em cargos comissionados. 2, pq o pt é sim anti-democratico até em seu partido, excluiu a quem tem direito constitucional art. 53, por se opor a convenção partidária, a saber aborto. 3, por propor a mordaça gay. 4 por eu ter q… Leia mais »
Francisco Boni Neto
1- E a filha do Serra, Verônica Serra, saiu da “miséria” sendo socia de Verônica Dantas, irmã do Daniel Dantas, banqueiro dono do Opportunity, através da empresa Decidir.com. Verônica D. e o irmão Dantas foram indiciados, em 2008, pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, por crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, formação de quadrilha, gestão fraudulenta de instituição financeira e empréstimo vedado. Verônica também é investigada por participação no suborno a um delegado federal que resultou na condenação do irmão a dez anos de cadeia. E também por irregularidades cometidas pelo Opportunity Fund: nos anos 90,… Leia mais »
Marina
Marina
Meu Deus, quanto ignorância, perder tanto tempo escrevendo um texto tão grande e tão pobre. Somente lamento pelos que são ludibriados pelo governo petista. É inegável que o governo Lula ajudou os mais desfavorecidos, mas é a maior ignorância que existe dizer que isso tudo foi criação do PT, pois a maioria dessas iniciativas já haviam sido traçadas pelo governo FHC. E isso eu tenho certeza que ninguém aqui pode negar. O governo Lula somente dá o peixe e não ensina a pescar, favorece apenas os mais pobres, mas os “ricos” (leia-se classe média ou classe média alta) que muitíssimas… Leia mais »
Rafael
Rafael

AUMENTO DE 120% nas vendas de automóveis acima de 140 mil reais, onde é que o governo LULA NÃO BENEFICIA OS RICOS (TAMBÉM)!!!
CHEGA DE DESCULPAS SEM FUNDAMENTOS GENTE É DILMA 13

viviane
viviane

A Dilma descobriu sujeira do Lula e chantageou ele dizendo pra ele apoiar ela na presidencia senao ela contava tudo…é essa a história. Por isso a decisao de que a Dilma fosse presidente foi solitaria do Lula.

Flavia
Flavia

meu Deus! Essa da Viviane é demais! Minha filha, acorda!!! Nao tem mais nada pra inventar?!?!

Roberto Albuquerque
Roberto Albuquerque

Essa foi a melhor do dia !!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Francisco Boni Neto

A educação no governo Lula foi bastante incentivada, os investimentos no FUNDEB duplicaram, as universidades federais foram expandidas. Portanto seu argumento de “ensinar a pescar e dar a vara” é inválido. É inválido e idiota porque todos economistas, o próprio Banco Mundial, defende o bolsa família. Os impostos/tributos brasileiros são normais para as dimensões socioeconômicas do país, como eu escrevi acima e você não leu. Não leu porque a analfabeta retardada é você, apesar de você chamar quem vota na Dilma de analfabeto. Um grande preconceito pra lixos humanos como você.

cristiane
cristiane
o FHC ficou 8 anos traçando rumos? poupe-me! vendeu o pais o maximo q pode, e oq restou esta aí pro Serra terminar. Ele nao eh preparado, nas primeiras propagandas dele nao tinha conteudo algum! agora ele esta bem adestrado. q bom q vc pode estar aki defendendo a classe media alta, mas se esses pobres q nao merecem ajuda q vc se referiu, perderem o poder de compra q se deve ao Lula e jamais ao FHC, esses empresarios vao fechar as portas e ir pra beira da calçada dos pobres q nao merecem ajuda com uma latinha de… Leia mais »
Amanda
Amanda

Arrasou Crisiane!

Didi
Didi

Ô, Marina, tu tens coragem de chamar alguém de ignorante???
Filha, quanto mais pobre, mais se paga imposto.
Só uma sugestão. Vai para a escola, estudas uns dez anos pelo menos (mas estuda mesmo!!!), depois entra em algum forum para escrever qualquer coisa e não pagar mico.Se tens título, vota em quem quiseres, mas por favor…
NÃO DIZ BESTEIRA!!!!!

ana cristina de oliveira
ana cristina de oliveira

o lula tinha mestrado rsrsrsrrsr

Flavia
Flavia

Eu queria saber de quanto tempo mais o FHC precisaria pra “traçar o rumo do pais”. Oito anos nao foram suficientes? Dilma nao sabe falar? Era o mesmo que diziam do Lula e… ele é simplesmente o melhor presidente da historia! O torneiro mecanico, “analfabeto” e que nao sabia falar criou tao somente 14 universidades federais, enquanto que o “sociologo” FHC NAO CRIOU NENHUMA! Entao, Marina, coloque a mao na conciencia, ja que voce nao é fa do Serra e quer um pais mais justo, seu voto tem que ser da Dilma, so falta vc tomar conciencia disso. Aquele abraço!

Flávia Tavares
Flávia Tavares
Marina, você é do tipo que entra em pirâmide daquelas que prometem dar dinheiro pra todo mundo achando mesmo que vai funcionar? Que injustiça você e o “anônimo lol” dizerem que as pessoas não sabem “pescar”. Sabem, sim, agora tão até podendo comer o suficiente pra levantar a cabeça e votar em quem os representa. Você leu o texto da Maria Rita Kehl? Um pedacinho aqui pra te dar vontade: “Outra denúncia indignada que corre pela internet é a de que na cidade do interior do Piauí onde vivem os parentes da empregada de algum paulistano, todos os moradores vivem… Leia mais »
cristiane
cristiane
concordo com vc tb! o problema de quem esta aki criticando o governo atual e defendendo o afunda-povo do psdb eh q so têm instrução via email. e como vc citou, cai ate em joguinho de piramide! vivem de herança familia contra o pt, mas nao de argumentos. vivem de catequese eleitoreira, mas nao de fatos. e incluindo a questao religiosa q o serra fez questao de introduzir num setor q nao deveria pq o estado eh laico e deve ser assim pq religiao eh de cada um, ele esta subestimando a inteligencia de quem tem fé. esta esfregando na… Leia mais »
zuleica jorgensen
zuleica jorgensen
Marina, quem dividiu foi você, quando disse que o governo Lula só ajudou os pobres e não fez nada pelos ricos e pela classe média. O que aliás não é verdade. Eu sou de classe média alta e acho que tudo mudou para melhor na minha vida e na de meus filhos neste período. Quanto a Serra ser melhor, porque DILMA NÃO SABE NEM FALAR, chega a ser hilário. O FHC sabe falar, inclusive outras línguas, mas fez um governo sofrível. É fato que algumas coisas foram feitas no governo dele, mas a verdade é que nem mesmo ele soube… Leia mais »
Ana
Ana
Este “texto tão grande e tão pobre” cita artigos da constituição e Fatos verídicos – não é um papo de comadres!!! Você escreveu “É inegável que o governo Lula ajudou os mais desfavorecidos, mas é a maior ignorância que existe dizer que isso tudo foi criação do PT”- Contradição, redundância e faltam argumentos. Imagine, Marina, somos então, 162 milhões de desinformados e ludibriados pelo governo em gestão? Estes números correspondem aproximadamente a 80% dos que aprovam Lula! Obviamente, você faz parte da minoria, individualista, retrógrada, preconceituosa e indecisa. Afirma não ser “fã” de Serra, apesar de achar que ele é… Leia mais »
Ricardo
Ricardo

Hahahaha! Quanta ingenuidade achar que Serra é mais bem preparado que a Dilma. Curioso, acusavam o Lula de analfabeto, porém, mesmo eu não sendo fã do Governo Lula, considerando-o mediocre, se comparado à FHC com pós doutorado não sei onde, com uma lábia muito sofisticada, Lula foi brilhante. A dívida pública foi para as alturas minha cara no governo FHC!!!! Vejam isto meus caros:
http://cambuca.ldhs.cetuc.puc-rio.br/~miguel/lula_fhc_dilma_serra.pdf
Ora essa, ninguém governa sozinho, há ministérios, secretarias, etc…Você não têm mais de oito anos, ou têm?

zejustino

Tenha paciência, Marina. O seu conceito de governante preparado, de estadista, está na voz do Serra? Você acusa os eleitores da Dilma de não ter “um grau mínimo de alfabetização” e solta uma besteira tão grande como essa da dicção do enganador. Se você não percebeu até agora o que há por trás do discurso, ou melhor, da dicção do Serra, volte aos bancos escolares e aprenda o que significa “analfabetismo funcional”.

Amanda
Amanda

Dilma nao sabe nem falar, já Serra sabe falar muito bem, aliás, só isso ele sabe fazer, falar uma coisa e fazer outra. Até quando acreditaremos em demagogos?

Pedro
Pedro
Primeiro: a parte dos detalhes que podem ser vistos em outros textos, digo que entre FHC e Lula existe uma diferença gritante de modelos político-econômico inegáveis. Dizer que Lula continuou o que FHC fez é de uma ignorância descomedida. Seria o mesmo que falar que o avanço da indústria automobilística brasileira da atualidade é fruto das ações singulares de um único homem: JK (retirei do texto (O mito da continuidade da política econômica) — relacionado ao texto supra. Segundo: o governo não só dá o peixe, como ensina a pescar, basta observar o investimento maciço em educação nos últimos anos.… Leia mais »
Mario Coutinho
Mario Coutinho

Preconceito é foda né Marina ? Dilma não sabe falar ????!!!!
Os melhores oradores do mundo ou eram charlatães (Serra) ou ditadores (Hitler).

cristiane
cristiane

vc esta absolutamente certo em tudo oq escreveu!!!
essa renca de gente aki embaixo mal informada e manipulada por sociologos q nao estao nem aí se recomecar a quebradeira da era FHC, nao vai enxergar oq esta sendo dito! se nao enxergaram ate agora as mudanças dos 8 anos do Lula e o abismo dos 8 anos do FHC, nao vai ser nem em 3 vidas q subirao de patamar. nao subestime a falta de inteligencia de um tucano elitista, ela sempre pode piorar.

Mário SF Alves
Mário SF Alves
Caro, Francisco Boni Neto, Voltei ao Amálgama para agradecer ao médico Leonardo de Souza que generosa e elegantemente disponibilizou meios de mobilização política ao combate à vil campanha da oposição pela retrocesso do Brasil à condição de feudo, de apartheid social e à miséria (a mãe de todas as doenças). Reli os posts e vi que já o havia agradecido. Mas, só aí me dei conta que aqui não era apenas o Leonardo ; vi que havia outros. E tinha você, cara! Você e sua aguerrida, imprescindível e brilhante defesa do ideário “Dilma Presidente”. E aí, meu caro, o que… Leia mais »
Ezio Jose
Ezio Jose

A internet está bra porque meu salário mínimo não é mais 70 dolares.

cristiane
cristiane

CONCORDO EM CAPS LOCK!!!!!!!!!!!!

Lelec/Leonardo de Souza
Caro Jefté, Não vou responder a todos os seus pontos. Dizer que o governo Lula não promoveu a universidade pública é mentira. Os números estão aí: 14 universidades públicas criadas (FHC não criou sequer uma), fora a estrondosa melhoria das condições das universidades brasileiras, com reflexos diretos na pesquisa brasileira, como mostrei no texto. Dizer que o PT é anti-democrático porque exclui do partido quem não apóia o aborto não tem sentido algum. As pessoas se filiam ao PT porque querem e porque concordam com uma série de propostas, aborto inclusive. O PT não é “anti-democrático” por excluir quem não… Leia mais »
Eduardo Figueiredo
Eduardo Figueiredo
Começando pelo fim: a privatização não barateou nada, muito menos a internet! A tecnologia sim é que barateia o acesso e, junto com ela, a concorrência que tanto pode ser entre privado x privado quanto privado x público. Aliás, funciona bem no mundo inteiro. Currículo? José Serra jamais cumpriu um mandato eletivo inteiro! No governo, vendeu tudo o que é capital nacional com financiamento (camarada) no BNDS. Privatizou os lucros e estatizou os prejuízos. A Petrobras faz sua parte. Se o combustível é caro, é por conta dos impostos. Como não se paga imposto de renda no Brasil, ele (imposto,… Leia mais »
Ricardo

Você tem certeza que realmente leu o texto?
Você “não concorda”… Mas você nega elementos que são factuais, e aí, meu caro, não importa muito se você concorda ou não, a não ser que você realmente ache ruim, por exemplo, a expansão do ensino público, algo que você muito equivocadamente negou em seu texto.

Marcus
Marcus
Parabéns Jefte, Avante com sua clareza de opinião e poder de concisão. Falou e disse! Depois de eu perder tanto tempo lendo o Leonardo de Souza e o Francisco Boni Neto, vejo o que de pior esses dois sujeitos, nitidamente inteligentes tem, em comum, com todos os demais amigos PTistas: quando o tópico é muito duro de encarar, eles fogem para o mero contra-ataque. Exatamente, como ocorreu com a menção do Leonardo à Real Politik. Ou o quase um deboche, do primeiro ponto de sua mensagem, sobre o qual Francisco preferiu evitar “acusar o golpe”, e saiu tangiversando para a… Leia mais »
cristiane
cristiane

a corrupcao no governo do fhc nao existiu pq ele comprou todo o congresso pra nao ter cpi meu caro! ou ninguem aki se lembra disso? o fhc nao deixou cpi’s acontecerem!

Andrei
Andrei

Cristine,
… e pq ele comprou também a “inestimável ajuda” da Rede Globo com a renovação do “Proer da Midia”.

zuleica jorgensen
zuleica jorgensen
Amigo, eleição não se ganha com alvoroço. O PSDB que o diga, quando perdeu para o Lula duas vezes seguidas, a segunda depois dos chamados escândalos de 2005. Se você acha que a presença no PT de um cara como Zé Dirceu é ruim, estamos de acordo. Nunca o achei um bom quadro, e depois de tudo que ocorreu tenho certeza de que estava certa. Mas o Zé Dirceu não é o PT. O Partido dos Trabalhadores é muito mais: é Patrus Ananias, é José Eduardo Cardozo, é Marcelo Deda, é Marco Aurélio garcia, é Lula, é Dilma… Não se… Leia mais »
Leo
Leo
não conheço nenhum graduando/doutorando que ganhe 2 mil por mês pra assistir 2 aulas. eu fiz mestrado ganhando 850 reais de uma bolsa que me exigia dedicação exclusiva. hoje as bolsas de mestrado federais tão pagando em torno de R$1200, e ao menos na minha área, nos departamentos sérios, o cara tem que assistir aulas e freqüentar todas as atividades do curso do início ao fim. a gente acaba indo pra universidade quase todo dia. a bolsa de doutorado federal tá em torno de R$1800 e as exigências são as mesmas (repito: ao menos nos departamentos sérios). não voto no… Leia mais »
Nilva
Nilva

Tenho um grande amigo diretor de uma área no HC e orientador de pós-graduação. Eles não tinha grana condições pagar (dois) bolsistas e pediram pra FIESP doar.
Tenho também amigos Coordenadores de Depto. na ECA que me disseram que lá está tudo sucateado, sem professores efetivos para algumas áreas, falta de material didático e alguns
cursos foram extintos. Na Unicamp e Unesp, idem. Dão show onde?
Não é o que os diretores e professores dessas universidades dizem.

Catatau

Func func, cheiro de troll 😉

Catatau

Func func, cheiro de troll 😉 (comentario para jefte)

Ana Chantre
Ana Chantre
Concordo com você, quando diz que a Dilma é fabricada, não posso comentar sobre o caráter de ambos candidatos pois eles não são meus vizinhos ou colegas de trabalho, para que eu possa conviver e analisar as atitudes diárias de ambos. Nós brasileiros esquecemos sempre que em todas eleições há esses episódios ridículos, de boatos, publicações de baixarias diversas, porém todos nós temos passado e todos os políticos tem telhados de vidro, portanto não devemos escolher candidatos por detalhes mundanos e sim por ideologias políticas, com determinação para melhorar a nossa condição de vida, de sustentabilidade. Não votei no LULA,… Leia mais »
Mario Coutinho
Mario Coutinho

Tucano falando de caráter é como Tiririca falando de desenvolvimento sustentável.

Blog de Um Brasileiro
Eu voto no José Serra. Sou um apreciador do AMÁLGAMA e todos que acompanham sabem disso. Mas este texto do Leonardo de Souza foi um dos melhores que já li sobre os candidatos à Presidência da República. Um texto equilibrado, ponderado. Sua habilidade para escrever não o fez esquecer de momentos nebulosos e gloriosos, equilibrando estas duas coisas. (quase me convenceu) Votei no barbudinho toda a minha vida. Quando era criança, no ginásio, já fazia campanha para Lula. Votar no José Serra foi como um rito de passagem. Mas creio que esse é o momento da alternância de poder. Também… Leia mais »
Lelec/Leonardo de Souza
Olá, Obrigado pelos elogios. Não demonizo o FHC, embora assinta que se possa pensar isso a partir do meu texto. FHC fez coisas boas, mas outras ruins também (Paulo Renato talvez tenha sido a pior delas). Eu não pretendia que FHC rompesse com todas as liderenças tradicionais. Citei-o como exemplo para que a oposição atual se lembre de que não se governa este país sem passar por algumas figuras nefastas que, pouco a pouco, vão sendo depuradas da cena nacional. Talvez você se interesse pelo texto que o Celso (NPTO) postou hoje, em que ele faz conjecturas sobre uma possível… Leia mais »
Eduardo Figueiredo
Eduardo Figueiredo
Caro senhor(a) Venha para nosso lado! Além dos motivos citados há muitos outros. Mas o que importa mesmo, é que a vida melhorou para a maioria das pessoas! Isso não é propaganda de partido ou candidato. É algo que está nas ruas. Repare como a oposição evita discutir questões sérias. Joga no time da confusão, da irresponsabilidade. Eu também acho salutar a alternância de poder, contudo, isso deve acontecer do regular para o bom ou do bom para o melhor. Veja um exemplo: no começo desta década, os EUA tinham um presidente e um governo bom, com um candidato (do… Leia mais »
Flávia Tavares
Flávia Tavares
Oi, Brasileiro, Também parabenizo você: desfez a impressão que eu estava tendo sobre os eleitores do Serra. Acho que não preciso explicar qual era. Sobre a “alternância de poder”, o Jorge Furtado escreveu também uma coisa interessante, no site do Casa de cinema. (Pra quem não sabe, o J. Furtado é o diretor daquele famoso documentário, “Ilha das Flores”.): “O sentido da democracia não é a alternância no poder e sim a escolha, pela maioria, da melhor proposta de governo, levando-se em conta o conhecimento que o eleitor tem dos candidatos e seus grupo políticos, o que dizem pretender fazer… Leia mais »
Flavia
Flavia

Flavia, é isso mesmo chara! Temos que nos esforçar pra trazer de volta as ovelhas desgarradas. A alternancia de poder so é valida quando traz beneficios, e no momento atual da politica brasileira os beneficios pro pais so serao possiveis com Dilma!

Thiago
Thiago

Pelo menos um eleitor do Serra que eu respeito.
Dilma para continuar mudando!

zuleica jorgensen
zuleica jorgensen

Brasileiro (não sei seu nome)
Até concordo parcialmente que FHC deu os alicerces. Mas se deu não conseguiu segurá-los e, principalmente, não conseguiu construir nada em cima. Isso foi Lula que fez, não dá pra negar.
Um abraço

Adilson
Adilson

Há vinte anos o PSDB governa São Paulo. Alternância de poder só é boa no âmbito federal?

Diana
Diana

Achei bonito, muito bem intencionado.
Tenho tantos outros fortíssimos motivos para NAO votar em Dilma.
O assistencialismo é incrivel, mas neste caso veio acompanhado de muito, muito , muito roubo e ilegalidade… não me alongarei porque não é este o objetivo do comentário.
Acho necessária a alternância de poder.
Viva a liberdade de expressão e de decisão
parabéns pelo texto
abs,

Ricardo
Diana, você não está errada em questionar as maracutaias do PT: algumas reais, outras plantadas pelo PSDB. O problema é: o Serra é melhor do que isso? E as visões estratégicas? E a política de Estado? O Souza mencionou algo importante: dá para confiar quando o Serra fala em estatização? Caramba, ele está chamando a gente de palhaços. E há algo muito importante a ser avaliado na Era Lula: a fidelidade ao Programa de Governo. Desta vez, foi prometido e muita coisa foi colocada em prática. É fato. Vou de Dilma com tranquilidade, mas torcendo sim para que em 2014… Leia mais »
aline
aline

Espero que vc esteja indo nas manifestações agora em 2013. Nao votei na Dilma. Agora vai lá levar tiro de borracha na testa.

Guilherme Montana

Souza, mil parabéns pelo texto. Impecável. Perfeito.

Abraço!

PS: Recado ao comentarista anterior: democracia não é “alternância de poder”, pura e simples; é escolher quem governa. Quem a gente acredita que fará a diferença, para melhor, para todos. Na própria França, que rechaça medidas monarquistas, não há limite de mandatos para reeleições presidenciais. (Nos EUA, antes do FDR, também não.)

Lelec/Leonardo de Souza

O que eu acho mais interessante é que geralmente os que justificam o voto em Serra pelo argumento da “alternância de poder” são os que há mais de uma década votam Covas/Alckmin/Serra em SP, ou que reelegeram Anastasia, em MG, depois de dois mandatos do Aécio.

Ricardo

Concordo, Souza.
Alternância de poder pura e simplesmente não é benéfico a priori.
Não podemos generalizar, ainda mais no caso do Brasil, que é o país das descontinuidades, das políticas de governo, e não de Estado.
No momento, vou com o PT, com Dilma.
Viva o Brasil!
Obrigado pelo texto! Um presente!

jefte
jefte

meu comentário foi barrado pq? linguagem inapropriada? deveria ser colocada no texto tambem.. eu votei na Marina no primeiro turno

admin
admin

Caro, o comentário estava aguardando moderação.

Francisco

Li o seu texto, votei na Marina no primeiro turno e agora vou votar na Dilma. Estou finalmente convencido.

lizandro
lizandro

O assistencialismo vai continuar mesmo com Serra. Nem um presidente vai abrir mão dos votos que rendem o bolsa familia.

O que não podemos suportar mais é esses casos de corrupção e alianças feitas com corruptos, um presidente defender sarney e apertar a mão de collor.

Uma ministra que coloca uma amiga corrupta para trabalhar com ela e depois tenta abafar o caso, Se Dilma age assim agora como será se eleita presidente?

Francisco Boni Neto
Você não leu o texto. Não é assistencialismo. Prova: Pesquisas realizadas pelo governo federal entre os beneficiários indicaram que o dinheiro recebido é gasto, pela ordem, em comida, material escolar, roupas e sapatos.[23] Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco dentre os beneficários residentes na área rural, inferiu, através de técnicas estatística complexas, que 87% do dinheiro recebido é utilzado para comprar comida.[7] Pesquisas promovidas pelo Banco Mundial indicaram que houve uma significatica redução na exploração do trabalho infantil dentre as crianças beneficiadas pelo Programa Bolsa Família[24] Segundo o Banco Mundial, que apóia o programa, o Bolsa Família é… Leia mais »
Marcus
Marcus
45 itens “marketeira e cuidadosamente” embrulhados contra o Serra! Que disposição, Francisco! Ou será que vc está sendo pago pra isso? Eu achei que o site fosse um fórum de amadores e seus frequentadores, idem. Caso contrário, acho que é covardia. Aliás, numa campanha presidencial de, digamos uns R$400.000.000(milhões de Reais) eu não tô afim de ficar enfrentando marketeiro nem publicitário que esteja levando uma bolada pra criar essa tal “Corrente do Bem”, de ontem ou anteontem na propaganda eleitoral gratuita, nem, tampouco, algum outro que resolva que 45 é pouco e resolva colocar 100 itens mal ajambrados e por… Leia mais »
cristiane
cristiane

EU TENHO RECEBI MUITO MAIS DE 45 EMAILS MARKETEIROS E CUIDADOSAMENTE ELABORADOS PARA DIMINUIR A DILMA EM FAVOR DO SERRA, MENOSPREZANDO A INTELIGENCIA ATE MESMO DE EVANGELICOS. VCS TB ESTAO RECEBENDO POR ISSO? O MAIOR MARKETING DE DESTRUICAO ESTA VINDO DO PSDB! ESSA INTOLERANCIA Q SE OBSERVA EM TODOS OS LUGARES DE DEBATES ENTRE ELEITORES NAO EXISTIA DESSA FORMA ANTES. ESTA VINDO COM O SERRA E A TURMA DO QUANTO PIOR MELHOR. EH ASSIM Q ELE VAI GOVERNAR! INCITANDO CONFUSAO.

Thiago
Thiago
Respeita a opinião do cara. Ele esta só respondendo que a justificativa de não votar no PT por causa de corrupção é totalmente pífia. Porque a corrupção é um problema social e não só do PT. Se essa lógica fosse posta em prática teriamos é mais que votar na Dilma porque o DEM é o partido mais corrupto do Brasil e o PSDB é o terceiro(segudo o próprio TSE, não vou por link porque vcs podem ver no google), se juntar o PT e o PMDB juntos teremos a maior coligação do país mas mesmo assim os casos de corrupção… Leia mais »
Marcus
Marcus
UM RESGATE DA HISTÓRIA DO PT: 1985 – O PT é contra a eleição de Tancredo Neves e expulsa os deputados que votaram nele. 1988 – O PT vota contra a Nova Constituição que mudou o rumo do Brasil. 1989 – O PT defende o não pagamento da dívida brasileira, o que transformaria o Brasil num caloteiro mundial. 1993 – Itamar Franco convoca todos os partidos para um governo de coalizão pelo bem do país. O PT foi contra e não participou. * 1994 – O PT vota contra o Plano Real e diz que a medida é eleitoreira. 1996… Leia mais »
Fernando
Fernando
1) Tancredo Neves foi lançado candidato por ser aceito por grande parte dos militares da ditadura. Na área militar era apoiado Ernesto Geisel. O PT não aceitou Tancredo porque ele estava sendo ‘suportado’ pelos militares psicopatas, não porque ele era um anjo incólume salvador da democracia. 2) O PT não votou contra a nova constituição. Ta usando ácido? O PT foi opositor de alguns artigos. 3) Somente as alas mais radicais de esquerda do PT defendiam o calote. Hoje o PSOL defende isso. 4) Hitler também convocou todos pelo “bem do país”. Convidar todos pelo bem do país numa reuniãozinha… Leia mais »
Lelec/Leonardo de Souza

Um candidato (Serra) telefonou a Gilmar Mendes para que ele tomasse a decisão que o PSDB preferia, no que diz respeito aos documentos necessários à votação: se Serra age assim agora, como será se eleito presidente?

cristiane
cristiane
concordo q muita gente nao deveria mais estar ali nakele meio. mas enfim, a democracia os elege, nao eh mesmo? mas a minha pergunta a vc eh: o serra vai governar sem essas pessoas q apesar de pouco ou nada idoneas possuim ainda muito poder nas maos? nao eh oq ele esta pregando nas propaganda eleitorais dele! ele diz q vai votar com todos os partidos, todos os politicos, para uma uniao pelo brasil. entao, ou ele esta mentindo, ou vcs q o defendem nao entendem oq ele esta dizendo. sera q ter o acm abençoando o fhc q so… Leia mais »
cristiane
cristiane

esse comentario eh pro lizando q esta la em cima sobre as alianças com collor e sarney, mas por algum motivo ficou aki embaixo.

Luciana Nepomuceno

Não vou acrescentar argumentos aos já bem apresentados pelo autor. Só quero recordar que o que caracteriza a democracia é a possibilidade de escolha e não a alternância de poder. Se assim fosse, não precisaríamos votar, era só sortear que partido iria governar a cada 4 anos. EU quero escolher a continuidade.

cristiane
cristiane

EXATAMENTE! SE FOSSE PARA EXISTIR ALTERNANCIA O FHC NAO TERIA COMPRADO A REELEICAO NO CONGRESSO.

Cássia
Cássia

Excelente artigo! Gosto de quem sabe o que está falando e argumenta. O “não gosto e não quero saber” não funciona em lugar algum, especialmente em política. O texto “não foi para mim”, já que votei e votarei novamente em Dilma. Porque eu quero que os milhões de brasileiros que ainda estão na linha de pobreza possam ter a vida digna que merecem.

Um grande abraço.

Ariane
Ariane

Esse é o tipo de texto que todos deveriam ler quando recebessem um daqueles atacando a Dilma, pondera, educado, muito bem escrito.

Augusto de Carvalho
Augusto de Carvalho
Publiquei o seguinte comentário sobre este texto lá no bom blog de origem, o ” A terceira margem do Sena”, que recomendo, e gostaria de reproduzi-lo aqui que foi a minha fonte para conhecer este blog, e assim compartilhar com todos minha visão: “Bom e bem escrito texto! Parabéns! Mas, gostaria de discordar da parte realtiva à corrupção. Ao contrário do que afirma acredito que o Governo Lula combateu, e muito, a corrupção. Basta ver as ações e o números da PF e da Contoladoria Geral da União em comparação com a gestão anterior. Chega a se ridículo. Lula realizou… Leia mais »
Enoisa Veras
Enoisa Veras

Leonardo, parabéns pelo excelente texto! Ele explica direitinho porque meu voto foi e continua sendo Dilma. Como servidora de uma universidade pública há 30 anos, percebi que vc descreveu, de forma corretíssima, a gestão voltada para as IES dos nefastos FHC/Paulo Renato. Mais uma vez, parabéns!

Graziela
SEU TEXTO É TOTALMENTE FORA DA REALIDADE DO BRASIL! O que deu inicio a inclusão de pessoas pobres a classe média foi a estabilização da moeda meu amigo, criada pelo Itamar e FHC e herdada pelo queridinho LULA DO BRASIL! Lula deu continuidade a essa inclusão com programas de distribuição de renda, mas sem educação de qualidade para os pobres o Brasil pode perder sua grande chance de crescer! O governo FHC deu um salto extraordinário universalizando o ensino fundamental, o passo seguinte seria o ensino médio, que não foi universalizado pelo governo LULA. E vc ainda fala em continuidade… Leia mais »
Francisco Boni Neto
ERRADO. Bolsa-escola de FHC chegou a beneficiar mais de 5 milhões de famílias em todo o Brasil, enquanto o Bolsa Família do Lula beneficia 45 milhões de pessoas. O Bolsa-escola foi implementado por Cristovam Buarque no ano de 1995, quando era governador do Distrito Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o programa assegurava um salário mínimo a cada família carente que tivesse todas as suas crianças entre 7 e 14 anos matriculadas na escola pública. O programa Bolsa Escola federal foi implementado em 2001 pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. Na realidade, o idealizador do projeto de ajuda direta foi… Leia mais »
graziela

Nossa vc precisa ser mais objetivo! Vc entendeu o que eu escrevi?
vc deu uma olhada no link: http://pt-br.governobrasil.wikia.com/wiki/Governo_Brasil_Wiki

Francisco Boni Neto

Prefiro esse site, com recortes de revistas e jornais (Época, Exame) que são muito mais confiáveis: http://lulavsfhc.tumblr.com/

Ou até esse, que é muito mais completo: http://brasilfatosedados.wordpress.com/

Leo
Leo

Caro Francisco, desde quando dados do IBGE são menos confiáveis do que matérias de jornais e revistas? Os dados desse link que a Graziela postou são todos baseados em estatísticas reais do banco de dados do próprio governo. Convenhamos, né!

Herberth Amaral

Querem comparar governos? Então comparem com dados reais! http://pt-br.governobrasil.wikia.com/wiki/Governo_Brasil_Wiki

Augusto de Carvalho
Augusto de Carvalho

Srs,

vejam outras análises com gráficos evolutivos e de 1986 -2010, entre os governos desta época e nos aspectos mais relevantes ebaseado em dados de institutos oficiais. Tem que se comparar no mesmo período, ou fazer média anual mas no período todo:

https://brasilfatosedados.wordpress.com/

obs: – FHC começou o governo dele em 1995. Dados de 1994 são relativos ao governo Itamar. Isto mostra já mostra um erro grave nesta avaliação e o que distorce muito os comparativos.

Abcs,

Elessandro
Elessandro

Cara vc é louco. Seu embasamento é confuso como os programas de Dilma. Vc devia dizer simplesmente vote em Dilma porque embora ela nunca tenha tido um mandato legislativo ela tem collor a seu lado que a ensinara bem. Torço pela Dilma, por Maluf e por Tiririca.

Lelec/Leonardo de Souza

Puxa, seu comentário desconstruiu um a um os meus argumentos, hein? Parabéns, cara, continue assim.

PS: Da próxima vez, peça ao Tio Rei para fazer um “vermelho-e-azul” com meu texto.

Graziela

Pois é Herberth..

entrei no link e comparei… agora é capaz deles não acreditarem nas informações e arrumarem um monte de disculpas para justificar os dados.

Augusto de Carvalho
Augusto de Carvalho

Srs,

vejam outras análises com gráficos evolutivos e de 1986 -2010, entre os governos desta época e nos aspectos mais relevantes ebaseado em dados de institutos oficiais. Tem que se comparar no mesmo período, ou fazer média anual mas no período todo:

https://brasilfatosedados.wordpress.com/

obs: – FHC começou o governo dele em 1995. Dados de 1994 são relativos ao governo Itamar. Isto mostra já mostra um erro grave nesta avaliação e o que distorce muito os comparativos.

Abcs,

Francisco Boni Neto

O que está errado na análise? Prove.

Graziela

Boni,

Prove que as denuncias da casa civil são falsas! Vc consegue…

Francisco Boni Neto

Amiga, quando eu disse que as denuncias de lobby na casa civil são falsas? Nunca. Você tá delirando.

Augusto de Carvalho
Augusto de Carvalho
Francisco, um pequeno e didático exemplo: – os caras comparam o desemprego dos dois governos da seguinte maneira: . último mês do governo FHC: dez/2002 com dezembro de 2008: O desemprego se compara pelo desemprego médio do ano, fazendo-se uma média de todos os meses. Nâo por um mês e logo dezembro: historicamente o mês de dezembro é o de menor desemprego em várias décadas, pois contrata-se muitos temporários. E como durante muitos anos o desemprego em Dez. ficou em torno de 7%, subindo logo depois aos patamares normais, qundo são demitidos os temporários, vc evidentemente mascara os números, pois… Leia mais »
Francisco Boni Neto

Abraços Augusto. Bem desconfiei que os links e os dados daquela wiki eram tendenciosos.

Augusto de Carvalho
Augusto de Carvalho

Pessoal do Amálgama,

escrevi aqui, este mesmo espaço, uma resposta solicitada pelo Francisco Boni aí acima, com argumentações técncas,sérias e fundamentadas e de longa elaboração. Acredito que é de grande valia para todos refletirem e se informarem por outras fontes.

O mesmo não foi publicado. É de livre arbítiro seus, mas acredito que este espaço seja sério e de debate, pois não posso acreditar em censura política, pois todos os termos usados foram respeitosos e técnicos. Gostaria de solicitar novamente a publicação deste texto e foi postado aqui em torno de 11:00 hs.

Abc.

Abcs

admin
admin

Prezado, devido ao excesso de links, o comentário foi parar na caixa de spam, mas já o liberei.

Leo
Leo

os dados de 1994 mostram o efeito imediato do Plano Real, obra do FHC e na época crucificado e reprovado pelo PT. os dados do link postado pela Graziela são do IBGE. de onde são os dados desse site que você recomenda, Augusto? não encontrei as fontes.

Eline
Eline
Pra mim essas eleições têm sido uma das mais difíceis que o país já enfrentou, pelo menos das que participei ativamente, tá bem difícil pra mim conseguir escolher entre os candidatos. De um lado temos a Dilma cujo passado não ajuda muito e do outro o José Serra que já deixou escapar em entrevistas e debates comentários que me preocupam e também a linha do partido que ele segue não me agrada… Já li vários textos de ambos os lados e todos eles com argumentos realmente muito bons quando a questão é “Não Votar em…” o que me tortura ainda… Leia mais »
Thom
Thom

A primeira opinião que congrui com a minha…

cristiane
cristiane
eline, nao estavamos ativos nakela epoca (eu quase estava rsrs) mas dentro de um regime militar nao eh dificil imaginar oq se precisa fazer para ser ouvido. nao defendo armas e talz mas sei q com a ditadura nao se dialoga. oq acusam a dilma de fazer, o serra e o fhc tb fizeram, so q sairam correndo para nao enfrentar os militares enquanto ela ficou. as acusaçoes sobre ter matado nao sei quem, foram levantadas por um coronel ou general q foi ate afastado pelo proprio exercito pq ja esta gagá e rabugento ate mesmo para a rigidez do… Leia mais »
Carlos Augusto
Carlos Augusto

PURA TERGIVERSAÇÃO , CARO PETISTA . Não justifica roubos , incompetencia e mentiras .ACORDA BRASIL

Lelec/Leonardo de Souza

Pessoal, vamos acordar, ‘tá na hora de sair da cama, tem gente pedindo!

Jorge Arruda
Jorge Arruda

Gostou do “TERGIVERSAR” né companeiro… Pergunta ao Serra e ao Brindeiro sobre o “gavetão” com os 800 processos contra os quadrilheiros de FHC. E quanto ele pagou e chantageou para se reeleger?

Trezentos
Trezentos
Eu achei o texto original que motivou todos os comentários muito bom, ponderado, apresentou seus argumentos de forma clara e até foi um dos poucos a assumir de fato algumas coisas que a maioria da turma apoiadora do PT só tergiversa. Não me convenceu a mudar o meu voto, contudo, porque em momento algum respondeu à minha principal inquietação para mudar de voto agora, depois de votar no PT em todas as eleições desde 1989: o combate à corrupção. Brandir os casos do PSDB (serei justo, o texto original do Leonardo continua ponderado nesse ponto, quem brande grosseiramente e cinicamente… Leia mais »
Francisco Boni Neto
Você chora o fato do PT não te representar mais, porque Jesus não está mais ao lado do partido e ele foi manchado por corrupção. Você votou no PV? O PV tem casos de corrupção, apenas não cresceu o suficiente para ser contaminado suficiente por ela. O PSOL tem candidatura barrada pelo Ficha Limpa. Nenhum partido do universo vai te representar porque você é purista que não entende a realpolitik e vai jogar seu voto no lixo, decidindo por uma posição quase metafísica de votar nulo, como se realmente não existisse uma solução menos pior. Era sensato você votar no… Leia mais »
Trezentos
Trezentos
Conforme eu havia antecipado… Menino boninho, conheço muito bem o jargão (filo)sofista que você sacode para tentar intimidar (jargão que cai por terra quando sua piadinha da “pílula vermelha” revela quais são as reais fontes de sua formação intelectual). Como eu disse, ao fazer o elogio do texto do Leonardo: ele era muito bem escrito e pertinente, mas não tocava em um ponto que para mim era crucial. Em vez de partir para o debate de ideias, você preferiu um ataque pessoal a alguém que nem conhece – não deixa de ser uma contradição – ou no mínimo uma estultice… Leia mais »
cristiane
cristiane
acredito q aki nos metemos todos para expor opinioes. se fosse para ficarmos calados nao estariamos aki. entao oq o menino esta querendo eh defender o ponto de vista dele como ocorre com cada um aki. e discutir politica nao eh ataque. so se sente atacado quem nao aceita opiniao, portanto, talvez vc tb nao aceite a dele. enfim, sobre corrupcoes era oq eu keria falar. como ja disse em comentarios acima, nao acho q alguns politicos deveriam estar la, mas enfim a democracia os elege. mas nao existe governante nesse mundo q conseguiria governar sem alianças. alias, o proprio… Leia mais »
Ricardo
Voto no PT ainda, meu caro “Trezentos”… Na Dilma, enfim. Entretanto, tenho que confessar que tua crítica é muito lúcida e nos faz, ao menos, refletir, e desejar que consigamos uma superação. Será possível? Não sei. Somos covardes por de repente não anularmos nossos votos? Não sei também. Maior certeza de todas é que, de modo algum, consigo votar no Serra ou no PSDB. É muita maldade, mais do que só a corrupção. Acompanho tua reflexão quando dizes que ele não te representa. Enfim… Foi um comentário inútil o que eu fiz (sic). Talvez apenas um elogio e uma celebração… Leia mais »
Trezentos
Trezentos
Oi, Ricardo, bom dia. Entendo que você vote no PT, entendo também os motivos que o impedem de votar no Serra e em seu partido, são em parte os mesmos meus. Também não entrei neste site para mudar o voto de ninguém ou procurar converter a massa. Não condeno quem faz sua opção convencido por suas razões intelectuais, políticas ou éticas, tanto que achei ótimo o texto do Leonardo. Tão bom que apenas quis dividir os motivos pelos quais o texto, apesar de suas excelentes qualidades, não havia me comovido ou me iluminado ao ponto de me convencer. Também não… Leia mais »
Leonardo de Souza/Lelec
Oi Trezentos, Obrigado pelos seus comentários e pelos seus elogios ao meu texto. Entendo sua posição. Também não considero o voto nulo um voto covarde: ainda mais vindo de uma pessoa como você, que não se furta ao debate aberto. Concordo que precisamos de debate e, infelizmente, os dois candidatos e a mídia se recusaram a isso durante boa parte da campanha. Hoje estão preocupados em posar de religiosos. E, no último debate, a primeira pergunta do Serra foi se a Dilma acreditava em Deus… Isso tudo não é bom, porque acho que ambos têm boas idéias que merecem ser… Leia mais »
Jorge Arruda
Jorge Arruda

Porrada neles Murilo…. (FHC, SERRA)….

Jorge Arruda
Jorge Arruda

Gostou do “TERGIVERSAR” né companeiro… Pergunta ao Serra e ao Brindeiro sobre o “gavetão” com os 800 processos contra os quadrilheiros de FHC. E quanto ele pagou e chantageou para se reeleger?

Alexia Moreno
Alexia Moreno
É muito fácil falar de projetos que foram do Governo Lula e que realmente deram certo. Mas devemos lembrar que foi o governo Lula e que ao votarmos, não é Lula que estaremos elegendo e sim Dilma. Me diga agora, quais são os feitos de Dilma Roussef? Qual a experiencia que ela traz de candituras ou mandatos? Devemos lembra que diferente do que ocorre em outros paises, em que ao votar em qualquer caditado de um determinado partido você ja sabe quais as ideologias e propostas dele, aqui não é o partido que vai a frente, não os democratas ou… Leia mais »
Francisco Boni Neto

Não há evidências de que Dilma participou de sequestros. Serra participou da AP, Ação Popular, movimento guerrilheiro marxista católico. Basta olhar no google, há bastante referências. A AP também fez atendados e matou pessoas. O fato é que tanto Dilma e Serra não pegaram em armas, faziam apenas ‘política’ por trás dos grupos que participavam.

Didi
Didi

D. Alexia
A senhora acredita que o Serra é limpo?
Acredita em que mais? Papai Noel? Coelhinho da páscoa? Saci Pererê?
Posso lhe sugerir algumas leituras: Branca de neve, Cachinhos Dourados… São todas ótimas

Lise
Leonardo, parabéns pelo texto, que coloca de forma respeitosa a sua opinião, e as comprova (links) o que é importante. Li todos os comentários acima e respeito o voto livre de cada um, mas gostaria de me dirigir especialmente aos ex-eleitores do PT. O motivo apresentado por vocês (corrupção) pra mudar de lado não se sustenta. Historicamente, a oposição (Serra, FHC, PSDB, DEM e cia) também esteve envolvida em diversos escândalos de corrupção muito bem colocados pelo Francisco Boni Neto acima, mas esquecidos pela maioria. O próprio candidato Serra é réu em 17 processos, desde improbidade adm, calúnia e difamação,… Leia mais »
Graziela

Lise,

Muito interessante suas acusações contra o Serra, mas eu acredito que se isto fosse realmente verdade o PT não perderia tempo em usá-las contra o seu adversário, concorda?

Didi
Didi

Graziela,
Quem está se carcterizando pelo jogo sujo, rasteiro e, no mais das vezes anônimo é a candidatura Serra.
Não confunda as práticas de uma e de outra.

Graziela

Didi,

Esta é a sua opinião e não a minha.

Respeite.

cristiane
cristiane

estamos todos respeitando e argumentando aki. quem nao aceita a opiniao do outro eh quem nao esta respeitando. esse eh um site de discusao. quem nao esta preparado para isso nao entre. eu nunca vi em toda a minha vida (q nao eh curta) uma eleicao com tanta rivalidade e tanto odio. e isso vem das manipulacoes do psdb em boatos e intrigas. ele esta usando a fragilidade das pessoas como religiao, aborto e estudante via google para incutir o odio dentro desse pais. e como ele vai ” governar com uniao pelo pais” dessa forma?

Graziela
Cristiane, Me poupe! neste site as pessoas falam o que pensam e eu não fiz diferente de ninguém respondendo da minha maneira ao amigo Didi. Foi uma maneira minha de expressar a resposta dele. Não é questão de estar preparado ou não para discutir em um site como este. Na minha opinião estas discursões para provar que um é melhor que o outro não muda muito coisa, o melhor mesmo são os debates que mostram sem contes quem está mais preparado para governar o PAÍS(e não uma empresa de fundo de quintal). O MEU VOTO É DO SERRA, mas se… Leia mais »
Thom
Thom

Minha opinião é mais próxima do comentário que fiz reply. Votei na Marina. Mas o desempate de agora é o mesmo do início das eleições: eu valorizo a vida, acima de tudo. E NÃO estou falando dessa baboseira sobre aborto veiculada na mídia porque isso é lixo de ambos os lados (como 98% das duas campanhas). Estou falando que a Dilma participou de um sequestro e uma guerrilha. Atirou em pessoas. E isso é inadmissível para mim. Ainda mais para quem quer meu voto para presidente.
Thom

Francisco Boni Neto

Não há evidências de que Dilma participou de sequestros. Serra participou da AP, Ação Popular, movimento guerrilheiro marxista católico. Basta olhar no google, há bastante referências. A AP também fez atendados e matou pessoas. O fato é que tanto Dilma e Serra não pegaram em armas, faziam apenas ‘política’ por trás dos grupos que participavam.

lol
lol

As evidências dos crimes da Dilma na epoca da ditadura existem, mas não estão deixando abrir o arquivo em público…não sei por que…

Francisco Boni Neto

As evidências de que anônimo “lol” estupra crianças existem, mas estão em outro lugar… O ônus da prova é de quem afirma. Afirmar que “existe” mas “deixam” escondido é um contrasenso da lógica e dos pilares da civilização: quem afirma é quem precisa dar provas. Dizer que existe porque “acha” que boatos são verdadeiros? Prefiro dizer que é verdade que você estupra crianças porque os boatos na internet são verdadeiros.

lol
lol

http://www.youtube.com/watch?v=iW6NEY-Lp_g

É, a sua ideia de que eu sou um estuprador me tocou, estou dando risada.

Henrique
Henrique

Não precisa provar que a Dilma sequestrou. Basta falar quem.

Então. Quam a Dilma sequestrou? Diz aí.

cristiane
cristiane
essas acusacoes foram feitas por um ex coronel ou general. e sao afirmacoes da epoca da ditadura. ja comentei bastante acima sobre esse ponto da ditadura. mas oq acho bom reafirmar eh q esse proprio militar foi afastado do exercito pq nem eles mesmos, com toda rigidez e posicionamento de direita possuem os mesmos pensamentos q esse senhor gagá e rabugento. estao pagando pra ele nao aparecer no exercito e ficar na casa dele. enfim.. nao eh a mesma coisa ser julgado e condenado pela justiça e ser acusado pela ditadura! vamos nos situar gente! quem foi exilado, saiu pra… Leia mais »
trackback

[…] texto/figura vieramo diretamente daqui por Leonardo de Souza * – Você não votou na Dilma no primeiro turno. Também não pretende votar […]

Eduardo Figueiredo
Eduardo Figueiredo
Não há o que retocar no texto do Leonardo. Eu também trabalho em uma Universidade Federal, a UFMS. Nela vivi os 8 anos de FHC e os quase 8 de Lula. Durante os anos de FHC era recorrente a circulação de factoides (ou não), geralmente oriundos do MEC, ou do então ministério da infra-estrutura, sobre mudanças nas universidades, que retirariam as IPES do âmbito do estado para torna-las “associações comunitárias” e outras assim. Isso não vingou, naturalmente, mas tivemos programas de demissões voluntários e vivemos os oito anos com pouquíssimos concursos. Creio que menos de 60 professores foram contratados nesse… Leia mais »
Lelec/Leonardo de Souza

Caro Eduardo,
Muito obrigado pelo seu testemunho, que é bastante precioso.
Força aí, sempre.
Abraço

Bruno Dario
Bruno Dario

É discrepante a qualidade dos argumentos e do nível dos comentários dos que tentam defender a candidatura de José Serra e dos que defendem a candidata do PT. Os argumentos dos tucanos sempre vem acompanhados de “invenções” e frases desconexas, chegaria a ser cômico se não fosse trágico. Parabéns pela qualidade do texto, trouxe à tona argumentos muito bem estruturados.

lol
lol

Mais desconexos que a Dilma se pronunciando nos debates? Impossível.

Henrique
Henrique

Que pelo menos bota dados e programas na mesa. Não tergiversa nem pergunta: “Você acredita em Deus?”…

lol
lol

E precisa perguntar coisas desse tipo para ela? Tanto Serra como Dilma viraram os candidatos mais religiosos do brasil nas ultimas semanas….claro que nenhum interesse em votos, nunca.

E sobre dados, acho que já comentaram aqui, são do governo do Lula e não dela, ela não é o Lula. A unica proposta dela é continuar o que o Lula fez (mesma coisa que o Serra promete por sinal), ambos fazem a mesma coisa, muda apenas o nome jogadores e dos amiguinhos corruptos.

Joana
Joana
Eduardo, obrigada pelas informações e maneira de expô-las. Se todos se colocassem dessa forma, teríamos debates mais proveitosos. Infelizmente, nem os candidatos à presidência tem a decência de debater o futuro do nosso país com dignidade e respeito aos brasileiros. Nesse momento assisto ao debate e me envergonho do que vejo, dos dois lados. Infelizmente o jogo é tão sujo e tenho que concordar com o “lol”.. muda apenas o nome dos jogadores e dos amigos corruptos.. é muito triste.. a proporção que tomou o debate em torno do aborto e da religião e como ela tem sido abordada me… Leia mais »
Radical Livre
Radical Livre

Verdade, amigo…. Ela nem tem noção da confusão mental que demonstra!

Passolargo
Passolargo
Este foi um dos melhores textos em defesa da candidatura de Dilma que já vi. Quanto ao fato de defenderem altos conceitos morais condenando a Dilma por ter “pego em armas”, “sequestrado”, “ter dado tiros”, digo que os eleitores de Dilma nem deveriam se dar ao trabalho de responder. Quem lutou contra a ditadura, pegando em armas ou não, para mim é um herói! Sempre foi e sempre será! Condená-los não só é uma grande inversão de valores, mas também é uma grande ingratidão. Eu vi relatos de mulheres torturadas, destruídas por dentro. Em pensar que Dilma passou por aquilo… Leia mais »
lol
lol

Um erro justificando outro é complicado de considerar como moralmente certo, não acha? Ladrão que rouba de ladrão não o faz menos errado.

Bárbara
Bárbara
Mas aqui não se trata de um erro justificando o outro, trata-se? Ela não estava meramente “roubando” da ditadura, ela estava LUTANDO CONTRA a ditadura. Só para continuar com a analogia do ladrão: não só auto-defesa não é crime, como prender um ladrão até que a polícia chegue não é considerado seqüestro. Do mesmo jeito, lutar contra uma ditadura que inviabilizou todos os meios lícitos de oposição (preciso citar? Censura, que não foi só à imprensa; e a existência de só um partido de oposição, o MDB, que era composto apenas daqueles que os militares achavam aceitáveis) não é errado.… Leia mais »
Francisco Boni Neto
Amigo, os militares romperam a ordem constitucional. Com o rompimento da ordem constitucional deram a desculpa que estavam protegendo o país. O resultado você já sabe. Gente estuprada, morta, desaparecida e ataques fake/de mentira usando a máquina do estado pra fazer a autoria colar em alvos. Os comunistas de guerillha eram combatidos desde a década de 30, sem rompimento constitucional algum, sem delegado estuprando ou torturando a sua filha em busca de “informações pelo bem maior do País”. É preciso ser muito idiota de querer comparar os sociopatas do governo militar, com o aparato imenso do Estado, com os assaltantes… Leia mais »
Passolargo
Passolargo

Complicado mesmo é seu juízo de valor onde arriscar a própria vida contra um regime ditatorial é um erro e igualmente desqualificável…Já que você é tão virtuoso, entre pra igreja e vá pregar para os pobres não se rebelarem pois esta é a vontade de Deus.

Passolargo
Passolargo

Para lol…

como eu disse acima, é deprimente. Obrigado por exemplificar meu ponto de vista.

Luciana
Luciana

Vale a pena ver o texto: Presidente da Petrobras responde o presidente da Agência Nacional de Petróleo no governo FHC: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/

Amanda
Amanda

Existe o voto nulo, pra vc, que não sabe oq fazer.

Carlos Zamorra
Carlos Zamorra
E foram os cara-pintada que derubaram Collor; Sarney e Tancredo eram a favor das diretas não por um projeto de poder e sim por idealismo;Os Banqueiros não ficaram mais ricos com FHC/SERRA e ainda mais ricos com Lula/Dilma e o escândalo dos cartões corporativos do PT não deu em nada não porque o PT ameaçou investigar o uso dos mesmos cartões no governo FHC. Acorda gente!! Moro em São Paulo, e durante o governo Lula as “Elites” que tinham no governo FHC helicópteros, automobilísticamente falando “Omega” passaram a possuir ” Ferraris”. Estou com nojo de ter que escolher entre dois… Leia mais »
Francisco Boni Neto

Durante os 8 anos do governo Lula os mais ricos cresceram 1%. Mesma taxa do governo FHC. Os bancos públicos no governo Lula custearam, de maneira subsidiada, investimentos em infra-estrutura e liberação de crédito. Houve distribuição de renda e ascenção social: entre 2003 e 2008, foram 21 milhões de brasileiros que deixaram a miséria e outros 32 milhões que ascenderam à classe média. Portanto, obviamente com a economia aquecida os mais ricos ficaram ricos. Mas em compensação os mais pobres ganharam mais dignidade com possibilidade real de ascenção.

Larissa
Larissa
Antes de tudo, excelente texto. Não quer desistir da medcina e tentar Ciência Política, não? Estamos precisando… Bom, alguns links informativamos seguem. Pra quem falou que houve corrupção na Casa Civil: http://www.abril.com.br/noticias/brasil/cgu-conclui-quatro-investigacoes-caso-erenice-nao-ve-irregularidades-601059.shtml A mordaça midiática do PSDB: http://www.viomundo.com.br/politica/duas-visoes-de-um-mesmo-fato.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter O crescimento econômico do Nordeste (não é assistencialismo, é investimento): http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101010/not_imp623016,0.php E o aborto na campanha do Serra: http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/coordenadora-da-campanha-de-serra-na-internet-soninha-defende-aborto-20101009.html Ah, no vídeo acima, onde a Dilma fala sobre aborto: ela está defendendo a descriminalização, não a legalização (espero que ela entenda a diferença). Atualmente ela tem dado uns passos atrás por causa da incapacidade política dos cristãos brasileiros. Respeito seu direito de… Leia mais »
Leonardo de Souza/Lelec

Cara Larissa,

Obrigado pelas suas palavras. Não tenho talento para cientista político. Se largar a medicina, morro de fome. Sou apenas um eleitor que tenta se informar e tomar a melhor decisão segundo os dados que me são disponíveis.
Abraço.

Graziela

Boni,

Já que vc tem tantos argumentos para justificar toda a trajetória do PT, justifique então os escandalos da casa Civil.

Marcus
Marcus
Acho muito simplista esse texto, obviamente escrito por um petista. Parece que Lulla (agora companheiro do Collor) encontrou um Brasil quebrado e com inflação de três dígitos, mas quem encontriou o Brasil assim foi o FHC. O Plano Real foi o alicerce para todas as conquistas do governo Lulla, mas esquecem que o Lulla foi radicalmente contra esse plano, mostrando que não entende nada de economia. Sua equipe, com muita inteligência, abraçou o Plano Real e o plano econômico do FHC e fez conquistas na área social. É exatamente isso que esperamos do Serra: continue os programas sociais do Lulla,… Leia mais »
Lelec/Leonardo de Souza
Caro Marcus, Dois comentários sobre sua mensagem. O primeiro é que não sou filiado ao PT. Nunca fiz militância partidária. Meus votos não são necessariamente petistas. Já votei em um bocado de partidos (inclusive FHC, Aécio), exceção ao PFL e à sua versão mais nova. Minha opção nesta eleição em curso se dá apenas por reconhecer que a era Lula deixou um inegável legado social a este país de famintos, além de ter recuperado a universidade e outras coisas que pus no texto, as quais há um conjunto de evidências que me parece consistente. Concordo inteiramente com você sobre os… Leia mais »
Graziela

VC É O CARA!! Parabéns.

Didi
Didi

Pingos nos “is”
Quem recebeu o Brasil assim, foi o Itamar.
Por favor, isso não tira o mérito do FHC em ter sugerido o tal plano Real feito por seus parceiros, pois ele mesmo não entende nada de economia.
Porém, nos oito anos de governo, ele mais detonou o que havia cobstruído do que melhorou e entregou sim para o Lula um Brasil quebrado, devedor, doente e subserviente. Portanto, os méritos pelas conquistas sociais são do Lula e não do FHC.
O, Marcus, não me venha com xurumelas!!!

cristiane
cristiane

concordo com vc! e ainda acrescento no fato dos votos da marina: eu ouvi falar em desenvolvimento sustentavel no governo lula. antes disso, nada. alias o fhc abriu as pernas.. digo.. as portas para os estrangeiros usarem e abusarem a nossa amazonia. por mais q um pais precise se globalizar q eram os argumentos do fhc, ele precisa ter oq eh seu e isso ele nao apenas nao conservou mas minou. a marina e o desenvolvimento sustentavel so teve voz com o lula e agora me veem com a possibilidade de apoio a serra? pra mim esta faltando coerencia nisso.

Ferreiro

Eu não defendo nem Serra, nem Dilma. Mas para nível de comparação gosto de me basear em dados, de preferência de fontes que sejam minimamente confiáveis, como IBGE e Banco Central.

Eu acho que números dizem mais que qualquer argumento. Segue o link para uma comparação de números dos últimos dois presidentes.

http://pt-br.governobrasil.wikia.com/wiki/Governo_Brasil_Wiki

Julio
Julio

É com esses gráficos, acaba bastante com toda a moral de que o governo do Lula é tão superior assim ao do FHC. Épocas diferentes, crises econômicas diferentes, passados econômicos de outros governos diferentes e necessidades de urgência diferentes.
Não que o Serra ou Dilma sejam uma boa opção, pois ambos tem seus probleminhas com corrupção.

Ferreiro

Exatamente, Julio.

Fica-se nesse clima de que um lado é o salvador da pátria e que o outro é o satanás, sendo que os dois partidos usam as mesmas acusações entre si. Um lado fala de mensalão, o outro do escândalo das ambulâncias; um fala de desvio no governo do estado X o outro rebate que no estado Y é pior. O fato é que estão todos chafurdando na mesma lama. Defender um lado ou o outro é compactuar com suas falhas, sempre alegando que a falcatura do vizinho é pior.

Lelec/Leonardo de Souza

Oi Ferreiro,

Eu concordo com você. Não há verdadeiro debate político quando o mesmo se restringe à sórdida comparação de “quem roubou mais”. É andar em círculos e não leva a conclusão alguma. Minha referência no texto à corrupção no PSDB foi apenas para sublinhar o que você diz: os dois lados chafurdam na lama.
O que não suporto é um lado (qualquer um) querer posar de moralmente superior, coisa que gente como o Reinaldo Azevedo alimenta. Como se diz por aí, “não há virgem na zona”.

cristiane
cristiane

ahahahahahaah… essas aspas finais foram otimas!

Augusto de Carvalho
Augusto de Carvalho
Ferrero, segue outro link e para comparação de todos os governos entre 1985 e 2010: https://brasilfatosedados.wordpress.com/ Ah e cuidado com este link que vc indicou aí. Veja um exemplo, que justifiquei para o Francisco aí acima: – os caras comparam, maldosamente, o desemprego de 2002 com dez de 2008 para comparar desmpregos de governos. Tem base? É sério? – isto é feito pelo desemprego médio do ano, pois o emprego varia muito durante o ano e é menor e igual em Dezembro por causa dos temporários, ficando em trono de 7%% para depois subir muito. Veja mais detalhes na resposta… Leia mais »
Ferreiro
Augusto, Como eu disse, prefiro acreditar em dados coletados por órgãos oficiais, especializados na coleta e tabulação de dados. Infelizmente esse link que você passou não traz as fontes das informações, de modo que deixa dúvidas quanto a sua precisão. Um exemplo: Na tabela que compara o PIB per capita, os valores referentes à média em dólar não batem com os do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) Na tabela consta: FHC (1995): US$ 4.220 e Lula (2010): US$6.450 Enquanto o site do IPEA traz: FHC (1995): US$ 6.750 e Lula (2009, pois 2010 não está disponível): US$ 8.220 Esse… Leia mais »
Augusto de Carvalho
Augusto de Carvalho
Ferreiro, obrigado pelos comentários e contribuições ao debate sério, mas estes dados estão corretos. Estou afirmando isto pois sou o rensponsável pelo Blog Brasil – Fatos e Dados, e foi eu que compilei os dados e elaborei os gráficos. Vejamos: em relação ao gráfico “PIB per capita em dólar: 1995 -2010”, os dados compilados são do Banco Central que usa a seguinte metodologia: – PIB do país do ano, dólar médio do ano e população estimada do país naquele ano. Portanto este método analisa exclusivamente a capacidade de compra da população em dólar naquele ano específico, e que pode se… Leia mais »
Felipe
Felipe

excelente… Estatística é um negócio perigoso… parabéns ao Augusto pelos esclarecimentos… Conselho aos colegas procurar debater/ler artigos de cientistas políticos e economistas para melhor se informarem acerca da candidatura que mais lhe agrada(eles vivem para estudar isso). Voto Dilma e ela já ganhou. Rs! parabéns pelo artigo e parabéns aos autores dos comentarios pelo debate!

Fernando Soares
Fernando Soares

Só uma pergunta: Se o governo do PT é tão bom assim, porque tantas tentativas de “regulamentar” (calar) a imprensa? Desde a ditadura não se vê tantas tentativas assim.

Lelec/Leonardo de Souza

É mesmo, a censura petista não está poupando ninguém mesmo. Já viu as capas das últimas Vejas e o blog de um tal de Tio Rei? Está tudo censurado, um absurdo, eles são obrigados a só falarem coisas boas do PT.
A censura é tão eficiente que acho que o Beto Richa andou passando know-how pro PT. De censura o Beto Richa entende, ah se entende.

alexandre
alexandre

Vários países possuem regulamentação – não é você mesmo que mostra isso?, ou li em outro lugar? E por outro lado, há muitos anos os estudantes de Comunicação Social produzem reflexões muito interessantes a respeito da desigualdade na distribuição das propriedades dos meios de comunicação no país. Sugiro leitura dos estudos de Venício A. Lima – foi professor da UnB – e sugiro que procures o INTERVOZES. Todos trabalhos sérios, nada de “lero-lero” tirado de vejas e folhas…

Lelec/Leonardo de Souza

Acho que você não entendeu a ironia…

José
José
É um texto interessante. Concordo com muita coisa. Entretanto, lamento que as eleições tenham se tornado uma escolha entre o “menos pior”. No final me parece tudo errado! Temos um sistema onde o Presidente não manda nada sem o Congresso. E enquanto as eleições presidenciais desandam para debates “menores” como o aborto… que nem depende de fato do presidente… ninguem se preocupa com a composição da casa legislativa. Marina e Serra dizem que podem governar com os “bons” do Congresso. Mas o que se viu é que quem tenta se impor ao Congresso, como o Collor, acaba caindo. Os Presidentes… Leia mais »
João
João

Excelente artigo! Temo que levar o debate para o campo político, não para o preconceito e intolerância.

Arnaldo Baptista Jr.
Arnaldo Baptista Jr.
O PT, mais cedo ou mais tarde – e tudo indica que será no governo da Dilma se a mesma ganhar e isto está bem possível hoje – irá mostrar as suas garras. A sua verdadeira face que é a de um partido de esquerda, marxista, totalitário, que não admite outras ideologias. Em assim sendo, irá ressuscitar o Zé Dirceu, o Genoino, etc.etc.etc.e, estando já o Estado Brasileiro devidamente aparelhado nestes oito anos, o Congresso todo tomado com o auxilio do PMDB, – que dá pra quem paga mais – irá efetivar seu grande sonho que é integrar o grupo… Leia mais »
Lelec/Leonardo de Souza

Caro Arnaldo,

Li com atenção seu comentário. Estou inteiramente disposto a ouvir sua contra-argumentação e, especialmente, seus fundamentos para defender que a eleição de Dilma representa uma ameaça de regime totalitário de conotação esquerdista radical — coisa que nem o insuspeito FHC sustenta, a julgar pela sua última entrevista no Estadão.
Não sou radical fascista comunista, reinaldoazevediano ou olaviano. Pode conversar comigo.
Abraço

Didi
Didi

Arnaldo, tu tens coragem de dizer que não argumenta com radicais??
Tu és o que então???

Mirian de Souza
Mirian de Souza
Leonardo, PARABÉNS pelo seu texto!!! Não poderia ser mais lúcido. Fico tão feliz em ouvir pessoas esclarecidas. No entanto, acho que é uma luta inglória mostrar para psdbistas os benefícios do governo Lula e a importância de se votar na Dilma. Acho que PSBD é sinônimo de surdez rsrsrs. Eles não leem, ou só leem Veja. Uma lástima!. Quantos psdbista sabem do fato do governo Lula ter inaugurado 14 universidades? Todos os que perguntei não sabiam e ficaram com cara de “tacho” (expressão mineira rsrs). Quantos sabem que a França, a Dinamarca, os EUA e tantos outros países dão ate´fralda… Leia mais »
Arnaldo Baptista Jr.
Arnaldo Baptista Jr.

Oh! Mirian como vc. se ilude facilmente com palavras doces e equivocadas…..Não se trata do Lula, das escolas, do PSDB ou outra coisa….
Quem é Dilma? Vc. a conhece a sua biografia? Estude-a.
Recomendo-lhe também a poesia que vem de Portugal em:
http://www.youtube.com/watch?v=NKslT6Dfghk

Mauricio_NIT
Mauricio_NIT

CIRO GOMES O COORDENADOR

AMIGOS,
UM BRINDE PARA QUEM ADIVINHAR, APÓS ASSISTIR O LINK ABAIXO, QUANTOS GOLES E QUANTOS DÓLARES DETERMINARAM O DIPLOMATA CIRO PARA A COORDENAÇAO DA CAMPANHA DA COMPANHEIRA CANDIDATA:

http://www.youtube.com/watch?v=pOO1M8OZpEI

Flavio
Flavio

De acordo com o amigo TREZENTOS aí acima. Fui PT desde a fundação do partido. O que não aceito é a traição dos seu dirigentes com tanta roubalheira. Fazer um bom governo não é favor, é obrigação. E pra isso não não seria necessario roubar o povo. Foi o que eles fizeram e ainda estão fazendo. Seguiram o mau exemplo dos antecessores quando era neles que o povo depositava esparanças de um governo sério e honesto.

Pablo
Pablo

Parabéns pelo belo texto…

Pra quem não concorda com a melhora do Brasil, pra quem não se informa além da globo/veja, vote no nulo por favor… Não contribua para o voto burro

cristiane
cristiane

CONCORDO EM CAPS LOCK NOVAMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eustáquio félix

Perdeu seu tenpo comigo.Belas palavras mas não foram convincentes para mim. Já decidi juntamete com centenas de amigos que estão solidários com minha proposta. Vamos SERRAR com força total!!!!!

Flavia
Flavia

Vai SERRAR o Brasil, a Amazonia, os propragamas sociais, o pre-sal… é, vc ta certo Eustaquio! Com Serra vamos entregar nossas riquezas pro capital estrangeiro e voltar ao neoliberalismo tucano. é extamente isso que o governo serra faria se se elegesse… mas isso nao vai acontecer, porque o povo sente as mudanças do pais e quer garanti-las para o futuro. DILMA 13 na cabeça!!!

Eliane Tânia Freitas

Leonardo, espero que não se importe, mas compartilhei no meu blog, com o devido crédito e links para seu blog. Gostei muito do texto, do conteúdo ao tom.
Se preferir, apago de lá. Só avisar.
Abraço,
Tania

Paulo Ricardo
Paulo Ricardo
Foi um dos textos mais legais e explicativos sobre tal assunto que ja li! Pesso permissão para divulga-lo por aí. Excelente mesmo! Penso 200% igual ao autor. So que sem fontes (como o exemplo da França). Acho o governo do PT (me refiro a Lula e Dilma) um ‘mal’ necessário! Confesso que Marina foi e é uma grande mulher, so que para uma Suiça! Infelizmente fico muito triste com essa divisão que o país esta tendo: Rico vota em Serra, pobre em Dilma. Reparo muito nessa questão ‘São Paulo’ e a grande migração que a cidade recebeu. Sinto que pro… Leia mais »
cleber

excelente texto Leonardo, colei alguns links avulsos citados no teu texto lá no meu tuiter, assim como tuitei teu post…

tb fui aluno universitário federal no reinado de fhc e ainda hj me lembro do sucateamento das salas de aula, dos laboratórios, e das constantes e infindáveis greves…

torço o nariz para esse “alinhamento” com políticos do naipe de collor e temer, mas sem sombra de dúvida o “grande mal a ser evitado” é a chegada do serra a presidência…

quando leio textos com essa qualidade torço para q alguém envolvido na campanha da dilma tb o faça…

abs.

alexandre
alexandre

Parabéns.
E mais. Fiquei surpreso com tua paciência para responder essa quantidade enorme de bobagens que te escreveram (escrevem, assim como escrevem nos blogs como os teu), um amontoado de idéia mal formuladas, juntando coisas nada-a-ver…
Mas você está de parabéns.

claudia
claudia

parei de ler no icio, quando as justificativas para se votar na dilma se resumiram a uma: o governo lula. Nada contra o governo dele, mas, Dilma não é Lula. O governo Dilma NÃO é o governo lula, entao isso não me convence a votar nela.

Yawara
Yawara
Prezado Leonardo, Para início de conversa, eu votei no Lula e não sou petista, acreditava nas propostas de seu governo. Ele fez muitas coisas que a direita diz ser cria sua. Logicamente, não se inventa roda, faz-se-a diferente, melhor, é como se fosse programação orienta a objetos, coisa de nego da área de informática. Mas, convenhamos, não votei na #Dilma, e muito menos votaria no escroto #Serra. Como cada um, tenho as minhas preferências, votei na #Mariana e tenho horror ao partido dela o PV que não tem nada haver como por exemplo, ao PV Alemão. O PV é uma… Leia mais »
trackback

[…] Para você, que não votou na Dilma, de Leonardo de Souza […]

Guara Borges
Guara Borges

Lúcido, brilhante e verdadeiro! Parabéns! Só os recalcados lêem e não compreendem!

Guara Borges
Guara Borges

Fique firme! Diante de um texto desse a fúria deles só aumenta.

Igaci Boreges Villas Boas
Igaci Boreges Villas Boas
Dilma não é Lula, isso é evidente, mas ela participou de todo o governo dele e por isso tem o compromisso e as condições para continuar tudo o que ele fez. Se Dilma participou de ações contra a ditadura, isso só mostra pra mim que ela é idealista e consegue, até sacrificando sua própria vida, imaginar um futuro diferente e melhor do que o Serramilcaras, com sua campanha de ódio, facismo e preconceito. Ultrapassada é a direita com sua política de estado mínimo e abandono máximo da educação, saúde e pobreza. Parabéns pelo texto. Dá vontade de votar em Dilma… Leia mais »
cristiane
cristiane

ASSINO EMBAIXO EM CAPS LOCK!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ACHO Q TODOS DEVERIAM PASSAR PELO SEU COMENTARIO AKI…

Guara Borges
Guara Borges

Dilma não é Lula, Serra não é FHC. Mas quem pode fazer um governo com a orientação do governo Lula? Serra? haha

Alexandre
Alexandre

Leonardo, sou professor da Federal de Ouro Preto e fui aluno da UFOP nos mesmos anos que vc foi na UFMG, e hoje tb estou na França fazendo parte do doutorado em co-tutela com a UFMG. Vivi td isso que vc descreveu tão bem! O problema é que algumas pessoas acreditam mais em uma revista ou em um canal de TV do que na realidade diante dos olhos dela! Outras como o tio Rei simplesmente não aceitam dividir espaço, são racistas e preconceituosos! Vejo que esse movimento neocon está muito organizado e temos que fazer o mesmo! Só assim venceremos!

Diego
Diego
Caro, me admira um cara formado, pós doutorado, e tal e mais, criticar um ideal religioso sem nem ao menos ver o motivo da defesa da causa. Digamo que você é um pastor sua fé professa não permite realizar tal casamento. Bom a Lei que esta no congresso diz exatamente que o ato de coibir tal ritual religioso implicará em CADEIA por 5 ANOS, por simplesmente o Pastor se recusar a realizar este ato. Agora viramos BANDIDOS por não aceitarmos que eles queiram se casar sobre a Benção da igreja, sendo que nossa religião não a permita? É meu caro,… Leia mais »
Francisco Boni Neto
Diego, veja as declarações do Serra e da Dilma sobre casamento gay. Dentro do culto ou da igreja cada um aplica a teologia que quer. Se não quiser casar pessoas do mesmo sexo, isso não é discriminação. Tanto Serra quanto Dilma, pode pesquisar, falaram: direitos civis iguais para todos. Como cada igreja define seu casamento, é privado, é de cada igreja! Tanto no casamento gay quanto na PL 122, não existem restrições para que se tenha qualquer opnião ou teologia. Na PL 122, existe proteção contra bullying, contra discriminação. Um shopping não pode proibir a entrada de negros porque eles… Leia mais »
Anderson
Anderson
Sou empresário e administro atualmente 3 diferentes empresas em ramos de atividades distintos, credito o meu sucesso profissional a muito esforço próprio e principalmente pela felicidade de ter nascido em uma família com condições suficientes para bancar um bom ensino de base. Ou seja, as ferramentas necessárias que me permitem ir a luta e buscar meu espaço já me foram dadas, por isto não espero e não reclamo pelo fato do governo Lula não ter tido foco na classe social da qual eu faço parte, pelo contrário, voto pela continuação do modelo de governo do PT porque acredito que a… Leia mais »
lol
lol
Mas você tem em mente que o governo do PT (Lula) está na verdade dando o peixe mas não ensinando a pescar, certo? Todas as ajudas (bolsas) podem parecer boas e ajudam, mas são programas e isso implica uma hora vão ter que acabar (quando comecar a pesar na economia ou um milagre acontecer de ninguem precisar mais). Quem for presidente tem de fazer o que o Lula não faz: saúde, educação e segurança de qualidade. Isso sim é ferramenta para alcançar sucesso e não bolsas temporárias. Mas nem o Serra e nem a Dilma tem algum plano decente para… Leia mais »
Anderson
Anderson
Eu tenho a mesma preocupação que vc nesse sentido, por isso procurei observar outros indicadores para complementar minha análise em relação a isso, por ex., sempre ouvi que o bolsa-família induz as pessoas a não quererem trabalhar, por outro lado, no mês passado batemos nosso record histórico de desemprego no Brasil, chegamos a 6,7% de taxa de desocupação (menor que EUA e toda Europa), e isso um ano depois da maior crise mundial após a crise de 1929. Portanto, a minha preocupação em relação à morosidade da população em função do bolsa-família é muito pequena. Você mencionou também a educação,… Leia mais »
lol
lol
Nisso eu concordo totalmente, não nego que o governo do Lula foi um salto enorme, mas não nego que o FHC teve o seu salto mesmo com diversos problemas econômicos (aplicando plano real e um monte de crises financeiras mundiais no período). O que me preocupa, como eu falei antes, é a falta dos dois candidatos de apresentarem realmente planos para governo quando eles tem a chance (eu pessoalmente fiquei sabendo das propostas pela internet nos sites de notícias, pois em debates e propagandas eu não vejo nada). Digo isso pois nos debates falta pouco para virar baixaria, é um… Leia mais »
Anderson
Anderson

Concordo contigo, e minha preocupação é mais ou menos essa, qual dois dois dará continuidade no que de melhor está sendo feito atualmente. Eu sinceramente acredito que seja a Dilma, apesar de não achar que ela seja a candidata ideal, mas acredito que entre ela e o Serra, com ela teremos mais chances de continuarmos com o governo focado nos que mais precisam de atenção. Tenho medo do Serra voltar ao que era antes e ampliar o abismo de distância entre os ricos e os pobres no Brasil.

Abraço!

Prof. João Batista do Nascimento
Prof. João Batista do Nascimento
Para todos os efeitos, a ditadura já teria acabado em 1985. Quem mais teria poder para impedir a abertura dos arquivos da ditadura, fora militar, do que os docentes de universidade publica nomeados sem concurso e/ou fajuta (isso não só durante essa), salvo raríssimas exceções, pela ditadura que ainda estão na ativa, os que professam da ¨moralidade¨ pública gerada por tais e asseclas de sempre? Quem, fora esses, seria capaz de construir uma mentalidade que nos dias de hoje defende que a ditadura foi tão branda que só fugiu do Brasil nessa época quem era um arrematado medroso, caso que… Leia mais »
Rafael Kafka
Rafael Kafka
Considerar pessoas que ganham 970 reais como classe média é um ato de sádico sarcasmo com a pobreza de um país que poderia ter crescido a taxas muito maiores, em uma das melhores décadas da economia mundial em séculos, mas se viu amarrado por um governo corporativista incapaz de universalizar o ensino médio, de avançar a educação integral, de realizar reformas essenciais ao país. O governo Lula não fez nada além de tentar imitar o governo FHC e de surfar no que FHC criou, a estabilidade econômica e as bolsas que, diga-se de passagem, não possuem treinamento profissional e cadastros… Leia mais »
Jair
Jair
Uma pena tu estar depreciando este sobrenome com tanta baboseira. “Surfar no que FHC criou” demonstra tua total falta de conhecimento de política econômica. As diretrizes, principalmente no que se refere à crise que passou, são totalmente opostas. Sobre classe média, o critério de classificação A/B/C/D/E continua o mesmo das últimas décadas e é totalmente independente dos órgãos do governo (até porque são dados essenciais ao mercado publicitário). Não é considerado só o salário (que se não me engano deve ser em torno de R$1300 atualmente), mas também as posses, eletrodomésticos, automóveis, imóveis, entre vários outros fatores. Sobre educação, é… Leia mais »
Tayrine
Tayrine

Ilusão ou melhor idiotismo dos brasileiros que pensam que votando na Dilma estarão votando no Lula. Fico indignada com pessoas que pensam dessa forma. Basta comparar o currículo do Lula e o da Dilma que perceberão a enorme diferença existente entre eles.

Wladimir Pinheiro
Wladimir Pinheiro

Alguém poderia enviar este artigo para o meu e-mail: pinheirowla@hotmail.com? Aguardo resposta, estou muito interessado nesse belo artigo. Grande abraço. Dilma por nós e nós por ela.

Thiago Duarte Venancio, Vitória/ES
Thiago Duarte Venancio, Vitória/ES

Simplesmente deprimente…
Cambada de mentirosos, corruptos e despreparados. O poder acima de tudo e de todos! Acorda Brasil, fora cambada petista! O Collor sofreu impeachment por MUITO menos… Lula e sua cambada já deveriam ter sido banidos há tempos!
SERRA 45 para Presidente do Brasil!! Depois não digam que não foram avisados!

Lígia
Lígia
Amigo, voce precisa ler um pouco mais… houve mais corrupção ou houve mais reportagens da Veja a respeito? Por favor, ja que voce e uma pessoa tão preparada e inteligente, aumente seus conhecimentos lendo outros tipos de midia como a Carta Capital ou o site Conversa Fiada do Paulo Henrique Amorim. É sempre bom ver o outro lado da moeda, os outros argumentos, outra maneira de encarar a mesma situação, senão a gente perde o espirito crítico e acaba concordando com tudo o que a Globo fala, concordando que estamos em meio a um juizo de valores (sic) e nao… Leia mais »
Avelino Fóscolo
Avelino Fóscolo

POR UM BRASIL SEM ÓDIO DILMA 13

POR ONDA ANDA O PAULO PRETO?

Lígia
Lígia
E fica o comentário sobre o texto… muito bom!! Muito bons alguns comentários também… alguns são realmente lastimáveis. Mesmo os que tentam se pautar em pseudo-dados. Em relação a universidades estaduais tem muito equivoco primario… eu estudo na Unicamp e sei o quanto o capital privado tem entrado nas areas de pesquisa para suprir a falta de investimentos do Estado. Nem estou me queixando, porque no estado de caos que vivemos, a universidade é sim privilegiada. Mas quem estuda nesses lugares sabe que a realidade nao é assim cor-de-rosa, sabe que mestrado e doutorado nao é coisa de vagabundo, muito… Leia mais »
Susana
Susana

Adorei o artigo! É isso mesmo! Também vejo as coisas dessa forma!!!! Marinei no primeiro turno, mas agora vou de Dilma, mesmo!
Abraços, Susana

Catatau
Olá Leonardo! Parabéns pelo texto! Um dos melhores sobre estas eleições. Há uma coisa que se deve notar para dizer que seu texto é excelente: ele tem os pés no chão. Ele é muito bom para dilmistas e serristas lerem. Isso porque o debate está de tal modo deturpado e tresloucado, devido à interferência claramente favorável da imprensa dominante a favor de Serra, que é difícil manter o equilíbrio. Isto é, qualquer um que pense em falar algo de um bom modo deve se confrontar com o problema de conseguir contornar o peso de toda a série de ilações diárias… Leia mais »
Lelec/Leonardo de Souza

Meu mui caro Catatau,

Seu comentário faz valer todos os golpes abaixo da cintura que estou tomando por causa deste texto.
Muito, muito obrigado mesmo.
Vou guardá-lo em um lugar especial para toda vez em que bater aquele vontade de fechar o blog e de parar com esse negócio de debater na internet.
Abração e força aí, mon ami!

nestor ferraz
nestor ferraz

O PT está aproveitando esse crescimento econômico como estandarte para a eleição de Dilma mas eu não vejo o dedo do governo Lula nisso. Todo esse crescimento veio em função de duas coisas, a estabilização da moeda e o crescimento da economia mundial. O que o governo Lula fez foi pura e simplesmente dar continuidade à política econômica do governo anterior. Vc está mal informado.

Fernando
Fernando
Quando se fala em política macroeconômica implantada por FHC, refere-se geralmente ao tripé câmbio flutuante, regime de metas de inflação e superávit primário. Vamos poupar o leitor do economês: basicamente, o preço do real em relação ao dólar não é fixo, flutuando livremente; o Banco Central administra os juros para manter a inflação dentro de um patamar; e busca-se bons resultados nas transações com o exterior para pagar as contas do governo. Nem sempre foi assim, nem mesmo no governo FHC: até 1998, o câmbio era fixo. Todo mundo se lembra que, em janeiro de 1999, o dólar, que valia… Leia mais »
Paulo Oliveira
Paulo Oliveira

Nao sei se vou votar na Dilma, no Serra ou anular. Mas este texto nao ajudou em nada. Um monte de cliches travestidos de “opiniao fundamentada”. E o estilinho do texto na linga “eu penso assim, vc nao, logo sou mais esperto, pq assino jornal diario”, torna ainda mais deprimente. Perda de tempo de quem escreveu – e pior: de quem leu (infelizmente, meu caso).

Lelec/Leonardo de Souza
Caro Paulo, Não menosprezo a inteligência de ninguém. Não julgo ninguém intelectual ou moralmente por assumir determinada posição política, ainda que diferente da minha. Eu nem sequer disse que “assino jornal diário”. Onde você leu isso no meu texto? Pode chamar meu texto de clichê, de pouco fundamentado, deprimente, ou afirmar que não ajudou em nada. São críticas possíveis e aceito sem problemas que você o perceba assim. Mas não desprezo ninguém nem me julgo superior ao leitor que pensa diferente de mim. Isso é coisa de Reinaldo Azevedo. Pode ir até o meu blog, visita a caixa de comentários… Leia mais »
Beto rodrigues
Beto rodrigues
A Dilma até agora só falou e levou o Lula como guia em varios lugares de campanha e isso nao pode prever o futuro com ela no poder…Só o povo que tem menos informaçao e é leiga no que se diz respeito a manipulaçao de fatos é que pode sentir simpatia por esta mulher(Dilma). Continuar algo de bom que foi feito por outra pessoa é nada mais do que plausivel,justifica-se por si e pronto.Só se copia e continua algo que é bom.E sim coisas foram mantidas desde o governo FHC.Mas e as roubalheiras?o mensalao?Corrupçao?Amazoniaaaaa cada vez menor e menor como… Leia mais »
Poliana
Poliana

PERFEITO!
Dr. Leonardo falou em seu texto TUDO!
Os que discordam provavelmente devem ser ricos hipocritas que simplesmete não conseguem visualizar o Brasil como um país de PESSOAS. Só conseguem visualizar seus bolsos… triste…

Augusto de Carvalho
Augusto de Carvalho
Pessoal, visando contribuir, mais um pouco, para o debate do melhor modelo político, econômico e social para o país, nesta época decisiva de escolhermos o melhor caminho a seguir, publicamos lá no blog “Brasil – Fatos e Dados” mais uma série sobre a Economia no Brasil entre 1985 – 2010 , e denominada: “Desenvolvimento – PIB Brasil e PIB Mundo – Evolução: 1985 – 2010″ O link do blog é o seguinte: – http://brasilfatosedados.wordpress.com/ Para permitir uma análise mais completa e isenta do desenvolvimento do país neste período(1985 – 2010), e das atuações dos respectivos governos e suas contribuições, positivas… Leia mais »
Luiz Fernando
Luiz Fernando
Fiquei viúvo em 1999, com 2 filhos e inúmeras dívidas causadas pelo câncer múltiplo que acometeu minha mulher. Sem parentes, fui morar em 1 bairro pobre do Rio. Os 1os. anos foram muito difíceis, mesmo assim com renúncia, determinação e disciplina venci com meus filhos 5 concursos de escolas públicas federais e 2 particulares. Hoje meu filho está na França estudando Engenharia da computação, e minha filha é pós graduanda em S.P. Além dos cursos técnicos de eletrônica e informática no CEFET, eles lêm, falam e escrevem, além do português, inglês, francês, espanhol e italiano. Não posso esquecer que somou-se… Leia mais »
daniel
daniel

Parabéns. Agora fale sobre os três escândalos de José Serra desta semana (dedo na cara do padre cearense, a gráfica desmascarada e Paulo Preto) e depene o tucano.

Marcello
Marcello

Detesto o Serra e o PSDB, mas nao concordo com a postura ridicula de varios petistas/lulistas que, quando indagados sobre a corrupçao que ha neste governo (e os “ingênuos” eleitores do Lula acreditam quando ele diz que nao sabia de nada) so sabem responder que no governo anterior era pior! Se seguirmos esse pensamento,entao podemos dizer que um bandido que rouba R$ 1.000 é melhor que outro que rouba R$ 2.000? Ora, faça-me o favor! É incrivel ver pessoas falando que o Brasil esta tao maravilhoso mas, essas mesmas pessoas, vivem … no exterior!

Fernando
Fernando

No governo do PT a PF realizou mais de 2000 investigações de corrupção. No governo FHC, apenas 53. A lista de escândalos absurdos no governo petista e no governo de FHC é a mesma. E FHC travou inumeras CPIs e investigações. Essa é a minha visão

Leonardo de Souza/Lelec
Caro Marcello, Obrigado pelo comentário. O PT roubou. Muito. Demais. Citei as falcatruas do PSDB apenas para lembrar que combate à corrupção também não é uma justificativa de voto quando se trata do PSDB. Moro no exterior. Os dados estatísticos que cito independem do fato de eu estar ou não no exterior. Como tantos outros, estou estudando no exterior com o objetivo de voltar e seguir carreira no Brasil. Aliás, já tenho até prazo definido para voltar. Ao que me consta, Serra também ficou um tempo estudando no EUA (Cornell, parece). Vou voltar porque quero e porque sim, acredito que… Leia mais »
Carlos
Carlos

Leonardo, parabéns pelo texto objetivo e esplendidamente bem fundamentado. Confesso que já estou cansado de ler textos ideológicos de ambas as partes que procuram reduzir a discussão a um maniqueísmo infantil, no estilo “Bem contra o Mal”. Você soube manter um olhar crítico, sem poupar nenhum dos lados, colocando na balança os prós e contras de cada governo. Confesso que ainda estou em cima do muro com relação ao segundo turno, mas cada vez mais inclinado a descer pelo lado esquerdo. Um abraço.

Eduardo
Eduardo
Estou lendo aos poucos cada idéia aqui expressada, todos tem seus motivos e temores para não votar nesse ou aquele candidato, contudo o maior interessado nisso tudo é o Brasil e seu povo. Começo dizendo o PT errou tanto como o PSDB cada um no seu grau e nível de culpa e responsabilidade. Mas até agora o maior entre os maiores é uma figura que ainda dá as cartas no Brasil PT e PSDB se serviram dele, pois, esse ai é forte e poderoso e tem influência política da pesada, vocês podem buscar uma analise nos livros de um jornalista… Leia mais »
Flavio
Flavio
Bom Dia, Vejo a necessidade de elogiar tamanho texto e de forma tão clara.Isso faz acreditar que tenha Brasileiros com visão suficiente para alertar o mal que o candidato SERRA esta fazendo para a nossa nação.Quero parabenizar o escritor e citar o debate de 17/10/2010 na redetv primeiro não ter dado o direito de resposta a candidada DILMA depois quando o mediador pediu para a plateia não se manifestar bateram palmas nas ultimas palavras de SERRA fora que imprimiram um baralho com fotos dos envolvidos no mensalão.Apenas uma dica quem é o domo da REDETV e quem permitiu a entrada… Leia mais »
Graziela

Será que o SERRA tem a intenção de privatizar as prisões do Brasil? OPS! Esqueci… Não se pode falar em privatização que as pessoas ficam apavoradas! Seria muito ruim se isto acontecesse não é mesmo gente?

Gostaria que ambos falassem também sobre as leis que não funcionam mais no Brasil, acho que isso falta nos debates.

Eduardo
Eduardo
Infelizmente nossas elites ainda pensa como na época do Brasil colonia, desejão a todo modo que a população se curve diante dos que tem e podem mais em termos de poder e dinheiro, mas, aos poucos vamos nos libertando dessas parias pela coragem de pensar e refletir o nosso tempo e assim possamos concluir que o Brasil é muito maior do que eles. Devemos e podemos seguir em frente para construir um país maior, desenvolvido e soberano. Quem tiver ousadia faça um balanço de nossa historia e veja onde chegamos e a onde podemos trilhar na direção de uma pátria… Leia mais »
Alyne Karen
Alyne Karen

Olá Leonardo!
Você não sabe como é gratificante ler sobre a boa administração do PT, as vezes fico com receio que minha visão sobre o governo Lula seja só resultado da paixão que tenho pelo partido, paixão essa que foi herdada pela minha mãe que sempre foi uma militante fervorosa.
Agradeço de mais pelas tuas palavras e te parebenizo pela consciência, pela riqueza de detalhes e pela tua postura. Dejeso que tua estrela nunca deixe de brilhar e que à esperança possa mais uma ver vencer o medo… “a luta continua companheiro”. Até à Vitória!

Karen – Campina Grande PB

Eduardo
Eduardo
Estou assistindo daqui e dali discurso do Serra e de sua turma dizendo que eles fizeram o Real engraçado na época tinha dois economistas Edmar Lisboa Bacha e um outro Pérsio Arida que estudaram as condições de toda economia brasileira e deram as direções para a arquitetura e planejamento do plano , somente uma pergunta o Itamar, FHC e Serra dizem por ai que foram eles? Eles quem cara pálida? Qual dos 5 elaboraram o plano com quem esta a verdade? AH!!!! que cabeça minha já estava esquecendo para os que gostam de dizer que a Dilma foi isso mais… Leia mais »
Eduardo
Eduardo
Se justifica defender a Petrobras e o pré sal pois essa fortuna em petróleo pertence a um só dono o POVO BRASILEIRO, forças estranhas rondam o país de novo e tem um empregado obediente e bem treinado no assunto passar para frente a troco de banana o que não é dele que aliás quando jovem defendia nossas riquezas com unhas e dentes, no entanto quando foi para o exílio primeiro para o Chile e depois para os USA e corre uma historia por ai que ele foi capturado assim que ele chegou lá pelas mesmas forças estranhas e levado para… Leia mais »
trackback

[…] ótimo post do Leonardo de Souza, especialmente para quem não votou na Dilma […]

Maria Alice Morwira
Maria Alice Morwira

SE NÃO HÁ MAIS POBRES NO BRASIL, DIMLA IRIA GOVERNAR PARA QUEM?
A MINHA VIDA NÃO MUDOU NADA. CONTINUO DANDO MURRO EM PONTA DE FACA TODOS OS DIAS. JÁ O FILHO DE LULA, A FILHA D E LULA…HUMMM SAIRAM ATÉ NA CARAS! É A ISTO QUE ELES SE REFEREM. VIRARAM “AZELITE”

Leonardo de Souza/Lelec

Onde falei no texto que não há mais pobres no Brasil?

zejustino

Maria Alice,

Você propaga calúnias e infâmias que foram divulgadas em primeiro lugar pela mídia que blinda os tucanos. Espero que um dia reconheça que serviu de marionete nas mãos dos privateiros e dos entreguistas.

trackback

[…] http://www.amalgama.blog.br/10/2010/para-voce-que-nao-votou-na-dilma/ (especialmente para quem votou em Marina no 1º turno) […]

Zeca
Zeca
Pessoal, Quem pagou a conta da transferência de renda? A gente tem que decidir uma coisa:´Vale a pena dar duro e se esforçar para melhorar de vida ou é só esperar que o Estado provê? Tô de saco cheio de um País em que se tem que pedri desculpas por ser bem sucedido. Esta cultura de quem é pobre é mais virtuoso beira a maldade. Alías o Frei Beto lembrou bem: No meio das comunidades pobres também existem os salaferarios, os desonaestos, os mal caráteres. Chega de endeusar a póbresa, Pô! Quem gosta de pobresa é estudioso de sociologia, pra… Leia mais »
Fernando
Fernando
Amigo, o que o Bolsa Família dá um programa de investimento em capital humano, é um programa de condicionalidades. Segundo o Banco Mundial, que apóia o programa, o Bolsa Família é uma forma de investimento em capital humano: “Transferências condicionais de renda fornecem dinheiro diretamente aos pobres, via um “contrato social” com os beneficiários – por exemplo, manter as crianças na escola, ou levá-las com regularidade a centros de saúde. Para os extremamente pobres esse dinheiro provê uma ajuda de emergência, enquanto as condicionalidades promovem o investimento de longo prazo no capital humano”. Não existe educação sem saúde mental e… Leia mais »
David
David
É Fernando, você está certo. EM TEORIA, o Bolsa Família é muito bom. Mas, NA PRÁTICA ainda está bem longe de alcançar o que propõe. Trabalhei com famílias que recebem “bolsa-algumacoisa” desde que criaram as transferências de renda, cujos filhos estudam, e chegam a 3ª série do ensino médio mal sabendo escrever o próprio nome, e, como se isso por si só já não fosse absurdo, aceitam a estagnação de ficar esperando o Estado prover-lhes sustento: é bolsa família, bolsa natalidade, programa do leite, cesta básica… Onde está a parte de “prover ao cidadão condições para prover sua própria independência”… Leia mais »
Francisco Boni Neto
Francisco Boni Neto
Amigo, posto já dá exemplos do avanço na educação no governo Lula. O Fundeb (Fundo da Educação Básica) no governo FHC recebia 1,4 bilhões, enquanto o governo Lula quase triplicou pra 3,5 bilhões. Não sei se você é cego, mas o próprio texto que você não deve ter lido aponta que o sociólogo de Paris, FHC, não criou nenhuma universidade em 8 anos. O pinguço do Lula criou 14 e mais de 200 escolas técnicas. Lula interiorizou a educação. O bolsa-família é um projeto de condicionalidades. Sugiro o texto “Dois pesos…” da Maria Kehl no Estadão, em que ela foi… Leia mais »
Graziela

Fernando,

Nenhum dos candidatos irão acabar com o bolsa familia, os dois já declararam que vão dar continuidade no programa.
O fato é que existem vários outros assuntos importantes que nós devemos por em pauta para eles debaterem nos próximos debates!
Como por exemplo as leis, sistema penitenciário, lixos, reciclagem, ninguém fala sobre isto e são temas que eu considero muito importante além de tudo isto que nós já discutimos aqui!

trackback

[…] http://www.amalgama.blog.br/10/2010/para-voce-que-nao-votou-na-dilma/ (especialmente para quem votou em Marina no 1º turno) […]

Tuca
Tuca

Verifique seu carro antes de dar partida, pode ter uma bomba perto do pneu

Bárbara
Bárbara
Fiquei impressionada com o ignorância de algumas pessoas, infelizmente não pude ler todos os comentários, mais os poucos que eu li, fizeram com que eu me sentisse impotente.Não tenho tanto embasamento teórico para os governos anteriores para defender o Governo Lula/ Dilma, devido minha pouca idade e recente interesse político. Dizer que o governo Lula não mudou o cenário econômico brasileiro, e que as medidas adotadas por ele não proporcionaram um crescimento e principalmente um desenvolvimento econômico/social é pura hipocrisia. Para quem vota no Serra por ser a favor dele e do PSDB por algum motivo que eu não descobri… Leia mais »
claudia
claudia

Vc e um Lulista conficente ….O governo Lula so e o que hoje pq FHC ja deixou a casa arrumada para ele se FHC tivesse continuado mais 8 anos estaria tudo como esta como diz Lula “Nunca na Historia desse pais li tanta puxacao de saco”

Cah
Cah
Fico feliz por ler algo consistente em fértil época de apelações. Não acho que pensar no bem estar da população seja exclusividade de comunistas. Tenho minhas críticas sobre alguns programas sociais, por presenciar no cotidiano uma maneira legalizada de exploração de menores: os pais se apóiam na bolsa, fazem dela a fonte de renda familiar (descaradamente) e o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pequenos vai pelo ralo…. Ainda não sei em qual candidato votar. Isto me deixa muito preocupada. Tenho a clareza do valor e da importância do meu voto. Como educadora, numa condição privilegiada de formação… Leia mais »
Bárbara
Bárbara

Claudia
é exatamente desse tipo de fala que eu estou cansada, eu só lamento este seu pensamento. Não pode pelo menos escrever algo palpável?

Osório Oliveira
Osório Oliveira
Amigo, voce mora onde? No Brasil é que não é; certo? Esse comentário “21 milhões de brasileiros que deixaram a miséria e outros 32 milhões que ascenderam à classe média” é onde? Eu milito na política a muitos anos e acompanho de perto as mudanças. Nasci e me criei num município de 80 mil habitantes, onde não tinha violencia, favelas, nada… Valia a pena morar lá. Na ultima aleição os petistas inccentivaram uma invasão onde hoje é um grande bairro (favela) com muita gente bem de vida morando no meio para não pagar impostos. O grande incentivador, filho de um… Leia mais »
Leonardo de Souza/Lelec
Caro Osório, Moro sim fora do Brasil, na França. Voltarei ao Brasil em breve, assim que terminar meus estudos. Milhares de brasileiros estudam no exterior e voltam para o país. Ninguém é apátrida por fazer isso. José Serra, inclusive, passou um tempo estudando no exterior, nos EUA: foi, estudou, voltou. Tem todo meu respeito por isso. Não li folheto algum da Dilma para escrever o texto. O texto está recheado de links, é só ir clicando e você vai ver que não vai cair nunca em um folheto da Dilma. Os números sobre o avanço na pesquisa no Brasil ,… Leia mais »
Fernando
Fernando

Meus primos são engenheiros, trabalham na área privada e nunca tiveram tanta oportunidade. E olha que acabaram de entrar no mercado de trabalho. Em que area você trabalha? Parece que o seu caso de fracasso financeiro é pessoal e individual.

Jair
Jair

15 mínimos pra 3,5? Qual exatamente seria a relação entre a política do governo Lula e essa redução monstruosa? Parece mais caso de falha pessoal. Eu trabalho na área de TI e só me falta tempo, trabalho bem pago está transbordando.

ps: favela, mas tem gente bem de vida morando no meio? interessante. só falta dizer que ali também se treinam terroristas e fazem abortos pra completar o quadro.

Mr. X
Mr. X
Incrivel…realmente incrivel. Quando eu imagino que a inadimplencia mental dos petistas esta chegando ao fim, o que vejo? mais inadimplencia. No fim das contas, eu e milhoes de brasileiros estamos CANSADOS de trabalhar pra sustentar quem nao quer trabalhar. Acho que com a dilma eleita, nao restara outra coisa a fazer, alem de haver uma uniao dos brasileiros trabalhadores e honestos, e desmembrar este pais… de forma permanente. Lamentavel que uma pessoa se sujeite a votar em outra, em troca de um cartao de beneficio. Lamentavel, que uma pessoa com passado tao negro, esteja prestes a virar presidente. Guerra Civil… Leia mais »
Daniel

Até que enfim um repesentante do movimento CANSEI dá as caras. Esse povo andava meio sumido. A Guerra Civil acho que quem vai começar é vocês, né? Evasão de divisas vai ser a tática mais usada, aposto.

Jeanne
Jeanne

passado negro?
tu não tem memória não ou nasceu ontem?

João Pedro
João Pedro
Só uma reflexão, caro Leonardo: Lendo o texto da Nature, principalmente o seguinte parágrafo: “(…) These policies would build on a well-funded foundation. The Brazilian Ministry of Science and Technology says that after Lula took office in 2003, total public and commercial funding for science and technology soared from 21.4 billion reais (US$11.4 billion) to 43.1 billion reais in 2008 (or from 1.26% to 1.43% of Brazil’s growing gross domestic product; GDP) — due in part to Lula, and to policies implemented by former president Fernando Henrique Cardoso. Publications by Brazilians in peer-reviewed science journals have leapt from 14,237 in… Leia mais »
Francisco Boni Neto
Francisco Boni Neto

Concordo. Recomendo você ouvir a entrevista com o neurocientista Miguel Nicolelis, maior chance brasileira num possível primeiro Nobel de Medicina. Ele elogia a nova tentativa de “ciência tropical” que está sendo feita e destaca o apoio que o governo federal deu no projeto do mesmo.

Leonardo de Souza/Lelec
Caro João Pedro, Muito obrigado pela sua visita e pelo seu importante comentário. Eu não tenho uma visão global dos financiamentos para pesquisa em todas as áreas científicas. Trabalho com neurociências, na área médica. Entre os pesquisadores brasileiros com quem convivo, os relatos são de que o aporte de dinheiro para a pesquisa aumentou bastante desde 2003. Mas há um ponto aqui: os pesquisadores médicos brasileiros estão mais pró-ativos, buscando financiamento não só junto ao Governo, mas também em instituições internacionais de fomento e junto à indústria farmacêutica. Na área de engenharia, tenho contatos na pesquisa ligado ao petróleo e… Leia mais »
wpDiscuz