PESQUISA

Astronomia em 5 vídeos

por Amálgama (26/01/2009)

A Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – escolheu 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. Nele, comemoramos 400 anos de uma experiência que marcou definitivamente o desenvolvimento desse que é um dos mais apaixonantes ramos da ciência: em 1609, Galileu Galilei apontou pela primeira vez um telescópio no […]

A Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – escolheu 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. Nele, comemoramos 400 anos de uma experiência que marcou definitivamente o desenvolvimento desse que é um dos mais apaixonantes ramos da ciência: em 1609, Galileu Galilei apontou pela primeira vez um telescópio no rumo dos céus.

Para ajudar na divulgação da iniciativa, este blog disponibiliza, não artigos sobre os maravilhosos progressos da astronomia (que podem ser encontrados às pencas na internet e em revistas especializadas), mas uma seleção de cinco vídeos, começando com o promocional da Unesco e em seguida cobrindo as contribuições de quatro gigantes para a astronomia – Copérnico, Galileu, Kepler e Newton.

Boa viagem!

Daniel Lopes

*

Vídeo de divulgação da Unesco

 

Nicolau Copérnico (1473-1543)
Do History Channel Australia, série Beyond Big Bang (sem legendas)

 

Galileu Galilei (1564-1642)
Do History Channel Australia (com legenas em russo; ou seja, oriente-se pelo áudio)

 

Johannes Kepler (1571-1630)
Da série Poeira das Estrelas, apresentada em 2006 por Marcelo Gleiser no Fantástico, Rede Globo

 

Isaac Newton (1643-1727)
Da mesma série do Fantástico

 

[visite o site oficial do evento no Brasil]

Amálgama

Site de atualidade e cultura, com dezenas de colaboradores e foco em política e literatura.