PESQUISA

por Jean Garnier – Na Inglaterra do início doa anos 60, vive Jenny Miller (Carey Mulligan), uma jovem de 16 anos um tanto aborrecida pela vidinha rotineira. Apesar de seus pais, Jack (Alfred Molina) e Marjorie (Cara Seymour), sonharem em vê-la estudando em Oxford, ela almeja liberdade. Aquela escola abafada e suas colegas já não […]

por Jean Garnier – Na Inglaterra do início doa anos 60, vive Jenny Miller (Carey Mulligan), uma jovem de 16 anos um tanto aborrecida pela vidinha rotineira. Apesar de seus pais, Jack (Alfred Molina) e Marjorie (Cara Seymour), sonharem em vê-la estudando em Oxford, ela almeja liberdade. Aquela escola abafada e suas colegas já não eram tão mais agradáveis. Educação é um filme que aborda algo mais do que o romance entre uma adolescente e um rapaz com mais de 30 anos; é também um divertido estudo sobre uma vida levada entre a inocência e o glamour.

A possibilidade de mudança surge quando Jenny, carregando seu violoncelo, anda debaixo de chuva e David (Peter Sarsgaard) aparece e oferece carona. O que poderia parecer uma cantada safada se transforma numa agradável conversa, ele se mostra elegante, bem vestido, culto, e cai no gosto da protagonista. Mas como sua família conservadora poderia aceitar essa experiência? Concertos, peças de teatro, restaurantes e David não só introduz Jenny a um mundo de conto de fadas, como consegue dobrar os seus pais com um papo de que foi amigo do escritor C. S. Lewis na faculdade, para poder levá-la a uma viagem na companhia de um casal de amigos.

-- Sarsgaard e Mulligan em cena --

Assim como em Um grande garoto, o roteirista Nick Hornby focou de maneira sensacional a relação entre diferentes gerações com hábitos totalmente distintos e o choque entre a moralidade e a inexperiência. Hornby usou como base o livro de memórias da jornalista britânica Lynn Barber, que na mesma idade e época relacionou-se com um homem mais velho. A direção de Lone Scherfig evitou os clichês e mostrou o fascínio de uma adolescente numa Europa controversa e com ecos de feminismo. Mulligan brilha no seu primeiro papel de destaque e é o centro dessa produção com várias atuações notáveis.

[ veja o trailer ]

Amálgama

Site de atualidade e cultura, com dezenas de colaboradores e foco em política e literatura.