PESQUISA

O segredo dos seus olhos

por Amálgama (02/03/2010)

por Jean Garnier – O drama O segredo dos seus olhos (2009, em cartaz) é sensacional ao equilibrar drama e humor num cruzamento de épocas e lembranças de atos mal resolvidos. A história começa em 1999; Bejamin Espósito (Ricardo Darín) é um ex-funcionário do tribunal penal argentino. Durante seus primeiros dias de aposentadoria, não se […]

por Jean Garnier – O drama O segredo dos seus olhos (2009, em cartaz) é sensacional ao equilibrar drama e humor num cruzamento de épocas e lembranças de atos mal resolvidos. A história começa em 1999; Bejamin Espósito (Ricardo Darín) é um ex-funcionário do tribunal penal argentino. Durante seus primeiros dias de aposentadoria, não se conforma com a calmaria e resolve escrever um romance baseado em suas memórias, a principal delas o assassinato de uma jovem que, mesmo após quase três décadas, para ele nunca chegou ao fim. Ao conversar a amiga e juíza Irene Menéndez (Soledad Villamil), recebe a dica para deixar tudo onde está: no passado. No mesmo lugar onde começou um amor silencioso entre ambos.

O filme vai para 1974, para a Argentina sob ditadura. O jovem investigador Espósito vai junto com o hilário amigo Pablo Sandoval (Guillermo Francella) apurar o caso da bela jovem estuprada e assassinada. Dois rapazes são injustamente acusados e falam claramente que confessaram porque foram espancados e forçados a isso. O protagonista não consegue esquecer o crime de maneira alguma, assim como o amor platônico que começa a ter por sua superior, Irene.

Espósito, ao observar algumas fotos que o marido da vítima lhe mostrava, nota algo muito estranho: sempre aparecia um rapaz olhando a moça, e que parecia não se importar que alguém notasse sua admiração. O marido informa que seu nome é Isidoro Gomez (Javier Godino) e sabe que ele vive em Buenos Aires. A única pista que Espósito consegue é que sua mãe ainda mora em Chivilcoy. Vai visitar a mãe do suspeito, criando mais dúvidas e confusão para a chefe. Numa conversa de bar, Espósito se convence que poderia encontrar Gomez em um jogo de futebol no estádio do Racing Club, em Avellaneda. As cenas do investigador no meio da torcida, com a câmera dando umas balançadas devido aos gritos e cantos da multidão, são espetacularmente reais.

O diretor Juan José Campanella (O filho da noiva) explora todas as nuances psicológicas deixadas em diversas vidas após 25 anos. Darín é totalmente convincente como um homem que tenta ao mesmo tempo driblar a burocracia ditatorial e as dúvidas que o perseguem em relação ao crime e as trocas de olhares que tem com Irene. A produção é uma das indicadas ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.

[veja o trailer]

Amálgama

Site de atualidade e cultura, com dezenas de colaboradores e foco em política e literatura.