PESQUISA

Ratos de Porão vai ao cinema

por Amálgama (10/05/2009)

* Participação em 10 coletâneas, 14 discos de estúdio, 3 ao vivo, infinitos shows, 30 anos de carreira, e uma das bandas pioneiras do punk rock nacional ganha um documentário. Guidable: A verdadeira história do Ratos de Porão estreou no último sábado (9) em São Paulo. Sobre futuras exibições, veja o final do post. * […]

* Participação em 10 coletâneas, 14 discos de estúdio, 3 ao vivo, infinitos shows, 30 anos de carreira, e uma das bandas pioneiras do punk rock nacional ganha um documentário. Guidable: A verdadeira história do Ratos de Porão estreou no último sábado (9) em São Paulo. Sobre futuras exibições, veja o final do post.

* Fernando Rick e Marcelo Apezzato são os diretores do filme de 121 minutos. Fernando, da produtora Black Vomit, já havia dirigido um clipe do Ratos. Marcelo é vocalista da Hutt. Ao G1, Fernando disse: “Quis fazer um documentário sem censura, e nenhum dos entrevistados é hipócrita”. De modo que o uso de drogas pelos membros da banda está presente. Na década 90, problemas gerados pelo uso desenfreado de entorpecentes quase acabaram com o RDP.

* Uma das pioneiras, eu disse? Bem, o Ratos foi a primeira banda do gênero a lançar um disco na América Latina (Crucificados pelo sistema, 1983).


* Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, aparece em Guidable. O Sepultura foi companheiro de muitas turnês ao exterior do Ratos de Porão. Também dão seus depoimentos Clemente, vocalista da igualmente clássica Inocentes, Rédson, do Cólera, e outros.

* Amanhã (11) será o último dia de exibição na Galeria Olido (Avenida São João, 473; 19h00; entrada franca). Em junho, haverá sessões no RS (Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre). Exibições futuras estarão sendo informadas no site oficial. A produtora promete lançar o documentário em DVD até o fim do ano.

Daniel Lopes

[vídeo de divulgação]

Amálgama

Site de atualidade e cultura, com dezenas de colaboradores e foco em política e literatura.