PESQUISA

Por que votarei em José Serra

por Amálgama (12/08/2010)

por Daniel Bushatsky * Poderia dizer por que não vou votar na Dilma com um argumento singelo e sem defesa para uma candidata a presidente: sou contra quem assina documento sem ler; poderia argumentar pelo voto contrário a ela pautado em um argumento geopolítico (chique isso, não?): sou contra todos que Chávez apóia; ou mesmo […]

por Daniel Bushatsky *

-- José Serra --

Poderia dizer por que não vou votar na Dilma com um argumento singelo e sem defesa para uma candidata a presidente: sou contra quem assina documento sem ler; poderia argumentar pelo voto contrário a ela pautado em um argumento geopolítico (chique isso, não?): sou contra todos que Chávez apóia; ou mesmo poderia afirmar e o Lula desmentir: sou contra eleger para a presidência quem não possui experiência alguma em cargos eletivos.

Também poderia dizer que não vou votar na Dilma porque ela não é carismática. Mas se esta for a razão, estou ferrado. Não poderei votar em seus outros dois concorrentes diretos, também.

Mas qualquer um desses argumentos seria meia verdade!

Uma das razões por que não vou votar em Dilma é a mesma pela qual não vou votar em Marina: gosto de alternância de poder. Acho saudável diferentes pontos de vista governarem. Para mim, este é ponto fundamental da democracia.

Marina nunca terá poder. Quem tem poder é quem tem na mão a câmara dos vereadores e deputados. Ela não tem. É só ver a quantidade de minutos que ela terá no horário eleitoral da TV. Míseros 2 minutos e 21 segundos. Ela seria um fantoche no governo e somente conseguiria algum resultado abrindo enormes concessões.

Serra não! Ele tem partido e se quiser governar não adianta só ser turrão. Terá que se submeter ao PSDB e seus caciques e índios, que, por sua vez, parecem ter limites mais éticos do que os do PT. Nada de pautar a mídia, por exemplo.

Fora isso, o PSDB está fora do primeiro cargo da hierarquia executiva brasileira há 8 anos, e se tivesse sido tão ruim o governo do FHC, imagino que o Lula não teria seguido suas políticas econômicas — adotadas ainda antes das eleições de 2002, com a “Carta ao Povo Brasileiro”.

Mas não é só o gosto pela alternância de poder que me fará votar em Serra. É também sua coerência. Quase engenheiro pela USP, se não fosse o golpe militar e o exílio. Ou seja, lutou contra a ditadura. Mestre em economia pela Universidade do Chile e doutor na mesma matéria pela Cornell University, nos EUA.

Primeira coerência: sempre estudou (muito)!

Serra começou na militância estudantil, chegando a ser presidente da União Nacional dos Estudantes, em 1963. Elegeu-se duas vezes deputado federal, foi prefeito da cidade de São Paulo (tentou 3 vezes), governador do estado e ministro da saúde.

Segunda coerência: persistência política; não desiste fácil do que quer e sempre quer o topo.

Mas ainda não acabaram as coerências. Falta uma que poucos políticos podem afirmar que sabem o que é ou se realmente existe. A fidelidade partidária. Serra está no PSDB desde 1988. São 22 anos no mesmo partido!

Agora questiono: como posso não votar nele? Sei o que me espera. Pode ter suas falhas, mas jogue a primeira pedra quem não tiver.

Serra é o único candidato com chance de ganhar as eleições que tem sua história avalizada pela credibilidade. A credibilidade, por sua vez, é avalizada pela coerência.

Eu, então, posso avalizar este voto.

* Daniel Bushatsky, São Paulo-SP, é advogado e colunista do Digestivo Cultural.

—–
Outros artigos da série:
– Por que votarei em Plínio Sampaio
Por que votarei em Dilma Rousseff
Por que votarei em Marina Silva

Amálgama

Site de atualidade e cultura, com dezenas de colaboradores e foco em política e literatura.



avatar
André Egg
Se prepare para apanhar aqui nesta caixa. Pareceu que você está mais querendo não votar na Dilma do que achar alguma boa qualidade no Serra. Seu eu fosse votar nele eu diria que é porque está propondo uma inflexão significativa na política econômica, com redução nos gastos de custeio e aumento do investimento público. Mas não sei se ele é capaz de implementar. Não vejo que tenha feito um bom governo em São Paulo, e as mudanças que ele propõe a Dilma vai fazer também. Ele é um grande quadro político, mas não sabe fazer campanha. E arranja só os… Leia mais »
Rafael
Rafael

Amigão, você leu o artigo do Celso Barros? Você não tem vergonha de ver o que saiu do teu? Teus argumentos são fraquíssimos…

Carolina
Carolina

Se uma pessoa não sabe fazer campanha não é motivo para não votar nela.
E na questão de colocar os piores ao lado dele. Já olhou quem está do lado dela??? Parece que não.

Natã

hahahahahaha!
esqueceu de dizer que ele é mentiroso! assina as coisas e não cumpre!
lembra que ele falou que não deixaria a prefeitura de são paulo para ser governador?
ou você é tipo esquecidinho 🙂
o único motivo para se votar no Serra é que ele é palmeirense e éssa qualidade só os melhores tem!

B.O.B.
Eu acho muito engraçado esse argumento da alternância de poder. É um dos mais usados para quem vota em Serra. Como não possuem muitos argumentos para falar mal de Lula, recorrem a dizer que alternância de poder é saudável para o país. No entanto, alternância de poder em si não possui valor nenhum. O que importa não é alternar o poder, mas escolher o tipo de poder que você que ver na frente do país. Voto em Dilma porque ela está comprometida a dar CONTINUIDADE ao governo Lula… um governo que, apesar dos seus problemas, fez pelo país em 8… Leia mais »
moema
moema

FALOU TUDO!

Sara Maria
Sara Maria
Concordo que alternância é importante, mas acho que em time que está ganhando não se mexe. Sim, o governo Lula teve muitos problemas, mas em geral foi muito melhor que os anteriores do FHC. E tem outra: talvez nós de classe média não tenhamos sentido uma diferença tão grande, mas sei que quem era miserável, pobre na veia, conseguiu mudar essa realidade, nem que tenha sido apenas um pouquinho. A classe média e os riquinhos adoram reclamar do tal Bolsa Família, Fome Zero… Mas essas pessoas nunca se colocam no lugar de quem PASSA FOME, de quem não tem exemplo… Leia mais »
Raphael Tsavkko
Vamos ver se entendi. Você votará no Serra não porque gosta dele, mas porque não gosta dos outros? E ainda vem com a farsa da alternância de poder? Acho engraçado esse conceito. Qualqeur um desavisado diria que houve alternância entre Sarney, Collor e FHC, mas na verdade só mudou a pessoa, a ideologia, a base e o governo em si permaneceram os MESMOS. Alternância de poder não significa que a pessoa no poder mudou, e sim que mudou o regime. E não consegui entender onde votar em Marina não seria alterância, pelo raciocínio corrente. Quanto à ética e pautar a… Leia mais »
carlindo
carlindo

EU VOTO SERRA POR DOIS MOTIVO UM TEM EXPERIENCIA OUTRO NAO ASSINA PAPEIS SEM LER OUTRA TEM POSE DE PRESIDENTE ESSA DAI SO DAR PARA SER MULHER DE GUERRA

jose carlos

Meu pesames Carlindo por sua tamanha ignorancia !!!!…..Me responda, caso possa…Voce acha que arroxar salarios de professores que fazem papel fundamental na formação de uma criança, adolescente é ”ter experiencia de governo”….Outra coisa, voce diz que ele tem pose de presidente? Vc acha que pra ser presidente tem que ter ”pose”….Cara voce é ridiculo, voce deve ser um daqueles que estudam em alguma escola estadual paulista (péssimas) e não está aí pra nada, nota-se isso pela tamanha ignorancia……….

antonio aguiar
antonio aguiar

Você mora onde ? País das poses ? experiência bem sucedida ?

moema
moema

Pose de presidente?? foi o mesmo argumento quando Collor foi eleito
Entao vote para PRESIDENTA ,e mais sexy!

João de Oliveira
João de Oliveira

Carlindo, o problema de Serra é que ele lê, assina e não cumpre. Lembra que ele disse e assinou um documento em que cumpriria o mandato de prefeito de SP até o fim?

Mário SF Alves
Mário SF Alves

Bravo, Rafael Tsavkko!

Na mosca, foi ao cerne da questão. A propósito, a quem diga que o último presidente dos EUA foi Jonh F. Kennedy. Tomara que estejam errados, pois ainda espero um sinal de alternância de poder com a eleição do Presidente Obama.

F. Policarpo
F. Policarpo
FHC também tinha seus créditos universitários e deu no que deu. Tucanos = privatização e dinheiro extorquido. PT = Negligência com a infra-estrutura PV = isso sim seria alternância. Seria uma tentativa. O povo brasileiro continua batendo na mesma tecla, nunca houve a situação de colocar alguem diferente na presidencia pra saber se dá certo, por mais que digam que os legislativos da c^mara vão bloquear todos os projetos, ninguém tentou de fato. E é o porque votarei na marina silva. achei que todos foram coerentes nas reportagens. serra foi excelente, não vou mentir, foi melhor que a marina. Mas… Leia mais »
Raphael Tsavkko

O que há de diferente no PV? Partido de aluguel que apoia o tucanato em todo lugar?

Fora o perigo iminente que Marina Silva representa ao Estado Laico.

http://tsavkko.blogspot.com/2010/07/marina-silva-so-rindo-ela-representa-o.html

Raphael Tsavkko
Deixa eu ver se entendi. “Não gosto dos outros, me sobrou o Serra”, é isso? Se todos os eleitores od Serra forem assim então o mundo está perdido. Nem vale comentar a seleção de erros básicos e desconhecimento do Serra presentes no texto. Estudo? Serra nunca apresnetou os diplomas que diz ter e as datas em que ele diz ter conseguido seus títulos não batem. Alterância de poder é uma piada. O que é alternância? Mudar a pessoa no poder? Porque se for, então de sarney até FHC não houve nenhuma. E, realmente, Lula fez um excelente governo (e não,… Leia mais »
B.O.B.

Marina me cheira a armadilha tucana. O público que vota em Marina e o público que vota em Dilma são muito parecidos. Ou seja, elas acabam dividindo o eleitorado… e quem ganha com isso? Serra.

Como não existem chances reais de Marina ganhar as eleições, acho que aqueles que discordam da postura tucana precisam concentrar seus votos em quem pode ganhar: Dilma.

Ademais, Marina é criacionista.

Raphael Tsavkko

No primeiro turno não faz diferença. Desde que Dilma mantenha a ponta. Voto em Plínio no primeiro turno e não abro mão da ideologia.

Mas, MArina, é tiro no pé. Criacionista.

Marcus
Marcus

Não voto em Serra por razão alguma desse mundo.Mente,inventa,se apropria dos feitos dos outros.
Serra é o pedágio,Dilma o caminho.
Esse cara é uma piada.Alternância de poder.Tem graça.Esse cara não é brasileiro.Se Dilma não tem experiência,Serra tem até demais.Porões da Privataria.Estamos esperando.É a pá de cal.Serra e sua filha,e Dantas,ee Gregório Preciado,Paulo Souto,FHC,Ricardo Sérgio,Banestado e Bornhausen,Banespa,Aklston,Vedoins e o camarada ainda vem com a fraude,o engodo do golpe do mensalção do PT,arquitetado por eles e o Bob Jeff?Sai pra lá,urubu.Aqui não,nem morto.O brasil não gosta de ti.SOME.VADE RETRO!

Joubert
Joubert

Engraçado!
O autor do texto fala em alternância do poder, mas aposto que votou pela continuidade em São Paulo, onde o PSDB está 16 anos no poder. É aquela velha história: alternância do poder é bom só quando se está na oposição.
É Dilma 2010!!!!

wpDiscuz