PESQUISA

Por que votarei em Marina Silva

por Amálgama (19/08/2010)

por Pierre Lucena * Conheci a senadora Marina Silva em um evento promovido pelo meu blog, em março deste ano, na Universidade Federal de Pernambuco. É impossível não se render aos apelos daquela mulher corajosa, que largou toda uma vida no PT para defender uma bandeira na qual acredita. Mas muito mais do que isso. […]

por Pierre Lucena *

-- Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima --

Conheci a senadora Marina Silva em um evento promovido pelo meu blog, em março deste ano, na Universidade Federal de Pernambuco. É impossível não se render aos apelos daquela mulher corajosa, que largou toda uma vida no PT para defender uma bandeira na qual acredita. Mas muito mais do que isso. Marina Silva representa o que Lula tem de melhor em sua biografia, sem o que o seu governo tem de pior, que são as negociatas com adesistas.

Como com todos os outros candidatos, não concordo com tudo que Marina defende. Suas preferências religiosas não me agradam, assim como algumas poucas parcerias, mas isso não tem a menor importância perto da dimensão que representa sua candidatura. Ao mesmo tempo em que apresenta uma ideia concreta, que é a defesa do meio-ambiente e do desenvolvimento sustentável, lança sinais para um país que queremos, com decência e honestidade.

Marina nasceu pobre, lutou, estudou, virou professora, deputada, senadora, ministra e agora candidata à Presidência da República. O voto em Marina representa, além do resgate da ética e da decência, também um protesto silencioso contra o bipartidarismo cartorial brasileiro. Meia dúzia de paulistas decidiram a candidatura de Serra, e Lula decidiu a candidatura de Dilma. O bravo Ciro Gomes foi apunhalado covardemente, ficando isolado, sem chances de concorrer e colocar suas ideias. Marina resistiu, mudou de partido, apresentou suas ideias, e agora precisa do nosso apoio. Aqui no Brasil Obama jamais conseguiria virar presidente.

Marina Silva é a única capaz de unir o que os dois maiores partidos têm de melhor, enfrentando o patrimonialismo dos partidos adesistas. Essa briga paulista do PT com o PSDB tem sido muito ruim para a democracia brasileira, e apenas alguém com coragem, maturidade, e de fora destes grupos seria capaz de conseguir romper o ciclo.

Marina Silva é uma grande brasileira. Poderia discorrer mil outras razões para votar nela, mas apenas o brilho honesto em seus olhos já é o suficiente.

* Pierre Lucena, Recife-PE, é Doutor em Finanças (PUC-Rio) e professor da UFPE.
Blog:
acertodecontas.blog.br.

—–
Outros artigos da série:
– Por que votarei em Plínio Sampaio
Por que votarei em José Serra
Por que votarei em Dilma Rousseff

Amálgama

Site de atualidade e cultura, com dezenas de colaboradores e foco em política e literatura.



avatar
Raphael Tsavkko
Suas preferências religiosas não agradam… mas ok? Mesmo que estas preferências, basicamente, PAUTEM sua posição quando se trata de direitos civis e humanos? Marina pauta suas posições de acordo com que seu templo evangélico dita, logo, ela governará (sic) para o templo e nao para o povo. Governará para os de sua fé, e não para o povo. Não governará para os gays, para os doentes que precisam de pesquisas avançadas, não governará para as mulheres que são vítimas de abortos criminosos. Marina jogou toda sua história no lixo ao virar uma fanática. Quanto à ética, qual é esta de… Leia mais »
Solange Ayres

Estou de pleno acordo com a sua posicao. Marina significa o atraso, embora eu simpatize com a causa ecológica, nao votaria nesta senhora que é contra uniao homossexual além de sua posicao sobre o aborto. Nao preciso dizer mais nada.
Solange Ayres

Rubens
Rubens

Rafael e demais. Quem define a legislação, ou seja, as leis que regem o país, é o poder legislativo. Prestem atenção muito mais nos seus candidatos ao Legislativo, que irão propor as leis sobre aborto, sobre uso de células tronco, etc. Se o legislativo votar e aprovar, ela não terá condições de vetar.

fabio
fabio

Desculpa raphael e solange respeito suas opiniões, mas marina esta um passo a frente dos outros dois todos que tem um neoronio funcionando bem sabe disso e o pais ganharia muito com ela o que muito mais importante que um casorio gay.

trackback

[…] para votar na Marina Silva serão publicadas pelo Amalgama em 19/08, coloco o link aqui. … Por que votarei em Marina Silva, por Pierre Lucena Marina nasceu pobre, lutou, estudou, virou professora, deputada, senadora, […]

André Rozenbaum

[…sem o que o seu governo tem de pior, que são as negociatas com adesistas.]

Isso pra mim foi o pior. Marina teria que se vender muiiiito mais do que PSDB ou PT, que tem bases “fortes” no parlamento. Para conseguir aprovar qualquer coisinha no congresso, ela teria que dar milhares de cargos comissionados, ministérios,…, para fazer realpolitik

E sim, essa defesa é tão fraca quanto a do Serra. Esperava mais de um Doutor em Finanças. Não que ter doutorado signifique Algo. Mas com certeza, o senhor Pierre Lucena poderia ter demonstrado mais porque Marina é a melhor. Né?

André Egg
Eu que ainda estou considerando fortemente a possibilidade de votar em Marina, acrescentaria alguns fatores: é a única candidatura que está colocando a reforma política como um assunto sério para discussão (parece que PT e PSDB já estão bem acostumados ao modus operandi da nossa pseudo democracia viciada). é a única candidatura que coloca como ponto central do programa uma reviravolta no papel da educação: podem ver, no discurso de Marina o principal tema de macro-economia é a questão do esforço para transformar o Brasil numa economia do conhecimento, superar o baixo nível de escolaridade da nossa população. Nas outras… Leia mais »
Raphael Tsavkko

PV é partido em construção que depende de sua militância?

Que militância? A do Sarney Filho? O PV é um partido de aluguel em todo o país, não tem ideologia, ou melhor, tem, a do dinheiro no bolso.

Uma coisa é ela colocar um debate sério, outra é ter um partido capaz de fazê-lo, uma vez no poder, e outra é acreditar no que uma homofóbica medieval diz… Quem acredita em pastor não merece respeito. Muito menos votos.

Ildésio Luis Alves
É muito interessante notar uma pessoa falando contra o preconceito e disseminando o mais terrível de todos eles, o preconceito que mais causou danos em toda a história, o preconceito religioso. Dizer que uma pessoa não merece respeito porque pertence a uma determinada religião é coisa de idiota, a pessoa tem que ser muito preconceituosa para dizer que a Marina não merece respeito porque acredita em pastor. Ao desinformado Raphael Tsavkko, quero dizer que graças aos protestantes, hoje ele tem o direito de falar o que quiser sem ir parar numa prisão ou morrer, liberdade de expressão é uma conquista… Leia mais »
Thalita
Thalita

“…ajudam os que querem sair desta prisão chamada homossexualismo. As igreja evangélicas estão cheias de ex-gays que hoje são casados e pais de famílias…”

Tinha que ser um fdp de um crente pra falar tanta MERDA de uma so vez!

valmir
valmir

A mim me parece claro como o sol brilhante dos dias invernais que vivemos: a função da candidatura marina silva nestas eleições é somente tirar votos da candidata do governo (porque ambas-até prova em contrario- são mulheres, de “esquerda” e coisa e loisa)..PARA QUE A CANDIDATA OFICIAL NAO VENÇA NO PRIMEIRO TURNO E A DIREITA (psdb E DEMOS) ESCORRA PELO RALO ANTES DA HORA.

Amâncio Siqueira

Nessa do Obama você escorregou feio. Num país que elegeu Lula e elegerá Dilma, porque o Obama não seria eleito? Quer dizer que o preconceito contra pobres e mulheres é menor do que contra negros? Aos olhos da elite nacional, Obama é mais claro do que Lula. Aos olhos do povo, o que importa são as ideias, e as de ambos são bem semelhantes, se descontarmos as diferenças necessárias devido às divergências regionais que os separam.

quesia
quesia

marina vote da confiança vote certo marina silva vaz de lima

quesia
quesia

vote na marina vote certooo!!!!!!!!!!!!!!!! bjsssss

Richard
Sério que é isso? Este foi o texto pelo qual mais esperei e o que mais deixou a desejar. Obama não seria eleito aqui. Ainda bem! Considero as reformas dos sistemas financeiro e de saúde que ele propôs ótimas iniciativas. Mas fora isso, Obama é um governante apagado e sem voz, e essas grandes reformas – que certamente serão as marcas de seu governo – o afundaram em lobbies que interferem a todo momento em sua atuação política, principalmente internacional. Um país que elegeu Lula não precisa valorizar Obama, cuja única novidade que trouxe foi o fato de ser negro.… Leia mais »
Thalita
Thalita

A Marina como o PT e como o proprio Lula, depois que for eleita vai virar a casaca. Nenhuma ideia dela e genial e nao me convence nem um pouco!

Taiguara

Nossa, mas não convence mesmo.

Jueli Cardoso
Jueli Cardoso

Será que esse professor estudou mesmo?…. Uma análise de motivações muito fracas pois esquece ou esconde as alianças à direita e os acordos com o PSDB/DEM que marina fez para se candidatar. Tentou fazer uma análise racional mas só conseguimos engolir se for por motivos emocionais (empatia), outras justificativas não colam.

Mariana
Mariana

Cara, eu já não votaria nunca na Marina, extamente pelo motivo já mencionado de que ela governaria para o templo.

Depois vem o fato dela se filiar ao PV, partido de aluguel.

E depois teve o episódio do lançamento da candidatura do Gabeira no Rio, em que apagaram o nome dela da faixa, esse foi de lascar.

Resumo da ópera, Marina é Serra, assim como o PV é PSDB, e não acredito na historinha que contam por aí de que ela está sendo usada em favor da candidatura tucana, não acredito que ela seja suficientemente ingênua para cair numa roubada dessas.

wpDiscuz