PESQUISA

Impeachment? Sim, por favor

por Daniel Lopes (07/02/2015)

O que é traumático e prejudica a democracia é a impunidade, não a queda de governos corruptos

impitima

Jovens da classe média branca do Sudeste prejudicando a democracia ao defender a queda de um presidente eleito pelo voto popular

 

Vejam só. A legião de Ricardo Semlers está dizendo dia sim e outro também que impeachment é algo traumático, dessas coisas que não fazem bem à evolução da democracia.

Eu digo que isso é besteira. Pelo bom senso e pelos resultados da investigação na Petrobrás já de conhecimento público, a ligação entre o fruto do roubo da quadrilha montada na estatal, o caixa do PT e as campanhas de Dilma está estabelecida além de qualquer dúvida razoável.

Em breve serão expostas as evidências que comprovam o que o bom senso e os vazamentos dizem. Ainda ao longo de 2015, estarão dadas as condições para se fazer justiça afastado Dilma e o PT do governo federal. Talvez falte apenas aquela outra condição, política: popularidade da presidente no chão, Congresso pressionado pela opinião pública.

Mas torçamos para que essa condição política para o impeachment se materialize, e não para que Dilma e o PT passem impunes por um dos maiores crimes de corrupção da história da humanidade. Me desculpem os Ricardo Semlers, mas permitir esse tipo de impunidade é que é traumático e faz mal à democracia, premiando o crime, o cinismo e disseminando a descrença nas instituições.

Dia desses, Fernando Henrique Cardoso publicou um texto onde faz referência à sua oposição ao impeachment de Lula em 2005. Tendo em vista o que o não-impeachment levou o PT a fazer com as estruturas do estado, me admira que FHC não tenha feito uma autocrítica de sua posição de 10 anos atrás.

Se uma presidência brasileira não cair depois que ficar evidenciado, como pouca gente duvida que ficará, que o principal partido do governo roubou de uma estatal no mínimo 150 milhões de dólares, parte dos quais utilizada nas campanhas da atual chefe do Executivo, o que uma futura presidência precisará fazer para que mereça cair?

O impeachment de Fernando Collor não fez mal à democracia. O país melhorou depois que ele foi legalmente escorraçado para fora do Planalto. O impeachment de Dilma Rousseff igualmente fará bem ao que resta da República.

Daniel Lopes

Editor da Amálgama.

Avatar
Colabore com um Pix para:
editor.amalgama@gmail.com